Possibilidade de tripla titulação em Administração e Economia

Oportunidades de aprendizado internacionais com instituições parceiras

Desenvolvimento de projetos globais com estudantes estrangeiros

graduação

graduação

Relações Internacionais

Curso que integra o programa de tripla titulação Business and International Affairs.

Aqui você alia as principais práticas do mercado de trabalho com as grandes inovações curriculares do Brasil e do Exterior. Assim, aprende a agir com profissionalismo nas esferas pública e privada, de forma criativa e competente, com a finalidade de analisar e intervir na realidade com espírito negociador, ético e de responsabilidade social.

Possibilidade de tripla titulação em Administração e Economia

Oportunidades de aprendizado internacionais com instituições parceiras

Desenvolvimento de projetos globais com estudantes estrangeiros


Possibilidade de tripla titulação em Administração e Economia

Oportunidades de aprendizado internacionais com instituições parceiras

Desenvolvimento de projetos globais com estudantes estrangeiros

graduação

Relações Internacionais

Curso que integra o programa de tripla titulação Business and International Affairs.

Aqui você alia as principais práticas do mercado de trabalho com as grandes inovações curriculares do Brasil e do Exterior. Assim, aprende a agir com profissionalismo nas esferas pública e privada, de forma criativa e competente, com a finalidade de analisar e intervir na realidade com espírito negociador, ético e de responsabilidade social.

Relações
Internacionais
na FAAP

Como é o curso de Relações Internacionais na FAAP?

Corpo docente composto por referências nacionais e internacionais

Estrutura curricular com disciplinas eletivas de outros cursos da FAAP para ampliar os horizontes

Iniciativas lideradas pelos estudantes para um aprendizado ativo, como fóruns, grupos de estudos e laboratórios

O curso de Relações Internacionais da FAAP é um bacharelado com duração de 4 anos, dividido em oito semestres nos turnos da manhã e da noite. Durante o curso os alunos terão uma série de disciplinas e atividades que envolvem conhecimentos nos campos de política, economia, direito, gestão e humanidades

O programa visa o desenvolvimento de uma visão internacional e de amplo repertório político, econômico e cultural, a partir de conhecimentos no campo da estratégia, lógica, negociação e comunicação. O aluno aprenderá sobre “decision-making”, liderança humanizada e gestão de crises, além de exercitar pensamento crítico-analítico e desenvolver perfil “creactional”. O programa visa preparar seus egressos para lidar com a realidade complexa de forma ética e responsável, no contexto de uma carreira global, cada vez mais digital e flexível. Esses profissionais poderão atuar como líderes, sucessores, empreendedores, gestores de organizações públicas e privadas, além de poderem se tornar formuladores de políticas públicas, consultores e protagonistas do terceiro setor.

Este programa de tripla titulação engloba os cursos de Administração, Economia e Relações Internacionais e seus conteúdos que são integralmente ensinados dentro do período de até seis anos. Esse período é a soma da graduação de quatro anos de um dos cursos acima citados, mais a extensão de 1 ano por curso adicional neste aproveitamento de matérias.

Para iniciar o processo, matricule-se em um destes cursos de graduação da FAAP: Administração, Economia ou Relações Internacionais. Ao se graduar, você pode se matricular em um dos outros dois cursos, garantindo o 2º diploma em até 1 ano. Ao concluir a 2ª graduação, matricule-se no curso restante para concluir a tripla titulação em até mais 1 ano de estudos.
No curso de Relações Internacionais os estudantes aprendem sobre o relacionamento entre países, empresas e outras organizações, considerando seu contexto político, econômico, jurídico e cultural. Além disso, o curso capacita os alunos a utilizar métodos quantitativos e qualitativos para desenvolver análises e trabalhar a postura crítica diante de argumentos, evidências, discursos e interpretações.

Os estudantes são preparados para planejar, executar e avaliar ações que integrem conhecimentos teóricos e práticos, aplicando instrumentos próprios dessa área. Assim, o curso visa qualificar os alunos a solucionar problemas reais em uma realidade diversificada e complexa, seja no setor público, no setor privado ou no terceiro setor.
As turmas com entrada no meio de ano possuem cerca de 20 alunos e as com entrada no começo do ano costumam ter cerca de 40 alunos.
A mensalidade do curso de Relações Internacionais na FAAP é R$ 5.570,00 (ano letivo 2025).
Quem se candidata terá classificação por ordem decrescente das notas finais obtidas no Vestibular da FAAP, conforme a quantidade de vagas disponíveis no curso de Relações Internacionais.

Nos processos de Vestibular Tradicional ou Vestibular Antecipado, a pessoa candidata será desclassificada se obtiver nota inferior a 4 (quatro) pontos dos 10 (dez) pontos da redação, ou obtiver nota inferior a 12 (doze) pontos dos 36 (trinta e seis) pontos da prova.

No processo de entrada com a prova do ENEM, quem obtiver nota inferior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos ou nota zero na redação será desclassificado. O curso de Relações Internacionais da FAAP aceita notas do ENEM de provas realizadas a partir de 2017.

Disciplinas e Programação

O curso de Relações Internacionais na FAAP forma você para todas as suas escolhas de vida com currículo completo

No primeiro ano do curso de Relações Internacionais da FAAP, os estudantes têm a oportunidade de construir uma base sólida para compreender o complexo cenário global. Desde o início, a estrutura curricular combina teoria e prática para desenvolver um olhar crítico e estratégico sobre os principais desafios internacionais.

Principais módulos:
• Contemporaneidade e Global Affairs, Introdução às Relações Internacionais, Ciência Política;
• Fundamentos de Gestão, Comportamento do Consumidor, Antropologia;
• Introdução à Economia, Microeconomia, Raciocínio Lógico.

 

No segundo ano do curso de Relações Internacionais da FAAP, os estudantes avançam para um nível mais sofisticado de análise e interpretação dos fenômenos globais. Este é o momento em que a compreensão teórica ganha novas camadas de profundidade e se alia a ferramentas metodológicas essenciais para a formação de um profissional capaz de atuar em diferentes contextos internacionais. É desenvolvido um olhar crítico sobre as dinâmicas globais e sua historicidade, além de aprimorar sua capacidade analítica com o estudo das principais teorias e instituições que regem o cenário internacional.

Principais módulos:
• História e Teoria das Relações Internacionais, Macroeconomia e Gestão de Investimentos;
• Direito Internacional, Estudos Culturais Internacionais.

No terceiro ano do curso de Relações Internacionais da FAAP, os estudantes entram em uma fase decisiva da formação, onde o foco é aprimorar a capacidade de análise, argumentação e tomada de decisão. Esse é o momento de ir além da teoria, aplicando o conhecimento adquirido na interpretação de discursos, evidências e narrativas globais. Além disso, os alunos são desafiados a resolver problemas reais em um mundo cada vez mais dinâmico e interconectado, desenvolvendo um olhar crítico e estratégico para enfrentar cenários diversos e complexos.

Principais módulos:
• Análise de Política Externa e Segurança Internacionais;
• Economia Política Internacional, Finanças Internacionais e Estratégia Empresarial;
• Política Comparada, Integração Regional e Política Externa Brasileira.

No quarto ano do curso de Relações Internacionais da FAAP, os estudantes atingem um nível avançado de formação, combinando análise estratégica, gestão de crises e formulação de cenários prospectivos. A internacionalização de empresas, a segurança e defesa, os direitos humanos e as dinâmicas do comércio global são explorados de forma aplicada, capacitando os alunos para atuar com consultoria, diplomacia e advocacy. Com foco na tomada de decisão baseada em dados, aprendem a conduzir negociações interculturais e desenvolver projetos de cooperação internacional.

Principais módulos:
• Global Business e Cross-Cultural Management;
• Análise de Conjuntura e de Cenários;
• Environmental, Social and Governance e Cooperação Técnica.

Baixar matriz curricular completa

Conheça nossos professores que levarão você ainda mais longe

Conheça nossos professores que levarão você ainda mais longe

Fernanda Magnotta

Coordenadora do curso e Doutora pelo PPGRI San Tiago Dantas — UNESP/UNICAMP/PUC-SP

Igor Alves

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Lucas Leite

Doutor em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas, UNESP/UNICAMP/PUC-SP

Victor Dias Grinberg

Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Libero

Vinicius Vieira

Doutor em Relações Internacionais pelo Nuffield College, University of Oxford

Diferencias FAAP

Imersões, experiências e oportunidades no mercado internacional

Career 101

O Career 101 conecta os alunos a ex-alunos a fim de explorar a rede de alumni de um dos primeiros cursos de Relações Internacionais do país. São profissionais bem-sucedidos em diversas áreas, criando um ambiente dinâmico para networking, troca de experiências e insights sobre o mercado de trabalho. Com orientações práticas e compartilhamento de trajetórias profissionais, o programa auxilia na construção de carreiras promissoras e na inserção dos estudantes no mundo profissional.


Imersões Culturais e de Negócios

As Imersões Culturais e de Negócios da FAAP oferecem aos estudantes experiências enriquecedoras que combinam aprendizado acadêmico, vivência internacional e conexão com o mercado. Ao explorar diferentes países e suas dinâmicas políticas, econômicas e sociais, os alunos ampliam sua visão global, participam de reuniões com executivos, diplomatas e empreendedores, além de conhecerem inovações e estratégias de negócios de destaque. Essas imersões são uma oportunidade única para desenvolver networking, compreender nuances culturais e fortalecer habilidades essenciais para atuar no cenário internacional.

Business Hub (B-Hub)

As atividades em parceria com o BHub da FAAP oferecem aos estudantes de Relações Internacionais oportunidades exclusivas de imersão no universo do empreendedorismo, inovação e negócios globais. A iniciativa conecta os alunos a profissionais do mercado, startups e empresas consolidadas, proporcionando experiências práticas, mentorias e desafios estratégicos. Com workshops, eventos e projetos interdisciplinares, os participantes desenvolvem habilidades essenciais para a internacionalização de negócios, gestão de crises e análise de cenários, ampliando sua visão sobre as dinâmicas do mercado global e fortalecendo sua atuação profissional.


Missões Nacionais e Internacionais

As Missões Nacionais e Internacionais são experiências imersivas que proporcionam aos estudantes de Relações Internacionais da FAAP uma vivência direta com o cenário global. Em visitas a instituições governamentais, organismos internacionais, empresas multinacionais e centros de pesquisa, os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre diplomacia, comércio exterior, segurança, desenvolvimento sustentável e outros temas estratégicos em países como EUA, China, Espanha e Japão. Além de expandirem sua rede de contatos, as missões permitem uma compreensão prática das dinâmicas internacionais, preparando os participantes para atuar em um mercado altamente competitivo e interconectado.


Oportunidades de Pesquisa

A Monitoria e a Iniciação Científica são oportunidades essenciais para os estudantes de Relações Internacionais da FAAP aprofundarem seus conhecimentos, desenvolverem pensamento crítico e se engajarem na produção acadêmica. Na monitoria, os alunos reforçam o aprendizado ao auxiliar professores e colegas, aprimorando habilidades pedagógicas e analíticas. Já na iniciação científica, têm a chance de pesquisar temas relevantes, participar de congressos e publicar artigos, mergulhando no universo da investigação acadêmica.


Atuação de Referência na Sociedade

  • Fórum FAAP: O Fórum FAAP é um modelo intercolegial de simulação diplomática que reúne alunos do ensino médio de todo o Brasil para debater temas globais e praticar táticas de negociação em cenários inspirados em organizações internacionais. A iniciativa desenvolve habilidades de argumentação, diplomacia e tomada de decisão, proporcionando uma experiência imersiva no universo das relações internacionais.

  • MONUEM-ERESP:O MONUEM-ERESP (Modelo das Nações Unidas para Estudantes do Ensino Médio do Estado de São Paulo) é uma simulação acadêmica que coloca alunos do ensino médio no papel de diplomatas, desafiando-os a representar países e debater questões globais dentro do formato da ONU. Com a participação de alunos da FAAP, o evento promove o desenvolvimento de habilidades de negociação, oratória, argumentação e resolução de conflitos, proporcionando uma experiência imersiva no universo das relações internacionais.


Módulo Jean Monnet

O Módulo Jean Monnet da FAAP é uma iniciativa acadêmica de excelência voltada para o estudo da União Europeia e sua influência no cenário global. Financiado pela Comissão Europeia, o programa promove debates, pesquisas e eventos sobre integração regional, políticas europeias e relações internacionais. Com uma abordagem interdisciplinar, proporciona aos estudantes uma visão aprofundada sobre governança, economia e desafios geopolíticos da UE, conectando teoria e prática por meio de palestras, workshops e publicações especializadas. Saiba mais!

Observatório do Continente Africano e OCAcast:

Núcleo de pesquisa e divulgação de notícias dedicado ao estudo das dinâmicas políticas, econômicas, sociais e culturais da África. Os alunos integrantes produzem conteúdo para as principais redes sociais com análises e comentários próprios. Como parte dessa iniciativa, o OCAcast, em parceria com a Rádio/TV FAAP, leva esse conhecimento para um formato acessível e dinâmico. O podcast traz análises de temas atuais e discussões sobre a influência da África no cenário global, aproximando o público acadêmico e geral das realidades e potencialidades do continente africano.


Observatório do Populismo e do Nacionalismo (OPEN):

Centro de pesquisa e análise que investiga como discursos e estratégias populistas e nacionalistas impactam governos, eleições e a política externa ao redor do mundo. A iniciativa acompanha tendências globais, como a polarização social e os desafios à democracia. Por meio de debates, estudos e eventos com especialistas, o OPEN oferece uma visão crítica sobre esses fenômenos, explorando suas implicações para a geopolítica, os direitos humanos e as instituições internacionais.


Grupo de Estudos em Estados Unidos (GEUA):

Núcleo acadêmico dedicado à análise das dinâmicas políticas, econômicas, sociais e culturais dos EUA e seu impacto global. A iniciativa explora temas como política externa, eleições, segurança, comércio internacional e soft power americano, conectando teoria e prática por meio de debates, pesquisas e eventos com especialistas. O GEUA oferece uma oportunidade única para estudantes aprofundarem o conhecimento sobre a principal potência mundial e suas influências no cenário internacional, preparando-os para atuar com análises estratégicas e diplomáticas sobre os Estados Unidos.


Grupo Áurea: Estudos em Arte e Cultura:

Espaço de pesquisa e debate dedicado à interseção entre arte, cultura e relações internacionais. A iniciativa explora como a produção artística e os movimentos culturais influenciam identidades, narrativas políticas e dinâmicas globais. O grupo analisa temas como diplomacia cultural, patrimônio histórico, soft power e expressões artísticas como ferramentas de transformação social. Com uma abordagem interdisciplinar, o Grupo Áurea amplia a compreensão sobre o papel da arte na construção de discursos e na mediação de relações internacionais.

Conteúdos, notícias e eventos sobre Relações Internacionais na FAAP

business-international-affairs-banner-interna-graduacoes-faap-1

CURSO QUE INTEGRA O PROGRAMA

Business and International Affairs

É um programa único de graduação que reúne competências das áreas de Administração, Economia e Relações Internacionais visando formar profissionais alinhados com as necessidades do mundo contemporâneo.

Ao concluir o curso de Administração, Economia ou Relações Internacionais, você pode participar do programa e continuar seus estudos para conquistar até 3 diplomas em até 6 anos.

No programa Business and International Affairs, você faz sua graduação, podendo adicionar os demais diplomas em uma formação transdisciplinar.

Conhecer a tripla titulação

Se você pensa à frente, estude em um centro universitário que segue junto com você

Um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios

Infraestrutura que une teoria e prática

O campus do Centro Universitário FAAP é um ícone. Famoso por seu prédio principal cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da Instituição. O prédio é a única obra realizada por Perret na América Latina.

A grandiosidade de sua estrutura se expande para as instalações específicas de cada curso de graduação. Oficinas, ateliês, laboratórios e equipamentos de ponta que aliados aos professores renomados pelo mercado, aperfeiçoam a formação acadêmica e profissional de estudantes que por ali passam. Conheça um pouco de tudo o que a FAAP oferece aqui.

Museu, Teatro e Residência Artística

Laboratórios, Oficinas e Ateliês

Business Hub e Biblioteca

Esporte, Saúde e Bem-Estar

5

Centro Universitário
nota máxima no MEC

+90mil

Alunos já formados pela FAAP

Chegou a hora de dar voz a sua vocação

Inscreva-se em Relações Internacionais

Bacharelado

Presencial

4 anos / 8 semestres

Matutino de segunda a sexta, das 7h40 às 13h00

Noturno de segunda a sexta, das 19h00 às 22h30

R$
5.570,00*
/mês

*preços válidos para o 1º semestre de 2025

Newsletter