Cobertura LabJor – especial FAAP Moda

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Finalistas do FAAP Moda | Foto: Adriano Escanhuela


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Quarenta looks encerraram a noite de ontem, segunda-feira (25), no Teatro FAAP. A final do 19º concurso FAAP Moda celebrou a produção inovadora e vanguardista dos alunos da instituição. Cada finalista apresentou quatro produções completas que, da sustentabilidade à concepção social, revelaram suas pesquisas contemporâneas.

“Mais que uma competição, esse é um momento de celebração do design brasileiro e do futuro da nossa moda”, afirmou a apresentadora Thai de Melo no encerramento da noite. A influenciadora ainda anunciou os prêmios das vencedoras, que incluem uma viagem e curso de verão na Central Saint Martins, em Londres; uma oportunidade de estágio e participação em trabalhos editoriais da revista Elle Brasil; e R$ 10 mil em tecidos da G.Vallone para cada uma das premiadas.

O evento garante aos estudantes um contato direto com os atores da moda nacional ainda durante o curso. “Essa relação que fazemos entre o mercado e a graduação é sempre muito importante”, afirma Maíra Zimmermann, coordenadora do curso de Moda. 

Os jurados convidados —estilistas, jornalistas e personalidades influentes do mercado brasileiro— interagem com as participantes e dão “um feedback que é super importante e super positivo”, diz Renata Paternostro. Junto com Marianna Dal Canton, as ex-alunas são idealizadoras e produtoras do evento. Marianna destaca que “é muito legal ouvir dos profissionais, e não só para as vencedoras, que o trabalho feito é de nível internacional”.

Em diversos estágios da graduação, as alunas finalistas coroaram os meses de trabalho com um desfile suntuoso. Ao final da noite, Gabriela Felix venceu no voto popular, com a coleção ‘Desbloqueio Criativo’. Pelo júri técnico convidado, Marília May foi a vencedora com o trabalho ‘Todos Nós Somos Palhaço’; Sophia Cravo teve o segundo lugar, com ‘The End: That Continues’; e Maria Cristo foi a terceira colocada, com ‘Célia’.

“Cada designer aqui já é vencedor por ter transformado um sonho em uma realidade vestível”, finalizou Thai.

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FAAP e APAA realizam Cerimônia de Abertura da SP Audiovisual Hub  

Na última segunda-feira, 07, o Teatro FAAP foi palco da cerimônia de abertura do SP Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte).  “Agora acontece a abertura oficial com muitos produtores internacionais, dividindo seu conhecimento, fazendo muito negócio por aqui, que é a faculdade de audiovisual mais importante que tem no Brasil. É um momento único para a FAAP e tem sido muito proveitoso”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP. O evento foi inaugurado no dia 03, a princípio apenas para profissionais do setor criativo, e agora segue até o dia 13 com mais de 90 atividades abertas ao público geral.   “Gostaria de agradecer à família FAAP por receber conosco esse grande evento, que amplia ainda mais e cria novas oportunidades para o mercado do audiovisual em São Paulo. Um momento muito importante de parceria com fundos internacionais, de muito aprendizado, workshops e masterclasses”, destaca Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.   A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   Os workshops abordam temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual

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