Residência Artística FAAP São Paulo convida para Open Studio e abertura da exposição Em Deslocamento


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Única residência artística universitária da América Latina, a Residência Artística FAAP – São Paulo, promove no dia 03 de junho mais um Open Studio (das 12 às 17h) e a abertura da exposição Em Deslocamento (das 12 às 18h30). 

Na ocasião o público poderá ter acesso a parte do processo de trabalho dos artistas residentes, durante o Open Studio, momento em que os artistas abrem seus atuais espaços de vida e trabalho. Os visitantes poderão conversar e conhecer com muita proximidade como cada um dos residentes desenvolve suas pesquisas, além de poder ver e discutir o trabalho desenvolvido por cada um deles, na cidade, até o presente momento. O evento é gratuito e aberto ao público. 

A exposição Em Deslocamento apresenta uma seleção de onze trabalhos realizados pelos nove artistas em residência e encerra o processo desenvolvido, por eles, ao longo do semestre. Entre as obras, o público poderá ver uma instalação, animações, pinturas em acrílica e óleo, esculturas (metal e cerâmica), vídeos e fotografias. 

A Residência Artística FAAP tem como objetivo oferecer um espaço privilegiado para troca de experiências na área de artes visuais. Instalada no histórico edifício de Ramos de Azevedo, o Edifício Lutetia, na Praça do Patriarca, possui dez amplos estúdios para acomodar os artistas que participam do programa a partir de processo seletivo realizado a cada início de semestre. Mais de 350 artistas de todos os continentes já passaram pelo espaço. 

O Edifício Lutetia, foi projetado por Ramos de Azevedo e construído em 1923. Exemplo marcante da arquitetura que predominou no centro paulistano na primeira metade do século XX, o prédio é um símbolo histórico. Em 1992 foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação – CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). 

Confira os artistas que participam do Open Studio: 


Estúdio 31 – Fernanda Luz (Santiago – Chile) 

Fernanda trabalha com pintura e desenho. Pesquisa sobre paisagem urbana e reflete sobre os estados políticos, sociais, históricos e poéticos que são evidentes na representação da paisagem, como destinatário da sociedade sensível e frágil. Sua obra é caracterizada por uma representação a partir da simplificação das formas, numa transferência da fotografia e uma paleta limitada de cores complexas, que surge em primeira instância da nomeação à arquitetura moderna latino-americana. 

@fernandaluzavendano 

Estúdio 32 – Ian Schuler (Rio de Janeiro – Brasil) 

Sua pesquisa imagina narrativas protagonizadas por objetos, construindo ficções com a cultura material do presente. 

@ian_schuler 

 

Estúdio 41 – Érica Storer (Paraná – Brasil) 

A obra da artista transita entre a tradição da performance de longa duração, vídeo e instalação, como uma estratégia de criar ficções e constranger os acordos entre a ética neoliberal e o trabalho cognitivo contemporâneo. 

@erica_storer 

Estúdio 42 – Johanna Invrea (Coriano – Itália) 

A pesquisa de Johanna parte de uma mescla de escultura, vídeo e arte digital, computação gráfica e fotografia e por meio de um interesse especifico pelo corpo humano, explora a conexão entre os mundos real e virtual e seus pontos de colapso.

@iranacredi 

Estúdio 51 – Ana Clara Tito (Rio de Janeiro – Brasil)  – No open studio excepcionalmente até às 15h 

Ana Clara desenvolve a partir do corpo, seus estados emocionais e mentais, e as relações que estabelece com os espaços que habita. Em objetos, fotografias, performances e instalações, sua obra integra elementos que remetem à arquitetura e arqueologia com itens íntimos, desenvolvendo um universo que reflete sobre limites, tanto carnais quanto de paridade, propondo exercícios de permissão. 

@aclaratito 

Estúdio 52 – David Cevallos Díaz (Quito – Equador) 

O artista se interessa pelos sistemas de seleção, classificação e organização de objetos. Trabalha com materiais que estão fora do circuito das lojas de arte, e com técnicas que a tradição não legitima, como o papel machê. Sua obra está ritualizada em sessões solenes de uma liturgia sincrética e noturna cujos resultados são amuletos densos e pesados, carregados de significado. 

@liru_chepi 

Estúdio 61 – Martina Krapp (Buenos Aires – Argentina) 

O trabalho de Martina utiliza da técnica do papier-collé e de registros fotográficos como decantação, em função da incursão de anos na ocupação de vitrais. Utilizando a colagem como ponto fixo, é possível criar simultaneamente múltiplos pontos cegos, que possibilitam as referências para pintura de cada peça. São as “peças” partes de uma unidade de trabalho e, ao estabelecerem relações únicas, potencializam a composição esquemática. Ao longo dos anos Martina busca resgatar a sensibilidade e sutileza do olhar para os rastros sensoriais proporcionados pela experiência da pintura, como corpo temporal na configuração de uma imagem.

@krappmartina 

Estúdio 62 – Fernanda Andrade (Rio de Janeiro – Brasil) 

Fernanda produz caminhos a percorrer. A artista drena linhas, marca círculos, tece circuitos e grifa tenses para criar espaços complexos como as relações sociais. Seus desenhos expandidos partem de processos experimentais e heterogêneos, em que fragmentações, aproximações, cruzamentos e desvios traçam campos, tramas e paisagens, trazendo o movimento como representação conceitual da insuficiência de uma perspectiva única, lógica e inerte. 

@desenho_caminho 

Estúdio 72 – Diogo Gonçalves (Fátima – Portugal) 

O trabalho do artista fala sobre espacialidade, luz, movimento e energia como matérias-primas da escultura. Na sua obra, o gesto é também o resultado do confronto do corpo com o espaço, sendo ainda a energia, como um dos signos inequívocos que resta da dissolução desse mesmo corpo no espaço. No aparente jogo entre a bidimensionalidade e a tridimensionalidade, a escultura é ação, gesto performativo, matéria diluída em sua própria energia, a mesma que refaz e atualiza os princípios programáticos de sua pesquisa artística. 

@dio.go.ncalves 

OPEN STUDIO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP SÃO PAULO 

Data: 3 de junho 

Horário: das 12h às 17h 

Local: Residência Artística FAAP – Edifício LutetiaEndereço: Praça do Patriarca, 78 – SéMais informações: resartisfaap.info@faap.br e www.faap.br/residenciaartistica

EXPOSIÇÃO EM DESLOCAMENTO 

Abertura: 3 de junho 

Horário: das 12h às 18H30 

Visitação: 05 a 24 de junho. Segunda a sexta, das 11h às 17h e sábados das 11h às 14h. Fechado nos dias 08, 09 e 10 de junho 

Local: Residência Artística FAAP – São Paulo / Edifício LutetiaEndereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé 

Mais informações: resartisfaap.info@faap.br e www.faap.br/residenciaartistica 


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Única residência artística universitária da América Latina, a Residência Artística FAAP – São Paulo, promove no dia 03 de junho mais um Open Studio (das 12 às 17h) e a abertura da exposição Em Deslocamento (das 12 às 18h30). 

Na ocasião o público poderá ter acesso a parte do processo de trabalho dos artistas residentes, durante o Open Studio, momento em que os artistas abrem seus atuais espaços de vida e trabalho. Os visitantes poderão conversar e conhecer com muita proximidade como cada um dos residentes desenvolve suas pesquisas, além de poder ver e discutir o trabalho desenvolvido por cada um deles, na cidade, até o presente momento. O evento é gratuito e aberto ao público. 

A exposição Em Deslocamento apresenta uma seleção de onze trabalhos realizados pelos nove artistas em residência e encerra o processo desenvolvido, por eles, ao longo do semestre. Entre as obras, o público poderá ver uma instalação, animações, pinturas em acrílica e óleo, esculturas (metal e cerâmica), vídeos e fotografias. 

A Residência Artística FAAP tem como objetivo oferecer um espaço privilegiado para troca de experiências na área de artes visuais. Instalada no histórico edifício de Ramos de Azevedo, o Edifício Lutetia, na Praça do Patriarca, possui dez amplos estúdios para acomodar os artistas que participam do programa a partir de processo seletivo realizado a cada início de semestre. Mais de 350 artistas de todos os continentes já passaram pelo espaço. 

O Edifício Lutetia, foi projetado por Ramos de Azevedo e construído em 1923. Exemplo marcante da arquitetura que predominou no centro paulistano na primeira metade do século XX, o prédio é um símbolo histórico. Em 1992 foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação – CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). 

Confira os artistas que participam do Open Studio: 


Estúdio 31 – Fernanda Luz (Santiago – Chile) 

Fernanda trabalha com pintura e desenho. Pesquisa sobre paisagem urbana e reflete sobre os estados políticos, sociais, históricos e poéticos que são evidentes na representação da paisagem, como destinatário da sociedade sensível e frágil. Sua obra é caracterizada por uma representação a partir da simplificação das formas, numa transferência da fotografia e uma paleta limitada de cores complexas, que surge em primeira instância da nomeação à arquitetura moderna latino-americana. 

@fernandaluzavendano 

Estúdio 32 – Ian Schuler (Rio de Janeiro – Brasil) 

Sua pesquisa imagina narrativas protagonizadas por objetos, construindo ficções com a cultura material do presente. 

@ian_schuler 

 

Estúdio 41 – Érica Storer (Paraná – Brasil) 

A obra da artista transita entre a tradição da performance de longa duração, vídeo e instalação, como uma estratégia de criar ficções e constranger os acordos entre a ética neoliberal e o trabalho cognitivo contemporâneo. 

@erica_storer 

Estúdio 42 – Johanna Invrea (Coriano – Itália) 

A pesquisa de Johanna parte de uma mescla de escultura, vídeo e arte digital, computação gráfica e fotografia e por meio de um interesse especifico pelo corpo humano, explora a conexão entre os mundos real e virtual e seus pontos de colapso.

@iranacredi 

Estúdio 51 – Ana Clara Tito (Rio de Janeiro – Brasil)  – No open studio excepcionalmente até às 15h 

Ana Clara desenvolve a partir do corpo, seus estados emocionais e mentais, e as relações que estabelece com os espaços que habita. Em objetos, fotografias, performances e instalações, sua obra integra elementos que remetem à arquitetura e arqueologia com itens íntimos, desenvolvendo um universo que reflete sobre limites, tanto carnais quanto de paridade, propondo exercícios de permissão. 

@aclaratito 

Estúdio 52 – David Cevallos Díaz (Quito – Equador) 

O artista se interessa pelos sistemas de seleção, classificação e organização de objetos. Trabalha com materiais que estão fora do circuito das lojas de arte, e com técnicas que a tradição não legitima, como o papel machê. Sua obra está ritualizada em sessões solenes de uma liturgia sincrética e noturna cujos resultados são amuletos densos e pesados, carregados de significado. 

@liru_chepi 

Estúdio 61 – Martina Krapp (Buenos Aires – Argentina) 

O trabalho de Martina utiliza da técnica do papier-collé e de registros fotográficos como decantação, em função da incursão de anos na ocupação de vitrais. Utilizando a colagem como ponto fixo, é possível criar simultaneamente múltiplos pontos cegos, que possibilitam as referências para pintura de cada peça. São as “peças” partes de uma unidade de trabalho e, ao estabelecerem relações únicas, potencializam a composição esquemática. Ao longo dos anos Martina busca resgatar a sensibilidade e sutileza do olhar para os rastros sensoriais proporcionados pela experiência da pintura, como corpo temporal na configuração de uma imagem.

@krappmartina 

Estúdio 62 – Fernanda Andrade (Rio de Janeiro – Brasil) 

Fernanda produz caminhos a percorrer. A artista drena linhas, marca círculos, tece circuitos e grifa tenses para criar espaços complexos como as relações sociais. Seus desenhos expandidos partem de processos experimentais e heterogêneos, em que fragmentações, aproximações, cruzamentos e desvios traçam campos, tramas e paisagens, trazendo o movimento como representação conceitual da insuficiência de uma perspectiva única, lógica e inerte. 

@desenho_caminho 

Estúdio 72 – Diogo Gonçalves (Fátima – Portugal) 

O trabalho do artista fala sobre espacialidade, luz, movimento e energia como matérias-primas da escultura. Na sua obra, o gesto é também o resultado do confronto do corpo com o espaço, sendo ainda a energia, como um dos signos inequívocos que resta da dissolução desse mesmo corpo no espaço. No aparente jogo entre a bidimensionalidade e a tridimensionalidade, a escultura é ação, gesto performativo, matéria diluída em sua própria energia, a mesma que refaz e atualiza os princípios programáticos de sua pesquisa artística. 

@dio.go.ncalves 

OPEN STUDIO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP SÃO PAULO 

Data: 3 de junho 

Horário: das 12h às 17h 

Local: Residência Artística FAAP – Edifício LutetiaEndereço: Praça do Patriarca, 78 – SéMais informações: resartisfaap.info@faap.br e www.faap.br/residenciaartistica

EXPOSIÇÃO EM DESLOCAMENTO 

Abertura: 3 de junho 

Horário: das 12h às 18H30 

Visitação: 05 a 24 de junho. Segunda a sexta, das 11h às 17h e sábados das 11h às 14h. Fechado nos dias 08, 09 e 10 de junho 

Local: Residência Artística FAAP – São Paulo / Edifício LutetiaEndereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé 

Mais informações: resartisfaap.info@faap.br e www.faap.br/residenciaartistica 


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Inscrições abertas para a 54 Anual de Arte FAAP

Estão abertas as inscrições para a 54ª edição da Anual de Arte FAAP, um dos eventos mais tradicionais do circuito de arte contemporânea em São Paulo. Todas/os alunas/os matriculadas/os e frequentando, regularmente, os cursos do Centro Universitário Armando Alvares Penteado podem participar e enviar seus trabalhos até o dia 22 de outubro de 2024. A mostra visa incentivar, divulgar e estimular a produção artística dos estudantes, promovendo a integração de diferentes formas de visualidade contemporânea. A Anual de arte da FAAP Criada em 1965, a Anual de Arte FAAP se consolidou como uma vitrine para o trabalho de jovens artistas, explorando diversas linguagens e suportes, como pinturas, desenhos, vídeos, performances, gravuras, fotografias, esculturas e publicações. O caráter experimental é uma das marcas registradas da exposição, que promove a liberdade criativa e a inovação. A seleção dos trabalhos considera critérios como a potencialidade das obras, as referências artísticas utilizadas e a capacidade de superação dessas influências. Além da visibilidade, os participantes concorrem a: 3 (três) Bolsas de Estudo de 90%, 2 (duas) Bolsas de Estudo de 75%, 2 (duas) Bolsas de Estudo de 60%, válidas especificamente para o ano seguinte ao da premiação. A Anual de Arte FAAP é uma oportunidade única para os alunos compartilharem sua produção com a comunidade acadêmica e o cenário artístico de São Paulo, abrindo portas para novas descobertas e conexões. Sobre os trabalhos Inscrições para a 54 Anual de Arte FAAP estão abertas até o dia 22/10/2024. Todos os alunos regularmente matriculados nas unidades da FAAP são elegíveis para participar. Cada estudante poderá inscrever-se com até três trabalhos ou propostas (dentre os quais devem ser considerados trabalhos em grupo, se houver). No caso de trabalhos que não possam ser entregues por suas especificidades de linguagem (como instalações, intervenções, ocupações, performances etc), serão aceitos projetos, sendo que apenas um dos trabalhos inscritos poderá ser um projeto. Para se inscrever e obter informações detalhadas sobre o regulamento, por favor, acesse o link. Certifique-se de ler todas as informações atentamente para garantir que sua inscrição seja completa e dentro do prazo estabelecido. Inscreva-se: https://faapinscricao.crmeducacional.com/login/2910 Contato:


Artes Visuais

Veja como foi o primeiro Open Studio do semestre

No último sábado, 28 de setembro, a Residência Artística FAAP – São Paulo realizou o primeiro Open Studio do semestre, proporcionando a alunos e visitantes a chance de explorar os estúdios dos artistas residentes e conhecer seus processos criativos. O evento contou com a participação de 10 artistas: Enero y Abril, Florencia Alvarez Guardo, Isabela Sá Roriz, Lorenzo Beust, Manuel La Rosa, Marcus Deusdedit, Mónica Heller, Rosângela Andrade Boss, Thix Noronha e Zoë Marden, que apresentaram suas pesquisas e trabalhos em desenvolvimento. “Nós tivemos a oportunidade de abrir e entrar em 10 estúdios para conhecer os processos de criação, os trabalhos, as pesquisas e alguns dos resultados de 10 artistas que estão aqui desde agosto deste ano e que estão desenvolvendo os seus processos e investigações”, destacou Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP. “Esses artistas estão aqui em função de um dos mais antigos e conceituados programas de residência artística que temos no Brasil, que é esse mantido pela FAAP”. Além da abertura dos estúdios, o evento marcou o lançamento oficial da publicação sobre a exposição “Paris está em chamas”, que reuniu obras produzidas por artistas que fizeram parte da Residência Artística FAAP – Paris. Marcos Moraes ressaltou a importância da conexão entre as várias iniciativas institucionais da FAAP: “Conseguimos reunir boa parte desses equipamentos e programas institucionais: o curso de artes visuais da FAAP, a Residência Artística em Paris, a Residência Artística em São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP e mais uma das funções fundamentais da fundação que é o apoio e o desenvolvimento da Produção Artística Cultural com essa publicação. Então essa oportunidade de reunir todas essas atividades num único evento”. Localizada na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo oferece um ambiente de imersão para artistas de diversas partes do mundo, proporcionando infraestrutura e tempo para o desenvolvimento de projetos em um cenário de intensa troca criativa e


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Caru Duprat é a artista premiada do projeto Mezanino Aberto 2025 do MAB FAAP

A artista visual e professora da FAAP, Caru Duprat, foi a selecionada para o projeto Mezanino Aberto de 2025, com sua exposição inédita intitulada “Entre o desenho e a pintura”. A mostra explora o universo multifacetado da aquarela, técnica em que, segundo Caru, “desenhando se pinta, pintando se desenha”. A exposição é composta pelas séries “Águas que falam de águas”, “Águas que querem ser montanhas” e “Passagens”, com inspiração nos mestres do Ukiyo-e, Katsushika Hokusai e Utagawa Hiroshige. “Ao transformar a paisagem em pintura busco dar forma ao que acontece quando ela me envolve e me atravessa”, explica a artista em seu projeto. Além de seu trabalho como artista plástica, Caru Duprat possui uma extensa trajetória acadêmica. Graduada em Educação Artística com especialidade em Artes Plásticas pela ECA-USP (1979), ela também é mestre e doutora em Poéticas Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, e possui pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2023). Atualmente, é professora titular dos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Comunicação na FAAP. Mezanino Aberto O Mezanino Aberto é um programa anual do MAB FAAP que prestigia artistas formados pela FAAP, professores ou pessoas que fizeram parte da história da instituição. O projeto oferece aos selecionados espaço para expor suas obras, além de suporte técnico e financeiro para a produção e montagem da exposição. Desde sua criação, em 2021, o programa já contemplou artistas como Paulo Almeida, Laerte Ramos, Isis Gasparini e, mais recentemente, Renata


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FAAPCAST recebe Caroline Fioratti, ex-aluna FAAP e sucesso na indústria cinematográfica

A diretora e roteirista Caroline Fioratti, ex-aluna de Cinema da FAAP, acaba de estrear seu novo filme, “Meu Casulo de Drywall” e veio ao FAAPCAST contar sobre sua trajetória. Caroline decidiu seguir carreira no cinema aos 12 anos de idade e lembra de fazer curtas-metragens em VHS durante a infância. “Fazer FAAP sempre foi um sonho e eu tive muita ajuda para conseguir isso”, conta Caroline, que guarda com carinho a memória dos professores que hoje são colegas de profissão, incluindo Humberto Neiva, atual coordenador do curso de Cinema, que foi seu orientador de TCC na época. Durante sua formação na FAAP, Caroline aprendeu diversas técnicas fundamentais para sua carreira, como a arte do pitching. “O primeiro pitching que fiz foi aqui na FAAP, consegui ganhar a realização e logo na sequência eu fiz no Prêmio Estímulo que a gente também ganhou”, conta ela, enfatizando a importância da orientação dos professores nesse processo, que lhe abriu portas no mercado de trabalho. A diretora também fala sobre a importância de explorar diferentes áreas do cinema durante a faculdade, como sua experiência com teatro, que lhe deu a base para trabalhar com atores no set. Além de “Meu Casulo de Drywall”, Caroline fala sobre outras produções, como o sucesso “Meus 15 anos” e outros filmes premiados, explicando seu interesse em trabalhar com temas relacionados à adolescência. Caroline dá dicas para lidar com a dificuldade de administrar diversos projetos ao mesmo tempo, ressaltando a importância de uma boa gestão do tempo. Ela também compartilha dicas valiosas para os alunos que desejam se tornar diretores independentes, destacando a importância da prática durante os estudos, como fez em seu estágio na produtora Gullane (formada por ex-alunos da FAAP), que foi crucial para sua formação. A diretora também fala sobre sua indicação ao Emmy com a série “A Grande Viagem”, e sua atuação atual como jurada da premiação, além de mencionar os desafios enfrentados em produções com poucos recursos. Em relação ao cenário contemporâneo, ela comenta sobre a greve de Hollywood e o crescimento do mercado cinematográfico brasileiro, destacando a relevância dos festivais internacionais de cinema. Por fim, Caroline reforça a importância de frequentar o cinema e experimentar a dimensão da tela grande, convidando o público a assistir seu novo filme em cartaz. Assista à entrevista completa em:

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