Open Studio da Residência Artística FAAP – São Paulo acontece neste sábado com duas exposições 


DATA


COMPARTILHE


residencia-artistica-faap

Residência Artística FAAP - São Paulo, localizada no histórico edifício Lutetia, no centro da capital paulistana


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Residência Artística FAAP – São Paulo abre suas portas neste sábado, 29 de novembro, para o último Open Studio do semestre. Alunos e visitantes poderão circular pelos ateliês do histórico edifício Lutetia, conhecer os artistas residentes e acompanhar de perto seus processos criativos e pesquisas em desenvolvimento. 

Além das visitas aos ateliês, o público também poderá conhecer duas exposições em cartaz no Lutetia. A primeira é “É manhã, já foi noite”, que reúne trabalhos de formados e formadas dos cursos de Artes Visuais da FAAP, uma oportunidade de conhecer a produção recente de jovens artistas da instituição. 

A segunda exposição é “LANCE”, que apresenta os processos criativos de nove artistas residentes. O título faz referência aos deslocamentos cotidianos que estimulam trocas, convivência e cruzamentos entre os artistas durante o período de residência. As obras revelam diferentes abordagens e experimentações com materiais, em diálogo com a cidade e com o entorno do edifício. Ao final da mostra, as peças serão incorporadas ao acervo do MAB FAAP. 

Localizada na Praça do Patriarca, no centro histórico de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo é dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos autorais, recebendo artistas do Brasil e do exterior. O Open Studio integra as ações que aproximam o público da produção contemporânea, oferecendo uma oportunidade única de contato direto com os artistas e seus processos. 

Open Studio

29/11 das 12h às 17h
São Paulo / Edifício Lutetia

LANCE

Abertura dia 29.11, Sábado, das 12h às 18h 

Entrada gratuita.


DATA


banners-site-faap_res2

Residência Artística FAAP

Conheça
banners-site-faap_res1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


MAB FAAP

FAAP participa da ArPa Art no Pacaembu neste Sábado 

A FAAP, por meio do MAB FAAP (Museu de Arte Brasileira), marca presença pela segunda vez consecutiva na ArPa, feira que desde 2022 vem se consolidando como um dos principais eventos de arte do circuito nacional e latino-americano. A instituição será representada por Marcos Moraes, diretor do MAB FAAP, Coordenador dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, bem como dos Programas Internacionais da Residência Artística FAAP – Paris/SP.  Nesta edição, a participação da FAAP ganha destaque especial com o lançamento do catálogo da 55 Anual de Arte da FAAP, que integra, neste sábado, às 13h30, a programação Conversas da ArPa. Após o lançamento, acontece um bate-papo entre Marcos Moraes e Camilla Barella, idealizadora e diretora da feira, aprofundando questões sobre arte contemporânea, formação artística e o papel de instituições como a FAAP na cena cultural brasileira e latino-americana.  A parceria entre a ArPa e a FAAP vai se estreitando e ampliando com ações que na próxima edição incluirão projetos de ação educativa e um programa de residência artística.  A presença do MAB FAAP na ArPa reforça a vocação da Fundação como espaço de experimentação, pesquisa e difusão da arte, articulando produção acadêmica, acervo e práticas curatoriais. Por meio de iniciativas como a Anual de Arte FAAP, o museu e seus cursos ampliam o diálogo entre jovens artistas, profissionais do sistema da arte e o público, fortalecendo a inserção da FAAP em debates relevantes sobre o fazer artístico, o mercado, o colecionismo e as novas perspectivas da arte


Residência Artística FAAP

Open Studio e exposição movimentam a Residência Artística FAAP – São Paulo 

No último sábado, 28, a Residência Artística FAAP – São Paulo abriu suas portas para mais uma edição do Open Studio, reunindo o público para um encontro direto com os processos criativos de 10 artistas residentes. Ao longo do dia, foi possível acompanhar as pesquisas visuais e conceituais de Abel Mota (Porto, Portugal), Fadi Mansour (Paris, França), Gu da Cei (Ceilândia, Brasil), Junia Penido (Belo Horizonte, Brasil), Letícia Costelha (Gondomar, Portugal), Mauricio Igor (Florianópolis, Brasil), Mandú (Rio de Janeiro, Brasil), Pedro Besugo (Lisboa, Portugal), Paulo Wirz (Zurique, Suíça) e Sergio Arias Martinez (Manizales, Colômbia), que compartilharam com os visitantes diferentes abordagens, suportes e linguagens.  O Open Studio da Residência Artística FAAP – São Paulo é uma oportunidade para alunos e visitantes explorarem os estúdios onde os artistas residentes vivem e trabalham durante um semestre. Além de conversar diretamente com os artistas, que compartilham detalhes de suas pesquisas e experiências na cidade, os participantes podem explorar o prédio histórico da residência, localizado na Praça do Patriarca, no coração de São Paulo. Durante o evento, os ateliês são abertos à visitação, aproximando o público dos bastidores da produção artística contemporânea.  Paralelamente, o Edifício Lutetia recebeu a abertura da exposição Verve, também estremecida, que apresenta trabalhos de recém-formadas em Artes Visuais pela FAAP em 2025. As obras de Ana Carolina Bastos, Claudete Benitez, Cora Hors, Laura Giordano, Marília Cunha de Souza e Marina Rodrilla conversam entre si a partir de diferentes perspectivas sobre o corpo, suas presenças, ausências e tensionamentos no espaço. Além disso, os visitantes puderam conferir o último dia da exposição LANCE.  A exposição Verve, também estremecida integra o Programa de Exposição de Formadas e Formados em Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura do Centro Universitário FAAP e se destaca por ser uma mostra composta somente por artistas mulheres.  Este foi o primeiro Open Studio do ano. Não perca a chance de participar da próxima edição e explorar de perto o processo criativo das e dos artistas residentes, além de trocar experiências e conversar diretamente com eles sobre suas pesquisas e projetos.   Verve, também estremecida segue em exposição no Edifício Lutetia (Praça do Patriarca, 78, Sé) até o dia 13 de junho de 2026. A visitação, com entrada franca, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com última entrada às 16h30. Fechado aos sábados, domingos e feriados. Classificação indicativa:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter