O podcaster e professor da FAAP, Ivan Mizanzuk, desempenhou papel crucial na anulação de acusações do Caso Evandro

TEXTO

Comunicação FAAP



DATA


COMPARTILHE


Podcaster e professor da FAAP Ivan Mizanzuk

Podcaster e professor da FAAP Ivan Mizanzuk


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O diretor de podcast e professor da FAAP, Ivan Mizanzuk, desempenhou um papel crucial na anulação da condenação dos quatro acusados de matar o garoto Evandro no litoral do Paraná, há mais de 30 anos, em abril de 1992.  

Mizanzuk descobriu uma série de fitas com o conteúdo dos interrogatórios e, numa apuração meticulosa, revelou que os acusados foram obrigados, sob tortura, a confessarem um crime que não cometeram.  

Com este trabalho, quarta temporada do podcast Projeto Humanos, Mizanzuk alcançou reconhecimento nacional. O podcast é atualmente o maior em formato storytelling no Brasil, contando com mais de 5 milhões de plays na sua última temporada até maio de 2020. Em 2021, foram lançados sobre o caso uma série pela Globoplay e um livro pela editora Harper Collins. Em 2022, a série foi indicada ao Emmy International.  

O trabalho de Ivan Mizanzuk, como escritor, produtor de podcasts, jornalista independente e professor da FAAP destaca-se por sua dedicação à verdade e à ética jornalística. Seu foco no rigor e na apuração minuciosa dos fatos influencia a formação de novos profissionais que buscam excelência no jornalismo, assim como ele.  

Gabriel Moreno, aluno do 4º semestre de Jornalismo, diz que “é sempre inspirador presenciar em primeira mão as conquistas daqueles que acompanham nosso desenvolvimento diariamente, com atenção, proximidade e afinco; os professores”. O aluno continua: “A conquista do professor Ivan Mizanzuk, através do podcast do caso Evandro, reacendeu um senso de justiça e mostrou a potencialidade e a importância da atividade jornalística. Não acho que exista exemplo melhor e mais motivante para um aluno do que o triunfo de um [futuro] colega de profissão.”  

Para Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo, “Ivan Mizanzuk tem as qualidades imprescindíveis para a grande missão do Jornalismo, que é ter o compromisso com a verdade dos fatos e fazê-la chegar à sociedade. Com seu rigor incansável e sua intuição criativa ele, ao mesmo tempo, pratica o bom e velho jornalismo de investigação e apuração e, ainda, é capaz de criar uma nova linguagem que atrai e estimula o público a imergir com atenção no conteúdo jornalístico. Por tudo isso, o reconhecimento de seu trabalho é mais que merecido e, especialmente, nós aqui na FAAP temos muito orgulho de tê-lo em nosso time”.  

Leia o depoimento do professor Ivan Mizanzuk 

“Eu comecei fazendo as pesquisas para o Caso Evandro em 2015. Trabalhava apenas como professor universitário e só conseguia trabalhar nessa história nas minhas férias de meio e final de ano. Comecei a publicar os episódios do podcast em 2018. Eu publicava o que conseguia produzir durante as férias, e depois ficava meses sem postar nada.  

Em 2020, o podcast se encerrou com 36 episódios. Alguns tinham 2h30min de duração. No total, são mais de 48 horas de conteúdo. Não há nenhum veículo de mídia que permitiria esse tipo de loucura – ou seja, começar um projeto sem saber quanto tempo ia durar, qual a quantidade de episódios e quais seriam suas durações. Foi tudo feito na medida do que a história exigia.  

O resultado está aí. Conseguimos adaptar esse material gigantesco para uma série de TV que concorreu ao prêmio Emmy Internacional em 2022, e cujas revelações da minha investigação permitiram uma revisão criminal que era vista como impossível até pouco tempo atrás.  

Acho que há duas lições que eu consigo tirar dessa experiência toda. Primeiro, é que há certas histórias que não se encaixam no formato mais padronizado do jornalismo – ou até mesmo do mundo documental. O podcast que eu fazia nas minhas férias foi a espinha dorsal de tudo.  

E a segunda lição é que, se você sente que sua história não se encaixa em nenhum lugar ou formato, você pode tentar construir esse espaço. Não é fácil, exige muito tempo e persistência. Mas uma hora a coisa vira. Ainda bem.”


TEXTO

Comunicação FAAP


DATA


banners-site-faap_jor2

Jornalismo na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_jor1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAPCast recebe Eduardo Mitelman, cofundador e CEO da DNA Conteúdo Digital e ex-aluno de Publicidade da FAAP 

O FAAPCast desta semana recebeu Eduardo Mitelman, cofundador e CEO da Conteúdo Digital e ex-aluno de Publicidade e Propaganda da FAAP. Durante a entrevista, o visionário Mitelman falou sobre como surgiu a ideia para o que seria sua futura empresa, a DNA Conteúdo Digital, uma edtech especializada no desenvolvimento de experiências educacionais digitais para o mercado corporativo, que quebra barreiras e potencializa resultados.  Por meio do conceito de edutainment, a desenvolvedora de escolas on-line traz um olhar disruptivo para as experiências de educação e atrai grandes empresas do país.   Com ampla experiência no mercado, Eduardo também é Co-fundador da recém-lançada Inner AI. A inteligência artificial vai funcionar como um hub de criação de conteúdo para as empresas. Por ali, companhias poderão criar de forma muito mais prática reports, e-mails, comunicados e até vídeos com ajuda dos robôs. Os usuários terão a possibilidade de transformar um conteúdo já existente em outro formato, por exemplo, um texto em vídeo.  Além disso, Mitelman já passou por grandes empresas do setor de comunicação e produção audiovisual, como Young&Rubicam e Conspiração Filmes, atendendo projetos do HSBC, P&G, Crayola, WWF, Canal Fox, SBT e MTV.   Para saber mais sobre a trajetória de Eduardo Mitelman, acompanhe a entrevista na íntegra no canal oficial do FAAPCast no Youtube.


Na FAAP

Totó Parente, Secretário Municipal da Cultura, visita a FAAP 

A FAAP recebeu, nesta última terça-feira, 06 de maio, a visita de José Antônio “Totó” Parente, atual Secretário de Cultura do Município de São Paulo para um encontro na sede da Mantenedora.   Na pauta do encontro, diversos assuntos que reforçam a parceria da FAAP com este órgão público de extrema importância para nossa rotina de trabalho no mundo acadêmico e social.   Na ocasião, a FAAP demonstrou o interesse der ter a SMC e a SP Negócios como parceiros na Res Artis, a maior rede global de programas de residência artística – que será realizada na FAAP, em setembro. Também na agenda, um projeto em conjunto com o Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey, no Butantã, com ativações da cadeia produtiva da moda junto com nosso programa de Práticas Extensionistas.  A FAAP também se prontificou a colaborar com a formação de mais de 450 jovens, potenciais agentes da cultura, abrindo nossas operações de teatro, oficinas, ateliês e exposições para treinamento e qualificação desse pessoal para que, no futuro, possam prestar serviços nos equipamentos, instituições, museus culturais privados e públicos de São Paulo.  Totó Parente, acompanhado de Carol Lafemina, ex-aluna da FAAP, e atual Secretária Adjunta de Cultura e Economia Criativa, e Fabio Portela, o atual Secretário de Comunicação da cidade de São Paulo, ex-gerente de Comunicação da FAAP, foram recebidos por Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.  Na reunião, também estavam presentes Luis Sobral, CEO da FAAP, Rogério Massaro, Diretor-Acadêmico da FAAP, Marcos Moraes, Diretor-Geral do Museu de Arte Brasileira FAAP e Alessandra Andrade, Gestora do nosso Business HUB e atual Presidente da SP Negócios.


Na FAAP

FAAPCast recebe Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible Brasil e ex-aluna de Publicidade e Propaganda 

O FAAPCast desta semana recebeu Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible Brasil e ex-aluna de Publicidade e Propaganda da FAAP. Mestre em artes e ciências pela Universidade de Nova York (NYU), ela foi professora de cursos de pós-graduação nas áreas de negócios, conteúdo e marketing da FAAP, por mais de catorze anos.  Adriana lançou, recentemente, o seu segundo livro e audiobook, Conexões, narrado por ela mesma. Também é coautora do livro Uma sobe e puxa a outra (vol. 2), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, que conta a trajetória profissional dela e de outras mulheres inspiradoras.   A autora alcançou o sucesso em empresas nacionais e internacionais, sempre valorizando a importância das conexões pessoais e profissionais e o empoderamento de outras mulheres. Numa eficiente mistura de relatos e exemplos práticos, ao longo do episódio Adriana nos conta que Conexões nos mostra como o amor e a dedicação tanto pelo trabalho quanto por quem está ao nosso lado movem montanhas e abrem as portas para as mais diversas oportunidades.   Do mundo da publicidade e televisão, passando por empresas como Nickelodeon e Cartoon Network, até sua ascensão no mundo corporativo, como a Audible Brasil, Adriana Alcântara defende que confiança, transparência, sinergia e empatia são ingredientes indispensáveis para criar vínculos verdadeiros e um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.  Alcântara, também é coautora do livro Uma sobe e puxa a outra (vol. 2), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, que conta a trajetória profissional dela e de outras mulheres inspiradoras.  Atualmente, Alcântara lidera a estratégia comercial, o lançamento das operações e a estruturação do serviço da Audible no país e, além disso, possui uma carreira de destaque na indústria de conteúdo e mídia, já tendo ocupado cargos de liderança nas áreas de desenvolvimento de negócios, produção, marketing e branding, no Brasil e na América Latina, em grandes empresas, como Warner Bros. Discovery, Apple, OiTV, Globosat, Viacom Networks Brasil e MSNBC, em Nova York.   Além de suas conquistas no mundo corporativo, já foi apresentadora de TV e atriz de teatro e novelas brasileiras, o que enriqueceu ainda mais sua experiência na indústria do entretenimento. Para saber mais sobre a sua trajetória acesse a entrevista completa no canal oficial do FAAPCast no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter