Conteúdo

Disciplinas de Comunicação Organizacional, Gestão de Crises, Dados e Reputação.​

Infraestrutura

Um dos maiores polos audiovisual acadêmicos do Brasil.

Formação

Estrutura curricular inovadora e diferenciada de outras ofertas no Brasil.​

graduação

graduação

Relações Públicas

Curso que integra o programa de tripla titulação Business Communication and Media.

O curso de Relações Públicas da FAAP forma profissionais estratégicos para a gestão da comunicação corporativa e reputação de marca. Com uma abordagem multidisciplinar, o curso prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo digital, lidar com crises de imagem, desenvolver narrativas eficazes e promover diálogos construtivos com todos os públicos de uma instituição pública ou privada.​

Conteúdo

Disciplinas de Comunicação Organizacional, Gestão de Crises, Dados e Reputação.​

Infraestrutura

Um dos maiores polos audiovisual acadêmicos do Brasil.

Formação

Estrutura curricular inovadora e diferenciada de outras ofertas no Brasil.​


Conteúdo

Disciplinas de Comunicação Organizacional, Gestão de Crises, Dados e Reputação.​

Infraestrutura

Um dos maiores polos audiovisual acadêmicos do Brasil.

Formação

Estrutura curricular inovadora e diferenciada de outras ofertas no Brasil.​

graduação

Relações Públicas

Curso que integra o programa de tripla titulação Business Communication and Media.

O curso de Relações Públicas da FAAP forma profissionais estratégicos para a gestão da comunicação corporativa e reputação de marca. Com uma abordagem multidisciplinar, o curso prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo digital, lidar com crises de imagem, desenvolver narrativas eficazes e promover diálogos construtivos com todos os públicos de uma instituição pública ou privada.​

Relações Públicas na FAAP

Como é o curso de Relações Públicas na FAAP?

Primeiro curso de Relações Públicas em instituição privada no Brasil.​

Agência Experimental em que o estudante pode vivenciar o dia a dia de uma agência de comunicação.​

Formação múltipla: possibilidade de adicionar até quatro disciplinas extras de qualquer outra graduação da FAAP.​

O curso de Relações Públicas da FAAP é um bacharelado com duração de 4 anos, dividido em 8 semestres. O curso propõe formar profissionais estratégicos, éticos e multidisciplinares, capacitados para gerenciar a comunicação corporativa e a reputação de marcas. A proposta integra teoria e prática, preparando os alunos para enfrentar desafios comunicacionais contemporâneos, com ênfase em planejamento estratégico, gestão de crises e relacionamento com diversos públicos.​

 

O curso faz parte do programa BCM – Business Communication and Media – que investe numa formação multidisciplinar, contemplando disciplinas não só das Relações Públicas, mas também das áreas da Publicidade e Jornalismo, capacitando os estudantes a enfrentar desafios contemporâneos em tempos de I.A., revolução digital e bigtechs, estimulando o pensamento crítico, a capacidade de interpretar realidades complexas e a habilidade de elaborar ações inovadoras de comunicação. Além disso, o programa BCM dá a possibilidade de uma tripla titulação em Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, num prazo a partir de até 6 anos, a depender da disponibilidade do estudante.

O estudante que escolhe o curso de Relações Públicas da FAAP desenvolve um conjunto diversificado de habilidades e expertises. Torna-se um comunicador estratégico, capaz de analisar cenários complexos e criar soluções inovadoras de comunicação. Aprimora sua capacidade de escrita, oratória e relacionamento, essenciais para o atuar com diferentes públicos. Adquire proficiência em ferramentas digitais e análise de dados, fundamentais no ambiente comunicacional contemporâneo. Cultiva pensamento crítico, criatividade e adaptabilidade, preparando-se para liderar projetos de comunicação, gerenciar crises e construir a reputação de marcas. Além disso, desenvolve uma visão ética e socialmente responsável, crucial para o exercício da profissão.​
Por favor parte do programa BCM – Business Communication and Media, o currículo inclui disciplinas como Engajamento e Influência, Inteligência Artificial Aplicada à Comunicação, UX/UI, Criação Publicitária, Técnicas de Reportagem e Relacionamento com Stakeholders, entre outras. Os estudantes também ganham experiência prática em laboratórios de produção fotográfica, audiovisual e podcast, preparando-os para enfrentar desafios contemporâneos no mercado global de comunicação.​
Assim, a cada semestre se desenvolvem: disciplinas de técnicas investigativas para apuração de fontes, de histórias orais, de antropologia visual, de bancos de dados e de sistemas criminais; técnicas narrativas para produção de textos escritos para construção de biografias e grandes reportagens, de linguagem audiovisual para realização de podcasts, videocasts, documentários, programas jornalísticos televisivos e radiofônicos, habilidades digitais para produção de conteúdo multiplataforma trans e crossmedia e transmissão em streaming; disciplinas para a compreensão dos problemas contemporâneos como Inteligência Artificial, Antropoceno, História Imediata e Cenários Sociais do Futuro.
As turmas possuem limite de 35 alunos. Disciplinas práticas são divididas em grupos reduzidos para melhor aprendizagem.
A mensalidade do curso de Relações Públicas na FAAP é R$ 6.270,00 (ano letivo 2026).
Quem se candidata terá classificação por ordem decrescente das notas finais obtidas no Vestibular da FAAP, conforme a quantidade de vagas disponíveis no curso de Relações Públicas.

Nos processos de Vestibular Tradicional ou Vestibular Antecipado, a pessoa candidata será desclassificada se obtiver nota inferior a 4 (quatro) pontos dos 10 (dez) pontos da redação, ou obtiver nota inferior a 12 (doze) pontos dos 36 (trinta e seis) pontos da prova.

No processo de entrada com a prova do ENEM, quem obtiver nota inferior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos ou nota zero na redação será desclassificado. O curso de Jornalismo da FAAP aceita notas do ENEM de provas realizadas a partir de 2017.

Disciplinas e Programação

O Curso de Relações Públicas na FAAP forma você para todas as suas escolhas de vida com currículo completo

O primeiro ano do curso visa proporcionar uma visão abrangente e multidisciplinar do cenário global da comunicação. As disciplinas integram fundamentos teóricos e práticos, abordando desde técnicas de produção audiovisual e digital até conceitos de antropologia, psicologia e sustentabilidade. O objetivo é desenvolver uma compreensão ampla do mundo contemporâneo, explorando as interseções entre tecnologia, cultura e sociedade. Os alunos são capacitados a analisar criticamente o contexto global, dominar ferramentas de comunicação modernas e entender as complexidades das relações humanas e organizacionais, preparando-os para enfrentar os desafios dinâmicos do mercado de comunicação atual.

Principais módulos:

  • Contemporaneidade e Global Affairs
  • Laboratório de Produção Audiovisual e Sonora
  • Opinião Pública e Argumentação

O segundo ano do curso aprofunda aspectos específicos da profissão, focando na formação de um profissional versátil e estratégico. As disciplinas abrangem desde fundamentos teóricos e éticos até práticas avançadas de comunicação digital e business intelligence. O currículo equilibra habilidades técnicas, SEO e Gestão de Dados, com competências críticas e analíticas, explorando estudos culturais e narrativas midiáticas. Há ênfase no relacionamento com diversos públicos, incluindo consumidores, imprensa e terceiro setor.

Principais módulos:

  • Fact Checking e Verificação de Desinformação
  • Brand Publishing
  • Planejamento Estratégico e Cultura Organizacional

O terceiro ano do curso foca no aprofundamento de habilidades. As disciplinas abordam temas avançados como engajamento digital, formação de porta-vozes e gestão de influência, preparando os alunos para lidar com a comunicação em ambientes digitais e tradicionais. Há também um enfoque em sustentabilidade, compliance e governança, refletindo as demandas atuais do mercado. O currículo abrange ainda a pesquisa, netnografia e análise de tendências, desenvolvendo capacidades analíticas cruciais. Aspectos políticos, jurídicos e ideológicos são explorados, fornecendo uma base sólida para assessoria e consultoria em comunicação organizacional.

Principais módulos:

  • Engajamento, Influência e Digital Creator
  • RealGov e Política
  • Planejamento de Eventos Corporativos

No quarto ano do curso o estudante fará o desenvolvimento do seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, onde o estudante aplica seus conhecimentos adquiridos. Oferece duas opções: o Projeto Experimental, que aborda desafios práticos de comunicação em empresas reais, desenvolvendo soluções para aprimorar relacionamentos e reputação; e a Monografia, um estudo individual aprofundado sobre um tema específico das Relações Públicas, baseado em pesquisa bibliográfica e reflexão crítica.

Principais módulos:
• TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Baixar matriz curricular completa

Conheça nossos professores que levarão você ainda mais longe

Conheça nossos professores que levarão você ainda mais longe

Eric Messa

Coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital e dos cursos de Publicidade e Relações Públicas da FAAP.

Bianca Santana

Comentarista do Jornal da Cultura e Doutora em Ciências da Informação pela USP.

Bruno Carramenha

Professor de Cultura Organizacional no curso de Relações Públicas

Bruno Paes Manso

Vencedor do prêmio Jabuti (2022). Doutor em Ciência Política pela USP.

Diogo Andrade Bornhausen

Pesquisador das Teorias da Comunicação e Coordenador de Iniciação Científica para Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica e Líder de Pesquisa do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia.

Edilamar Galvão

Coordenadora do curso de Jornalismo. Pós-Doutorado em Direitos, Humanidades e outras Legitimidades — USP.

Fernanda Mena

Repórter especial na Folha de S. Paulo e Doutora em Relações Internacionais pela USP.

Isabel Rodrigues

Sócia-diretora da Agência PUB do Grupo Nexcom.

Iuri Pitta

Âncora político da CNN e Mestre em Administração Pública pela FGV.

Luiz Felipe Pondé

Colunista da Folha de S. Paulo e autor de mais de 20 livros.

Regina Augusto

Professora de Branding e Reputação da Marca. Diretora-executiva do CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.

