Alunos de Jornalismo conduzem entrevista com Edgard Scandurra  

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira / FAAP



DATA


COMPARTILHE


Alunos-de-Jornalismo-conduzem-entrevista-com-Edgard-Scandurra  

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Nesta semana, os alunos do curso de Jornalismo da FAAP entrevistaram Edgard Scandurra, músico, fundador e guitarrista da banda Ira!. A atividade prática faz parte da disciplina “A arte da entrevista”, ministrada pela professora e âncora da rádio CBN, Tatiana Vasconcellos.   

O convidado compartilhou suas experiências profissionais com os estudantes que prepararam a pauta da entrevista com perguntas sobre a atuação do Edgard em diversos gêneros musicais, como música eletrônica, rock e infantil, e os desafios vividos em sua carreira. “Eu acho importante colaborar com os alunos que estão em formação, e para eles também é uma experiência bacana. É uma troca onde eu também aprendo”.     

Os alunos são responsáveis por todo o processo de preparação, desde a pesquisa até a formulação de perguntas e a gravação de abertura e encerramento das entrevistas. Eles aprendem a lidar com os imprevistos de um programa ao vivo, aprimoram competências técnicas importantes e desenvolvem habilidades de comunicação que são fundamentais no jornalismo.    

A aluna Ana Cotteco explica como foi a preparação para a atividade, “nós usamos as técnicas que aprendemos em aula. Desde a produção, escolha do convidado, preparação da pauta e a entrevista. Nós focamos na carreira dele, que é muito vasta, e abordamos os diversos ambientes que ele passou na carreira”.    

O curso de Jornalismo na FAAP  

No curso de Jornalismo, o estudante entra em contato com o que há de mais fascinante no mercado da Comunicação, adquirindo conhecimento sobre as variadas formas de consumo de informação, técnicas de investigação e linguagens tecnológicas para produção de narrativas em todas as mídias.


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira / FAAP


DATA


banners-site-faap_jor2

Jornalismo na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_jor1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Business Communication and Media

BCM aproxima alunos do mercado com visitas e masterclasses exclusivas

Os estudantes do programa de tripla titulação, Business Communication and Media (BCM) da FAAP, estão vivenciando, ao longo deste semestre, uma imersão prática no mercado por meio de visitas a grandes empresas e instituições de comunicação. Os estudantes já conheceram a agência global Weber Shandwick, e estão com visitas agendadas para locais como a empresa de tecnologia Oracle, o canal de televisão CNN, e a Secretaria de Comunicação de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.  Para quem está iniciando a graduação, essa experiência é essencial para compreender de perto as dinâmicas da profissão, conhecer as exigências do setor e expandir sua rede de contatos desde cedo. Além das visitas, os alunos também participam de masterclasses com profissionais renomados, conectando a academia ao mercado de forma direta e estratégica.  Entre os convidados deste semestre, já passaram pela FAAP Mario Casanova, ex-aluno e Gerente Executivo de Marketing & Growth da Swift/JBS, e Eduardo Chvaicer, CSO e COO da The Media Trade, que falou sobre a plataforma Canal do Mídia com os alunos do 5º semestre. As próximas masterclasses previstas contarão com Caroline Gayo, Diretora de Mídia da Lew’Lara\TBWA, e Luis Felipe Sobral, Diretor de UX do Grupo Boticário, que discutirá a importância do design de experiência e apresentará o Batom Inteligente, vencedor do People’s Choice Award no SXSW Innovation Awards 2025.  O BCM é um programa inovador que integra as áreas de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, formando profissionais versáteis e preparados para os desafios da comunicação contemporânea. É uma oportunidade para conectar conhecimentos diferentes e potencializar a criatividade e a inovação nos


Publicidade e Propaganda

Palestra sobre o “Pacto CENP” reúne alunos no Centro de Convenções 

Os alunos do programa BCM e do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP se reuniram nessa última terça-feira, 25, no Centro de Convenções, para acompanhar uma palestra com grandes nomes do mercado sobre o “Pacto Cenp – Guia das Boas Práticas do Mercado Publicitário”, um marco para relações mais justas, equilibradas e sustentáveis entre agências, anunciantes, veículos de comunicação e plataformas digitais.  Luis Sobral, CEO da FAAP, abriu a palestra enfatizando o propósito e a excelência da Instituição em educar os futuros profissionais do mercado publicitário: “Essa é uma iniciativa da FAAP, Instituição que eu tenho dito há muito tempo, se atualiza todos os dias há 78 anos. E isso é um desafio, ainda mais nos dias atuais, que exige essa contemporaneidade, exclusividade da FAAP, que nasce desse lugar, e continua perseverando nesse legado, e entrega para a sociedade profissionais mais bem preparados para o futuro”.  Eric Messa, Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP, seguiu dando as boas-vindas aos convidados do evento: Luiz Lara, Presidente do CENP e Chairman TBWA Brasil; Ricardo Chester, VP de Creative Insights da AlmapBBDO;  Regina Augusto, Diretora Executiva do CENP e professora da FAAP e Ana Clara, estagiária de Insights Culturais da Agência AlmapBBDO. Ao longo da apresentação, os convidados explicaram o que é o Pacto CENP, enfatizaram a relevância da atuação da publicidade no mercado da economia criativa e também destacaram a importância desse debate em torno da autorregulação da Indústria Publicitária.   “Hoje nós discutimos aqui com os estudantes da FAAP, as melhores práticas, para a gente ter um mercado publicitário brasileiro relevante, como nós já temos. Nós somos a 11º economia do mundo, mas temos o 2º mercado publicitário mais premiado do mundo no Festival de Cannes Lions. Por quê? Porque nós soubemos organizar o nosso setor, organizar o nosso mercado e remunerar o talento. E é isso que o Pacto CENP representa: boas práticas, harmonia, equilíbrio, valor compartilhado, para a gente respeitar e remunerar os talentos da publicidade brasileira”, elucida Luiz Lara, Presidente do CENP e Chairman TBWA

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter