O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP estimula o desenvolvimento da linguagem digital no campo da Comunicação e trimestralmente, desde 2014, trazem análises do Facebook e Instagram, no relatório Mídias Sociais 360º (o #MS360FAAP) em parceria com a Emplifi.
De acordo com o estudo relativo dos meses de julho, agosto e setembro, 36,9% das postagens feitas por empresas no terceiro trimestre foi no formato reels, com o formato em foto ficando em segundo lugar, com 36,1% das postagens. Isso se dá possivelmente pelo melhor resultado de alcance que o formato reels oferece em geral. É a primeira vez que o reels ultrapassa os demais formatos nos perfis de marcas.
No caso dos influenciadores digitais, a preferência tabém se mantém pelo reels com 45% do total de publicações. Curiosamente, o formato que mais gera interações é o carrossel, com mediana de 2.027 interações por postagem.
Outro dado relevante encontrado na pesquisa é a consolidação na frequência de posts. Tanto marcas quanto influenciadores fazem, em média, 3 postagens por semana apenas e esse número pouco alterou em trimestres anteriores. Mas é importante lembrar que esse número trata apenas daquilo que vai para o feed, sem considerar stories. É possível ver que há uma transferência de conteúdos menos elaborados, que exigem menor produção, para esse formato.
“É possível concluir que a menor quantidade de postagens está diretamente ligada à busca por maior qualidade na produção do conteúdo – visto que o reels exige mais detalhes, como a escolha de músicas e edição de vídeo mais cuidadosa”, explica o coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital e do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP, professor Eric Messa.
O professor Adriano Cerullo, pesquisador envolvido no estudo comenta esses números: “O crescimento das páginas da categoria Comunidades indica como o Facebook está cada vez mais se tornando uma plataforma de troca de informações e experiências nichadas, com o usuário interessado em questões específicas e não gerais”. Para baixar o relatório completo, basta acessar: https://www.faap.br/nimd/ms360faap.asp
Sobre o NIMD-FAAP
O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, criado em 2013, tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e, especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus consumidores.