Nesta segunda-feira, 16 de setembro, o artista Newton Mesquita passa a integrar o seleto grupo de artistas com vitrais na FAAP, ao lado de grandes nomes como Tarsila do Amaral, Portinari e Tomie Ohtake.
A história de Newton Mesquita na FAAP não é de agora. O artista expôs pela primeira vez no MAB FAAP em 1978, na mostra “15 Jovens Artistas do Brasil”. Mais recentemente, em fevereiro deste ano, Mesquita apresentou a exposição “Desígnio” também no MAB. Com curadoria de Fábio Magalhães, a mostra reuniu 82 obras que traçam um amplo panorama da trajetória pictórica do artista.
Formado em Arquitetura em 1977, Newton Mesquita é uma figura importante no cenário artístico nacional e internacional. Desde 1972, ele participa de mostras coletivas e salões oficiais, e suas obras integram importantes coleções e museus como o MASP, MAB FAAP, MAC Londrina, Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM São Paulo, Museu Afro Brasil, Museu Salvador Allende no Chile, e a Galeria Degli Ufizzi na Itália. Ao longo de sua carreira, realizou 52 exposições individuais, abrangendo pintura, desenho, aquarela, gravura, fotografia, objeto e escultura.
“Hoje é um dia muito especial para mim, pois vou fazer parte desta galeria de vitrais maravilhosos da FAAP, que é um verdadeiro cartão de visita do acervo da faculdade e do MAB”, afirmou Newton Mesquita durante a instalação. A incorporação de seu vitral ao acervo da FAAP simboliza o compromisso da instituição com a preservação das obras de grandes artistas brasileiros, destacando seu papel na valorização do ensino de artes aqui no país e servindo como grande inspiração para os estudantes do curso. A faculdade se consolida, cada vez mais, como uma referência no ensino de artes no Brasil e em toda América Latina. Venha visitar o MAB FAAP e conheça o nosso mais novo vitral.