Thatiana Cappellano

Professora da FAAP e coordenadora da pós graduação em Comunicação Corporativa Estratégica e Gestão de Crise.

Roberto Bertani

Professor da área de Marketing. Membro da Comissão de Marketing e Relações Públicas do ICOM – International Council of Museums

Ronaldo Entler

Jornalista, pesquisador, curador e crítico de fotografia.

Conteúdos, notícias e eventos sobre Relações Públicas na FAAP

20251201_spark_ (34)

FAAP e Spark inauguram uso acadêmico da Sprout Social

A FAAP firmou uma parceria inédita com a Spark, powerhouse de marketing de influência e parceira oficial da plataforma Sprout Social no Brasil. O objetivo é levar ao ambiente acadêmico uma das ferramentas mais utilizadas pelo mercado na gestão de influenciadores, potencializada por IA, para campanhas completas de ponta a ponta.   A Sprout nasceu nos EUA e atende mais de 30 mil clientes em mais de 100 países e foi eleita por duas vezes como a “Best Influencer Marketing Platform” no Global Influencer Marketing Awards.  A partir desta parceria, a FAAP passa a utilizar a plataforma em suas atividades de ensino, inicialmente nas graduações que compõem o programa Business Communication and Media. Alunos de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas terão acesso a Sprout, utilizando os mesmos recursos hoje disponíveis para marcas, agências e profissionais de social media. A implementação começa já no início do semestre letivo de 2026 e envolverá disciplinas como Engajamento e Influência; e o próprio TCC, trabalho de conclusão do curso de Publicidade.   “Hoje, decisões de marketing são tomadas com base em dados, não mais em achismo. A Sprout Social é uma das plataformas globais que sustentam essa mudança, permitindo mapear uma base de mais de 10 milhões de influenciadores, analisar conversas e mensurar resultados em tempo real. Colocar essa tecnologia nas mãos dos estudantes é formar profissionais já preparados para o que agências e anunciantes exigem na prática”, afirma André Alves, diretor-executivo da Spark, responsável pela operação da plataforma no Brasil.  Entre as possibilidades de uso da Sprout Social na formação acadêmica, estão o planejamento e acompanhamento de campanhas de marketing de influência, o monitoramento de menções a marcas e temas específicos (social listening), a análise de métricas de desempenho, identificação de influenciadores digitais por nicho em diferentes plataformas e a produção de relatórios analíticos. Essas são competências cada vez mais fundamentais no mercado da creator economy e na comunicação das marcas com seus consumidores.  Para o professor Eric Messa, coordenador das graduações em Publicidade e Relações Públicas da FAAP, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a atualização constante dos cursos e com uma formação multidisciplinar em comunicação: “O mercado muda muito rápido, especialmente quando falamos de redes sociais e influência digital. Trazer a Sprout Social para dentro da FAAP, por meio da Spark, é uma forma concreta de manter nossos alunos conectados às práticas mais atuais. Eles não vão apenas estudar marketing de influência na teoria; vão aprender usando uma plataforma profissional, que é a mesma utilizada por grandes marcas e agências. Isso aumenta significativamente o nível de preparo com que eles chegam ao mercado de trabalho”, pontua Eric.  O movimento também simboliza a conexão entre diferentes gerações de profissionais formados pela instituição. Ex-aluno da FAAP e responsável por viabilizar a parceria, o co-CEO da Spark, Raphael Pinho, enxerga na iniciativa uma forma de devolver à academia parte do que recebeu em sua trajetória. “Voltar à FAAP como parceiro, trazendo uma tecnologia global como a Sprout Social para a formação dos estudantes, é fechar um ciclo. Nosso objetivo é contribuir para que a próxima geração de profissionais de comunicação pense campanhas com criadores de conteúdo a partir de dados, estratégia e visão de negócio”, finaliza

20251201_spark_ (34)

Se você pensa à frente, estude em um centro universitário que segue junto com você

Um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios

Infraestrutura que une teoria e prática

O campus do Centro Universitário FAAP é um ícone. Famoso por seu prédio principal cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da Instituição. O prédio é a única obra realizada por Perret na América Latina.

A grandiosidade de sua estrutura se expande para as instalações específicas de cada curso de graduação. Oficinas, ateliês, laboratórios e equipamentos de ponta que aliados aos professores renomados pelo mercado, aperfeiçoam a formação acadêmica e profissional de estudantes que por ali passam. Conheça um pouco de tudo o que a FAAP oferece aqui.

Museu, Teatro e Residência Artística

Laboratórios, Oficinas e Ateliês

Business Hub e Biblioteca

Esporte, Saúde e Bem-Estar

5

Centro Universitário
nota máxima no MEC

+90mil

Alunos já formados pela FAAP

Chegou a hora de dar voz a sua vocação

Inscreva-se em Relações Públicas na FAAP

Bacharelado

Presencial

4 anos / 8 semestres

Diurno de segunda a sexta, das 7h40 às 13h00

Noturno de segunda a sexta, das 19h às 22h30

R$
6.270,00*
/mês

*preços válidos para o 1º semestre de 2026

Newsletter