MAB FAAP recebeu a doação de um vestido da marca francesa Pierre Cardin, que agora compõe o acervo de moda do nosso museu. O vestido foi produzido na França e é uma das últimas criações do designer Pierre Cardin.
Neste ano, o represente da marca, Rodrigo Cardin, foi recebido pelo Diretor-Presidente da Fundação Armando Alvares Penteado, Antonio Bias Bueno Guillon, e esteve no Centro Universitário FAAP, onde visitou o museu da fundação e conversou com estudantes do curso de Moda. Nesta ocasião ele visitou o acervo de moda do museu e decidiu então doar a peça, que agora faz parte do acervo com mais de 400 peças.
“É um prazer poder conversar com os alunos desta tão prestigiosa faculdade, que faz parte da história da nossa marca”, disse Rodrigo Cardin, relembrando a longa e produtiva relação entre Pierre Cardin e a faculdade.
Pierre Cardin esteve na FAAP em março de 1994 para uma aula magna, onde contou sobre os grandes momentos da sua carreira, desde quando trabalhou para Christian Dior em 1946 até a abertura de sua empresa em 1950, e do encontro com grandes líderes, como o papa João Paulo II.
Naquele mês de março ele também apresentou uma coleção que inaugurou a exposição “Pierre Cardin – passado, presente e futuro”, que apresentou modelos realizados pelo estilista francês em seus 40 anos de carreira. O desfile, que teve lugar nas escadarias do prédio que abriga o MAB FAAP – Museu de Arte Brasileira marcou época.
Quando vinha ao Brasil, o estilista costumava se hospedar na Casa Rosada, propriedade da FAAP, onde realizava jantares e recebia convidados. Pierre Cardin é considerado um dos principais responsáveis pela popularização da alta costura, tendo construído um dos maiores impérios de moda do mundo.
Outros ícones da moda que já passaram pela FAAP
Christian Lacroix
Em comemoração pelos 50 anos da fundação, a FAAP recebeu, em 1997, o estilista Christian Lacroix, que realizou, pela primeira vez fora de Paris, um desfile com sua coleção de alta-costura. O estilista veio à fundação a convite da Celita Procopio de Carvalho, presidente do conselho de curadores da FAAP. Além do desfile, o programa contou ainda com uma exposição no MAB FAAP e uma aula magna para convidados e alunos.
Oscar de La Renta
Em 1995, o estilista Oscar de La Renta esteve na FAAP para uma palestra sobre o papel de suas criações, ele falou sobre a magia de seu trabalho, sobre como é ter uma inspiração e transformá-la em um objetivo palpável, que se pode vestir e usar para firmar sua personalidade. A palestra foi uma verdadeira reflexão sobre a moda ser material e etérea ao mesmo tempo.