Ex-aluna Mônica Ventura retorna à FAAP como artista destaque no MAB


DATA


COMPARTILHE


Artista visual Mônica Ventura em frente à sua obra “O sorriso de Acotirene” (2018) na abertura da exposição. Foto: Silvana Garzaro


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A trajetória de Mônica Ventura, artista visual que participa da exposição “Ancestral: Afro-Américas [Estados Unidos e Brasil]”, é marcada por muita coragem e esforço. Ex-aluna do curso de Design da FAAP, Mônica está crescendo cada vez mais no mundo da arte, com uma sólida pesquisa sobre racialidade e gênero.

Mônica ingressou na FAAP por meio de uma bolsa de estudos, resultado de um ato de coragem: ela entregou pessoalmente uma carta à diretoria da instituição, narrando seu grande sonho de estudar ali e ter acesso às oficinas da faculdade. Durante a graduação, no segundo ano, Mônica optou por se especializar em Design de Produto, “eu escolhi produto porque achei muito mais interessante estar nas oficinas, fazer objetos, construir. Essa parte de criação manual com cerâmica, madeira, metal e joias, está no meu trabalho até hoje”, explica. Além disso, ela aprendeu a usar softwares de modelagem que ainda são ferramentas centrais em seu processo criativo.

Após a graduação, Mônica transitou por diversas áreas, trabalhando com design, produção cultural e como assistente de artista. Foi nesse período que ela descobriu que queria trabalhar com artes, “Antes, eu via o mundo da arte como algo muito distante e elitizado. Mas, ao trabalhar como assistente, percebi que o meu traço, que estava sendo emprestado a outros, também poderia se transformar em minhas próprias práticas criativas.”

Sua obra exposta no MAB FAAP, “O sorriso de Acotirene” (2018), marca um ponto importante em sua carreira. Essa escultura, produzida com cabaças, sisal, palha, aço e outros materiais, foi seu primeiro trabalho institucional, viabilizado por um edital. Desde então, o trabalho já foi exposto em diversos lugares, como o Rio de Janeiro e Nova York, passando por importantes exposições como a mostra “Histórias Feministas” no MASP. A peça presta homenagem a Acotirene, uma liderança do Quilombo de Palmares, amplificando seu legado histórico e político por meio da simbologia dos materiais.

Atualmente, Mônica desenvolve pesquisas que exploram práticas ancestrais, arquitetura vernacular e questões de racialidade e gênero. Ela destaca que durante seu mestrado se aprofundou na obra de Simone Leigh, que também expõe na mostra Ancestral. Ela conta sobre a importância pessoal que foi ver seus trabalhos próximos nessa exposição, fortalecendo o diálogo entre suas pesquisas e práticas artísticas.

A exposição “Ancestral: Afro-Américas [Estados Unidos e Brasil]” está em cartaz no MAB FAAP, reunindo 132 obras que investigam as conexões culturais e históricas entre os dois países a partir da ótica da diáspora africana, e Mônica Ventura se destaca como uma das artistas presentes, não perca a chance de conhecer seu trabalho.

Serviço:

Exposição “Ancestral: Afro-Américas [Estados Unidos e Brasil]”

Direção Artística: Marcello Dantas

Curadoria: Ana Beatriz Almeida e Lauren Haynes

Período: de 29 de outubro de 2024 a 26 de janeiro de 2025

Local: MAB FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Fechado às segundas-feiras.

Entrada gratuita.

Mais informações: (11) 3662-7198


DATA


banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Cine FAAP

KOFF 2025: Festival de Cinema Coreano terá exibições no CINE FAAP 

A 3ª edição do Festival de Cinema Coreano (KOFF – Korean Film Festival), principal evento dedicado à cinematografia coreana no país, marcará presença no CINE FAAP para apresentar o melhor do cinema sul-coreano, com exibições de curtas e longas que refletem a força e a sensibilidade da cinematografia mais recente do país.   Não perca a chance de conferir essa seleção incrível — e totalmente gratuita. Com duas exibições no mesmo dia, e início previsto para às 15h, confira abaixo a programação:  05/08 — My Heart is Going to Explode (às 15h) + Rebound (às 15h20) 06/08 — The Lee Families (às 15h) + Anemone (às 15h25) 07/08 — Freesize (às 15h) + The Bygone Days (às 15h25) 08/08 — My Worst Nightmare (às 15h) + Ditto (às 15h15)  A organização do KOFF 2025 divulgou que este ano segue o tema “Diversidade e Modernidade”, e inclui também uma homenagem ao cineasta Lee Chang-dong. Um dos mais importantes diretores da Coreia do Sul e uma figura central no cinema asiático contemporâneo, Lee também foi Ministro da Cultura da Coreia do Sul (2003–2004) e costuma tratar de temas sociais e personagens marginalizados em sua filmografia.  A mostra KOFF retorna à capital de São Paulo em outubro e percorre ainda outras 6 cidades: Piracicaba (SP); Goiânia (GO); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS); Curitiba (PR) e Belo Horizonte (BH). Para informações, acesse o site ou o Instagram oficial do


Residência Artística FAAP

FAAP abre inscrições para residências artísticas em São Paulo e Paris

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) está com inscrições abertas para seus programas de residência artística em São Paulo e Paris. Os interessados podem se inscrever até 29 de junho.  A Residência Artística FAAP – São Paulo é voltada para artistas visuais brasileiros que residem fora do estado de São Paulo e estrangeiros. O programa oferece tempo, espaço e suporte para pesquisa e desenvolvimento de projetos artísticos, em estúdios individuais localizados no Edifício Lutetia, prédio histórico no centro da capital. Desde 2005, mais de 400 artistas de diversos países já participaram da iniciativa.  Já a Residência Artística FAAP – Paris é exclusiva para alunos, ex-alunos e professores da FAAP. O programa concede ao premiado uma estadia de seis meses na Cité Internationale des Arts, um dos principais centros de arte do mundo. A FAAP é a única instituição da América Latina com um ateliê permanente no local. O artista ocupará o estúdio 1422 e terá acesso a uma estrutura completa para criação, além da possibilidade de trocar experiências com mais de 300 artistas internacionais.  As inscrições devem incluir projeto a ser desenvolvido, currículo, portfólio, duas cartas de recomendação, fotografia 3×4 e ficha de inscrição preenchida, disponível em: http://bit.ly/ResidênciaArtisticaFAAP. Outras informações estão no site www.faap.br/residenciaartistica, pelo telefone (11) 3101-1776, e-mail


Artes Visuais

Residência Artística FAAP – São Paulo realiza último Open Studio do semestre

A Residência Artística FAAP – São Paulo abriu suas portas no sábado, 7 de junho, para o último Open Studio do semestre. Alunos e visitantes puderam circular pelos ateliês, conhecer os artistas residentes e acompanhar de perto seus processos criativos e pesquisas em andamento. Na ocasião, também aconteceu o encerramento da exposição Estudos para Ontem, que reuniu trabalhos de recém-formados em Artes Visuais pela FAAP em 2024.  Localizada na Praça do Patriarca, no centro histórico de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo é voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos autorais, recebendo artistas do Brasil e do exterior. O Open Studio é uma das ações que conectam o público à produção contemporânea, oferecendo uma rara oportunidade de diálogo direto com os artistas e seus processos.  Artistas Participantes Estúdio 31 – Lucas Matoso (Minas Gerais – Brasil*) Estúdio 32 – Henry Palacio (Bogotá – Colômbia*) Estúdio 41 – João Massano (Benavente – Portugal*) Estúdio 42 – Carlos Monaretta (Goiás – Brasil*) Estúdio 52 – Gabz 404 (Rio Grande do Sul – Brasil*) Estúdio 61 – Marina Cespe (Rio de Janeiro – Brasil*) Estúdio 62 – Agustina Jarpa (Santiago – Chile*) Estúdio 71 – Aileen Gavonel (Lima – Peru*) Estúdio 72 – Diana Barquero Pérez (Cidade do México – México*) *Local de procedência e não necessariamente de

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter