O podcaster e professor da FAAP, Ivan Mizanzuk, desempenhou papel crucial na anulação de acusações do Caso Evandro

TEXTO

Comunicação FAAP



DATA


COMPARTILHE


Podcaster e professor da FAAP Ivan Mizanzuk

Podcaster e professor da FAAP Ivan Mizanzuk


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O diretor de podcast e professor da FAAP, Ivan Mizanzuk, desempenhou um papel crucial na anulação da condenação dos quatro acusados de matar o garoto Evandro no litoral do Paraná, há mais de 30 anos, em abril de 1992.  

Mizanzuk descobriu uma série de fitas com o conteúdo dos interrogatórios e, numa apuração meticulosa, revelou que os acusados foram obrigados, sob tortura, a confessarem um crime que não cometeram.  

Com este trabalho, quarta temporada do podcast Projeto Humanos, Mizanzuk alcançou reconhecimento nacional. O podcast é atualmente o maior em formato storytelling no Brasil, contando com mais de 5 milhões de plays na sua última temporada até maio de 2020. Em 2021, foram lançados sobre o caso uma série pela Globoplay e um livro pela editora Harper Collins. Em 2022, a série foi indicada ao Emmy International.  

O trabalho de Ivan Mizanzuk, como escritor, produtor de podcasts, jornalista independente e professor da FAAP destaca-se por sua dedicação à verdade e à ética jornalística. Seu foco no rigor e na apuração minuciosa dos fatos influencia a formação de novos profissionais que buscam excelência no jornalismo, assim como ele.  

Gabriel Moreno, aluno do 4º semestre de Jornalismo, diz que “é sempre inspirador presenciar em primeira mão as conquistas daqueles que acompanham nosso desenvolvimento diariamente, com atenção, proximidade e afinco; os professores”. O aluno continua: “A conquista do professor Ivan Mizanzuk, através do podcast do caso Evandro, reacendeu um senso de justiça e mostrou a potencialidade e a importância da atividade jornalística. Não acho que exista exemplo melhor e mais motivante para um aluno do que o triunfo de um [futuro] colega de profissão.”  

Para Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo, “Ivan Mizanzuk tem as qualidades imprescindíveis para a grande missão do Jornalismo, que é ter o compromisso com a verdade dos fatos e fazê-la chegar à sociedade. Com seu rigor incansável e sua intuição criativa ele, ao mesmo tempo, pratica o bom e velho jornalismo de investigação e apuração e, ainda, é capaz de criar uma nova linguagem que atrai e estimula o público a imergir com atenção no conteúdo jornalístico. Por tudo isso, o reconhecimento de seu trabalho é mais que merecido e, especialmente, nós aqui na FAAP temos muito orgulho de tê-lo em nosso time”.  

Leia o depoimento do professor Ivan Mizanzuk 

“Eu comecei fazendo as pesquisas para o Caso Evandro em 2015. Trabalhava apenas como professor universitário e só conseguia trabalhar nessa história nas minhas férias de meio e final de ano. Comecei a publicar os episódios do podcast em 2018. Eu publicava o que conseguia produzir durante as férias, e depois ficava meses sem postar nada.  

Em 2020, o podcast se encerrou com 36 episódios. Alguns tinham 2h30min de duração. No total, são mais de 48 horas de conteúdo. Não há nenhum veículo de mídia que permitiria esse tipo de loucura – ou seja, começar um projeto sem saber quanto tempo ia durar, qual a quantidade de episódios e quais seriam suas durações. Foi tudo feito na medida do que a história exigia.  

O resultado está aí. Conseguimos adaptar esse material gigantesco para uma série de TV que concorreu ao prêmio Emmy Internacional em 2022, e cujas revelações da minha investigação permitiram uma revisão criminal que era vista como impossível até pouco tempo atrás.  

Acho que há duas lições que eu consigo tirar dessa experiência toda. Primeiro, é que há certas histórias que não se encaixam no formato mais padronizado do jornalismo – ou até mesmo do mundo documental. O podcast que eu fazia nas minhas férias foi a espinha dorsal de tudo.  

E a segunda lição é que, se você sente que sua história não se encaixa em nenhum lugar ou formato, você pode tentar construir esse espaço. Não é fácil, exige muito tempo e persistência. Mas uma hora a coisa vira. Ainda bem.”


TEXTO

Comunicação FAAP


DATA


banners-site-faap_jor2

Jornalismo na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_jor1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e FAAP Finance promovem o 1º Painel de Carreiras

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Liga Estudantil FAAP Finance, realiza no dia 30 de outubro de 2025 o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance, evento que reunirá nomes de destaque do mercado financeiro para compartilhar experiências, trajetórias profissionais e aprendizados com o público acadêmico.  Com o objetivo de aproximar estudantes do universo corporativo, o encontro no Centro de Convenções da FAAP será dividido em três painéis temáticos, cada um com foco em diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento de carreira e os desafios do setor financeiro.  1º painel  9h30 – 10h50  Palestrantes: Álvaro de Sá Freire (Versal Finance), Jair Ribeiro da Silva (co-fundador e ex-CEO do banco Patrimônio), José Guimarães Monforte (economista) e Marcelo Forbes (Brasilpar)  2º painel  11h20 – 12h10 Palestrantes: Marco Saravalle (sócio e CIO da XInvest), Robert Indech (XP Inc.) Piero Minardi (sócio-fundador e Executive Chairman da Lazuli Partners)  3º painel 12h10 – 13h00 Palestrantes: Marcelo Santucci (BTG Pactual) e Mariana Xavier Correa (BTG Pactual)  O evento é voltado especialmente para estudantes e jovens profissionais interessados em seguir carreira no setor financeiro. Além de oferecer uma visão prática sobre as diversas possibilidades de atuação no mercado, o painel também busca incentivar o networking entre os participantes e os profissionais convidados.  Com a presença de executivos renomados e especialistas do setor, o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance se consolida como uma oportunidade única de aprendizado, troca de experiências e conexão com quem está à frente das transformações no mercado financeiro


Na FAAP

FAAP e ULisboa Promovem Conferência Online para Práticas Extensionistas e 18º. ODS  

O Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP) e a Universidade de Lisboa (ULisboa), através da Faculdade de Direito (FDUL), anunciam a realização da conferência online “Rumo à Concretização dos ODS: Responsabilidade Social e Práticas Extensionistas no Ensino Universitário dos Dois Lados do Oceano”. O evento, com foco na colaboração lusófona para o impacto social, ocorrerá no dia 29 de outubro de 2025, com transmissão ao vivo e gratuita pelo YouTube da FAAP.  A conferência terá início às 10h00 (horário de Brasília) e 13h00 (horário de Lisboa), com a Sessão de Abertura que contará com a presença de líderes de ambas as instituições, incluindo representantes da FAAP (como o CEO Luiz Sobral e Prof. Mestre Rógerio Massaro Suriani, Diretor Acadêmico) e da ULisboa (Prof. Doutor João Peixoto, Vice-Reitor, e Prof. Doutor Eduardo Vera-Cruz, Diretor da FDUL). Os mediadores deste encontro terão os professores e responsáveis pelas práticas extensionistas de ambas instituições: Rute Saraiva, Joana Soares e  Valdir Cimino  A programação está dividida em três blocos que exploram a cooperação transatlântica:  BLOCO 1: NAVEGANDO SABERES: Focado na criação de estruturas e avaliação da Responsabilidade Social Extensionista, com destaque para o projeto “Voz e Visibilidade” da FAAP e o ORSIES Lisboa.  BLOCO 2: CONEXÕES TRANSATLÂNTICAS: Apresentação de práticas inspiradoras, como o projeto “Missão Amazônia” da FAAP, que levou cursos como Moda e Direito a povos originários, e o “Acesso M23” da ULisboa.  BLOCO 3: FORÇA LUSÓFONA: Discute o impacto de projetos sociais como o “Tempo Rei de Histórias” e “Literatura que Liberta” da FAAP (que promovem escuta qualificada e remição de pena por leitura), além dos estudos em Direitos Animais (NEDA) e Luso-Brasileiro (NELB) da ULisboa.  O encontro visa fortalecer parcerias estratégicas, promover o intercâmbio de saberes e práticas extensionistas de alta relevância social, alinhando a educação e a pesquisa dos países lusófonos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da


Business Communication and Media

Alunos do programa BCM da FAAP visitam o Palácio dos Bandeirantes

Nesta última terça, 21, um grupo de alunos do programa BCM (Business Communication and Media) que integra as graduações de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo da FAAP, fez uma visita ao Palácio dos Bandeirantes para conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo e a sua Agência SP, a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.  Segundo Eric Messa, Coordenador do Programa BCM da FAAP, “a comunicação passa por uma grande revolução, e a comunicação pública não fica à margem. Conhecer a estrutura da Secretaria de Comunicação do Governo, lá no Palácio dos Bandeirantes, reforça minha convicção de que, hoje, toda instituição, pública ou privada, precisa dispor de uma estrutura de comunicação minimamente articulada para atender à demanda de produção de conteúdo próprio. Seus profissionais devem reunir competências múltiplas: capacidade analítica, fluência em formatos digitais e aptidão para integrar narrativas”.   O grupo de estudantes foi recebido por Lais Vita (Secretária de Estado), Flávio Benvenuto (Subsecretário de Comunicação Integrada), Joana Carmo (Subsecretária de Marketing) e pela equipe de coordenadores de área.   “Cada vez mais me convenço de que a aproximação entre os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, que idealizamos no programa BCM, oferece uma formação alinhada às necessidades atuais”, afirma Eric Messa.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter