‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ inaugura o novo Cine FAAP 


DATA


COMPARTILHE


Cena do filme "Cidadão Kane" / Divulgação


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A partir de 14 de agosto o público terá acesso ao mais novo cinema da cidade com o “Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema”.  

Confira a matéria que foi publicada hoje na Folha de S. Paulo

A mostra, realizada em parceria com a Folha de S. Paulo, se estende até 30 de outubro e apresenta em sua programação 12 filmes que retratam o jornalismo em suas diversas facetas e épocas, intercalando obras clássicas com contemporâneas.  

Todas as sessões serão seguidas de bate-papo com jornalistas, críticos, professores e cineastas. A proposta é que o público possa ter um panorama cinematográfico não cronológico com filmes que retratem o jornalismo e reflitam sobre questões éticas, sociais e políticas ligadas à profissão. As exibições terão entrada gratuita, sempre às quartas-feiras, às 19h, sendo necessário retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro FAAP.  

A mostra é uma homenagem a Otavio Frias Filho, que dirigiu a Redação da Folha por mais de três décadas e morreu há seis anos, em 21 de agosto de 2018. Uma lista de grandes filmes sobre jornalismo feita por Frias Filho serviu como base para a seleção do Ciclo Folha FAAP.  

“A FAAP cada vez mais se consolida como uma opção cultural relevante em São Paulo. Agora, além do Museu de Arte Brasileira, do Jardim das Esculturas e do Teatro, temos o Cine FAAP, que tem tudo para se tornar uma das salas mais charmosas da cidade. Com muita honra para nós, o ‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ inaugura ao público o novo espaço com uma programação repleta de clássicos de sucesso”, diz a Sra. Pilar Guillon Liotti, membro do conselho do MAB FAAP. Acesse o novo site do Cine FAAP.  

Primeiras exibições do ‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ 

A primeira obra a ser exibida é o clássico “Cidadão Kane” (1941), dirigido por Orson Welles, no dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h. Após a projeção, haverá um bate-papo sobre o filme com o crítico de cinema da Folha, Inácio Araujo e com a professora e coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão, e mediação da jornalista Flavia Lima.  

No dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h, acontece a exibição do filme “The Post – A Guerra Secreta” (2017), dirigido por Steven Spielberg. Protagonizado por Meryl Streep e Tom Hanks, o longa apresenta a história do escândalo dos Pentagon Papers, deflagrados nos anos 1970 pela publisher e pelo editor-executivo do Washington Post. Os documentos descobertos por eles expõem mentiras do governo americano sobre a Guerra do Vietnã, evidenciando também as enormes pressões legais e políticas enfrentadas pela dupla. 

Com direção de Billy Wilder, o filme “A Montanha de Sete Abutres” (1951) é exibido dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h. Conta a história de um repórter decadente, protagonizado por Kirk Douglas, que, depois de ser demitido de diversas redações, vê a chance de reerguer sua carreira ao se deparar com um homem preso a uma caverna no Novo México. Ele manipula a situação, prolongando o resgate para conseguir mais destaque à cobertura da imprensa, levando à reflexão sobre os limites éticos das suas condutas jornalísticas. 

Novo Cine FAAP 

Com uma sala totalmente reformada, com som e imagem em altíssima definição e tecnologia de ponta, o Cine FAAP será a única sala digital do Brasil localizada numa instituição de ensino superior. O cinema conta com imagem e som de última geração, com projeção 2K com sistema DCP, um projetor Christie Laser e som Dolby digital 5.1. 

Localizado no Prédio 1 da fundação e com capacidade para 87 pessoas, o cinema terá uma programação gratuita de mostras, ciclos e debates abertos ao público. Também servirá aos alunos dos cursos de Cinema, Produção Audiovisual e Jornalismo. Além do cinema, o novo complexo audiovisual da faculdade conta com dois superestúdios, totalizando 247 metros quadrados de espaço dedicados a filmagens, cenografias e afins.  

Os estudantes da FAAP têm à disposição Câmeras Blackmagic 4K, Sony PMW – F55 4K, mesa Pro Tools e Avid, salas de edição com isolamento acústico, ilha de edição 3D, computadores, pacote Adobe e todos os acessórios necessários para as produções mais complexas do cinema, entretenimento, jornalismo e audiovisual no geral. Acaba de ser inaugurado também um estúdio de vidro para gravações de podcasts, além de quatro estúdios multiuso, estúdio de fotografia com laboratório de revelação analógica, sala de rádio, entre outras.   

Filmoteca FAAP 

Na entrada do cinema há uma exposição permanente de 45 cartazes originais, parte do acervo da Filmoteca da FAAP – uma das três maiores do país, junto com a Cinemateca Brasileira e MAM. A Filmoteca da FAAP tem uma coleção que inclui mais de 10 mil títulos, oito mil cartazes de filmes, 12 mil fotos, além de curtas e séries exibidos em salas de cinema de todo o país. 

Confira abaixo a programação (sujeita a alterações): 

AGOSTO 

Dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h 
“Cidadão Kane” (1941), direção de Orson Welles 

Dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h 

“The Post – A Guerra Secreta” (2017), direção de Steven Spielberg 

Dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h 

“A Montanha dos Sete Abutres” (1951), direção de Billy Wilder 

SETEMBRO 

Dia 4 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“Frost / Nixon” (2008), direção de Ron Howard 

Dia 11 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“A Primeira Página” (1974), direção de Billy Wilder 

Dia 18 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“Crítico” (2008), de Kleber Mendonça Filho  

Dia 25 de setembro, quarta-feira, às 19h 

“Todos os Homens do Presidente” (1976), direção de Alan J. Pakula 

OUTUBRO 

Dia 2 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Spotlight – Segredos Revelados” (2015), direção de Tom McCarthy 

Dia 9 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Nos Bastidores da Notícia” (1987), direção de James L. Brooks 

Dia 16 de outubro, quarta-feira, 19h 

“O Informante” (1999), direção de Michael Mann 

Dia 23 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Um Grito de Liberdade” (1987), direção de Richard Attenborough 

Dia 30 de outubro, quarta-feira, 19h 

“Ausência de Malícia” (1981), de Sidney Pollack  

banners-site-faap_cine1

Graduação em Cinema na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_cine2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Business Communication and Media

FAAP em parceria com o Estadão recebe Simon Cook, CEO do Cannes Lions  

A FAAP recebeu Simon Cook, CEO do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, para uma conversa com profissionais do mercado publicitário e estudantes, em uma iniciativa da parceria entre a FAAP, Lions e o Estadão, representante do festival no Brasil.    Simon Cook trouxe uma análise sobre o estado atual da criatividade e do papel das marcas no mundo contemporâneo, destacando que o propósito do festival é compartilhar conhecimento. Em suas palavras, “o que acontece em Cannes não deve ficar apenas em Cannes”. A análise realizada a partir das campanhas premiadas na edição deste ano trouxe insights valiosos.   A partir da proposta de quatro grandes tendências que reúnem as melhores campanhas de Cannes Lions 2025, denominada de Marketing Jiu-Jitsu, Desconto Criativo, Aliados Acrobáticos e Convite para Jogar, o CEO de Lions mostrou que a criatividade hoje está intrinsecamente relacionada à inteligência estratégica. Ideias vencedoras são aquelas capazes de transformar limitações em oportunidades, unir relevância social e resultado de negócio, e propor novas formas de participação entre marcas e pessoas.   Mais do que uma aula sobre publicidade, a visita simbolizou o reconhecimento da FAAP como um espaço de convergência entre formação acadêmica e práticas de mercado. A mensagem final foi de que o ato de criar sempre será necessário. Fazer isso com consciência, mais ainda.    Para a FAAP, o encontro reafirma seu compromisso em preparar profissionais capazes de atuar nesse cenário em que criatividade, tecnologia e valores caminham juntos, moldando o futuro da


Na FAAP

FAAP recebe Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco em evento sobre empreendedorismo sustentável

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve o prazer de receber, na última sexta-feira (7), Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco para o evento Building Tomorrow Together, dedicado à reflexão sobre inovação e empreendedorismo com foco na sustentabilidade. O encontro, realizado nas dependências da FAAP, reuniu estudantes de diversas áreas do conhecimento, além de empreendedores comprometidos com soluções de impacto socioambiental. A visita do Príncipe à FAAP marca seu retorno à instituição, onde já esteve anteriormente por ocasião da exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco. A escolha da FAAP como palco para esse importante diálogo internacional reforça o papel da Fundação como centro de excelência acadêmica e de articulação de temas globais relevantes. A recepção oficial foi conduzida pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, que deu as boas-vindas à comitiva monegasca. Também participaram da cerimônia a Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP e o Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP. Em conversa reservada, Sua Alteza, o Príncipe, e a Mantenedora da FAAP falaram sobre interesses em comum de ambas as Fundações e sobre parcerias futuras, planos, eventos e projetos mais estruturados no que diz respeito às áreas de artes e negócios. O Sr. Arnoldo Wald, Cônsul Honorário de Mônaco no Brasil e presidente da filial latino-americana da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco; o Príncipe Dom João de Orléans e Bragança e o Príncipe Charles Philippe d’Orléans estiveram presentes juntamente com outras autoridades e convidados ilustres. O evento, mediado pela professora Fernanda Magnotta, coordenadora do programa BIA, destacou dez jovens empreendedores latino-americanos, que apresentaram iniciativas inovadoras alinhadas às pautas da COP30. As soluções abordaram desafios ambientais urgentes, demonstrando o potencial transformador do empreendedorismo sustentável. Em seu discurso de boas-vindas, Sra. Celita lembrou que “os objetivos da Fundação Príncipe Albert II vêm ao encontro dos objetivos do nosso centro de inovação e empreendedorismo – o FAAP Business Hub – cuja meta é trabalhar o perfil empreendedor de nosso corpo discente e, para que isso se realize na prática, são desenvolvidos uma série de programas para todos os estágios de desenvolvimento, transformando ideias em ações, como também inserindo conteúdos de sustentabilidade em todos os seus cursos”. Dois alunos da graduação da FAAP também participaram ativamente do encontro. Gabriela Guimarães, do 3º semestre de Moda compartilhou projetos desenvolvidos na própria instituição, como os programas “Start. From Ideas to Action”, “FAABRICA” e “Empreenda FAAP”. Essas iniciativas refletem o compromisso da FAAP com a formação de lideranças criativas e engajadas, além de abrirem espaço para novos diálogos e parcerias estratégicas. Cauê Micheletti, do 8° semestre de Cinema, falou como a FAAP tem papel fundamental em seu desenvolvimento pessoal. “A FAAP me ensinou que conhecimento não é apenas informação – é matéria-prima para a transformação. Há setenta e oito anos, esta instituição forma gerações de pensadores, criadores e inovadores. E eu tenho orgulho de fazer parte desse legado. Mas o que mais me inspira é ver como a FAAP continua evoluindo. É uma instituição que ousa estar à frente do seu tempo. Aqui, descobri meus talentos e aprendi a transformá-los em vocação. Percebi que o sucesso não é privilégio de poucos – é de quem acredita em si mesmo, de quem arrisca, de quem sonha grande”, disse a todos os presentes. Em suas considerações finais, Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II enfatizou a profunda transformação ecológica, social, econômica e tecnológica em curso no mundo contemporâneo e agradeceu à FAAP pela disponibilidade em sediar evento tão importante, comprovando nossa relevância internacional e nosso protagonismo como instituição de ensino superior comprometida com a inovação, a sustentabilidade e a formação de cidadãos


Business Communication and Media

Professor e ex-aluna FAAP são finalistas do Prêmio “Amigos do Mercado” 

O Professor e Coordenador do Programa BCM da FAAP, Eric Messa, é finalista da 9ª edição do Prêmio Amigos do Mercado, na categoria “Professor”. A indicação é um reconhecimento ao trabalho de destaque na formação de novos profissionais da comunicação e à contribuição constante para o fortalecimento do mercado publicitário brasileiro.  “Essa indicação é um reconhecimento muito significativo porque mostra que o trabalho que desenvolvo na academia também tem visibilidade no mercado”, afirma o Prof. Eric Messa.   Além dele, a ex-aluna Ana Beatriz De Caro, formada em Publicidade e Propaganda em 2021, também é finalista, na categoria “Projetos Especiais / Branded Content”. Atualmente, Ana Beatriz atua no Núcleo de Integração Marca e Conteúdo da emissora Record, onde desenvolve iniciativas que aproximam marcas e narrativas de entretenimento, um reflexo do olhar inovador construído ainda nos tempos de FAAP.  O Prêmio Amigos do Mercado chega à sua 9ª edição consolidado como uma das principais iniciativas de valorização de talentos da publicidade. Os 180 finalistas, distribuídos em 18 categorias, foram indicados pelos Top 100 Gestores, líderes de agências, anunciantes e veículos de comunicação selecionados pela comunidade Amigos do Mercado, que hoje reúne mais de 90 mil publicitários em todo o país.  A categoria “Professor” celebra os educadores que atuam como pontes entre o ambiente acadêmico e o mercado, inspirando e preparando as novas gerações de profissionais. A presença de um docente da FAAP entre os finalistas reafirma o compromisso da instituição com a excelência no ensino e com a formação crítica e criativa de seus alunos.  A votação para o prêmio já está aberta e pode ser feita através do site comunidade.amigosdomercado.com.br, onde os profissionais do setor podem selecionar até três nomes em cada categoria. O resultado será divulgado em breve, em evento que reunirá representantes de diferentes segmentos da comunicação brasileira.  Sobre o Amigos do Mercado  Criado há nove anos a partir de um grupo de WhatsApp, o Amigos do Mercado nasceu com a missão de unir profissionais do setor, promovendo conexões, oportunidades e reconhecimento por meio de suas redes e eventos. Hoje, a iniciativa é uma comunidade consolidada, que estimula a troca de ideias, o compartilhamento de vagas e projetos, e promove a valorização das pessoas que constroem, diariamente, o mercado publicitário

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter