O Núcleo de Inovação e Mídia Digital da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) anuncia a publicação da mais recente edição do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), uma análise abrangente do comportamento dos usuários nas plataformas Facebook e Instagram, realizada em parceria com a Emplifi, empresa referência na área de Customer Experience.
Esta edição do relatório oferece uma visão detalhada sobre a dinâmica das interações e do engajamento nas redes sociais, destacando a estabilidade no número de seguidores das páginas do Facebook e evidenciando sua boa performance como plataforma para vendas online, com a categoria de E-Commerce liderando em termos de interações. Já no Instagram, conteúdos relacionados a Esporte, Mídia e Entretenimento emergem como os mais engajadores, sugerindo uma alta capacidade de atração de usuários interessados nesses temas.
Uma análise comparativa entre o quadro de Mediana de Interações por Página no Facebook e o quadro da Mediana de Interações por Perfil no Instagram revela, apesar das métricas distintas, uma clara superioridade do Instagram no que se refere à capacidade de engajar seus usuários nos perfis da plataforma. O quadro da Mediana de Fãs por Página pode ser uma ferramenta valiosa para as marcas notarem que, nas redes sociais, existe um interesse maior em conteúdos de categorias como Influenciadores (495 mil fãs), Mídia (258 mil fãs), Comunidades (198 mil fãs) e Entretenimento (189 mil fãs). “Estes dados mostram que páginas das categorias de Influenciadores, Mídia, Comunidades e Entretenimento representam áreas nas quais as marcas poderiam alinhar seu conteúdo, seja marcando presença nessas páginas ou incorporando esses temas às suas páginas institucionais”, explica o Prof. Adriano Cerullo, professor do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP.
Influenciadores possuem mais seguidores, mas Esportes geram mais interações
O relatório reforçar aquilo que vemos no dia a dia: a categoria de Influenciadores no Instagram, tem uma mediana de seguidores significativamente maior em comparação com outras categorias. Esta tendência sublinha o papel central dos influenciadores digitais e celebridades na dinâmica de interações e engajamento na rede.
Contudo, os dados apresentados neste relatório sobre o Instagram, referentes ao primeiro trimestre do ano, indicam que o tema Esporte liderou em termos de interações dos usuários, alcançando 330 mil interações. Este destaque sugere uma alta capacidade de engajamento e interesse dos usuários por conteúdos relacionados a atividades esportivas. Seguindo Esporte, a categoria Mídia, com 289 mil interações, demonstra sua força em gerar conversas e reações, sublinhando a importância das notícias e do jornalismo no estímulo ao diálogo e à interação na plataforma. Os temas de Entretenimento, por sua vez, também mostram um desempenho significativo, com 181 mil interações, evidenciando o interesse contínuo dos usuários por conteúdo diversificado que inclui cultura, lazer e diversão.
Esta análise revela oportunidades estratégicas para as marcas. “A integração de temas de Esporte, Mídia e Entretenimento em seus perfis, ou a adoção de estratégias de colaboração com perfis influentes dessas categorias, pode ser uma abordagem eficaz para capturar a atenção e o interesse dos usuários”, comenta o professor Eric Messa, coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP.
O relatório completo está disponível para download no link: https://www.faap.br/nimd/ms360faap.asp
Sobre o NIMD-FAAP
O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, criado em 2013, tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e, especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus consumidores.
Sobre a Emplifi
A Emplifi é a plataforma unificada líder global em Customer Experience, que reúne marketing, atendimento ao cliente e comércio social para ajudar as empresas a oferecer excelência em atendimento ao cliente. Mais de sete mil marcas no mundo, entre elas McDonald’s, Ford Motor Company e Delta Air Lines, confiam na plataforma para fornecer a seus clientes experiências excepcionais em cada ponto de contato. Para obter mais informações visite www.emplifi.io.