‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ inaugura o novo Cine FAAP 


DATA


COMPARTILHE


Cena do filme "Cidadão Kane" / Divulgação


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A partir de 14 de agosto o público terá acesso ao mais novo cinema da cidade com o “Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema”.  

Confira a matéria que foi publicada hoje na Folha de S. Paulo

A mostra, realizada em parceria com a Folha de S. Paulo, se estende até 30 de outubro e apresenta em sua programação 12 filmes que retratam o jornalismo em suas diversas facetas e épocas, intercalando obras clássicas com contemporâneas.  

Todas as sessões serão seguidas de bate-papo com jornalistas, críticos, professores e cineastas. A proposta é que o público possa ter um panorama cinematográfico não cronológico com filmes que retratem o jornalismo e reflitam sobre questões éticas, sociais e políticas ligadas à profissão. As exibições terão entrada gratuita, sempre às quartas-feiras, às 19h, sendo necessário retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro FAAP.  

A mostra é uma homenagem a Otavio Frias Filho, que dirigiu a Redação da Folha por mais de três décadas e morreu há seis anos, em 21 de agosto de 2018. Uma lista de grandes filmes sobre jornalismo feita por Frias Filho serviu como base para a seleção do Ciclo Folha FAAP.  

“A FAAP cada vez mais se consolida como uma opção cultural relevante em São Paulo. Agora, além do Museu de Arte Brasileira, do Jardim das Esculturas e do Teatro, temos o Cine FAAP, que tem tudo para se tornar uma das salas mais charmosas da cidade. Com muita honra para nós, o ‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ inaugura ao público o novo espaço com uma programação repleta de clássicos de sucesso”, diz a Sra. Pilar Guillon Liotti, membro do conselho do MAB FAAP. Acesse o novo site do Cine FAAP.  

Primeiras exibições do ‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ 

A primeira obra a ser exibida é o clássico “Cidadão Kane” (1941), dirigido por Orson Welles, no dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h. Após a projeção, haverá um bate-papo sobre o filme com o crítico de cinema da Folha, Inácio Araujo e com a professora e coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão, e mediação da jornalista Flavia Lima.  

No dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h, acontece a exibição do filme “The Post – A Guerra Secreta” (2017), dirigido por Steven Spielberg. Protagonizado por Meryl Streep e Tom Hanks, o longa apresenta a história do escândalo dos Pentagon Papers, deflagrados nos anos 1970 pela publisher e pelo editor-executivo do Washington Post. Os documentos descobertos por eles expõem mentiras do governo americano sobre a Guerra do Vietnã, evidenciando também as enormes pressões legais e políticas enfrentadas pela dupla. 

Com direção de Billy Wilder, o filme “A Montanha de Sete Abutres” (1951) é exibido dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h. Conta a história de um repórter decadente, protagonizado por Kirk Douglas, que, depois de ser demitido de diversas redações, vê a chance de reerguer sua carreira ao se deparar com um homem preso a uma caverna no Novo México. Ele manipula a situação, prolongando o resgate para conseguir mais destaque à cobertura da imprensa, levando à reflexão sobre os limites éticos das suas condutas jornalísticas. 

Novo Cine FAAP 

Com uma sala totalmente reformada, com som e imagem em altíssima definição e tecnologia de ponta, o Cine FAAP será a única sala digital do Brasil localizada numa instituição de ensino superior. O cinema conta com imagem e som de última geração, com projeção 2K com sistema DCP, um projetor Christie Laser e som Dolby digital 5.1. 

Localizado no Prédio 1 da fundação e com capacidade para 87 pessoas, o cinema terá uma programação gratuita de mostras, ciclos e debates abertos ao público. Também servirá aos alunos dos cursos de Cinema, Produção Audiovisual e Jornalismo. Além do cinema, o novo complexo audiovisual da faculdade conta com dois superestúdios, totalizando 247 metros quadrados de espaço dedicados a filmagens, cenografias e afins.  

Os estudantes da FAAP têm à disposição Câmeras Blackmagic 4K, Sony PMW – F55 4K, mesa Pro Tools e Avid, salas de edição com isolamento acústico, ilha de edição 3D, computadores, pacote Adobe e todos os acessórios necessários para as produções mais complexas do cinema, entretenimento, jornalismo e audiovisual no geral. Acaba de ser inaugurado também um estúdio de vidro para gravações de podcasts, além de quatro estúdios multiuso, estúdio de fotografia com laboratório de revelação analógica, sala de rádio, entre outras.   

Filmoteca FAAP 

Na entrada do cinema há uma exposição permanente de 45 cartazes originais, parte do acervo da Filmoteca da FAAP – uma das três maiores do país, junto com a Cinemateca Brasileira e MAM. A Filmoteca da FAAP tem uma coleção que inclui mais de 10 mil títulos, oito mil cartazes de filmes, 12 mil fotos, além de curtas e séries exibidos em salas de cinema de todo o país. 

Confira abaixo a programação (sujeita a alterações): 

AGOSTO 

Dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h 
“Cidadão Kane” (1941), direção de Orson Welles 

Dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h 

“The Post – A Guerra Secreta” (2017), direção de Steven Spielberg 

Dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h 

“A Montanha dos Sete Abutres” (1951), direção de Billy Wilder 

SETEMBRO 

Dia 4 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“Frost / Nixon” (2008), direção de Ron Howard 

Dia 11 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“A Primeira Página” (1974), direção de Billy Wilder 

Dia 18 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“Crítico” (2008), de Kleber Mendonça Filho  

Dia 25 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“Todos os Homens do Presidente” (1976), direção de Alan J. Pakula 

OUTUBRO 

Dia 2 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Spotlight – Segredos Revelados” (2015), direção de Tom McCarthy 

Dia 9 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Nos Bastidores da Notícia” (1987), direção de James L. Brooks 

Dia 16 de outubro, quarta-feira, 19h 

“O Informante” (1999), direção de Michael Mann 

Dia 23 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Um Grito de Liberdade” (1987), direção de Richard Attenborough 

Dia 30 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Ausência de Malícia” (1981), de Sidney Pollack  

banners-site-faap_cine1

Graduação em Cinema na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_cine2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

MAB FAAP

Veja como foi a noite de abertura da maior exposição sobre Andy Warhol realizada no Brasil, no MAB FAAP

Aconteceu, nesta segunda-feira, a noite de vernissage para convidados da exposição Andy Warhol: Pop Art! no MAB FAAP. Mais de 600 pessoas entre autoridades, empresários, artistas e celebridades foram recebidas pela família mantenedora da Fundação Armando Alvares Penteado, representada pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP e Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.   “A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista. Celebramos mais uma grande exposição que vai movimentar o mundo das artes”, alega Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.  A partir do dia 1º de maio, o público poderá conhecer mais sobre um dos artistas mais relevantes do século XX. Andy Warhol: Pop Art! é a maior exposição já realizada no Brasil e conta com mais de 600 obras, vindas diretamente do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA). A mostra é organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo Bonfá e Roberto Souza Leão, e acontece no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), parceira institucional do projeto.  Com 2 mil metros quadrados, a exibição apresenta em São Paulo peças inéditas e icônicas do acervo de Andy Warhol. Pinturas de todas as fases da carreira, serigrafias inesquecíveis, esculturas raras, fotografias surpreendentes, instalações de grande porte e filmes experimentais do artista. Entre as principais obras estão Campbell’s Soup, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé. Além de ver estes trabalhos originais, o público também saberá mais sobre a trajetória de Warhol nos universos da moda, cinema e música.   Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, complementa: “as inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações. O MAB FAAP cumpre novamente seu papel ao receber essa exposição e engradecer as artes e o pensamento crítico de nossos visitantes”.  Andy Warhol é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Sua produção rompeu as barreiras entre a vida cotidiana e a arte, de maneira irônica e criativa, numa explosão de linguagem visual que conquistou o mundo e reverbera até hoje. O seu legado inconfundível deu origem ao maior museu dedicado a um único artista nos


Na FAAP

FAAPCast recebe Carlos Monaretta, participante da Residência Artística FAAP – São Paulo

O artista Carlos Monaretta é um dos participantes da atual edição da Residência Artística FAAP – São Paulo. Ele escolheu o programa pela possibilidade de permanecer por mais tempo na capital paulista, o que contribui diretamente para o desenvolvimento de sua pesquisa, voltada às relações com o espaço público. Antes de chegar à FAAP, Carlos participou de outra residência artística, onde conheceu um artista argentino que o indicou o programa. A troca entre artistas é uma das principais características da Residência Artística FAAP, que recebe criadores do mundo todo. Ele conta que já conviveu com artistas da França, Portugal, Porto Rico, Chile, entre outros, e essa diversidade gera conexões e amplia seu olhar como artista. Seu percurso como artista é atravessado pela história migratória de sua família e pela vivência com o skate, elementos que despertaram seu interesse pelas dinâmicas da rua e do espaço urbano – temas centrais em sua produção. Carlos conta que estar no centro de São Paulo tem sido fundamental para seu trabalho, que lida diretamente com os usos e disputas do espaço público. Além de artista, atua como produtor e educador. Segundo ele, a residência tem sido um espaço valioso para se dedicar com mais profundidade à sua prática artística, por ser um tempo que permite foco, experimentação e amadurecimento de ideias. Na conversa, ele também compartilhou dicas importantes para quem deseja se inscrever em programas de residência artística, incentivando artistas a apostarem em propostas genuínas, que dialoguem com seus percursos pessoais e com os contextos em que desejam atuar. Confira o episódio completo em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter