Alunos de licenciatura em Artes Visuais e de bacharelado em Design obtêm ótimo desempenho no ENADE


DATA


COMPARTILHE


pexels-anete-lusina-7257093

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Os cursos da FAAP em licenciatura em Artes Visuais e bacharelado em Design obtiveram as notas 5 e 4, respectivamente, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), aplicado em 2021. Essas notas indicam que os cursos têm alto nível de qualidade. O resultado foi divulgado no mês de setembro pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares. Também analisa o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento geral e profissional, entre outros quesitos. 

De acordo com o professor Marcos Moraes, coordenador dos cursos de Artes Visuais, há uma década a graduação mantém suas avaliações com uma sucessão de notas máximas. O resultado mais recente, do ENADE, é o reconhecimento e a afirmação de um trabalho coletivo entre alunos e professores, que estão engajados e envolvidos nos processos de formação em artes e na valorização da educação e da cultura – pilares da FAAP. 

“Sendo um dos mais importantes referenciais que avaliam o ensino superior, no Brasil, a nota 5 no ENADE representa, também, a afirmação da qualidade e excelência do curso e da Instituição que o mantém”, ressalta o professor. 

Para a professora Polise Moreira De Marchi, coordenadora do curso de Design, o bom desempenho dos alunos e alunas no ENADE reforça a tradição e o compromisso social da FAAP e de seu corpo docente e administrativo, com a educação e a formação discente. “Motivo de muito orgulho e satisfação para o curso de Design”, comemora. 

A cada ano são definidas as áreas de atuação que serão avaliadas pelo exame. Em 2021, estudantes dos cursos de Artes Visuais e de Design foram os únicos da FAAP a passar pela avaliação.  


DATA


banners-site-faap_des1

Design na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_des2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Design

Intelligenza Circolare: FAAP participa de evento internacional sobre ecodesign e circularidade  

A Fundação Armando Alvares Penteado marcou presença no Intelligenza Circolare, evento internacional realizado na última quinta-feira, 2, na Villa Altieri – Palazzo della Cultura e della Memoria Storica, em Roma, Itália. Organizado pelo ISIA Roma Design – a primeira universidade pública de design da Itália – em parceria com a revista EconomiaCircolare.com e com o patrocínio da Cidade Metropolitana de Roma, o encontro reuniu instituições acadêmicas, profissionais de design, empresas e centros de pesquisa para debater os rumos do ecodesign e da circularidade.  A Profa. Polise Moreira De Marchi, Ph.D, coordenadora do curso de Design da FAAP, foi uma das palestrantes do evento. Em sua apresentação, intitulada “Formação em Design para um Mundo Circular”, a docente destacou o papel do ensino em Design como motor para práticas éticas, regenerativas e sustentáveis. Com base em experiências e projetos desenvolvidos na FAAP, a palestra apresentou iniciativas de design circular e biomateriais, ilustrando como a formação acadêmica pode integrar conhecimentos diversos para promover uma inteligência coletiva orientada à regeneração ambiental e social.  A FAAP também integrou a mostra de projetos acadêmicos do evento, representada por dois trabalhos desenvolvidos no laboratório de Biomateriais, sob coordenação do Prof. Milton Francisco: “Euphorbia: da poda urbana a painéis sustentáveis” e “Sabugo de milho verde: do resíduo ao bioplástico biodegradável”. A mostra proporcionou visibilidade internacional às pesquisas e soluções inovadoras criadas por estudantes do centro universitário.  A programação do Intelligenza Circolare incluiu uma conferência internacional sobre ecodesign, debates sobre o impacto da inteligência artificial nas práticas de design e apresentações de cases de ecoinovação, reunindo especialistas de diferentes países. O evento contou ainda com uma área expositiva interativa, onde o público pôde explorar pesquisas, conceitos e experiências práticas em circularidade.   Para conferir as palestras do Intelligenza Circolare acesse a cobertura realizada pela Revista EconomiaCircolare.com.


Arquitetura e Urbanismo

FAAP marcou presença na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo 

Na última quinta-feira, dia 18, alunos da FAAP participaram da abertura da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIAsp), com o projeto Reconquistar os rios e conviver com as águas: a cura da cidade de São Paulo, selecionado no Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura para integrar a exposição da bienal, que nesta edição tem como tema Arquiteturas para um mundo quente.  “Participar da Bienal foi uma experiência muito gratificante, mas, ao mesmo tempo, bem desafiadora. Como primeira vez participando de um concurso, eu e meus colegas contamos com ajuda de professores incríveis e também com o apoio um do outro, para pensar soluções e ideias diferentes que pudessem representar uma visão de futuro, para uma cidade que lide com os extremos climáticos. Ver o resultado final selecionado pelo concurso e exposto na Oca foi incrível, e é uma honra poder representar a FAAP e o curso de Arquitetura e Urbanismo na exposição da 14ª BIAsp”, afirma João Pedro Galhardo, um dos autores do projeto.   Sob orientação da Profa. Claudia Muniz, com colaboração dos professores Marcelo Melo e Wolf Steschenko, e contribuição de Fabio Alzate, ex-aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP, o projeto tem autoria de dez alunos: Ana Claudia Conversani, Beatriz Abrahão, Camilla Frias, João Pedro Galhardo, Livia Gimenez, Lucas Rapaci, Matheus Guillén Andrade, Natalie Correa e Priscila Marques (todos do curso de Arquitetura e Urbanismo), Gabriela de Aragão (aluna do curso de Cinema) e Luara Campos (aluna do curso de Produção Audiovisual).   “O nosso projeto foi uma proposta radical e utópica para a cidade de São Paulo. Escolhemos o eixo temático do ‘conviver com as águas’ para desenvolver nosso trabalho, partindo da pergunta: como seria a São Paulo que não ignorou seus corpos d’água? Quais seriam as possibilidades e desafios dessa realidade?”, relata João.   Matheus Guillen, também coautor do projeto, compartilha ainda que: “Como integrante da equipe responsável pela manualidade do projeto que se materializou em uma coleção de mapas desenhados, se buscou, não só trazer questões projetuais, mas também uma visão que fosse chamativa ao olhar de todos. Seguindo com o objetivo da Bienal de ser uma mostra para toda a população da cidade”. A BIAsp segue aberta ao público até o dia 19 de outubro, na Oca do Parque


