MAB FAAP inaugura exposição “Reverberações Surrealistas” com 137 obras de 87 artistas


DATA


COMPARTILHE


ANATOL WLADYSLAW, Sem título, 1986, Óleo sobre tela _ Acervo MAB FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) abrirá suas portas para a exposição Reverberações Surrealistas no dia 25 de junho, terça-feira, até 1º de setembro de 2024. A mostra, inspirada no movimento surrealista, será realizada na sala Annie Alvares Penteado e apresentará 137 obras de 87 artistas, todos com influência do surrealismo. As obras dialogam com a exposição Desafio Salvador Dalí, em cartaz também no MAB.

A curadoria é de Laura Rodríguez, graduada e pós-graduada pela FAAP. Trabalha com o MAB desde 2004, e assumiu a Coordenadora de Curadoria e Acervo do museu em 2018. “O MAB FAAP decidiu esse ano homenagear os 100 anos do Manifesto Surrealista. Além de sediar no Brasil o Desafio Salvador Dali, uma mostra abrangente sobre a obra do artista espanhol, apresenta agora uma seleção de obras do seu acervo, que denotam uma influência ou afinidade com esse movimento vasto e importante da história da arte mundial”, afirma a curadora.

Núcleos Expositivos:

Surrealismo entre os Modernistas: Apresenta obras que incorporam características do movimento surrealista, com alguns artistas que estiveram na Europa entre os anos 1920 e 1940, trazendo os ideais do movimento ao Brasil.

Realismo Mágico: Neste núcleo serão exibidas pinturas alemãs com características surrealistas. Com obras dos artistas Walter Lewy, Hein Heckroth e Heinz Kühn, além de artistas que participaram do Realismo Mágico no Brasil, como Wesley Duke Lee.

Grupo Phases: Movimento francês dos anos 1950 que chegou ao Brasil na década seguinte. O grupo defendia a expressão livre e gestos espontâneos associados aos imaginários mágico e folclórico. Além disso, destacavam a produção de crianças, pessoas com doenças mentais, povos não ocidentais e artistas populares. Entre os artistas deste núcleo, estão Fernando Odriozola, Flávio Shiró, Bernardo Cid, Wesley Duke Lee e Bin Kondo.

Paisagens Metafísicas: Obras que remetem à vertente desenvolvida pelos italianos Giorgio de Chirico e Carlo Carrà na década de 1910. Inclui obras de Cecília Suzuki, Flavio Bassani, Isabel Pons, Eduardo Iglesias, Luiz Paulo Baravelli, Lula Cardoso Ayres e Sergio Vaz de Almeida Christovão.

Sonhos e Fabulações: Núcleo que explora o mundo onírico incorporado pelo surrealismo. Obras de Marcello Grassmann, Roberto Magalhães e Guilherme de Faria são destaques.

Fotografia Surreal: Fotografias com efeitos fantasiosos e elementos do surrealismo. Artistas como Amanda Mei, Klaus Mitteldorf e Mario Cravo Neto estão presentes.

Cartazes de Cinema Surrealista: Apresenta cartazes de filmes da coleção da Filmoteca FAAP, incluindo títulos como “Medo e Delírio” de Terry Gilliam, “O Homem Elefante” de David Lynch, “A Forma da Água” de Guillermo del Toro, “Terras” de Maya Da-Rin, entre muitos outros.

Ficções Contemporâneas: Obras contemporâneas que dialogam com a fantasia e a invenção fabulosa. Entre os artistas, estão Guilherme de Faria, Genietta Varsi, e Guerreiro do Divino Amor, artista suíço-brasileiro. Alguns artistas presentes estiveram na Residência Artística FAAP – São Paulo.

Serviço

Visitação: de 25 de junho, terça-feira, a 1º de setembro de 2024

Sala Annie Alvares Penteado

MAB FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Horário de funcionamento:

De terça-feira a domingo, das 9h às 20h (acesso até 19h30)

Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado

Entrada gratuita


DATA


banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Teatro FAAP

Espetáculo “Prima Facie” estreia no Teatro FAAP 

Neste último sábado, 12, aconteceu a estreia do reverenciado espetáculo Prima Facie, um monólogo com Débora Falabella, sob direção de Yara de Novaes, que segue em cartaz no Teatro FAAP até o dia 08 de junho deste ano.   Em seu primeiro solo teatral, Débora vive a bem-sucedida advogada Tessa, que tem acusados de violência sexual entre seus clientes. Vinda de uma família pobre, ela batalhou e venceu no complexo mundo da advocacia. Ao mesmo tempo, em que experimenta o sucesso, ela precisa encarar uma crise que a obriga a rever uma série de valores e princípios, além de refletir sobre o sistema judicial, a condição feminina e as relações conturbadas entre diversas esferas de poder.  Desde a sua estreia em Londres, em 2022, Prima Facie seguiu uma trajetória meteórica. Escrito por Suzie Miller, o texto ganhou dezenas de montagens ao redor do mundo, conquistou a Broadway e o West End Inglês, virou objeto de disputa entre produtores e inspirou debates e esforços para mudar algumas leis britânicas.   No Brasil, a montagem estreou em abril de 2024, no Rio de Janeiro, e se tornou um fenômeno de público instantâneo, com sessões extras e um debate que reuniu advogadas de diversas esferas. Em agosto de 2024, o espetáculo se apresentou em Brasília e recebeu a ministra do STF Carmen Lucia, o ex-ministro do STF Ayres Britto e a subprocuradora Geral da República, Raquel Dodge, para uma conversa após a sessão.  Nos debates que Prima Facie realizou em Brasília e no Rio de Janeiro, foram discutidos temas como a representatividade feminina no judiciário, a legislação de violência sexual e o fenômeno que a peça vem causando em diversas montagens ao redor do mundo.   As sessões no Teatro FAAP acontecem entre sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos através do site ou diretamente na bilheteria, sujeito a lotação.  Premiações  Débora Falabella recebeu o 35º Prêmio Shell de Teatro, como melhor atriz; o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz de Teatro em 2024 e também recebeu o Prêmio Arcanjo de Melhor Solo.   Além disso, o espetáculo recebeu duas indicações para o Prêmio Shell de Teatro:  Melhor Direção (Yara de Novaes) e Música (Morris) e sete indicações ao Prêmio APTR: Melhor Espetáculo, Melhor Produção não-musical, Atriz (Débora Falabella), Direção (Yara de Novaes), Cenografia (André Cortez), Iluminação (Wagner Antonio) e Figurino (Fabio Namatame).  Espetáculo Prima Facie  Temporada: de 12 de abril a 08 de junho de 2025  Horário: sextas e sábado, às 20h, e domingo, às 17h  Local: Teatro FAAP – R. Alagoas, 903 – Higienópolis   Classificação indicativa: 14 anos   Duração: 100min  Ingressos: R$ 160 (inteira) R$ 80 (meia


MAB FAAP

FAAP promove programa de formação para educadores da exposição “Andy Warhol: Pop Art!”

Já começou o Programa de Formação dos educadores que irão compor a equipe da exposição Andy Warhol: Pop Art!, no MAB FAAP. A iniciativa reúne professores dos cursos de Artes Visuais, Moda e outras áreas relacionadas às temáticas da exposição, além de curadores e especialistas convidados, visando oferecer uma base sólida de referências para os profissionais que atuarão diretamente com o público. Desta forma, o processo de formação promove uma articulação entre o Centro Universitário Armando Alvares Penteado e o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, integrando o corpo do educativo ao Museu e estudantes que também desenvolverão atividades em suas disciplinas de práticas extensionistas, ampliando as ações junto à comunidade. A primeira etapa do programa acontece antes da abertura da mostra e apresenta um panorama introdutório dos principais temas abordados na exposição. Em vez de esgotar os assuntos, a proposta é estimular a reflexão crítica e indicar caminhos para aprofundamentos individuais, oferecendo suporte teórico e metodológico. Entre os conteúdos discutidos estão o contexto histórico, social e político das décadas de 1950 a 1970; os desdobramentos culturais da época; e os movimentos artísticos relacionados, como o pop inglês, o neo-dada, o nouveau réalisme e o pop norte-americano. Também integra a programação uma oficina prática de serigrafia, com foco na produção gráfica e nos meios de reprodução, fundamentais na obra de Warhol, e que será realizada no conjunto de ateliês de gravura do Centro Universitário. A formação inclui ainda módulos dedicados às práticas educativas, com ênfase em acessibilidade e estratégias de mediação com diferentes públicos — incluindo faixas etárias diversas, Libras e necessidades especiais. Em um segundo momento, o programa seguirá com encontros de formação continuada, essa fase visa ampliar o repertório dos educadores, aprofundar tópicos discutidos anteriormente e enriquecer a atuação dos profissionais por meio da troca de experiências e olhares multidisciplinares. A proposta é construir, de forma colaborativa, abordagens mais sensíveis, inclusivas e atualizadas, que dialoguem com a diversidade do público e a complexidade da obra de Andy

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter