Professores de jornalismo da FAAP são destaque na Folha de S. Paulo

TEXTO

Comunicação FAAP



DATA


COMPARTILHE


Design sem nome

COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Folha de S. Paulo destacou a contratação de grandes nomes da imprensa para o curso de Jornalismo. A nota cita o compromisso da FAAP com uma formação mais dinâmica e alinhada às expectativas do mercado.  

A coordenadora do curso, Edilamar Galvão, reforçou que “as recentes contratações fazem parte da visão do curso que estabelece, desde seu início, diferentes estratégias para estar sintonizado com as constantes revoluções no mundo da comunicação e preparar seus alunos a enfrentar de forma criativa e empreendedora seus desafios”.  

A estrutura curricular inovadora do curso tem componentes flexíveis para acompanhar e se antecipar às atualizações da comunicação digital e às novas possibilidades do mercado de produção de conteúdos jornalísticos para empresas, como o brand publishing.  

Os estudantes ainda podem cursar disciplinas em todos os cursos oferecidos pela instituição, como Direito, Moda, Economia, Cinema, Animação e Artes. Dessa forma, o aluno tem a possibilidade de personalizar sua formação de acordo com seus interesses e conquistar uma vantagem competitiva no mercado. Somado a isso, os alunos de Jornalismo da FAAP usufruem do fértil e criativo ambiente proporcionado por uma das instituições culturais mais importantes do país, com acesso a grandes eventos, exposições e espetáculos de teatro.  

A abordagem profissional, multidisciplinar, criativa e empreendedora do curso de Jornalismo da FAAP reflete a natureza diversificada do jornalismo moderno, onde a habilidade de contar histórias por meio de diferentes formatos e para uma pluralidade de públicos é essencial. Esse é um projeto que prepara os estudantes para enfrentar os desafios colocados por um mundo em que a revolução e as incessantes mudanças são a sua condição permanente.  

Leia a matéria na íntegra aqui.  

Conheça os novos professores do curso de Jornalismo:  

Diretor da Rádio Cultura AM e FM, Alexandre Tondella é também coordenador de produção da TV Cultura. André Guilherme Delgado Vieira é um dos mais experientes e relevantes repórteres de investigações judiciais e superintendente de Comunicação na Desenvolve SP. Bianca Santana é escritora, jornalista e comentarista do Jornal da Cultura.  

Jornalista, economista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Bruno Paes Manso foi repórter do Estadão e ganhou o prêmio Jabuti 2021 com o livro “A República das Milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro”. Eduardo Brandini é head de TV, Filmes, Esportes, Notícias e Ecossistema Cívico do YouTube/Google, e já trabalhou nas maiores emissoras de TV do Brasil, como Globo, SBT, Band e Cultura. 

Repórter especial na Folha de S. Paulo, Fernanda Mena foi editora da Ilustrada e do Folhateen e integrou equipes da revista Piauí, do Fantástico, na TV Globo, e do UOL. Em 2003, foi a vencedora dos prêmios Folha e Ayrton Senna. Iuri Pitta é analista de política da CNN, com mais de 20 anos de experiência em grandes redações e em Comunicação Corporativa e Institucional.  

Escritor e produtor de podcasts, Ivan Mizanzuk alcançou reconhecimento nacional com o Caso Evandro, quarta temporada do podcast “Projeto Humanos”, que é atualmente o maior podcast em formato storytelling no Brasil. Em 2021, a Globoplay lançou uma série sobre o caso, indicada ao Prêmio Emmy International. Tatiana Vasconcelos é âncora, repórter e produtora. Já atuou em grandes veículos de rádio como CBN e BandNews FM. Hoje, apresenta o Estúdio CBN.  

O curso de Jornalismo da FAAP tem foco na prática profissional desde o primeiro semestre na produção de trabalhos para as disciplinas e para o Laboratório Multiplataforma de Produção Jornalística – LabJor, coordenado pela professora e editora executiva do jornal O Estado de S. Paulo, Luciana Garbin. 


TEXTO

Comunicação FAAP


DATA


banners-site-faap_jor2

Jornalismo na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_jor1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material


Business Communication and Media

Alunos do programa BCM da FAAP visitam o Palácio dos Bandeirantes

Nesta última terça, 21, um grupo de alunos do programa BCM (Business Communication and Media) que integra as graduações de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo da FAAP, fez uma visita ao Palácio dos Bandeirantes para conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo e a sua Agência SP, a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.  Segundo Eric Messa, Coordenador do Programa BCM da FAAP, “a comunicação passa por uma grande revolução, e a comunicação pública não fica à margem. Conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo, lá no Palácio dos Bandeirantes, reforça minha convicção de que, hoje, toda instituição, pública ou privada, precisa dispor de uma estrutura de comunicação minimamente articulada para atender à demanda de produção de conteúdo próprio. Seus profissionais devem reunir competências múltiplas: capacidade analítica, fluência em formatos digitais e aptidão para integrar narrativas”.   O grupo de estudantes foi recebido por Lais Vita (Secretária de Estado), Flávio Benvenuto (Subsecretário de Comunicação Integrada), Joana Carmo (Subsecretária de Marketing) e pela equipe de coordenadores de área.   “Cada vez mais me convenço de que a aproximação entre os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, que idealizamos no programa BCM, oferece uma formação alinhada às necessidades atuais”, afirma Eric Messa.


