Produtor executivo do Op-Docs do jornal New York Times faz palestra para alunos da FAAP


DATA


COMPARTILHE


202392818231

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Adam Ellick, diretor e produtor executivo do Opinion Video e Op-Docs do The New York Times, esteve na FAAP para uma palestra com alunos dos cursos de Jornalismo e Cinema. 

O premiado jornalista, que já produziu filmes que conquistaram um Prêmio Emmy, um Pulitzer e três Overseas Press Club, falou sobre as características dos filmes escolhidos por ele e sua equipe para a plataforma. Adam Ellick procura cineastas emergentes pelo mundo, vasculhando a internet e participando de festivais. Ele explicou que o objetivo do Op-Docs é encontrar histórias que interessam às pessoas, que sejam universais: “queremos filmes complexos, cheios de nuances, que nos façam pensar e tragam emoção. Buscamos a emoção por trás da notícia”. 

O executivo explicou que qualquer pessoa pode submeter um vídeo para ser analisado por ele e sua equipe. As produções podem ter entre 5 e 40 min, mas, idealmente, devem durar de 10 a 20 minutos. “As pessoas tentam falar de muitas coisas e acabam perdendo o foco. Gostamos de filmes pequenos com histórias fortes”, disse Adam. Os vídeos submetidos à sua equipe passam por um processo criterioso de checagem e, se interessarem à plataforma, ainda podem receber sugestões de ajustes. Se forem aceitos, os trabalhos são remunerados para fazer parte do New York Times Op-Docs. 

O evento com apoio da FAAP fez parte da abertura da 10ª edição do Festival de Finos Filmes, que também exibiu dois filmes da plataforma: “Hags” (2023), com direção de Sean Wang, mostra um retrato da juventude contado a partir das páginas do anuário do ensino médio, e “Ten Meter Tower” (2016), com direção de Maximilien Van Aertryck e Axel Danielson, que através de uma torre de mergulho de dez metros, evidencia o dilema de pessoas que nunca estiveram lá em cima e que precisam escolher entre pular ou descer, entre o medo instintivo de dar o passo; e, de outro, a humilhação de desistir. 

Na conversa mediada pela coordenadora do curso de Jornalismo, Edilamar Galvão, e pelo coordenador do curso de Cinema, Humberto Neiva, os alunos fizeram perguntas sobre a diferença entre opinião e informação no jornalismo, sobre a importância da checagem de informação pela plataforma e sobre a questão do foco na produção cinematográfica. 

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e


Jornalismo

Encontro Folha Faap: O Jornalismo Muda o Mundo 

A FAAP recebe, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a FAAP que reúne nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios da profissão e o jornalismo político.  O encontro acontece no Centro de Convenções da FAAP, a partir das 9h, com uma programação que se estende ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha, Luis Sobral, CEO da FAAP, e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, dão as boas-vindas e apresentam a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, oferece uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o futuro da profissão. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação. Confira abaixo a programação completa:  Mesa 1 – Os bastidores da notícia (9h30 às 10h30)  A primeira mesa tem como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes irão discutir como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participam:  Após a mesa, haverá intervalo para café às 10h30.  Mesa 2 – Ponto de partida: experiências de jovens jornalistas (10h45 às 11h45)  A segunda mesa, “Ponto de partida”, traz jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem, em falas de 10 minutos cada, experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participam:  O intervalo para almoço está previsto a partir das 12h.  Mesa 3 – Jornalismo e Política (14h30 às 15h30)  No período da tarde acontece o debate sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP


Business Communication and Media

FAAP em parceria com o Estadão recebe Simon Cook, CEO do Cannes Lions  

A FAAP recebeu Simon Cook, CEO do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, para uma conversa com profissionais do mercado publicitário e estudantes, em uma iniciativa da parceria entre a FAAP, Lions e o Estadão, representante do festival no Brasil.    Simon Cook trouxe uma análise sobre o estado atual da criatividade e do papel das marcas no mundo contemporâneo, destacando que o propósito do festival é compartilhar conhecimento. Em suas palavras, “o que acontece em Cannes não deve ficar apenas em Cannes”. A análise realizada a partir das campanhas premiadas na edição deste ano trouxe insights valiosos.   A partir da proposta de quatro grandes tendências que reúnem as melhores campanhas de Cannes Lions 2025, denominada de Marketing Jiu-Jitsu, Desconto Criativo, Aliados Acrobáticos e Convite para Jogar, o CEO de Lions mostrou que a criatividade hoje está intrinsecamente relacionada à inteligência estratégica. Ideias vencedoras são aquelas capazes de transformar limitações em oportunidades, unir relevância social e resultado de negócio, e propor novas formas de participação entre marcas e pessoas.   Mais do que uma aula sobre publicidade, a visita simbolizou o reconhecimento da FAAP como um espaço de convergência entre formação acadêmica e práticas de mercado. A mensagem final foi de que o ato de criar sempre será necessário. Fazer isso com consciência, mais ainda.    Para a FAAP, o encontro reafirma seu compromisso em preparar profissionais capazes de atuar nesse cenário em que criatividade, tecnologia e valores caminham juntos, moldando o futuro da


Business Communication and Media

Professor e ex-aluna FAAP são finalistas do Prêmio “Amigos do Mercado” 

O Professor e Coordenador do Programa BCM da FAAP, Eric Messa, é finalista da 9ª edição do Prêmio Amigos do Mercado, na categoria “Professor”. A indicação é um reconhecimento ao trabalho de destaque na formação de novos profissionais da comunicação e à contribuição constante para o fortalecimento do mercado publicitário brasileiro.  “Essa indicação é um reconhecimento muito significativo porque mostra que o trabalho que desenvolvo na academia também tem visibilidade no mercado”, afirma o Prof. Eric Messa.   Além dele, a ex-aluna Ana Beatriz De Caro, formada em Publicidade e Propaganda em 2021, também é finalista, na categoria “Projetos Especiais / Branded Content”. Atualmente, Ana Beatriz atua no Núcleo de Integração Marca e Conteúdo da emissora Record, onde desenvolve iniciativas que aproximam marcas e narrativas de entretenimento, um reflexo do olhar inovador construído ainda nos tempos de FAAP.  O Prêmio Amigos do Mercado chega à sua 9ª edição consolidado como uma das principais iniciativas de valorização de talentos da publicidade. Os 180 finalistas, distribuídos em 18 categorias, foram indicados pelos Top 100 Gestores, líderes de agências, anunciantes e veículos de comunicação selecionados pela comunidade Amigos do Mercado, que hoje reúne mais de 90 mil publicitários em todo o país.  A categoria “Professor” celebra os educadores que atuam como pontes entre o ambiente acadêmico e o mercado, inspirando e preparando as novas gerações de profissionais. A presença de um docente da FAAP entre os finalistas reafirma o compromisso da instituição com a excelência no ensino e com a formação crítica e criativa de seus alunos.  A votação para o prêmio já está aberta e pode ser feita através do site comunidade.amigosdomercado.com.br, onde os profissionais do setor podem selecionar até três nomes em cada categoria. O resultado será divulgado em breve, em evento que reunirá representantes de diferentes segmentos da comunicação brasileira.  Sobre o Amigos do Mercado  Criado há nove anos a partir de um grupo de WhatsApp, o Amigos do Mercado nasceu com a missão de unir profissionais do setor, promovendo conexões, oportunidades e reconhecimento por meio de suas redes e eventos. Hoje, a iniciativa é uma comunidade consolidada, que estimula a troca de ideias, o compartilhamento de vagas e projetos, e promove a valorização das pessoas que constroem, diariamente, o mercado publicitário

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter