brasao-faap
brasao-faap

Institucional

Fundação Armando Alvares Penteado

Desde 1947, a FAAP se destaca como um marco na cultura, nos negócios e na educação. Desde então, a inovação e o pioneirismo têm sido elementos constantes em nossa trajetória.

Um monumento à cultura e à educação

Institucional

Fundação Armando Alvares Penteado

Linha do tempo

Uma jornada de excelência

Diretoria Mantenedora

Conselho de Curadores e
Diretoria Executiva

Missão, Visão e Valores

Excelência e ensino de qualidade

INSTITUCIONAL

Fundação Armando Alvares Penteado

A FAAP nasceu do sonho do conde Armando Alvares Penteado de criar uma escola de artes e um museu. Desde sua fundação, em 1947, expandiu sua missão inicial e criou um centro universitário de excelência, além de manter o Museu de Arte Brasileira (MAB), o Teatro FAAP, o Cine FAAP e programas de residência artística em São Paulo e Paris.

A instituição busca uma abordagem inovadora na educação, integrando arte, negócios e tecnologia, formando profissionais completos, com uma visão macro da sociedade, cultura e responsabilidade social.

Ao longo das décadas, a FAAP ampliou significativamente suas instalações e ofertas acadêmicas. Com cursos nas áreas de Comunicação, Artes e Negócios, a FAAP combina tradição e inovação, promovendo eventos culturais de grande relevância e oferecendo infraestrutura de ponta, como oficinas, ateliês e laboratórios modernos.

Este compromisso com a qualidade e a inovação faz da FAAP uma referência em educação superior no Brasil, proporcionando uma formação acadêmica e profissional de alto nível para seus estudantes.

LINHA DO TEMPO

Uma jornada de excelência

1947

O início de um legado

O conde Armando Alvares Penteado tinha o sonho de colocar São Paulo, uma metrópole que começava a se modernizar, no mapa mundial das artes. Entusiasta do desenho, pintura, escultura e tecnologia, ele decidiu financiar a criação de uma “Eschola de Bellas Artes com uma Pinacoteca para quadros originais”. Infelizmente, não teve tempo de ver seu projeto tomar forma, mas deixou as instruções para a fundação da FAAP estabelecidas em seu testamento.

Na foto: Armando Alvares Penteado

1948

Pedra fundamental

No ano seguinte à morte do conde, sua viúva, Annie, e seu irmão, Sílvio Alvares Penteado, decidiram concretizar seu desejo. Sílvio foi o primeiro presidente da FAAP. A dupla contou com a ajuda decisiva de Celia Scarpa Comenale, melhor amiga de Annie, que desde sempre ajudou a tocar os projetos. Em 1948, foi lançada a pedra fundamental para as obras de construção da Escola de Artes e do Museu, que seguiria pelas próximas décadas. Assim começava a tomar forma o novo monumento à cultura e à educação de São Paulo.

Na foto: Annie Alvares Penteado na inauguração da Pedra Fundamental

1954

Início das aulas

O projeto do prédio 1 da FAAP foi encomendado ao arquiteto francês Auguste Perret, um dos mais importantes de seu tempo. É a única obra dele na América Latina. Antes mesmo da conclusão do prédio principal, no entanto, a instituição começou a ministrar os primeiros cursos de artes, em um prédio anexo. O pioneirismo reflete o espírito de inovação e dedicação da FAAP em oferecer uma educação de qualidade desde seus primórdios.

Na foto: Alunos fazem exame final para o Curso de Formação de Professores de Desenho

1956

Uma mulher presidente

Annie Alvares Penteado assume a presidência da FAAP, dando início a uma linhagem de mulheres à frente da Fundação Armando Alvares Penteado que se mantém até hoje.

Na foto: Retrato de Annie Alvares Penteado

1959

Os Vitrais

O trabalho de Perret foi coroado com a instalação de um majestoso conjunto de vitrais no átrio central do prédio da FAAP. Projetado por Claudia Andujar, os vitrais causaram espanto, tanto pelo tamanho, com 350m², um recorde nacional para a época, quanto pela qualidade dos artistas convidados a colaborar com obras: Lasar Segall, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Lina Bo Bardi, Colette Pujol, Bruno Giorgi, entre outros. Os vitrais se tornaram um ícone das artes brasileiras. Em 2024, o conjunto passou por uma operação completa de restauro, para preservar seu inestimável valor.

Foto: Construção dos Vitrais

1960

Inauguração do Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP)

A primeira exposição foi em agosto de 1961, dedicada aos 300 anos do Barroco no Brasil. A exposição reuniu 184 peças de pintura, ourivesaria, mobiliário, numismática e documentos. Na ocasião, Annie Penteado foi agraciada pelo então presidente Jânio Quadros com a Comenda Nacional do Mérito. As réplicas em gesso de esculturas de Aleijadinho, feitas a partir dos originais do artista mineiro, estão até hoje expostas no prédio principal.

Foto: Exposição permanente no prédio 1 de réplicas em gesso de esculturas do Aleijadinho

1964

Anual de Arte

Todos os anos, a FAAP realiza uma grande exposição com obras produzidas por seus alunos mais destacados: a Anual de Arte. O objetivo é dar espaço para diferentes linguagens, suportes e materiais, privilegiando o caráter experimental, e revelar novos talentos para o mercado. Trata-se da mais importante e longeva exposição desse tipo no Brasil. Ela ocorre sempre no final do ano letivo e chegará à sua 54ª edição, em 2024.

Foto: 53 Anual de Arte

1965

Nova gestão

Lucia Scarpa Comenale Pinto de Souza assume a presidência da FAAP. Lucia, que desde 1959 já fazia parte da direção da Fundação, era filha de Celia, melhor amiga de Annie Penteado. Lucia foi a segunda mulher a presidir a FAAP e também é a grande responsável pela formação do acervo de arte brasileira do MAB FAAP.

Na foto: Lucia Scarpa Comenale Pinto de Souza

1967

A FAAP torna-se uma Faculdade

Com a criação da Faculdade de Artes Plásticas e Comunicações, a FAAP ganha seu primeiro curso universitário. No ano seguinte, o governo federal reconheceu a Fundação como entidade de utilidade pública, reafirmando mais uma vez o compromisso da FAAP com o desenvolvimento educacional e cultural de São Paulo e do Brasil. Ao longo da década de 1970, a FAAP continua a investir no ensino superior e a ampliar a oferta de cursos, além de aprimorar os já existentes. Durante esse período foram lançadas as Faculdades de Administração, Economia, Engenharia, Rádio e TV e Cinema.

Foto: Prédio principal FAAP

1976

Teatro FAAP

O Teatro FAAP é um dos mais tradicionais e importantes da capital paulista, tendo se firmado como uma referência no universo das artes dramáticas. Inaugurado nos anos 1970, já recebeu diversos artistas de renome e produções que marcaram época. Até hoje é parada obrigatória para todos aqueles que apreciam e valorizam o teatro em São Paulo.

Foto: Teatro FAAP

1980

Efervescência Cultural

Nos anos 1980, a FAAP se consolida como polo cultural. Em um momento em que a cena artística de São Paulo estava morna com a recente abertura política, na FAAP acontecia uma verdadeira efervescência, uma nova onda de artistas importantes é atraída por essa possibilidade de pensar e fazer arte de forma livre e com embasamento acadêmico e teórico fundamentais para a criação de artistas completos. A FAAP foi a “sede” paulista da “Geração 80”, com alunos como Ana Maria Tavares, Mônica Nador, José Leonilson, Sergio Romagnolo, Edgard de Souza, Iran do Espírito Santo, Caetano de Almeida, Leda Catunda, Jac Leirner, entre outros.

Na foto: Alunos na escadaria da FAAP

1988

Colégio FAAP

O Colégio FAAP nasceu naturalmente inovador ao disponibilizar, com o mesmo padrão de qualidade educacional do ensino universitário, toda a infraestrutura do campus, oferecendo um ensino médio de qualidade incontestável. Hoje, as aulas são ministradas no campus principal da FAAP, em São Paulo, e também no campus de Ribeirão Preto.

Foto: Colégio FAAP

1992

Sucessão no conselho

Celita Procopio de Carvalho, filha de Lucia Scarpa Comenale Pinto de Souza, assume a presidência do Conselho de Curadores da FAAP. Celita continua até hoje à frente da Fundação, demonstrando um brilhantismo excepcional na gerência da FAAP. Sob seu comando, a fundação se consolidou como uma das mais importantes e prestigiadas instituições de ensino superior do país. Além disso, manteve seu destacado papel no mundo das artes, recebendo grandes exposições que trouxeram obras de arte do mundo inteiro para serem vistas pelo público brasileiro. Foi também sob sua liderança que a Faculdade de Direito foi inaugurada e aberta.

Na foto: Celita Procopio de Carvalho

1994

Pierre Cardin na FAAP

A FAAP passou a abraçar também eventos de moda. Em 1994, o icônico estilista Pierre Cardin visitou o Brasil. Além de se hospedar na sede da mantenedora da FAAP, Cardin realizou um desfile no prédio principal da fundação que foi um acontecimento inédito para o mercado de moda brasileiro, mostrando mais uma vez a influência e pioneirismo da FAAP. Em paralelo, o MAB organizou a exposição “Pierre Cardin – Passado, Presente e Futuro”, dando aos alunos e ao público a oportunidade de ter contato com a trajetória e o legado do artista. Além de Cardin, a FAAP, no decorrer dos anos, recebeu outros expoentes da moda como Christian Lacroix, Oscar de La Renta, Christian Louboutin, entre outros.

Na foto: Pierre Cardin

1997

Residência Artística Paris

A FAAP estabelece um convênio com a Cité des Arts, em Paris, permitindo que alunos da instituição escolhidos por uma comissão julgadora possam ter a experiência de viver por seis meses na capital francesa, para explorar e desenvolver sua prática artística em um dos centros culturais mais importantes do mundo. A FAAP é a única instituição universitária da América Latina a oferecer este tipo de programa.

Foto: Residência Artística – Paris

2000

Grandes Exposições

Os anos 2000 inauguram o ciclo das grandes exposições na FAAP. Com expografias monumentais e temas de grande impacto, a FAAP passa a atrair milhares de pessoas para suas instalações a cada anúncio. Entre os projetos de destaque, citamos “A Arte no Egito no Tempo dos Faraós” (2001), “China: Arte Imperial, a Arte do Cotidiano, a Arte Contemporânea” (2002), “Napoleão” (2003), “A Herança dos Czares” (2005), “Deuses Gregos – Coleção do Museu Pergamon de Berlim” (2006), “Christian Lacroix – Trajes de Cena” (2009), entre tantas outras. Em 2024, a mais recente dessa lista de exposições a atrair atenção foi “Desafio Salvador Dalí: Uma Exposição Surreal da FAAP” (2024), ainda em cartaz.

Foto: Exposição Deuses Gregos – Coleção Museu Pergamon

2001

Relações Internacionais

A FAAP consolidou sua vocação como uma instituição de destaque também no mundo das Relações Internacionais, recebendo nomes de extrema importância que marcaram sua história por meio de aulas e palestras. Nomes como Bill Clinton, George Bush, Gordon Brown, Príncipe Albert De Mônaco, Václav Klaus, Christine Lagarde, Príncipe Albert II, Willem-Alexander e Maxima Zorreguieta, rei e rainha consorte da Holanda, Rainha Silvia da Suécia, entre outros. Essas presenças ilustres reforçam o papel da FAAP como um centro de excelência acadêmica e intelectual, promovendo o diálogo global e preparando seus alunos para enfrentar desafios internacionais com conhecimento e visão ampliada.

Na foto: Bill Clinton

2001

A escola da Moda

O curso superior de moda da FAAP se tornou uma referência incontornável no mercado brasileiro. Ele vai muito além da prática: integra teoria, conhecimento de mercado e contato direto com grandes nomes do setor, com uma base sólida e amplas oportunidades de networking e crescimento profissional. A cada ano, os alunos também têm a oportunidade de participar do Concurso FAAP Moda, em que podem desenvolver desde o princípio até o final, a sua própria coleção com conceito próprio, para um desfile com quatro designs, avaliados por jurados atuantes no mercado. O contato frequente com estilistas renomados e especialistas do mercado garante uma formação atualizada e alinhada com as tendências globais.

Foto: Passarela FAAP Moda

2006

Residência Artística – São Paulo

O histórico Edifício Lutetia, projetado na década de 1920 pelo arquiteto Ramos de Azevedo na região central de São Paulo, passou a abrigar o segundo projeto de residência artística da FAAP, desta vez com o objetivo de dar a artistas do mundo todo a oportunidade de virem até a capital paulista explorar e dividir suas pesquisas com os alunos de nossa instituição. O prédio oferece moradia temporária para artistas que buscam desenvolver seus projetos em um ambiente inspirador e repleto de história.

Foto: Residência Artística – São Paulo – Edifício Lutetia

2012

Internacionalização

Desde 2012, a FAAP tem se destacado pela sua intensa política de internacionalização, promovendo uma vivência rica e diversificada para seus alunos. Mais de 3.000 estudantes estrangeiros, provenientes de mais de 45 nacionalidades, já passaram pela instituição, contribuindo significativamente para a interculturalidade do campus. A FAAP integra a rede de intercâmbio International Student Exchange Program (ISEP) e mantém convênios bilaterais com mais de 300 instituições em todos os cinco continentes, facilitando a troca de conhecimento e experiências globais. Além disso, a FAAP sedia um centro EducationUSA, oferecendo suporte para estudos nos EUA, e o Instituto Confúcio para Negócios, da China, promovendo intercâmbio cultural e de negócios. A internacionalização na FAAP visa desenvolver competências interculturais e globais, preparando os alunos para atuarem de forma eficiente e adequada em situações multiculturais, ampliando suas perspectivas e fortalecendo sua atuação no cenário internacional.

Foto: Evento de Internacionalização

2021

Centro Universitário

Em mais uma conquista, a FAAP foi credenciada pelo MEC como Centro Universitário Armando Alvares Penteado. Essa transformação unificou as oito Faculdades pertencentes à fundação em um único centro universitário, elevando ainda mais seu reconhecimento. Essa conquista amplia sua autonomia acadêmica e administrativa e aprimora a qualidade do ensino ao proporcionar uma formação ainda mais robusta e interdisciplinar para seus alunos. Esse novo status reflete o compromisso contínuo da FAAP com a excelência, a inovação e a cultura.

Foto: FAAP

2023

BIA, um programa inovador

A FAAP lançou o inovador programa “Business and International Affairs” (BIA), que permite aos alunos obterem três diplomas em seis anos de aulas, personalizando sua formação de acordo com seus interesses e aspirações profissionais. A possibilidade de tripla titulação oferece aos estudantes a oportunidade de se graduar em Relações Internacionais, Economia e Administração, ampliando significativamente suas perspectivas de carreira. Esta iniciativa reforça a responsabilidade da FAAP com a inovação educacional, capacitando os alunos para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais interconectado e dinâmico.

Foto: Evento de Business and International Affairs

2024

Cine FAAP

A mais completa, tecnológica e sofisticada ala acadêmica de Audiovisual do Brasil foi inaugurada pela FAAP em 2024. Ela atenderá os cursos de Cinema, Produção Audiovisual, Jornalismo e todos os outros que de uma forma ou de outra transitam pelo mundo da comunicação. O grande destaque da ala fica por conta do Cine FAAP, um cinema profissional de última geração, com capacidade para 88 pessoas e equipado com tecnologia de ponta. Na entrada do cinema você encontra uma exposição permanente de cartazes originais, parte do acervo da Filmoteca FAAP. Vale lembrar que a Filmoteca da FAAP é uma das três maiores do país, junto com a da Cinemateca Brasileira e a do MAM. Sua coleção inclui mais de 10 mil películas, 8 mil cartazes de filmes, 12 mil fotos, além de curtas e séries exibidos em salas de cinema de todo o Brasil.

Foto Cine FAAP

Diretoria Mantenedora

Conselho de Curadores

Srª. Celita Procopio de Carvalho

 

Dr. Benjamin Augusto Baracchini Bueno

Conselheiro

Dr. Octávio Plínio Botelho do Amaral

Conselheiro

Dr. José Antonio de Seixas Pereira Neto

Conselheiro

Srª. Celita Procopio de Carvalho

Presidente do conselho de curadores


Dr. Benjamin Augusto Baracchini Bueno

Conselheiro

Dr. Octávio Plínio Botelho do Amaral

Conselheiro

Dr. José Antonio de Seixas Pereira Neto

Conselheiro

Diretoria Mantenedora

Diretoria Executiva

Dr. Antonio Bias Bueno Guillon

Dr. Antonio Bias Bueno Guillon

Diretor executivo e Presidente

Missão, Visão e Valores

Excelência e ensino
de qualidade

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) forma gerações de executivos, cineastas, artistas plásticos, arquitetos, advogados, publicitários, administradores, economistas, entre tantos outros profissionais. Fundada em 1947, a FAAP também está comprometida em preparar os alunos para serem cidadãos globais, aptos a enfrentar o competitivo e diversificado mercado de trabalho, conscientes de suas responsabilidades para uma sociedade mais igualitária.

Missão

Fomentar e difundir conhecimento, postura ética, pensamento crítico, arte, cultura e espírito empreendedor de forma inovadora e com excelência, visando formar cidadãos críticos e seres humanos conscientes, capazes de liderar de forma inspiradora uma transformação positiva e sustentável na sociedade.

Visão

Que o profissional formado pela FAAP esteja apto a entender as profundas transformações que serão experimentadas pelo mundo no futuro e consiga obter sucesso pessoal e profissional.

Valores

Integridade e Ética: Desenvolver e estimular condutas transparentes, ações sustentáveis e relações duradouras, pautadas por uma postura ética, consciente, honesta, respeitosa, leal e justa.

Excelência: Buscar a excelência na qualidade acadêmica, na capacidade de se integrar a uma economia globalizada e na propagação da cultura e da arte.

Internacionalização: Desenvolver programas que estimulem o intercâmbio de conhecimento, o aprendizado de novas culturas e a habilidade de atuação em uma sociedade globalizada, considerando que o futuro de cada jovem não se limita ao horizonte do seu país, mas se estende ao mundo globalizado.

Espírito empreendedor: Incentivar um comportamento proativo, promovendo atividades que quebrem barreiras, de forma a desenvolver uma postura empreendedora, seja em um negócio próprio ou não.

Inovação e Criatividade: Estimular novas iniciativas que alterem as formas de pensar e as perspectivas, liderando novos entendimentos e costumes.

Humanidades, Cultura e Arte: Promover pensamento crítico, autonomia moral, convivência com a diversidade cultural, conhecimento das variadas formas de manifestação artística e leitura de diferentes cenários atuais e futuros.

Centro universitário referência em cultura e educação

INFRAESTRUTURA QUE UNE TEORIA E PRÁTICA

Um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios

O campus do Centro Universitário FAAP é um ícone. Famoso por seu prédio principal cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da Instituição. O prédio é a única obra realizada por Perret na América Latina.

A grandiosidade de sua estrutura se expande para as instalações específicas de cada curso de graduação. Oficinas, ateliês, laboratórios e equipamentos de ponta que aliados aos professores renomados pelo mercado, aperfeiçoam a formação acadêmica e profissional de estudantes que por ali passam. Conheça um pouco de tudo o que a FAAP oferece aqui.

Museu, Teatro e Residência Artística

Laboratórios, Oficinas e Ateliês

Business Hub e Biblioteca

Esporte, Saúde e Bem-Estar

5

Centro Universitário nota máxima no MEC

+90mil

Alunos já formados pela FAAP

Museu, Teatro e Residência Artística

Laboratórios, Oficinas e Ateliês

Business Hub e Biblioteca

Esporte, Saúde e Bem-Estar

Newsletter