Publicidade e Propaganda

CoLab da FAAP inicia parceria com a Agência Tech & Soul 

Os alunos da CoLab, Agência Experimental da FAAP, deram início a uma parceria com a Tech & Soul, uma das agências mais premiadas do país, que carrega em seu portfólio 7 Leões, Clio, D&AD, entre outros prêmios.   “A parceria com a Tech & Soul, vai reforçar o compromisso da FAAP em proporcionar um ensino alinhado ao que está sendo praticado atualmente no mercado profissional, colocando os alunos em contato direto com os profissionais que fazem o mercado da comunicação diariamente”, afirma o Prof. Dr. José Roberto D’Elboux .  Através do programa Agência Madrinha, que tem o objetivo de aproximar agências do mercado e a FAAP, os alunos vão desenvolver um projeto para a ClickBus, cliente da Tech & Soul, orientados por professores do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP e por profissionais da agência, aplicando na prática os ensinamentos vistos em sala de aula.  “Acompanhar de perto o lançamento de uma campanha real para a Clickbus está sendo enriquecedor, abrindo meus olhos para todo o processo criativo e para a dinâmica de uma agência. Essa vivência está sendo transformadora e me traz não só aprendizado, mas também inspiração”, relata a aluna Mariana Leite.  A aluna Sofia Vazquez, nos conta que “trabalhar em conjunto com a Tech & Soul está sendo fantástico! Tanto no âmbito profissional, através dos projetos que estamos desenvolvendo, quanto no pessoal, a partir dos insights que tenho tido nesse período”.   Sobre a CoLab  Criada em 2020, a CoLab é uma iniciativa da coordenação de Publicidade e Propaganda aberta aos alunos de todos os cursos da instituição. Neste espaço colaborativo, os estudantes transformam conhecimento em prática, trabalhando em projetos reais e gratuitos para ONGs, instituições sem fins lucrativos e iniciativas privadas.  Com equipes multidisciplinares e mentoria dos professores de PP, os estudantes aprendem a trabalhar com criação, marketing e atendimento.  E tem mais: a CoLab também impulsiona os alunos em competições estudantis como o Effie College, onde os alunos foram vencedores em 2022 e 2024, e estão entre os finalistas desde


Business Communication and Media

FAAP e APP Brasil promovem painel ‘Criatividade em equilíbrio’

Como parte integrante da programação da Jornada Profissional, a FAAP em parceria com a APP Brasil, Globo e propmark, promoveram o painel “Criatividade em equilíbrio: quando a mente pede pausa em um mercado que nunca para”. O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP e colocou em pauta discussões profundas e inspiradoras sobre como a busca incessante por eficiência, e o ritmo acelerado da indústria, podem afetar nossa saúde mental e produtividade criativa.  “Faz parte da sustentabilidade da indústria da publicidade, trabalhar esse tema de saúde mental. Como que a gente consegue o potencial da nossa criatividade, mas em equilíbrio, para que as pessoas possam se sentir pertencentes na sua maior potência, em um ambiente seguro dentro do mercado de trabalho”, afirma Brisa Vicente, co-CEO da Droga5, sobre o tema central do painel.   Voltado a lideranças de agências, veículos e produtoras, estudantes, professores e profissionais das áreas de ESG, RH e comunicação corporativa, o evento buscou inspirar reflexões sobre conciliar a alta performance com bem-estar.   A abertura foi conduzida por Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma, que apresentou a palestra “A Doença da Eficiência”. Em seguida, um painel mediado por Cris Pereira Heal, Vice-Presidente de ESG da APP Brasil e VP de negócios da FBiz, contou com a presença da Amanda Sthephanie, Especialista em diversidade na Fbiz; Brisa Vicente, co-CEO da Droga5, Eric Messa, Coordenador de Publicidade e Propaganda da FAAP; Marta Rocha, Fundadora da ACESSE; Renata Rivetti, Diretora da Reconnect Happiness at Work e Rita Almeida, Head de Estratégias da AlmapBBDO.   A curadoria é assinada por Cris Pereira, Vice-Presidente de ESG da APP Brasil e VP de negócios da FBiz, Henriane Morelli, Fundadora da HRI Digital e Diretora de ESG da APP, e Jef Martins, Head of Communications da Be Partners.co e Diretor de ESG da

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter