O Teatro FAAP é um dos mais modernos e mais bem aparelhados de São Paulo. Um teatro integrado a uma escola e um museu é algo raro em qualquer parte do mundo. Trata-se de um espaço onde a arte acontece em suas diversas manifestações.
Um ambiente que estabelece parcerias com companhias teatrais profissionais, amadoras ou experimentais, fomentando o movimento cultural e propiciando debates e avanços.Um dos principais espaços das artes cênicas de São Paulo, por onde já passaram 3 milhões de espectadores.
Pelo palco do Teatro FAAP passaram as personagens de Peter Handke, Maria Adelaide Amaral, Ionesco, Pirandello, Tchékhov, Antonio Ermírio de Moraes, Maria Clara Machado, Alfred Jarry, Margaret Edson, David Auburn, Marta Góes. E já recebeu alguns dos maiores artistas brasileiros, como Raul Cortez, Marília Pêra, Christiane Torloni, Irene Ravache, Cecil Thiré, Beatriz Segall, Adriane Galisteu, Débora Bloch, Ana Paula Arósio, Jonas Bloch, Paulo Autran, Marco Nanini, Fúlvio Stefanini, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Taís Araujo, Gloria Menezes, Antonio Fagundes, Irene Ravache, Marieta Severo, Marisa Orth, Marcos Caruso, Tarcísio Meira, Vera Holtz.
Assim, vê-se desde a Casa de Bonecas, de Ibsen, passando por À Margem da Vida, de Tennessee Williams, até O bailado do Deus Morto, de Flávio Carvalho. Na FAAP, essa peça foi montada ao mesmo tempo em que se realizava no MAB a exposição Flávio de Carvalho – Cem Anos de um Revolucionário Romântico. O que mostra como as artes interagem na Fundação. E além das peças, o Teatro FAAP também recebeu concertos, programações de cinema, congressos, desfiles e seminários.
Hoje, o espaço conta com 476 poltronas estofadas, um auditório em forma de leque e acomodações especiais para pessoas com deficiência. No saguão, o público encontra uma cafeteria. E ainda há uma área destinada à realização de oficinas e workshops de arte dramática.
Por quase três décadas, o Teatro FAAP teve o privilégio de ter como sua diretora, Claudia Hamra, que com seu profissionalismo contribuiu para consolidar uma programação de extrema qualidade, seja pelas obras apresentadas ou pela relevância dos artistas envolvidos. A partir de 2023, o Teatro FAAP tem como seu novo diretor, o produtor cultural Luque Daltrozo.
Um Teatro completo não apenas na estrutura, mas também em sua contribuição para a arte e para a cultura de São Paulo.