O MAB FAAP acaba de divulgar a artista selecionada para o projeto Mezanino Aberto de 2024. A ex-aluna do curso de Artes Plásticas, Renata Haar é a vencedora desta edição, que participou da seleção com a exposição “Inefável Ultrafino”. A mostra individual, que traz um panorama dos 20 anos do trabalho da artista, entrará na programação do museu de março a abril do próximo ano.
“Inefável – Ultrafino” é uma exposição na forma de instalação, com um espaço imersivo de vídeos, gravuras, desenhos em papel e objetos tridimensionais. Muitas das obras exibidas estão em coleções no exterior e são inéditas no Brasil.
A mostra concentra obras em diversos suportes que evidenciam a relação da artista com as pequenas percepções, o inefável e o transcendental, colocando em foco ações, gestos e seres que, antes, passavam despercebidos de nossos sentidos.
Renata Haar cursou Artes Plásticas na FAAP, de 2003 a 2005 e através de um programa de intercâmbio terminou sua graduação na École de Beaux-Arts de Paris em 2009. Estudou nos ateliês de Jean Luc Vilmouth e Vincent Barré e no ateliê de Christian Bolstanki. Com experiência em performance, desenho, vídeo e instalação, já participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.
Sua primeira coletiva foi a 35° Anual de Arte da FAAP, em 2003 e sua primeira individual, “The Non Spectacular Please” aconteceu em Berlim em 2012. A artista desenvolve também pesquisa sobre materiais, sejam eles papéis, tintas e pigmentos, imagens geradas por 3D, som e palavras.
A multidisciplinaridade também adiciona outra camada à pesquisa da artista, que não se fixa em um só meio de expressão, propondo um campo ampliado da percepção, onde vídeos se tornam pinturas, desenhos se tornam poesias, sons se tornam instalações, criando sinestesias ultrafinas em cada um deles e entre eles.
Além do espaço para exposição, a artista selecionada pelo projeto Mezanino Aberto tem uma verba para produção, equipe para montagem, identidade visual, orientador de público, entre outros apoios. O objetivo da iniciativa é prestigiar artistas formados pela FAAP, professores ou pessoas que fizeram parte da história da instituição, como os ex-professores, dando a oportunidade de mostrar suas obras ao público.