Artes Visuais

FAAP inaugura série de exposições em setembro durante a Res Artis

A Res Artis, maior rede de residências artísticas do mundo, realiza em 2025 sua conferência pela primeira vez na América Latina, reunindo mais de 60 atividades, entre palestras, seminários, exposições e visitas a museus, em torno do tema Outras Primaveras: Florações do Sul Global. Em paralelo ao encontro, a FAAP apresenta uma programação especial de exposições, conectando artistas, profissionais da arte e instituições de diferentes países.  No dia 18 de setembro, o MAB FAAP abre a exposição 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea, que celebra duas décadas de um dos programas de residência artística mais consistentes do país. A mostra reúne obras de ex-residentes que passaram pelo programa e que hoje fazem parte do acervo do museu, um conjunto formado por 91 artistas e 135 trabalhos, incorporados ao longo dos anos. No mesmo dia, o programa Mezanino Aberto recebe a exposição Entre o desenho e a pintura, da artista e professora de Artes Visuais da FAAP, Caru Duprat.  A programação chega também ao centro histórico de São Paulo. No Edifício Lutetia, a Residência Artística FAAP – São Paulo abre suas portas ao público em 20 de setembro. Na data, acontece o Open Studio, com visita aos ateliês dos residentes, e a inauguração da mostra É manhã, já foi noite, que apresenta trabalhos dos formados dos cursos de Artes Visuais da FAAP. Uma oportunidade única de conhecer de perto o processo criativo de artistas nacionais e internacionais.  Mais informações sobre a Res Artis em faap.br/resartis e sobre a Residência Artística FAAP em faap.br/residencia-artistica       Serviço   Conferência Res Artis 2025 — São Paulo    De 18 a 23 de setembro, quinta a terça-feira de 2025  Local: FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado  R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP  Informações sobre ingressos e horários: www.faap.br/resartis  Exposição 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea  De 19 de setembro até fevereiro de 2026, de terça a domingo das 10h às 18h  Local: MAB FAAP – Sala Annie Alvares Penteado   R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP  Entrada gratuita  Mezanino Aberto – MAB FAAP  Exposição Entre o desenho e a pintura, de Caru Duprat  De 19 de setembro a 20 de dezembro de 2025, de terça a domingo das 10h às 18h  Local: Mezanino MAB FAAP  R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP  *Museu fechado às segundas  Entrada gratuita   Open Studio – Residência Artística FAAP – São Paulo  Dia 20 de setembro, sábado, das 12h às 17h  Local: Residência Artística FAAP – São Paulo, Edifício Lutetia  Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé  Entrada


Artes Visuais

FAAP anuncia novo artista premiado com residência em Paris: Paulo Almeida

A Residência Artística FAAP-Paris é um disputado e renomado programa da Fundação, que oferece a artistas (estudantes, ex-alunos e professores da FAAP), sem custos, a oportunidade de morar e desenvolver suas aptidões artísticas em uma das cidades com maior tradição em arte e cultura do mundo: a capital francesa. O artista selecionado para ocupar o estúdio 1422, na Cité Internationale des Arts, às margens do Rio Sena é Paulo Almeida. Ex-aluno de Artes Visuais da FAAP, vive e trabalha em Lençóis Paulista, São Paulo, Brasil. Entre as exposições das quais participou, destacam-se “It’s my Painting._D.R. In my Wall._N.R.”, Galeria Principal da Universidade Autônoma do Estado do México, Toluca, México (2015); “Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil”, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, São Paulo, Brasil (2017); “Uma estela na terra. Ecos da violência institucional na América Latina”, em Museo Universitario del Títere, Bienal del Sur, Tucumán, Argentina (2017); “Da Coleção :/1961-2021/”, em Museo de Arte Brasileira – MAB FAAP, São Paulo, Brasil (2020); “Utopia Tropical”, em Galeria Kiosco, Santa Cruz de la Sierra, Bolívia (2022). Trabalhando principalmente com pintura, sua pesquisa se concentra numa abordagem metalinguística da arte e de seu sistema social. Metaforizando a complexa rede de esforços que formam o circuito de artes com sua permanente dinâmica de seleção, acumulação, sobreposição e apagamento, se posicionando criticamente diante do sistema da arte ao revelar seus comumente implícitos mecanismos de visibilidade e legitimação, suas relações culturais, sociais, políticas e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter