A curadora Denise Mattar, responsável pela exposição “Um celeiro de artistas – MAB FAAP 60 anos”, participa do próximo “Conversas no MAB”, que irá ao ar no dia 27/9, pelo canal da FAAP no Youtube. Denise falará sobre o processo de curadoria da mostra.
Denise Mattar foi diretora técnica do Museu da Casa Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e coordenadora de artes plásticas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Como curadora independente, realizou mostras retrospectivas de artistas associados ao modernismo no Brasil como Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, Anita Malfatti, Yutaka Toyota, entre outros. Recebeu diversas vezes o prêmio de melhor exposição do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte e pela Associação Brasileira de Críticos de Arte.
“Conversas no MAB” é um programa de encontros com artistas, curadores e pesquisadores, organizado pelo Serviço Educativo do museu toda última segunda-feira do mês. O evento ocorria presencialmente, mas devido à pandemia passou a acontecer no formato virtual.
Mostra comemorativa
A exposição “Um celeiro de artistas – MAB FAAP 60 anos” reúne obras de alguns dos mais importantes artistas brasileiros, como Maria Bonomi, Regina Silveira, Julio Plaza, Claudio Tozzi, Carmela Gross, Jac Leirner, Leda Catunda, Ivald Granato, Jum Nakao, entre outros.
São 120 obras pertencentes ao acervo do MAB FAAP, em dois núcleos. O primeiro deles com obras de professores e alunos que fizeram a história da instituição. O segundo faz uma homenagem à exposição 15 Jovens Artistas Brasileiros, realizada pelo museu em 1978. A mostra tem ainda um segmento dedicado à arte postal, além de vídeos que rememoram importantes exposições e imagens dos ateliês.
A exposição fica na programação até 28 de novembro e para visitar é necessário fazer o agendamento aqui.