Aproveite o início de 2026 para visitar o Museu de Arte Brasileira da FAAP e conhecer exposições que apresentam um panorama da produção artística contemporânea vinculada à instituição. A programação reúne artistas consagrados, ex-residentes, estudantes e ex-estudantes, refletindo a diversidade de pesquisas e linguagens presentes nas atuais mostras do Museu.
Até 1º de março, o público pode visitar a exposição 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea, que celebra duas décadas de um dos programas de residência artística mais antigos e consistentes do país. A exposição reúne obras de ex-residentes que passaram pelo programa e que hoje integram o acervo do museu. Ao todo, a mostra é formada por 91 artistas e 135 trabalhos incorporados ao longo dos anos, evidenciando a pluralidade de abordagens e investigações desenvolvidas no contexto residência e dos ateliês, oficinas e laboratórios da FAAP.
Também em cartaz até 1º de março, a 55 Anual de Arte FAAP é uma das exposições coletivas mais tradicionais do circuito paulista de arte contemporânea. Esta edição apresenta 38 obras de 34 estudantes do Centro Universitário FAAP, realizadas em diferentes linguagens, meios e suportes. As obras foram escolhidas por uma comissão formada pelas professoras Lívia Aquino, Luana Fortes e Luciara Ribeiro, além do professor Marcos Moraes, diretor do MAB FAAP.
Nesta edição da Anual participam os artistas convidados Gabriel Torggler e Marina Hachem, que integraram o programa Residência Artística FAAP – Paris. A cada semestre, o programa seleciona um premiado entre estudantes, ex-alunos ou professores da instituição para ocupar o Estúdio 1422, mantido desde 1997 na Cité Internationale des Arts, residência internacional localizada às margens do Rio Sena.
No programa Mezanino Aberto, o museu recebe, até 18 de janeiro, a exposição Entre o Desenho e a Pintura, da artista e professora dos cursos de Artes Visuais da FAAP, Caru Duprat. A mostra propõe um diálogo entre essas duas linguagens a partir de sua pesquisa artística, explorando seus limites e intersecções.
Além das exposições no espaço do museu, o público também pode visitar LANCE, em cartaz até 28 de fevereiro no edifício Lutetia. A exposição apresenta os processos criativos de nove recentes artistas residentes, com obras que investigam deslocamentos, convivências e trocas estimuladas pelo cotidiano da residência. As produções dialogam com a cidade e com o entorno do edifício e, ao final da mostra, as obras serão incorporadas ao acervo do MAB FAAP.
SERVIÇO
• 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea
Até 1º de março de 2026 | Entrada gratuita
Terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h30)
Fechado às segundas-feiras
MAB FAAP – Museu de Arte Brasileira – R. Alagoas, 903
• 55 Anual de Arte FAAP
Até 1º de março de 2026 | Entrada gratuita
Terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h30)
Fechado às segundas-feiras
MAB FAAP – Museu de Arte Brasileira – R. Alagoas, 903
• Entre o Desenho e a Pintura – de Caru Duprat
Até 18 de janeiro de 2026 | Mezanino MAB | Entrada gratuita
Terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h30)
Fechado às segundas-feiras
MAB FAAP – Museu de Arte Brasileira – R. Alagoas, 903
• LANCE
Até 28 de fevereiro de 2026 | Entrada gratuita
Segunda a sexta, das 12h às 17h (última entrada às 16h30)
Edifício Lutetia – Praça do Patriarca, 78