MAB FAAP estende horário de funcionamento no mês de outubro


DATA


COMPARTILHE


Vitrais da FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O museu ficará aberto às sextas e aos sábados, das 10 às 20h 

Pensando em quem acompanha a programação cultural na cidade de São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP ampliou seu horário de funcionamento neste mês de outubro, ficando aberto às sextas-feiras e aos sábados, das 10 às 20h.

A FAAP é a única instituição de ensino em São Paulo a reunir, em um mesmo campus, um teatro e um museu. O MAB FAAP apresenta exposições de grande relevância no circuito das artes, além de abrigar em seu acervo mais de 3.500 obras de conceituados artistas brasileiros e estrangeiros radicados no país. O Teatro FAAP, por sua vez, disponibiliza espetáculos de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia brasileira.

Este horário de funcionamento permite que os visitantes conheçam dois importantes redutos da cultura paulista em uma única visita.

Além das exposições, os visitantes do MAB poderão conhecer seus famosos vitrais, que são destaques na arquitetura do prédio. O primeiro reúne 59 projetos assinados por artistas brasileiros como Candido Portinari, Fúlvio Pennacchi, Lasar Segall e Tarsila do Amaral. A claraboia de vitral do hall tem autoria da artista Claudia Andujar, e ambos representam parte da história das artes plásticas e também da arte dos vitrais no Brasil.

O Jardim das Esculturas, parte do acervo permanente, conta com treze esculturas de grande porte expostas ao ar livre, com trabalhos realizados, nas décadas de 1970 e 1980, pelos escultores mais importantes do país como Caciporé Torres, Yutaka Toyota, Nicolas Vlavianos, Amilcar de Castro, Bruno Giorgi e Franz Weissmann.

No Saguão do Museu estão réplicas em gesso de obras originais do Barroco Brasileiro, cedidas à instituição pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para a exposição de inauguração “Barroco no Brasil”. Entre elas se encontram 10 reproduções de um conjunto de esculturas em pedra sabão feitas entre 1800 a 1805 por Aleijadinho, localizadas no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas, Minas Gerais.

O Teatro FAAP além de sempre trazer ao palco peças aclamadas pela crítica e sucesso de público, também oferece o Curso de Teatro para Executivos, que já formou mais de 3.000 alunos desde 2008, com temas como ocupação do espaço, jogos em grupo, improvisação e articulação da fala para ajudar na comunicação de profissionais corporativos.

 

PROGRAMAÇÃO MAB FAAP 

 

A Poética do Fazer: Moda e arte no MAB 

A exposição apresenta ao visitante 120 peças do acervo do museu, entre criações de estilistas brasileiros e artistas visuais, com o objetivo de fazê-lo refletir sobre a relação entre a arte, a moda e o seu fazer poético.

Período de visitação: 5 de abril a 3 de dezembro 2023

 

Vlavianos – A conquista do espaço 

A mostra apresenta um panorama da trajetória de Nicolas Vlavianos, um dos principais nomes da escultura no Brasil, com foco na produção escultórica dos últimos vinte anos (2001-2021). A exposição reúne aproximadamente 50 obras e estabelece relações entre peças deste período e fases mais antigas de sua longa trajetória. São esculturas e maquetes, a maioria feita em aço inox e latão e desenhos.

Período de visitação: 21 de setembro a 05 de novembro de 2023

 

Conversas no MAB 

Série de encontros com os estilistas que têm obras na exposição “A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB”.Os eventos possibilitam que os visitantes conheçam a exposição na companhia dos estilistas.

18/10 – Fause Haten – das 14h30 às 16h00

28/10 – Lorenzo Merlino – das 11h às 12h30

08/11 – João Braga – das 15h às 16h30

02/12 – Liana Bloisi – das 11h às 12h30

 

PROGRAMAÇÃO TEATRO FAAP 

 

DUETOS, A Comédia de Peter Quilter 

Sucesso de público e aclamado pela crítica, já encantou plateias em mais de 20 países e foi traduzido para mais de 10 idiomas. “DUETOS”, peça do premiado dramaturgo Peter Quilter, tornou-se um verdadeiro fenômeno teatral contemporâneo, vista por mais de 60 mil pessoas em todo o Brasil. Estrelada por Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, sob a direção de Ernesto Piccolo, o espetáculo examina e retrata de forma cômica o mundo caótico dos relacionamentos modernos, através de quatro histórias de uma mulher e um homem – não necessariamente casais – às voltas com seus próprios desejos e traumas em busca do amor, e enfrentando a solidão.

