Os cursos da FAAP em licenciatura em Artes Visuais e bacharelado em Design obtiveram as notas 5 e 4, respectivamente, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), aplicado em 2021. Essas notas indicam que os cursos têm alto nível de qualidade. O resultado foi divulgado no mês de setembro pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares. Também analisa o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento geral e profissional, entre outros quesitos.
De acordo com o professor Marcos Moraes, coordenador dos cursos de Artes Visuais, há uma década a graduação mantém suas avaliações com uma sucessão de notas máximas. O resultado mais recente, do ENADE, é o reconhecimento e a afirmação de um trabalho coletivo entre alunos e professores, que estão engajados e envolvidos nos processos de formação em artes e na valorização da educação e da cultura – pilares da FAAP.
“Sendo um dos mais importantes referenciais que avaliam o ensino superior, no Brasil, a nota 5 no ENADE representa, também, a afirmação da qualidade e excelência do curso e da Instituição que o mantém”, ressalta o professor.
Para a professora Polise Moreira De Marchi, coordenadora do curso de Design, o bom desempenho dos alunos e alunas no ENADE reforça a tradição e o compromisso social da FAAP e de seu corpo docente e administrativo, com a educação e a formação discente. “Motivo de muito orgulho e satisfação para o curso de Design”, comemora.
A cada ano são definidas as áreas de atuação que serão avaliadas pelo exame. Em 2021, estudantes dos cursos de Artes Visuais e de Design foram os únicos da FAAP a passar pela avaliação.