Pesquisa do NiMD da FAAP mostra novidades no universo das redes sociais


DATA


COMPARTILHE


dole777-EQSPI11rf68-unsplash

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP estimula o desenvolvimento da linguagem digital no campo da Comunicação e trimestralmente, desde 2014, trazem análises do Facebook e Instagram, no relatório Mídias Sociais 360º (o #MS360FAAP) em parceria com a Emplifi. 

De acordo com o estudo relativo dos meses de julho, agosto e setembro, 36,9% das postagens feitas por empresas no terceiro trimestre foi no formato reels, com o formato em foto ficando em segundo lugar, com 36,1% das postagens. Isso se dá possivelmente pelo melhor resultado de alcance que o formato reels oferece em geral. É a primeira vez que o reels ultrapassa os demais formatos nos perfis de marcas. 

No caso dos influenciadores digitais, a preferência tabém se mantém pelo reels com 45% do total de publicações. Curiosamente, o formato que mais gera interações é o carrossel, com mediana de 2.027 interações por postagem. 

Outro dado relevante encontrado na pesquisa é a consolidação na frequência de posts. Tanto marcas quanto influenciadores fazem, em média, 3 postagens por semana apenas e esse número pouco alterou em trimestres anteriores. Mas é importante lembrar que esse número trata apenas daquilo que vai para o feed, sem considerar stories. É possível ver que há uma transferência de conteúdos menos elaborados, que exigem menor produção, para esse formato. 

“É possível concluir que a menor quantidade de postagens está diretamente ligada à busca por maior qualidade na produção do conteúdo – visto que o reels exige mais detalhes, como a escolha de músicas e edição de vídeo mais cuidadosa”, explica o coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital e do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP, professor Eric Messa. 

O professor Adriano Cerullo, pesquisador envolvido no estudo comenta esses números: “O crescimento das páginas da categoria Comunidades indica como o Facebook está cada vez mais se tornando uma plataforma de troca de informações e experiências nichadas, com o usuário interessado em questões específicas e não gerais”. Para baixar o relatório completo, basta acessar: https://www.faap.br/nimd/ms360faap.asp 

Sobre o NIMD-FAAP 

O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, criado em 2013, tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e, especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus consumidores. 


DATA


banners-site-faap_pp1

Publicidade e Propaganda na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_pp2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Business Communication and Media

BCM aproxima alunos do mercado com visitas e masterclasses exclusivas

Os estudantes do programa de tripla titulação, Business Communication and Media (BCM) da FAAP, estão vivenciando, ao longo deste semestre, uma imersão prática no mercado por meio de visitas a grandes empresas e instituições de comunicação. Os estudantes já conheceram a agência global Weber Shandwick, e estão com visitas agendadas para locais como a empresa de tecnologia Oracle, o canal de televisão CNN, e a Secretaria de Comunicação de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.  Para quem está iniciando a graduação, essa experiência é essencial para compreender de perto as dinâmicas da profissão, conhecer as exigências do setor e expandir sua rede de contatos desde cedo. Além das visitas, os alunos também participam de masterclasses com profissionais renomados, conectando a academia ao mercado de forma direta e estratégica.  Entre os convidados deste semestre, já passaram pela FAAP Mario Casanova, ex-aluno e Gerente Executivo de Marketing & Growth da Swift/JBS, e Eduardo Chvaicer, CSO e COO da The Media Trade, que falou sobre a plataforma Canal do Mídia com os alunos do 5º semestre. As próximas masterclasses previstas contarão com Caroline Gayo, Diretora de Mídia da Lew’Lara\TBWA, e Luis Felipe Sobral, Diretor de UX do Grupo Boticário, que discutirá a importância do design de experiência e apresentará o Batom Inteligente, vencedor do People’s Choice Award no SXSW Innovation Awards 2025.  O BCM é um programa inovador que integra as áreas de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, formando profissionais versáteis e preparados para os desafios da comunicação contemporânea. É uma oportunidade para conectar conhecimentos diferentes e potencializar a criatividade e a inovação nos


Publicidade e Propaganda

Palestra sobre o “Pacto CENP” reúne alunos no Centro de Convenções 

Os alunos do programa BCM e do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP se reuniram nessa última terça-feira, 25, no Centro de Convenções, para acompanhar uma palestra com grandes nomes do mercado sobre o “Pacto Cenp – Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário”, um marco para relações mais justas, equilibradas e sustentáveis entre agências, anunciantes, veículos de comunicação e plataformas digitais.  Luis Sobral, CEO da FAAP, abriu a palestra enfatizando o propósito e a excelência da Instituição em educar os futuros profissionais do mercado publicitário: “Essa é uma iniciativa da FAAP, Instituição que eu tenho dito há muito tempo, se atualiza todos os dias há 78 anos. E isso é um desafio, ainda mais nos dias atuais, que exige essa contemporaneidade, exclusividade da FAAP, que nasce desse lugar, e continua perseverando nesse legado, e entrega para a sociedade profissionais mais bem preparados para o futuro”.  Eric Messa, Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP, seguiu dando as boas-vindas aos convidados do evento: Luiz Lara, Presidente do CENP e Chairman TBWA Brasil; Ricardo Chester, VP de Creative Insights da AlmapBBDO;  Regina Augusto, Diretora Executiva do CENP e professora da FAAP e Ana Clara, estagiária de Insights Culturais da Agência AlmapBBDO. Ao longo da apresentação, os convidados explicaram o que é o Pacto CENP, enfatizaram a relevância da atuação da publicidade no mercado da economia criativa e também destacaram a importância desse debate em torno da autorregulação da Indústria Publicitária.   “Hoje nós discutimos aqui com os estudantes da FAAP, as melhores práticas, para a gente ter um mercado publicitário brasileiro relevante, como nós já temos. Nós somos a 11º economia do mundo, mas temos o 2º mercado publicitário mais premiado do mundo no Festival de Cannes Lions. Por quê? Porque nós soubemos organizar o nosso setor, organizar o nosso mercado e remunerar o talento. E é isso que o Pacto CENP representa: boas práticas, harmonia, equilíbrio, valor compartilhado, para a gente respeitar e remunerar os talentos da publicidade brasileira”, elucida Luiz Lara, Presidente do CENP e Chairman TBWA


Cinema

Alunos de Cinema da FAAP são selecionados para a Mostra Tiradentes

Três projetos realizados por alunos da FAAP ganham destaque na programação da Mostra Tiradentes, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. O documentário “Fulano de Tal”, produzido por estudantes do quinto semestre do curso de Cinema, o curta-metragem de conclusão de curso “KM 100”, de Lucas Ribeiro, e o curta-metragem extracurricular “Coisas que eu lembro sobre vc” de Lucca Baraldi, serão exibidos em sessões especiais durante o evento. “Fulano de Tal” será apresentado ao ar livre, na programação da Praça, enquanto “KM 100” terá sua exibição no Cine-Teatro do Centro Cultural Yves Alves e o curta-metragem “Coisas que eu lembro sobre vc” será exibido no Cine-Tenda.   Sobre os filmes   Fulano de Tal   A produção revisita a obra do cineasta e jornalista Otoniel Santos Pereira, figura central do cinema da Boca do Lixo, que trabalhou ao lado de grandes nomes como Andrea Tonacci e Rogério Sganzerla. Autor de médias-metragens, Otoniel é conhecido pelo filme “O Pedestre” (1966), um dos marcos iniciais do cinema marginal brasileiro.   No curta de 2024, os estudantes da FAAP construíram uma narrativa que conecta o legado cinematográfico de Otoniel com imagens atuais captadas em Super-8. Entre cenas filmadas no apartamento do diretor em São Paulo e registros da cidade atual, “Fulano de Tal” reimagina o universo ficcional do artista, destacando sua importância para o cinema brasileiro e dando uma nova perspectiva à sua história.    Ficha técnica    Produção – Lune Pilipczuk   Direção – André P. Barata; Reinê Pires Muzzi; Vanessa Ferreira   Assistência em Direção – Lune Pilipczuk   Roteiro – Reinê Pires Muzzi; André P. Barata; Vane Ferreira; Lune Pilipczuk   Arte: Marvin Oliveira e Reinê Pires Muzzi   Foto: Reinê Pires Muzzi   Som: Uli Castex   Montagem: Marvin Oliveira   KM 100   Dirigido por Lucas Ribeiro, “KM 100” acompanha Miguel, um homem em busca de suas origens no Brasil do apagamento da memória negra, e em sua jornada encontra ecos de pertencimento em um povoado sem nome   “‘KM 100’ é uma exploração de sentimentos ligados à identidade, origem e ancestralidade, para brasileiros descendentes da diáspora africana, em um país caracterizado pelo apagamento da memória negra”, afirma o diretor Lucas Ribeiro.   Ficha técnica   Elenco – Vinícius Neri, Teka Romualdo, Davi Lima, Nádia Bittencourt e Valdo Boaventura   Roteiro e Direção – Lucas Ribeiro   Produção – Gabriela Saragosa, Marco Bueno e Sofia Gullane   Produção Executiva – Ricardo Monastero   Primeira Assistente de Direção – Isabel Amarante   Direção de Fotografia – Erica Duarte e Gabriela Piserni   Direção de Arte – Marcela Fornazari e Mariana Ruiz   Direção de Som – Luís Miguel Marquina   Montagem – Gabriela Piserni e Lucas Ribeiro   Trilha Original – Lucas Ribeiro e Talita Collado   Edição de Som e Mixagem – Igor Yamawaki   Coisas que eu lembro sobre vc  Toda a produção, incluindo roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e som, foi realizada por Lucca Baraldi.    A FAAP parabeniza seus alunos por esta importante conquista, que celebra tanto a preservação da memória do cinema nacional quanto o debate de questões contemporâneas. A seleção dos filmes para a Mostra Tiradentes reflete o compromisso do curso de Cinema da FAAP em formar profissionais que unem inovação e relevância cultural, projetando o futuro do audiovisual no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter