Produtor executivo do Op-Docs do jornal New York Times faz palestra para alunos da FAAP


DATA


COMPARTILHE


202392818231

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Adam Ellick, diretor e produtor executivo do Opinion Video e Op-Docs do The New York Times, esteve na FAAP para uma palestra com alunos dos cursos de Jornalismo e Cinema. 

O premiado jornalista, que já produziu filmes que conquistaram um Prêmio Emmy, um Pulitzer e três Overseas Press Club, falou sobre as características dos filmes escolhidos por ele e sua equipe para a plataforma. Adam Ellick procura cineastas emergentes pelo mundo, vasculhando a internet e participando de festivais. Ele explicou que o objetivo do Op-Docs é encontrar histórias que interessam às pessoas, que sejam universais: “queremos filmes complexos, cheios de nuances, que nos façam pensar e tragam emoção. Buscamos a emoção por trás da notícia”. 

O executivo explicou que qualquer pessoa pode submeter um vídeo para ser analisado por ele e sua equipe. As produções podem ter entre 5 e 40 min, mas, idealmente, devem durar de 10 a 20 minutos. “As pessoas tentam falar de muitas coisas e acabam perdendo o foco. Gostamos de filmes pequenos com histórias fortes”, disse Adam. Os vídeos submetidos à sua equipe passam por um processo criterioso de checagem e, se interessarem à plataforma, ainda podem receber sugestões de ajustes. Se forem aceitos, os trabalhos são remunerados para fazer parte do New York Times Op-Docs. 

O evento com apoio da FAAP fez parte da abertura da 10ª edição do Festival de Finos Filmes, que também exibiu dois filmes da plataforma: “Hags” (2023), com direção de Sean Wang, mostra um retrato da juventude contado a partir das páginas do anuário do ensino médio, e “Ten Meter Tower” (2016), com direção de Maximilien Van Aertryck e Axel Danielson, que através de uma torre de mergulho de dez metros, evidencia o dilema de pessoas que nunca estiveram lá em cima e que precisam escolher entre pular ou descer, entre o medo instintivo de dar o passo; e, de outro, a humilhação de desistir. 

Na conversa mediada pela coordenadora do curso de Jornalismo, Edilamar Galvão, e pelo coordenador do curso de Cinema, Humberto Neiva, os alunos fizeram perguntas sobre a diferença entre opinião e informação no jornalismo, sobre a importância da checagem de informação pela plataforma e sobre a questão do foco na produção cinematográfica. 

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Cinema

Alunos de Cinema da FAAP são selecionados para a Mostra Tiradentes

Três projetos realizados por alunos da FAAP ganham destaque na programação da Mostra Tiradentes, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. O documentário “Fulano de Tal”, produzido por estudantes do quinto semestre do curso de Cinema, o curta-metragem de conclusão de curso “KM 100”, de Lucas Ribeiro, e o curta-metragem extracurricular “Coisas que eu lembro sobre vc” de Lucca Baraldi, serão exibidos em sessões especiais durante o evento. “Fulano de Tal” será apresentado ao ar livre, na programação da Praça, enquanto “KM 100” terá sua exibição no Cine-Teatro do Centro Cultural Yves Alves e o curta-metragem “Coisas que eu lembro sobre vc” será exibido no Cine-Tenda.   Sobre os filmes   Fulano de Tal   A produção revisita a obra do cineasta e jornalista Otoniel Santos Pereira, figura central do cinema da Boca do Lixo, que trabalhou ao lado de grandes nomes como Andrea Tonacci e Rogério Sganzerla. Autor de médias-metragens, Otoniel é conhecido pelo filme “O Pedestre” (1966), um dos marcos iniciais do cinema marginal brasileiro.   No curta de 2024, os estudantes da FAAP construíram uma narrativa que conecta o legado cinematográfico de Otoniel com imagens atuais captadas em Super-8. Entre cenas filmadas no apartamento do diretor em São Paulo e registros da cidade atual, “Fulano de Tal” reimagina o universo ficcional do artista, destacando sua importância para o cinema brasileiro e dando uma nova perspectiva à sua história.    Ficha técnica    Produção – Lune Pilipczuk   Direção – André P. Barata; Reinê Pires Muzzi; Vanessa Ferreira   Assistência em Direção – Lune Pilipczuk   Roteiro – Reinê Pires Muzzi; André P. Barata; Vane Ferreira; Lune Pilipczuk   Arte: Marvin Oliveira e Reinê Pires Muzzi   Foto: Reinê Pires Muzzi   Som: Uli Castex   Montagem: Marvin Oliveira   KM 100   Dirigido por Lucas Ribeiro, “KM 100” acompanha Miguel, um homem em busca de suas origens no Brasil do apagamento da memória negra, e em sua jornada encontra ecos de pertencimento em um povoado sem nome   “‘KM 100’ é uma exploração de sentimentos ligados à identidade, origem e ancestralidade, para brasileiros descendentes da diáspora africana, em um país caracterizado pelo apagamento da memória negra”, afirma o diretor Lucas Ribeiro.   Ficha técnica   Elenco – Vinícius Neri, Teka Romualdo, Davi Lima, Nádia Bittencourt e Valdo Boaventura   Roteiro e Direção – Lucas Ribeiro   Produção – Gabriela Saragosa, Marco Bueno e Sofia Gullane   Produção Executiva – Ricardo Monastero   Primeira Assistente de Direção – Isabel Amarante   Direção de Fotografia – Erica Duarte e Gabriela Piserni   Direção de Arte – Marcela Fornazari e Mariana Ruiz   Direção de Som – Luís Miguel Marquina   Montagem – Gabriela Piserni e Lucas Ribeiro   Trilha Original – Lucas Ribeiro e Talita Collado   Edição de Som e Mixagem – Igor Yamawaki   Coisas que eu lembro sobre vc  Toda a produção, incluindo roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e som, foi realizada por Lucca Baraldi.    A FAAP parabeniza seus alunos por esta importante conquista, que celebra tanto a preservação da memória do cinema nacional quanto o debate de questões contemporâneas. A seleção dos filmes para a Mostra Tiradentes reflete o compromisso do curso de Cinema da FAAP em formar profissionais que unem inovação e relevância cultural, projetando o futuro do audiovisual no


Na FAAP

Alunos de Publicidade da FAAP ganham prêmio de melhor TCC pela APP Brasil 

Um grupo de formandos do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP teve seu TCC selecionado entre os três melhores do Brasil, no Concurso Universitário de Trabalho de Conclusão de Curso “Ricardo Ramos”, promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil), o qual avaliou 33 trabalhos de 21 instituições de ensino de todo o país.   “Chegar tão longe com nosso TCC foi uma experiência incrível, especialmente por termos vivido isso em grupo. Juntos, nos comprometemos não apenas com a entrega do projeto, mas com o que realmente importa: a compreensão do impacto que nossos trabalhos tem nos outros”, afirma a aluna Luana Guedes, uma das integrantes do grupo vencedor.   Na última quarta-feira, 11, os seis estudantes – Arthur Rodrigues Rua, Frederico da Costa Hornhardt, Gabriela de Carvalho Araujo Sêga, Gisele Kostka Muller de Oliveira Gomes, Luana Guedes Assaf e Victoria Amaral Santos – apresentaram o TCC no escritório da Rede Globo, para um júri de profissionais do mercado publicitário que selecionou o projeto em 2º lugar na categoria “Campanha Publicitária”.  Luana ainda pontua que “na cerimônia de premiação, levamos para casa muito mais do que um troféu. Conectamos com pessoas incríveis do mercado, recebemos feedbacks valiosos e vimos o impacto do nosso trabalho ao perceber que alguns se emocionaram com os projetos apresentados. Isso me mostrou que premiações como essa vão além do reconhecimento profissional — elas têm o poder de transformar e agregar valor às vidas das pessoas de forma significativa”.


Business Communication and Media

FAAP Talks apresenta o novo programa ‘Business Communication and Media’ 

Seguindo o tema “A Comunicação é o Futuro: o valor de um profissional global e multidisciplinar”, a FAAP reuniu professores e expoentes profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas para compor o painel do FAAP Talks, em um evento de divulgação do novo programa BCM (Business Communication and Media), reservado apenas para os candidatos do Vestibular 2025 e transmitido ao vivo via Youtube.   Luis Sobral, CEO da FAAP, e Rogério Massaro, Diretor Acadêmico da FAAP, abriram o FAAP Talks destacando a história do Centro Universitário e dando as boas-vindas para os futuros estudantes, pais e familiares presentes. “A FAAP, como sempre, pioneira em tudo o que oferece, uma Instituição que se atualiza todos os dias, há 77 anos. Visando as profissões do futuro, visando contribuir com as melhores práticas e com os melhores profissionais, em um futuro, ainda que seja incerto, mas que a gente tem obrigação de desenhá-lo para que a gente contribua com a sociedade brasileira”, celebra Sobral.   Esse formato inovador de graduação possibilita que o aluno conquiste tripla titulação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, em até 6 anos. Com o objetivo de formar profissionais versáteis e multidisciplinares, capacitados a atuar num mercado global e a enfrentar desafios contemporâneos em tempos de I.A., revolução digital e bigtechs, o programa oferta uma estrutura curricular única no Brasil.  Para apresentar os diferenciais do BCM e destacar a importância de ter acesso a um programa de graduação alinhado as atuais demandas do mercado da comunicação, Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo, e Eric Messa, Coordenador dos cursos de Publicidade e Relações Públicas, realizaram a composição e mediação do painel de convidados, entre os quais estiveram presentes: Regina Augusto (Diretora-Executiva do CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, e professora da FAAP); Eduardo Brandini (Head de TV, Filmes, Esportes, Notícias e Ecossistema Cívico do YouTube e professor da FAAP); Iuri Pitta (Comentarista político da CNN e professor da FAAP) e Marcia Esteves (CEO da agência Lew’Lara/TBWA e Presidente da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade).   Todos os convidados contaram sobre a sua trajetória profissional no mercado da comunicação e as mudanças que foram acontecendo no setor ao decorrer dos anos, principalmente com a ascensão da tecnologia e a expansão do seu uso em nosso dia a dia. Um coquetel marcou o final do evento, onde também foi aberto um momento para realização de matrícula e entrega de vouchers para troca de ingressos do Teatro FAAP.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter