Adam Ellick, diretor e produtor executivo do Opinion Video e Op-Docs do The New York Times, esteve na FAAP para uma palestra com alunos dos cursos de Jornalismo e Cinema.
O premiado jornalista, que já produziu filmes que conquistaram um Prêmio Emmy, um Pulitzer e três Overseas Press Club, falou sobre as características dos filmes escolhidos por ele e sua equipe para a plataforma. Adam Ellick procura cineastas emergentes pelo mundo, vasculhando a internet e participando de festivais. Ele explicou que o objetivo do Op-Docs é encontrar histórias que interessam às pessoas, que sejam universais: “queremos filmes complexos, cheios de nuances, que nos façam pensar e tragam emoção. Buscamos a emoção por trás da notícia”.
O executivo explicou que qualquer pessoa pode submeter um vídeo para ser analisado por ele e sua equipe. As produções podem ter entre 5 e 40 min, mas, idealmente, devem durar de 10 a 20 minutos. “As pessoas tentam falar de muitas coisas e acabam perdendo o foco. Gostamos de filmes pequenos com histórias fortes”, disse Adam. Os vídeos submetidos à sua equipe passam por um processo criterioso de checagem e, se interessarem à plataforma, ainda podem receber sugestões de ajustes. Se forem aceitos, os trabalhos são remunerados para fazer parte do New York Times Op-Docs.
O evento com apoio da FAAP fez parte da abertura da 10ª edição do Festival de Finos Filmes, que também exibiu dois filmes da plataforma: “Hags” (2023), com direção de Sean Wang, mostra um retrato da juventude contado a partir das páginas do anuário do ensino médio, e “Ten Meter Tower” (2016), com direção de Maximilien Van Aertryck e Axel Danielson, que através de uma torre de mergulho de dez metros, evidencia o dilema de pessoas que nunca estiveram lá em cima e que precisam escolher entre pular ou descer, entre o medo instintivo de dar o passo; e, de outro, a humilhação de desistir.
Na conversa mediada pela coordenadora do curso de Jornalismo, Edilamar Galvão, e pelo coordenador do curso de Cinema, Humberto Neiva, os alunos fizeram perguntas sobre a diferença entre opinião e informação no jornalismo, sobre a importância da checagem de informação pela plataforma e sobre a questão do foco na produção cinematográfica.