Temporada: até dia 29 de outubro

Sextas – 20h / Sábados – 17h e 20h / Domingos – 18h

 

O NOME DO BEBÊ

Com direção de Elias Andreato e com Bianca Bin no elenco, o espetáculo é uma adaptação para a realidade brasileira da bem-sucedida peça de Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière. Em tempos cada vez mais violentos e agressivos, a comédia discute a dificuldade de escuta nas nossas relações mais íntimas.

Temporada: 12 de janeiro a 3 de março

Sextas – 20h / Sábados – 20h / Domingos – 18h

 

MAB FAAP 

Horário: de domingo a quinta-feira, das 10h às 18h, exceto às terças-feiras (fechado, mesmo aos feriados), sextas e sábados, das 10 às 20h

Informações: (11) 3662-7198

Entrada: gratuita @mabfaap

 

TEATRO FAAP

Informações: (11) 97185-9332

Televendas: (11) 3662-7233 / 3662-7234

Cursos: (11) 3662-7232 / 3662-7235


DATA


MAB FAAP

Conheça

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Artes Visuais

Inscrições abertas para a 54 Anual de Arte FAAP

Estão abertas as inscrições para a 54ª edição da Anual de Arte FAAP, um dos eventos mais tradicionais do circuito de arte contemporânea em São Paulo. Todas/os alunas/os matriculadas/os e frequentando, regularmente, os cursos do Centro Universitário Armando Alvares Penteado podem participar e enviar seus trabalhos até o dia 22 de outubro de 2024. A mostra visa incentivar, divulgar e estimular a produção artística dos estudantes, promovendo a integração de diferentes formas de visualidade contemporânea. A Anual de arte da FAAP Criada em 1965, a Anual de Arte FAAP se consolidou como uma vitrine para o trabalho de jovens artistas, explorando diversas linguagens e suportes, como pinturas, desenhos, vídeos, performances, gravuras, fotografias, esculturas e publicações. O caráter experimental é uma das marcas registradas da exposição, que promove a liberdade criativa e a inovação. A seleção dos trabalhos considera critérios como a potencialidade das obras, as referências artísticas utilizadas e a capacidade de superação dessas influências. Além da visibilidade, os participantes concorrem a: 3 (três) Bolsas de Estudo de 90%, 2 (duas) Bolsas de Estudo de 75%, 2 (duas) Bolsas de Estudo de 60%, válidas especificamente para o ano seguinte ao da premiação. A Anual de Arte FAAP é uma oportunidade única para os alunos compartilharem sua produção com a comunidade acadêmica e o cenário artístico de São Paulo, abrindo portas para novas descobertas e conexões. Sobre os trabalhos Inscrições para a 54 Anual de Arte FAAP estão abertas até o dia 22/10/2024. Todos os alunos regularmente matriculados nas unidades da FAAP são elegíveis para participar. Cada estudante poderá inscrever-se com até três trabalhos ou propostas (dentre os quais devem ser considerados trabalhos em grupo, se houver). No caso de trabalhos que não possam ser entregues por suas especificidades de linguagem (como instalações, intervenções, ocupações, performances etc), serão aceitos projetos, sendo que apenas um dos trabalhos inscritos poderá ser um projeto. Para se inscrever e obter informações detalhadas sobre o regulamento, por favor, acesse o link. Certifique-se de ler todas as informações atentamente para garantir que sua inscrição seja completa e dentro do prazo estabelecido. Inscreva-se: https://faapinscricao.crmeducacional.com/login/2910 Contato:


Artes Visuais

Veja como foi o primeiro Open Studio do semestre

No último sábado, 28 de setembro, a Residência Artística FAAP – São Paulo realizou o primeiro Open Studio do semestre, proporcionando a alunos e visitantes a chance de explorar os estúdios dos artistas residentes e conhecer seus processos criativos. O evento contou com a participação de 10 artistas: Enero y Abril, Florencia Alvarez Guardo, Isabela Sá Roriz, Lorenzo Beust, Manuel La Rosa, Marcus Deusdedit, Mónica Heller, Rosângela Andrade Boss, Thix Noronha e Zoë Marden, que apresentaram suas pesquisas e trabalhos em desenvolvimento. “Nós tivemos a oportunidade de abrir e entrar em 10 estúdios para conhecer os processos de criação, os trabalhos, as pesquisas e alguns dos resultados de 10 artistas que estão aqui desde agosto deste ano e que estão desenvolvendo os seus processos e investigações”, destacou Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP. “Esses artistas estão aqui em função de um dos mais antigos e conceituados programas de residência artística que temos no Brasil, que é esse mantido pela FAAP”. Além da abertura dos estúdios, o evento marcou o lançamento oficial da publicação sobre a exposição “Paris está em chamas”, que reuniu obras produzidas por artistas que fizeram parte da Residência Artística FAAP – Paris. Marcos Moraes ressaltou a importância da conexão entre as várias iniciativas institucionais da FAAP: “Conseguimos reunir boa parte desses equipamentos e programas institucionais: o curso de artes visuais da FAAP, a Residência Artística em Paris, a Residência Artística em São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP e mais uma das funções fundamentais da fundação que é o apoio e o desenvolvimento da Produção Artística Cultural com essa publicação. Então essa oportunidade de reunir todas essas atividades num único evento”. Localizada na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo oferece um ambiente de imersão para artistas de diversas partes do mundo, proporcionando infraestrutura e tempo para o desenvolvimento de projetos em um cenário de intensa troca criativa e


Artes Visuais

Caru Duprat é a artista premiada do projeto Mezanino Aberto 2025 do MAB FAAP

A artista visual e professora da FAAP, Caru Duprat, foi a selecionada para o projeto Mezanino Aberto de 2025, com sua exposição inédita intitulada “Entre o desenho e a pintura”. A mostra explora o universo multifacetado da aquarela, técnica em que, segundo Caru, “desenhando se pinta, pintando se desenha”. A exposição é composta pelas séries “Águas que falam de águas”, “Águas que querem ser montanhas” e “Passagens”, com inspiração nos mestres do Ukiyo-e, Katsushika Hokusai e Utagawa Hiroshige. “Ao transformar a paisagem em pintura busco dar forma ao que acontece quando ela me envolve e me atravessa”, explica a artista em seu projeto. Além de seu trabalho como artista plástica, Caru Duprat possui uma extensa trajetória acadêmica. Graduada em Educação Artística com especialidade em Artes Plásticas pela ECA-USP (1979), ela também é mestre e doutora em Poéticas Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, e possui pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2023). Atualmente, é professora titular dos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Comunicação na FAAP. Mezanino Aberto O Mezanino Aberto é um programa anual do MAB FAAP que prestigia artistas formados pela FAAP, professores ou pessoas que fizeram parte da história da instituição. O projeto oferece aos selecionados espaço para expor suas obras, além de suporte técnico e financeiro para a produção e montagem da exposição. Desde sua criação, em 2021, o programa já contemplou artistas como Paulo Almeida, Laerte Ramos, Isis Gasparini e, mais recentemente, Renata


Na FAAP

FAAPCAST recebe Caroline Fioratti, ex-aluna FAAP e sucesso na indústria cinematográfica

A diretora e roteirista Caroline Fioratti, ex-aluna de Cinema da FAAP, acaba de estrear seu novo filme, “Meu Casulo de Drywall” e veio ao FAAPCAST contar sobre sua trajetória. Caroline decidiu seguir carreira no cinema aos 12 anos de idade e lembra de fazer curtas-metragens em VHS durante a infância. “Fazer FAAP sempre foi um sonho e eu tive muita ajuda para conseguir isso”, conta Caroline, que guarda com carinho a memória dos professores que hoje são colegas de profissão, incluindo Humberto Neiva, atual coordenador do curso de Cinema, que foi seu orientador de TCC na época. Durante sua formação na FAAP, Caroline aprendeu diversas técnicas fundamentais para sua carreira, como a arte do pitching. “O primeiro pitching que fiz foi aqui na FAAP, consegui ganhar a realização e logo na sequência eu fiz no Prêmio Estímulo que a gente também ganhou”, conta ela, enfatizando a importância da orientação dos professores nesse processo, que lhe abriu portas no mercado de trabalho. A diretora também fala sobre a importância de explorar diferentes áreas do cinema durante a faculdade, como sua experiência com teatro, que lhe deu a base para trabalhar com atores no set. Além de “Meu Casulo de Drywall”, Caroline fala sobre outras produções, como o sucesso “Meus 15 anos” e outros filmes premiados, explicando seu interesse em trabalhar com temas relacionados à adolescência. Caroline dá dicas para lidar com a dificuldade de administrar diversos projetos ao mesmo tempo, ressaltando a importância de uma boa gestão do tempo. Ela também compartilha dicas valiosas para os alunos que desejam se tornar diretores independentes, destacando a importância da prática durante os estudos, como fez em seu estágio na produtora Gullane (formada por ex-alunos da FAAP), que foi crucial para sua formação. A diretora também fala sobre sua indicação ao Emmy com a série “A Grande Viagem”, e sua atuação atual como jurada da premiação, além de mencionar os desafios enfrentados em produções com poucos recursos. Em relação ao cenário contemporâneo, ela comenta sobre a greve de Hollywood e o crescimento do mercado cinematográfico brasileiro, destacando a relevância dos festivais internacionais de cinema. Por fim, Caroline reforça a importância de frequentar o cinema e experimentar a dimensão da tela grande, convidando o público a assistir seu novo filme em cartaz. Assista à entrevista completa em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter