A FAAP firmou uma parceria inédita com a Spark, powerhouse de marketing de influência e parceira oficial da plataforma Sprout Social no Brasil. O objetivo é levar ao ambiente acadêmico uma das ferramentas mais utilizadas pelo mercado na gestão de influenciadores, potencializada por IA, para campanhas completas de ponta a ponta.
A Sprout nasceu nos EUA e atende mais de 30 mil clientes em mais de 100 países e foi eleita por duas vezes como a “Best Influencer Marketing Platform” no Global Influencer Marketing Awards.
A partir desta parceria, a FAAP passa a utilizar a plataforma em suas atividades de ensino, inicialmente nas graduações que compõem o programa Business Communication and Media. Alunos de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas terão acesso a Sprout, utilizando os mesmos recursos hoje disponíveis para marcas, agências e profissionais de social media. A implementação começa já no início do semestre letivo de 2026 e envolverá disciplinas como Engajamento e Influência; e o próprio TCC, trabalho de conclusão do curso de Publicidade.
“Hoje, decisões de marketing são tomadas com base em dados, não mais em achismo. A Sprout Social é uma das plataformas globais que sustentam essa mudança, permitindo mapear uma base de mais de 10 milhões de influenciadores, analisar conversas e mensurar resultados em tempo real. Colocar essa tecnologia nas mãos dos estudantes é formar profissionais já preparados para o que agências e anunciantes exigem na prática”, afirma André Alves, diretor-executivo da Spark, responsável pela operação da plataforma no Brasil.
Entre as possibilidades de uso da Sprout Social na formação acadêmica, estão o planejamento e acompanhamento de campanhas de marketing de influência, o monitoramento de menções a marcas e temas específicos (social listening), a análise de métricas de desempenho, identificação de influenciadores digitais por nicho em diferentes plataformas e a produção de relatórios analíticos. Essas são competências cada vez mais fundamentais no mercado da creator economy e na comunicação das marcas com seus consumidores.
Para o professor Eric Messa, coordenador das graduações em Publicidade e Relações Públicas da FAAP, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a atualização constante dos cursos e com uma formação multidisciplinar em comunicação: “O mercado muda muito rápido, especialmente quando falamos de redes sociais e influência digital. Trazer a Sprout Social para dentro da FAAP, por meio da Spark, é uma forma concreta de manter nossos alunos conectados às práticas mais atuais. Eles não vão apenas estudar marketing de influência na teoria; vão aprender usando uma plataforma profissional, que é a mesma utilizada por grandes marcas e agências. Isso aumenta significativamente o nível de preparo com que eles chegam ao mercado de trabalho”, pontua Eric.
O movimento também simboliza a conexão entre diferentes gerações de profissionais formados pela instituição. Ex-aluno da FAAP e responsável por viabilizar a parceria, o co-CEO da Spark, Raphael Pinho, enxerga na iniciativa uma forma de devolver à academia parte do que recebeu em sua trajetória. “Voltar à FAAP como parceiro, trazendo uma tecnologia global como a Sprout Social para a formação dos estudantes, é fechar um ciclo. Nosso objetivo é contribuir para que a próxima geração de profissionais de comunicação pense campanhas com criadores de conteúdo a partir de dados, estratégia e visão de negócio”, finaliza Pinho.