Conteúdo

Disciplinas de Criação, Branding, Gestão de Crises, Dados e CRM

Infraestrutura

Um dos maiores polos audiovisual acadêmicos do Brasil

Projetos

Projetos práticos de comunicação a cada semestre

graduação

graduação

Publicidade e Propaganda

Curso que integra o programa de tripla titulação Business Communication and Media.

O curso de Publicidade e Propaganda da FAAP prepara você para trabalhar em agências de publicidade e na área de comunicação de qualquer empresa, pois forma profissionais versáteis, multidisciplinares e de perfil polivalente.​

Conteúdo

Disciplinas de Criação, Branding, Gestão de Crises, Dados e CRM

Infraestrutura

Um dos maiores polos audiovisual acadêmicos do Brasil

Projetos

Projetos práticos de comunicação a cada semestre


Conteúdo

Disciplinas de Criação, Branding, Gestão de Crises, Dados e CRM

Infraestrutura

Um dos maiores polos audiovisual acadêmicos do Brasil

Projetos

Projetos práticos de comunicação a cada semestre

graduação

Publicidade e Propaganda

Curso que integra o programa de tripla titulação Business Communication and Media.

O curso de Publicidade e Propaganda da FAAP prepara você para trabalhar em agências de publicidade e na área de comunicação de qualquer empresa, pois forma profissionais versáteis, multidisciplinares e de perfil polivalente.​

Publicidade e Propaganda na FAAP

Como é o curso de Publicidade e Propaganda na FAAP?

Estrutura curricular inovadora, atual e diferenciada de outras graduações de Publicidade no Brasil.​

Professores com atuação no mercado e parceria com empresas do setor como Kantar Media, Effie Awards, entre outras.​

Formação múltipla: possibilidade de adicionar até quatro disciplinas extras de qualquer outra graduação da FAAP.​

O curso de Publicidade e Propaganda da FAAP é um bacharelado com duração de 4 anos, dividido em 8 semestres, oferecido no turno da manhã.

Durante o curso, cada estudante terá disciplinas que permitem conhecer e aplicar os conceitos fundamentais da comunicação e do marketing. O curso envolve dinâmicas de criação de campanhas focadas em produtos e marcas, a elaboração de conteúdos para mídias diversas, com grande atenção às redes sociais, e o desenvolvimento de planos estratégicos de marketing e de branding.

O curso de Publicidade e Propaganda da FAAP é um bacharelado com duração de 4 anos, dividido em 8 semestres. O curso oferece disciplinas que permitem conhecer e aplicar os conceitos fundamentais da comunicação e do marketing e envolve dinâmicas de criação de campanhas focadas em produtos e marcas, a elaboração de conteúdos para mídias diversas, com grande atenção às redes sociais, e o desenvolvimento de planos estratégicos de marketing e de branding.​

Conta ainda com a Agência Experimental CoLAB, espaço em que o estudante pode vivenciar o dia a dia de uma agência de comunicação e atender clientes reais.​

O curso faz parte do programa BCM – Business Communication and Media – que investe numa formação multidisciplinar, contemplando disciplinas não só da Publicidade, mas também das áreas das Relações Públicas e Jornalismo, capacitando os estudantes a enfrentar desafios contemporâneos em tempos de I.A., revolução digital e bigtechs, estimulando o pensamento crítico, a capacidade de interpretar realidades complexas e a habilidade de elaborar ações inovadoras e criativas tanto na publicidade como no marketing. Além disso, o programa BCM dá a possibilidade de uma tripla titulação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, num prazo a partir de até 6 anos, a depender da disponibilidade do estudante.
O curso de Publicidade e Propaganda desenvolve a capacidade de utilizar de forma criativa e estratégica as diferentes linguagens, mídias e ferramentas de comunicação. Ao término do curso, o profissional será capaz de conhecer e dominar processos dos diversos segmentos de atuação do mercado publicitário e terão conhecimento suficiente para empreender seu próprio negócio na área da comunicação.​
Considerando a velocidade das transformações culturais e tecnológicas, profissionais com formação pela FAAP recebem incentivos constantes para se apropriar criticamente das regras consolidadas em seu mercado, interpretar novas tendências e testar formas disruptivas de uso das ferramentas de comunicação.​
Por fazer parte do programa BCM – Business Communication and Media, o currículo inclui disciplinas como Engajamento e Influência, Inteligência Artificial Aplicada à Comunicação, UX/UI, Criação Publicitária, Técnicas de Reportagem e Relacionamento com Stakeholders, entre outras. Os estudantes também ganham experiência prática em laboratórios de produção fotográfica, audiovisual e podcast, preparando-os para enfrentar desafios contemporâneos no mercado global de comunicação.​
Considerando a velocidade das transformações culturais e tecnológicas, profissionais com formação pela FAAP receberão incentivos constantes para se apropriar criticamente das regras consolidadas em seu mercado, a interpretar as novas tendências e a testar formas disruptivas de uso das ferramentas de comunicação.
As turmas possuem uma média de 35 alunos. Disciplinas práticas são divididas em grupos reduzidos para melhor aprendizagem.
A mensalidade do curso de Publicidade e Propaganda na FAAP é R$ 5.535,00 (ano letivo 2024).
Quem se candidata terá classificação por ordem decrescente das notas finais obtidas no Vestibular da FAAP, conforme a quantidade de vagas disponíveis no curso de Publicidade e Propaganda.

Nos processos de Vestibular Tradicional ou Vestibular Antecipado, a pessoa candidata será desclassificada se obtiver nota inferior a 4 (quatro) pontos dos 10 (dez) pontos da redação, ou obtiver nota inferior a 12 (doze) pontos dos 36 (trinta e seis) pontos da prova.

No processo de entrada com a prova do ENEM, quem obtiver nota inferior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos ou nota zero na redação será desclassificado. O curso de Publicidade e Propaganda da FAAP aceita notas do ENEM de provas realizadas a partir de 2017.

Disciplinas e Programação

O curso de Publicidade e Propaganda na FAAP forma você para todas as suas escolhas de vida com currículo completo

O primeiro ano do curso visa proporcionar uma visão abrangente e multidisciplinar do cenário global da comunicação. As disciplinas integram fundamentos teóricos e práticos, abordando desde técnicas de produção audiovisual e digital até conceitos de antropologia, psicologia e sustentabilidade. O objetivo é desenvolver uma compreensão ampla do mundo contemporâneo, explorando as interseções entre tecnologia, cultura e sociedade. Os alunos são capacitados a analisar criticamente o contexto global, dominar ferramentas de comunicação modernas e entender as complexidades das relações humanas e organizacionais, preparando-os para enfrentar os desafios dinâmicos do mercado de comunicação atual.

Principais Módulos

  • Contemporaneidade e Global Affairs
  • Laboratório de Produção Audiovisual e Sonora
  • Fundamentos do Meio Digital

O segundo ano do curso aprofunda a formação em publicidade, integrando aspectos críticos e práticos da comunicação contemporânea. As disciplinas visam desenvolver habilidades essenciais para o mercado atual, abordando desde fact-checking e comunicação decolonial até técnicas avançadas de marketing e criação publicitária. O objetivo é formar profissionais capazes de navegar pelo complexo cenário midiático, com ênfase em responsabilidade social, inovação digital e estratégias de mercado.

Principais Módulos

  • Criação Publicitária de Produto e Serviço
  • Gestão de Dados Digitais (B.I.)
  • Marketing de Relacionamento e CRM

O terceiro ano aprofunda os conhecimentos específicos da publicidade, preparando os alunos para as demandas atuais do mercado. As disciplinas focam em áreas cruciais como trade marketing, mídia aplicada e criação publicitária. Os alunos aprendem a aplicar conceitos de engajamento, influência, netnografia e tendências de comunicação em suas estratégias, sempre considerando aspectos legais e éticos.

Principais Módulos

  • Engajamento, Influência e Digital Creator
  • Sustentabilidade, Compliance e Direito aplicado na publicidade
  • Ativação e Trade Marketing

No quarto ano do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP, estudantes se colocam na posição de alguém que irá empreender na área de comunicação. Para isso, deverão criar um plano de negócios, no formato adotado pelo mercado. Esse é também o momento em que realizam o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e terão a vivência de desenvolvimento de uma campanha de comunicação, a partir de um briefing real fornecido por uma marca do mercado. Nesse processo, irão desenvolver o planejamento completo de um projeto de comunicação e marketing, que uma visão global dos processos dessas áreas e permitem aplicar na prática os princípios da comunicação integrada.

Principais Módulos

  • PNC – Planejamento de Negócios de Comunicação
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
Baixar matriz curricular completa

Conheça nossos professores que levarão você ainda mais longe

Conheça nossos professores que levarão você ainda mais longe

Eric Messa

Coordenador do curso e do Núcleo de Inovação em Mídia Digital

Adriano Cerullo

Professor de Criação e Direção de Arte

Ana Roberta Vieira de Alcântara

Doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/ USP).

Bianca Santana

Comentarista do Jornal da Cultura e Doutora em Ciências da Informação pela USP.

Diogo Andrade Bornhausen

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica na linha de pesquisa ‘Processos de criação na comunicação e na cultura’ pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Edilamar Galvão

Coordenadora do curso de Jornalismo. Pós-Doutorado em Direitos, Humanidades e outras Legitimidades — USP.

Eliana Regina Lopes Loureiro

Coordenadora da pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital e do MBA em Marketing Digital.

Fernanda Mena

Repórter especial na Folha de S. Paulo e Doutora em Relações Internacionais pela USP.

Fernando Augusto Carvalho Dineli da Costa

Mestre em Comunicação Social – especialista em Grupos sociais e cultura midiática, publicitário formado pela FAAP.

Fernando José Amed

É coordenador do Curso de Pós Graduação on-line, Mercado e Comportamento no Século XXI, oferecido pela FAAP.

Filipe Vietri Crespo

Publicitário formado pela Universidade Católica de Santos e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pela Fecap – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Flavio Luiz Matangrano

Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (2019- bolsista CAPES); especialista em Design Gráfico: Conceito e Aplicação pela Fundação Armando Álvares Penteado.

Irene Knoth

Fundadora IK Creative Branding e professora de criação

Isabel Rodrigues

Professora de Gestão de Crises e Opinião Pública

Iuri Pitta

Comentarista político da CNN e Mestre em Administração Pública pela FGV.

João Guedes

Professor da disciplina Marketing de Comportamento.

Joao Chang Junior

Pesquisador Colaborador no Instituto do Coração da FMUSP com Pós-Doutorado em Ciências Médicas e Administração de Empresas pela mesma universidade.

João da Rocha Paes Pinto

Professor do Centro Universitário Armando Alvares Penteado e Sócio-diretor no Bijari, estúdio de design com atuação multiplataformas.

José Corrêa Leite Junior

Professor do Centro Universitário Armando Alvares Penteado.

Karina Bousso

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lilian de Lucca Torres

Doutora em Ciências através do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, PPGAS/USP, com concentração em Antropologia Social.

Lissandro Alex Muta Cordeiro

Pós-graduado em Pesquisa de Mercado em Comunicações pela ECA-USP.

Marcelo Abud

Mestre em Comunicação pela UNIP. Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Casper Líbero (1993). Pós-graduado em Formação de Professores para o Ensino Superior (UNIP).

Marcia Pudelko

Possui graduação em Comunicação Social, pela Universidade Paulista (1976) e pós- graduação em Administração Mercadológica pela Fundação Getúlio Vargas ( 1984).

Maria Auxiliadora Mendes

Graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado (1983) e mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010).

Maria Del Mar Reyes Valiante

Professora titular doutora da Fundação Armando Álvares Penteado desde 1998. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Direção de Arte, Cultura e Ilustração. 

Marlise Orio Toni

Professor do Centro Universitário Armando Alvares Penteado. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema.

Marsílea Gombata

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) da Universidade de São Paulo, onde é responsável pela área de pesquisa sobre América Latina.

Mayara Longuini

Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nathalie de Almeida Hornhardt

Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP), mestre em Ciências da Religião (PUC-SP).

Nelson Guarniero Auad

Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1989). É Pós Graduado em Argumento e Roteiro para Cinema e T.V. pela Fundação Armando Álvares Penteado (2012).

Regina Augusto

Professora de Branding e Reputação da Marca

Renan Carletti

Professor da disciplina Marketing Existencial.

Roberto Bertani

Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da América Latina no Memorial da América Latina, Presidente da Cátedra UNESCO Memorial da América Latina, Diretor da Revista Nossa América e Diretor Geral do MUBA – Museu Belas Artes de São Paulo.

Rogério Miola

Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pela Fundação Armando Alvares Penteado (1994) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).

Ronaldo Entler

Professor, pesquisador e crítico de Fotografia, formado em Jornalismo pela PUC-SP (1989), mestre em Multimeios pelo IA-Unicamp (1994), doutor em Artes pela ECA-USP (2000), pós-doutor em Multimeios pelo IA-Unicamp (2006).

Roselene Aparecida dos Santos Victor de Moraes

Coordenadora do Laboratório de Audiovisual, FotoVideoFAU, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Professora do Centro Universitário Armando Alvares Penteado, FAAP.

Thiago Sanches Costa

Docente do Centro Universitário Armando Álvares Penteado (FAAP), em cursos de graduação e pós-graduação.

Vanise de Barros Mellaci

Possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (1985) e mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Paulista S/A (2008).

Vera Lucia Pacheco de Mello

Mestre em Comunicação Anhembi Morumbi. Pós graduada em Marketing Universidade São Judas.

Vivian Aparecida Blaso Souza Soares Cesar

Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas com Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Pesquisadora Colaboradora no Centro de Síntese USP Cidades Globais (CS USPCG).

Conteúdos, notícias e eventos sobre Publicidade e da Propaganda na FAAP

Alunos da FAAP participam de Missão de Negócios na Disney

Entre os dias 04 e 12 de outubro, os estudantes de Publicidade e Propaganda, Administração e Relações Internacionais estiveram em Orlando, nos Estados Unidos, para uma Missão de Negócios visando observarem criticamente aspectos que talvez passassem desapercebidos durante uma visita de lazer. Essa experiência foi intermediada por meio de perguntas motivadoras elaboradas pelos professores Victor Grinberg e Bruno Alvarez, que estavam coordenando o grupo.   Os alunos exploraram aspectos comerciais como produtos, alimentação e bebida, entretenimento, atrações e encontros com personagens. A partir dessa investigação e coleta de evidências, eles responderam às perguntas em forma de vídeo e em seguida, tiveram momento para refletir coletivamente e relacionar com a base teórica trazida pelos professores.   Durante a semana, a programação contou com workshops e bate-papos, mediados pela própria equipe da Disney. Os estudantes foram levados para o EPCOT para conhecerem mais sobre a “Liderança no Estilo Disney” e, por meio de exercícios e discussões, aplicaram as técnicas numa empresa fictícia para consolidar as reflexões. Na parte de backstage do parque, tiveram a oportunidade de encontrar uma brasileira que atua em posição gerencial no Disney Institute para saberem mais sobre como ela carrega esses ensinamentos na sua função.    Outro workshop foi o de “Design em Parques Temáticos”, desta vez usando o Magic Kingdom como pano de fundo. Divididos em grupos, os estudantes prototiparam o seu próprio parque e, perpassando área por área, conseguiram ver os desafios para o desenvolvimento de produtos e serviços – agregando a isso qual a proposta que a Disney tenta trazer para seus empreendimentos.   Os estudantes também tiveram contato com profissionais de áreas corporativas da Disney, ex-Cast Members, influenciadores e Disney Imagineers para trazerem seus questionamentos sobre os ideais trazidos pela empresa fora do âmbito estrito dos parques temáticos.   No último dia, o grupo foi recebido pela equipe do Disney Programs no condomínio de funcionários dos programas universitários da Disney, o Flamingo Crossings Village. A FAAP, que há décadas tem estudantes participando do Cultural Exchange Program (CEP), foi privilegiada com um bate-papo sobre os benefícios do CEP e uma oficina exclusiva de comunicação corporativa.   A experiência deste roteiro exclusivo feito pela FAAP demonstra que a busca por formar os líderes corporativos de amanhã, discutindo o fomento de produtos e serviços de excelência, começa na sala de aula, e também passa por experiências práticas e únicas no mundo real.


Se você pensa à frente, estude em um centro universitário que segue junto com você

Um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios

Infraestrutura que une teoria e prática

O campus do Centro Universitário FAAP é um ícone. Famoso por seu prédio principal cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da Instituição. O prédio é a única obra realizada por Perret na América Latina.

A grandiosidade de sua estrutura se expande para as instalações específicas de cada curso de graduação. Oficinas, ateliês, laboratórios e equipamentos de ponta que aliados aos professores renomados pelo mercado, aperfeiçoam a formação acadêmica e profissional de estudantes que por ali passam. Conheça um pouco de tudo o que a FAAP oferece aqui.

Museu, Teatro e Residência Artística

Laboratórios, Oficinas e Ateliês

Business Hub e Biblioteca

Esporte, Saúde e Bem-Estar

5

Centro Universitário
nota máxima no MEC

+90mil

Alunos já formados pela FAAP

Chegou a hora de dar voz a sua vocação

Inscreva-se em Publicidade e Propaganda na FAAP

Bacharelado

Presencial

4 anos / 8 semestres

Diurno de segunda a sexta, das 7h40 às 13h00

Noturno de segunda a sexta, das 19h às 22h30

R$
5.535,00*
/mês

*preços válidos para o 2º semestre de 2024

Newsletter