Ex-aluna Mônica Ventura retorna à FAAP como artista destaque no MAB


DATA


COMPARTILHE


Artista visual Mônica Ventura em frente à sua obra “O sorriso de Acotirene” (2018) na abertura da exposição. Foto: Silvana Garzaro


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A trajetória de Mônica Ventura, artista visual que participa da exposição “Ancestral: Afro-Américas [Estados Unidos e Brasil]”, é marcada por muita coragem e esforço. Ex-aluna do curso de Design da FAAP, Mônica está crescendo cada vez mais no mundo da arte, com uma sólida pesquisa sobre racialidade e gênero.

Mônica ingressou na FAAP por meio de uma bolsa de estudos, resultado de um ato de coragem: ela entregou pessoalmente uma carta à diretoria da instituição, narrando seu grande sonho de estudar ali e ter acesso às oficinas da faculdade. Durante a graduação, no segundo ano, Mônica optou por se especializar em Design de Produto, “eu escolhi produto porque achei muito mais interessante estar nas oficinas, fazer objetos, construir. Essa parte de criação manual com cerâmica, madeira, metal e joias, está no meu trabalho até hoje”, explica. Além disso, ela aprendeu a usar softwares de modelagem que ainda são ferramentas centrais em seu processo criativo.

Após a graduação, Mônica transitou por diversas áreas, trabalhando com design, produção cultural e como assistente de artista. Foi nesse período que ela descobriu que queria trabalhar com artes, “Antes, eu via o mundo da arte como algo muito distante e elitizado. Mas, ao trabalhar como assistente, percebi que o meu traço, que estava sendo emprestado a outros, também poderia se transformar em minhas próprias práticas criativas.”

Sua obra exposta no MAB FAAP, “O sorriso de Acotirene” (2018), marca um ponto importante em sua carreira. Essa escultura, produzida com cabaças, sisal, palha, aço e outros materiais, foi seu primeiro trabalho institucional, viabilizado por um edital. Desde então, o trabalho já foi exposto em diversos lugares, como o Rio de Janeiro e Nova York, passando por importantes exposições como a mostra “Histórias Feministas” no MASP. A peça presta homenagem a Acotirene, uma liderança do Quilombo de Palmares, amplificando seu legado histórico e político por meio da simbologia dos materiais.

Atualmente, Mônica desenvolve pesquisas que exploram práticas ancestrais, arquitetura vernacular e questões de racialidade e gênero. Ela destaca que durante seu mestrado se aprofundou na obra de Simone Leigh, que também expõe na mostra Ancestral. Ela conta sobre a importância pessoal que foi ver seus trabalhos próximos nessa exposição, fortalecendo o diálogo entre suas pesquisas e práticas artísticas.

A exposição “Ancestral: Afro-Américas [Estados Unidos e Brasil]” está em cartaz no MAB FAAP, reunindo 132 obras que investigam as conexões culturais e históricas entre os dois países a partir da ótica da diáspora africana, e Mônica Ventura se destaca como uma das artistas presentes, não perca a chance de conhecer seu trabalho.

Serviço:

Exposição “Ancestral: Afro-Américas [Estados Unidos e Brasil]”

Direção Artística: Marcello Dantas

Curadoria: Ana Beatriz Almeida e Lauren Haynes

Período: de 29 de outubro de 2024 a 26 de janeiro de 2025

Local: MAB FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado às segundas-feiras.

Entrada gratuita.

Mais informações: (11) 3662-7198


DATA


banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Cinema

1º Festival Waiff Brasil, de filmes com IA, acontece na FAAP em 2026

O World Artificial Intelligence Film Festival (WAIFF) chega ao Brasil para abrir um novo capítulo do cinema aliado à inteligência artificial. Realizado na FAAP, em fevereiro de 2026, o festival lança luz sobre a presença crescente da IA no audiovisual e incentiva o debate sobre autoria, ética, inovação e o futuro da criação artística. Carlos “Cebola” Guedes, produtor executivo da Ultravioleta, e Tadeu Jungle, diretor, roteirista, poeta visual e videoartista, são os nomes por trás do grande evento.A FAAP, reconhecida por sua excelência acadêmica e infraestrutura excepcional, é o palco ideal para o WAIFF Brasil (World AI Film Festival). A instituição, que já formou gerações de artistas, cineastas e profissionais da indústria criativa, continua a liderar a inovação educacional com suas instalações de última geração. A instituição conta com uma nova ala de audiovisual, totalmente reformada e equipada com tecnologia de ponta, incluindo câmeras 4K, softwares de edição avançados e estúdios de cinema e gravação com acústica de alta qualidade. Este espaço não só reflete o compromisso da FAAP em oferecer o que há de mais moderno no mercado brasileiro, mas também promove uma experiência de aprendizado prática e imersiva.“A FAAP se atualiza todos os dias há 78 anos, e inovação faz parte do nosso DNA. Por isso, é com grande satisfação que recebemos a primeira edição do WAIFF Brasil. O festival representa uma conexão natural entre nossa tradição em formar profissionais de excelência e as transformações tecnológicas que estão moldando o futuro do audiovisual. A iniciativa também dialoga diretamente com nossos esforços e investimentos contínuos em trazer conteúdos e eventos inéditos para nossos alunos e para o público”, explica o CEO da FAAP, Luis Sobral. Waiff TalksTadeu Jungle conduz, junto à FAAP, um videocast, já em produção, que servirá como preparação ao festival. Serão oito episódios, que devem ir ao ar a partir de outubro, até dezembro.Em cada episódio, Jungle conversa com um especialista em IA e um professor da FAAP. Na estreia, os convidados foram Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema da instituição, Janaina Augustin, consultora na área de audiovisual e inovação, especializada em IA aplicada à produção criativa.Vamos nessa? Inscreva-se a partir de 29 de


Artes Visuais

FAAP inaugura série de exposições em setembro durante a Res Artis

A Res Artis, maior rede de residências artísticas do mundo, realiza em 2025 sua conferência pela primeira vez na América Latina, reunindo mais de 60 atividades, entre palestras, seminários, exposições e visitas a museus, em torno do tema Outras Primaveras: Florações do Sul Global. Em paralelo ao encontro, a FAAP apresenta uma programação especial de exposições, conectando artistas, profissionais da arte e instituições de diferentes países.  No dia 18 de setembro, o MAB FAAP abre a exposição 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea, que celebra duas décadas de um dos programas de residência artística mais consistentes do país. A mostra reúne obras de ex-residentes que passaram pelo programa e que hoje fazem parte do acervo do museu, um conjunto formado por 91 artistas e 135 trabalhos, incorporados ao longo dos anos. No mesmo dia, o programa Mezanino Aberto recebe a exposição Entre o desenho e a pintura, da artista e professora de Artes Visuais da FAAP, Caru Duprat.  A programação chega também ao centro histórico de São Paulo. No Edifício Lutetia, a Residência Artística FAAP – São Paulo abre suas portas ao público em 20 de setembro. Na data, acontece o Open Studio, com visita aos ateliês dos residentes, e a inauguração da mostra É manhã, já foi noite, que apresenta trabalhos dos formados dos cursos de Artes Visuais da FAAP. Uma oportunidade única de conhecer de perto o processo criativo de artistas nacionais e internacionais.  Mais informações sobre a Res Artis em faap.br/resartis e sobre a Residência Artística FAAP em faap.br/residencia-artistica       Serviço   Conferência Res Artis 2025 — São Paulo    De 18 a 23 de setembro, quinta a terça-feira de 2025  Local: FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado  R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP  Informações sobre ingressos e horários: www.faap.br/resartis  Exposição 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea  De 19 de setembro até fevereiro de 2026, de terça a domingo das 10h às 18h  Local: MAB FAAP – Sala Annie Alvares Penteado   R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP  Entrada gratuita  Mezanino Aberto – MAB FAAP  Exposição Entre o desenho e a pintura, de Caru Duprat  De 19 de setembro a 20 de dezembro de 2025, de terça a domingo das 10h às 18h  Local: Mezanino MAB FAAP  R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP  *Museu fechado às segundas  Entrada gratuita   Open Studio – Residência Artística FAAP – São Paulo  Dia 20 de setembro, sábado, das 12h às 17h  Local: Residência Artística FAAP – São Paulo, Edifício Lutetia  Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé  Entrada

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter