Produtor executivo do Op-Docs do jornal New York Times faz palestra para alunos da FAAP


DATA


COMPARTILHE


202392818231

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Adam Ellick, diretor e produtor executivo do Opinion Video e Op-Docs do The New York Times, esteve na FAAP para uma palestra com alunos dos cursos de Jornalismo e Cinema. 

O premiado jornalista, que já produziu filmes que conquistaram um Prêmio Emmy, um Pulitzer e três Overseas Press Club, falou sobre as características dos filmes escolhidos por ele e sua equipe para a plataforma. Adam Ellick procura cineastas emergentes pelo mundo, vasculhando a internet e participando de festivais. Ele explicou que o objetivo do Op-Docs é encontrar histórias que interessam às pessoas, que sejam universais: “queremos filmes complexos, cheios de nuances, que nos façam pensar e tragam emoção. Buscamos a emoção por trás da notícia”. 

O executivo explicou que qualquer pessoa pode submeter um vídeo para ser analisado por ele e sua equipe. As produções podem ter entre 5 e 40 min, mas, idealmente, devem durar de 10 a 20 minutos. “As pessoas tentam falar de muitas coisas e acabam perdendo o foco. Gostamos de filmes pequenos com histórias fortes”, disse Adam. Os vídeos submetidos à sua equipe passam por um processo criterioso de checagem e, se interessarem à plataforma, ainda podem receber sugestões de ajustes. Se forem aceitos, os trabalhos são remunerados para fazer parte do New York Times Op-Docs. 

O evento com apoio da FAAP fez parte da abertura da 10ª edição do Festival de Finos Filmes, que também exibiu dois filmes da plataforma: “Hags” (2023), com direção de Sean Wang, mostra um retrato da juventude contado a partir das páginas do anuário do ensino médio, e “Ten Meter Tower” (2016), com direção de Maximilien Van Aertryck e Axel Danielson, que através de uma torre de mergulho de dez metros, evidencia o dilema de pessoas que nunca estiveram lá em cima e que precisam escolher entre pular ou descer, entre o medo instintivo de dar o passo; e, de outro, a humilhação de desistir. 

Na conversa mediada pela coordenadora do curso de Jornalismo, Edilamar Galvão, e pelo coordenador do curso de Cinema, Humberto Neiva, os alunos fizeram perguntas sobre a diferença entre opinião e informação no jornalismo, sobre a importância da checagem de informação pela plataforma e sobre a questão do foco na produção cinematográfica. 

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Cinema

Prêmio ABC 2025: obras dos alunos de Cinema da FAAP são finalistas 

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) divulgou a lista dos trabalhos finalistas ao Prêmio ABC 2025. Entre as obras concorrentes na categoria Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil, estão dois filmes produzidos por alunos do curso de Cinema da FAAP: o KM100 e o O Tempo Corre para Trás. Neste ano, a cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de maio na Cinemateca Brasileira, com apresentação da atriz Leandra Leal, e irá encerrar a programação da Semana ABC.  Dividida em 14 categorias, a premiação prestigia os profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira no ano anterior. Os trabalhos vencedores são escolhidos por meio de votação dos sócios e sócias da ABC, o que transforma o Prêmio ABC em uma das principais premiações brasileiras, em que o reconhecimento vem dos próprios pares, neste caso, profissionais da área.  “Estou muito orgulhoso com a nomeação ao Prêmio ABC. Por si só, esta é uma validação enorme de nosso trabalho. Além disso, vejo uma grande vitória em ocupar um espaço de tamanho prestígio com uma história sobre negritude e Brasil. Nossas fotógrafas realizaram um trabalho incrível e extremamente sensível ao retratar nossos temas e nosso país. Meus parabéns a elas!”, afirma Lucas Ribeiro, roteirista e diretor do KM 100.  O KM 100 é um curta-metragem que narra uma viagem pelo Brasil profundo, feita por um homem negro em busca de suas origens. Num país marcado pelo apagamento da história e da identidade negra, o filme serve como uma proposta de repactuação identitária e retrato do cotidiano e encanto de nosso povo.    “Nos sentimos muito gratas e honradas por essa indicação numa premiação tão importante quanto o Prêmio ABC. Enxergamos esse feito como a validação de um trabalho fruto de muito estudo, dedicação e carinho por essa história que escolhemos ajudar a contar por meio da fotografia” elucidam Erica Duarte e Gabriela Piserni, diretoras de fotografia do KM 100.  Em O Tempo Corre para Trás, o personagem Henrique está à deriva em um lapso de memória, flutuando entre fragmentos de sua esposa, revivendo momentos passados e desejando que o tempo corra para trás.“O Tempo Corre para Trás é um filme sobre luz, e o seu controle dentro da fotografia foi um processo de muito estudo, fizemos diversos testes de como retratar a dor e o luto através dessa lâmpada que tanto causa nostalgia no personagem”, descreve Julia Yoko, diretora de fotografia, sobre o processo de criação do filme.  Antônio Amorim, nos conta que “ser indicado ao Prêmio ABC de Cinematografia na categoria Filme Estudantil é uma honra imensa. Como diretor e roteirista, ver nosso curta ganhar esse reconhecimento me enche de orgulho, especialmente pelo incrível trabalho da direção de fotografia”.  A diretora de fotografia, Julia Yoko, relata que “o curta estudantil é o momento que temos para experimentar todos os nossos maiores sonhos e esse TCC foi a melhor experiência que poderíamos ter. Ser finalista nessa categoria da ABC é uma realização imensa para todos os assistentes e diretores que toparam se jogar comigo nessa história.”  “A forma como a luz e a composição das imagens foram construídas, foi essencial para contar a história da maneira que idealizávamos. Estar entre os selecionados já é uma grande conquista, e só tenho a agradecer a toda a equipe que tornou esse filme possível”, conclui Amorim.   Confira aqui a ficha técnica dos filmes finalistas: KM100 e O Tempo Corre para Trás.  SOBRE A SEMANA ABC DE CINEMATOGRAFIA  Desde 2002, a Semana ABC de Cinematografia promove conferências, painéis e debates, que reúnem personalidades de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outros profissionais do audiovisual, estudantes de cinema e demais pessoas interessadas em discutir as novidades do setor e abordar as novas tendências de trabalho.   Um dos grandes momentos da Semana ABC é justamente a entrega do Prêmio ABC de Cinematografia, a qual encerra o evento. Neste ano a cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com apresentação da atriz Leandra Leal. Após o encerramento, toda a programação de filmes é disponibilizada no canal do YouTube da


Cinema

FAAP recebe Masterclass com Robert Castle sobre direção de atores

A FAAP recebe, no dia 8 de abril, às 19h30, uma Masterclass com Robert Castle, diretor, ator e professor de atuação, sobre técnicas de direção de atores. O evento acontecerá no Auditório 1, será aberto ao público e contará com tradução simultânea feita pela atriz Estrela Straus. A mediação será da professora Giovanna Siqueira, que ministra a disciplina Preparação de Atores na FAAP.  Castle tem uma trajetória consolidada no teatro e no cinema. Foi aluno direto de Lee Strasberg e Peggy Feury, se formou na Escola de Cinema da UCLA e mais tarde tornou-se professor no Lee Strasberg Theatre and Film Institute, em Nova York. Dirigiu mais de 40 peças em cidades como Nova York, Los Angeles, Copenhague, Rio de Janeiro e Lisboa, além de assinar filmes premiados em festivais internacionais. No Brasil, foi responsável pela direção da peça “O Diário de Anne Frank”, estrelada por Milton Gonçalves, vencedora do Prêmio de Qualidade Artística de 2010, por melhor direção e melhor peça.  Além de seu trabalho como diretor e professor, Robert Castle trabalhou como ator e diretor com artistas como Sean Penn, Michelle Pfeiffer, Jeff Goldblum, Jane Fonda e George Segal. Atualmente, é Diretor Artístico do IT New York, ao lado de sua esposa, Alejandra Orozco, e já realizou mais de 100 workshops de atuação ao redor do mundo.  A masterclass será uma oportunidade única para alunos, atores e diretores aprofundarem seus conhecimentos com um dos grandes especialistas no ensino da atuação. Com uma abordagem sempre inovadora, a FAAP se destaca como referência no ensino de cinema, trazendo para seus alunos e para o público masterclasses exclusivas com grandes nomes da indústria cinematográfica. Atividades como esta, que conectam os estudantes às principais referências do mercado, só acontecem aqui.   Inscreva-se: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=E00102/25


Business Communication and Media

BCM aproxima alunos do mercado com visitas e masterclasses exclusivas

Os estudantes do programa de tripla titulação, Business Communication and Media (BCM) da FAAP, estão vivenciando, ao longo deste semestre, uma imersão prática no mercado por meio de visitas a grandes empresas e instituições de comunicação. Os estudantes já conheceram a agência global Weber Shandwick, e estão com visitas agendadas para locais como a empresa de tecnologia Oracle, o canal de televisão CNN, e a Secretaria de Comunicação de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.  Para quem está iniciando a graduação, essa experiência é essencial para compreender de perto as dinâmicas da profissão, conhecer as exigências do setor e expandir sua rede de contatos desde cedo. Além das visitas, os alunos também participam de masterclasses com profissionais renomados, conectando a academia ao mercado de forma direta e estratégica.  Entre os convidados deste semestre, já passaram pela FAAP Mario Casanova, ex-aluno e Gerente Executivo de Marketing & Growth da Swift/JBS, e Eduardo Chvaicer, CSO e COO da The Media Trade, que falou sobre a plataforma Canal do Mídia com os alunos do 5º semestre. As próximas masterclasses previstas contarão com Caroline Gayo, Diretora de Mídia da Lew’Lara\TBWA, e Luis Felipe Sobral, Diretor de UX do Grupo Boticário, que discutirá a importância do design de experiência e apresentará o Batom Inteligente, vencedor do People’s Choice Award no SXSW Innovation Awards 2025.  O BCM é um programa inovador que integra as áreas de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, formando profissionais versáteis e preparados para os desafios da comunicação contemporânea. É uma oportunidade para conectar conhecimentos diferentes e potencializar a criatividade e a inovação nos


Cine FAAP

CINE FAAP recebe pré-estreia de Mário de Andrade – O Turista Aprendiz e conversa com o diretor

O CINE FAAP recebeu ontem, no dia 26, a pré-estreia do filme Mário de Andrade – O Turista Aprendiz, um dia antes de seu lançamento oficial nos cinemas. O evento contou com a presença do diretor Murilo Salles, que participou de um bate-papo com Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema da FAAP.  Inspirado nas anotações de viagem do escritor Mário de Andrade pelo rio Amazonas, em 1927, o filme mistura elementos ficcionais do livro O Turista Aprendiz com fatos documentais da vida do autor. O longa propõe um olhar renovado sobre a trajetória de Mário de Andrade antes da publicação de sua obra mais consagrada, o livro Macunaíma, de 1928.  Reconhecido no cenário cinematográfico, Murilo Salles acumula prêmios nacionais e internacionais. Seu primeiro longa de ficção, Nunca Fomos Tão Felizes, recebeu o Leopardo de Bronze no Festival de Locarno, na Suíça, foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília, em 1984. Ele também é conhecido por outros filmes, como o longa de 1996 Como Nascem os Anjos lhe rendeu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Gramado e o Colón de Oro de Melhor Filme no Festival de Huelva, na Espanha, além de ter sido exibido no Fórum da Berlinale, em 1997.  A exibição faz parte da programação do CINE FAAP, que frequentemente oferece aos alunos a oportunidade de assistir à pré-estreias e dialogar com profissionais do


Publicidade e Propaganda

Palestra sobre o “Pacto CENP” reúne alunos no Centro de Convenções 

Os alunos do programa BCM e do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP se reuniram nessa última terça-feira, 25, no Centro de Convenções, para acompanhar uma palestra com grandes nomes do mercado sobre o “Pacto Cenp – Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário”, um marco para relações mais justas, equilibradas e sustentáveis entre agências, anunciantes, veículos de comunicação e plataformas digitais.  Luis Sobral, CEO da FAAP, abriu a palestra enfatizando o propósito e a excelência da Instituição em educar os futuros profissionais do mercado publicitário: “Essa é uma iniciativa da FAAP, Instituição que eu tenho dito há muito tempo, se atualiza todos os dias há 78 anos. E isso é um desafio, ainda mais nos dias atuais, que exige essa contemporaneidade, exclusividade da FAAP, que nasce desse lugar, e continua perseverando nesse legado, e entrega para a sociedade profissionais mais bem preparados para o futuro”.  Eric Messa, Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP, seguiu dando as boas-vindas aos convidados do evento: Luiz Lara, Presidente do CENP e Chairman TBWA Brasil; Ricardo Chester, VP de Creative Insights da AlmapBBDO;  Regina Augusto, Diretora Executiva do CENP e professora da FAAP e Ana Clara, estagiária de Insights Culturais da Agência AlmapBBDO. Ao longo da apresentação, os convidados explicaram o que é o Pacto CENP, enfatizaram a relevância da atuação da publicidade no mercado da economia criativa e também destacaram a importância desse debate em torno da autorregulação da Indústria Publicitária.   “Hoje nós discutimos aqui com os estudantes da FAAP, as melhores práticas, para a gente ter um mercado publicitário brasileiro relevante, como nós já temos. Nós somos a 11º economia do mundo, mas temos o 2º mercado publicitário mais premiado do mundo no Festival de Cannes Lions. Por quê? Porque nós soubemos organizar o nosso setor, organizar o nosso mercado e remunerar o talento. E é isso que o Pacto CENP representa: boas práticas, harmonia, equilíbrio, valor compartilhado, para a gente respeitar e remunerar os talentos da publicidade brasileira”, elucida Luiz Lara, Presidente do CENP e Chairman TBWA

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter