Cobertura LabJor – especial 54 Anual de Arte

TEXTO

Isadora Laviola - aluna de Jornalismo, em colaboração com o site da FAAP


FOTOS

Renan Félix



DATA


COMPARTILHE


7Q4A5879

Convidados prestigiando a abertura da exposição


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Isadora Laviola – aluna de Jornalismo, em colaboração com o site da FAAP  

Na noite da última segunda (25) a FAAP inaugurou a 54 Anual de Arte, uma mostra que reúne trabalhos de destaque de alunos do Centro Universitário a fim de inovar a arte contemporânea e o conceito de criatividade pela revelação de novos artistas.

Marcos Moraes, que é coordenador do curso de Artes Visuais e o novo diretor do Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP), conta que essa mostra também marca os 60 anos de existência da Anual, que foi realizada pela primeira vez em 1964. “Poucas coisas nesse país duram 60 anos. Se a gente for pensar bem, a exposição que tem essa longevidade aqui é a Bienal de São Paulo, que acontece desde os anos 1950”, Moraes afirma que, sendo uma “senhora de 60 mais”, a Anual deve ser tratada com cuidado e respeito.

Os primeiros a visitar a exposição foram o Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP, a Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP e a Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP. Para ele, a Anual mostra ao mercado de arte brasileiro a potencialidade dos alunos que conquistaram seu espaço no museu. E para a Sra. Celita, a longevidade da exposição se dá por estar sempre aberta a novos criadores. “Muitos alunos saem daqui e se tornam grandes artistas e criadores, inclusive de sonhos”, conta a Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.

Nesta edição, 22 alunos expuseram suas criações. Dentre eles, alguns foram selecionados para receber bolsas e também participar da Residência Artística FAAP em Paris. A Irmã Claudete de Lima Benitez foi uma das premiadas, os afrescos que apresentou nasceram do modo como lida com sentimentos de espiritualidade: “‘Assunção’ surgiu de uma reação corpórea em relação ao divino e de me colocar como uma pessoa rígida”.

Marina Faria Rodrilla e Guilherme Kherlakian também foram premiados. Rodrilla apresentou “Pensamentos sobre nascer pela língua”, um grafite sobre papel, e vê a Anual como uma oportunidade de vivenciar um ambiente profissional antes de sua formação. E Kherlakian apresentou ampliações fotográficas sobre papel, intituladas “Antítese do paterno”. “É legal poder compartilhar a história que eu estou tentando contar com quem entende e também com quem não entende”, afirmou o aluno.

A 54 Anual de Arte continua aberta para visitação no MAB FAAP até 2 de março do próximo ano.


TEXTO

Isadora Laviola - aluna de Jornalismo, em colaboração com o site da FAAP


FOTOS

Renan Félix


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e APAA realizam Cerimônia de Abertura da SP Audiovisual Hub  

Na última segunda-feira, 07, o Teatro FAAP foi palco da cerimônia de abertura do SP Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte).  “Agora acontece a abertura oficial com muitos produtores internacionais, dividindo seu conhecimento, fazendo muito negócio por aqui, que é a faculdade de audiovisual mais importante que tem no Brasil. É um momento único para a FAAP e tem sido muito proveitoso”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP. O evento foi inaugurado no dia 03, a princípio apenas para profissionais do setor criativo, e agora segue até o dia 13 com mais de 90 atividades abertas ao público geral.   “Gostaria de agradecer à família FAAP por receber conosco esse grande evento, que amplia ainda mais e cria novas oportunidades para o mercado do audiovisual em São Paulo. Um momento muito importante de parceria com fundos internacionais, de muito aprendizado, workshops e masterclasses”, destaca Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.   A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   Os workshops abordam temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter