O podcaster e professor da FAAP, Ivan Mizanzuk, desempenhou papel crucial na anulação de acusações do Caso Evandro

TEXTO

Comunicação FAAP



DATA


COMPARTILHE


Podcaster e professor da FAAP Ivan Mizanzuk

Podcaster e professor da FAAP Ivan Mizanzuk


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O diretor de podcast e professor da FAAP, Ivan Mizanzuk, desempenhou um papel crucial na anulação da condenação dos quatro acusados de matar o garoto Evandro no litoral do Paraná, há mais de 30 anos, em abril de 1992.  

Mizanzuk descobriu uma série de fitas com o conteúdo dos interrogatórios e, numa apuração meticulosa, revelou que os acusados foram obrigados, sob tortura, a confessarem um crime que não cometeram.  

Com este trabalho, quarta temporada do podcast Projeto Humanos, Mizanzuk alcançou reconhecimento nacional. O podcast é atualmente o maior em formato storytelling no Brasil, contando com mais de 5 milhões de plays na sua última temporada até maio de 2020. Em 2021, foram lançados sobre o caso uma série pela Globoplay e um livro pela editora Harper Collins. Em 2022, a série foi indicada ao Emmy International.  

O trabalho de Ivan Mizanzuk, como escritor, produtor de podcasts, jornalista independente e professor da FAAP destaca-se por sua dedicação à verdade e à ética jornalística. Seu foco no rigor e na apuração minuciosa dos fatos influencia a formação de novos profissionais que buscam excelência no jornalismo, assim como ele.  

Gabriel Moreno, aluno do 4º semestre de Jornalismo, diz que “é sempre inspirador presenciar em primeira mão as conquistas daqueles que acompanham nosso desenvolvimento diariamente, com atenção, proximidade e afinco; os professores”. O aluno continua: “A conquista do professor Ivan Mizanzuk, através do podcast do caso Evandro, reacendeu um senso de justiça e mostrou a potencialidade e a importância da atividade jornalística. Não acho que exista exemplo melhor e mais motivante para um aluno do que o triunfo de um [futuro] colega de profissão.”  

Para Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo, “Ivan Mizanzuk tem as qualidades imprescindíveis para a grande missão do Jornalismo, que é ter o compromisso com a verdade dos fatos e fazê-la chegar à sociedade. Com seu rigor incansável e sua intuição criativa ele, ao mesmo tempo, pratica o bom e velho jornalismo de investigação e apuração e, ainda, é capaz de criar uma nova linguagem que atrai e estimula o público a imergir com atenção no conteúdo jornalístico. Por tudo isso, o reconhecimento de seu trabalho é mais que merecido e, especialmente, nós aqui na FAAP temos muito orgulho de tê-lo em nosso time”.  

Leia o depoimento do professor Ivan Mizanzuk 

“Eu comecei fazendo as pesquisas para o Caso Evandro em 2015. Trabalhava apenas como professor universitário e só conseguia trabalhar nessa história nas minhas férias de meio e final de ano. Comecei a publicar os episódios do podcast em 2018. Eu publicava o que conseguia produzir durante as férias, e depois ficava meses sem postar nada.  

Em 2020, o podcast se encerrou com 36 episódios. Alguns tinham 2h30min de duração. No total, são mais de 48 horas de conteúdo. Não há nenhum veículo de mídia que permitiria esse tipo de loucura – ou seja, começar um projeto sem saber quanto tempo ia durar, qual a quantidade de episódios e quais seriam suas durações. Foi tudo feito na medida do que a história exigia.  

O resultado está aí. Conseguimos adaptar esse material gigantesco para uma série de TV que concorreu ao prêmio Emmy Internacional em 2022, e cujas revelações da minha investigação permitiram uma revisão criminal que era vista como impossível até pouco tempo atrás.  

Acho que há duas lições que eu consigo tirar dessa experiência toda. Primeiro, é que há certas histórias que não se encaixam no formato mais padronizado do jornalismo – ou até mesmo do mundo documental. O podcast que eu fazia nas minhas férias foi a espinha dorsal de tudo.  

E a segunda lição é que, se você sente que sua história não se encaixa em nenhum lugar ou formato, você pode tentar construir esse espaço. Não é fácil, exige muito tempo e persistência. Mas uma hora a coisa vira. Ainda bem.”


TEXTO

Comunicação FAAP


DATA


banners-site-faap_jor2

Jornalismo na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_jor1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Conheça o FAAP 4.0 o novo projeto de transformação digital da instituição

Na última segunda-feira, 9 de junho, a FAAP lançou o projeto FAAP 4.0, um novo passo estratégico rumo à transformação digital da instituição. A apresentação foi conduzida pelo CEO da FAAP, Luis Sobral, e contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, marcando um momento simbólico para o futuro da educação no país. O projeto reúne uma série de iniciativas voltadas à integração de novas tecnologias ao cotidiano acadêmico. Inteligência artificial, realidade virtual e internet das coisas passam a fazer parte da experiência de ensino e aprendizagem na FAAP, preparando os alunos para os desafios de um mundo em constante transformação. Ainda neste segundo semestre, mais de 100 disciplinas dos cursos de graduação passarão a abordar essas tecnologias, criando trilhas de formação inovadoras. A transformação também acontece nos bastidores: professores e funcionários estão sendo capacitados, ferramentas de inteligência artificial incorporadas aos processos internos e novas soluções digitais testadas e integradas à rotina da instituição. A partir do próximo ano, a FAAP também oferecerá novos cursos de extensão, livres e de pós-graduação voltados à capacitação em tecnologias digitais. Desde 1947, a FAAP forma, inspira e transforma talentos nas áreas de artes, comunicação e negócios. Esse é um marco não só para a FAAP, mas também para o futuro da educação no Brasil, abrindo caminho para uma formação cada vez mais conectada com a


Na FAAP

Dicas para o Vestibular FAAP deste domingo, dia 15 de junho 

O dia do vestibular da FAAP é sempre carregado de expectativa e ansiedade. É a hora de ver o resultado de toda a dedicação aos estudos para iniciar uma nova fase, a graduação! Para quem ainda não se inscreveu, inscreva-se até sexta-feira, dia 13 de junho.    Para ajudar nossos candidatos a se prepararem para o grande dia, aqui estão algumas dicas importantes sobre como chegar e o que é permitido levar no dia da prova, domingo, 15 de junho:      Como chegar?  Acesse o endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.  O que eu posso levar?   Documentos: é obrigatório levar um documento de identificação original e com foto. Pode ser RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte (para estrangeiros).    Alimentos e bebidas: chocolates, doces e garrafa de água transparente são permitidos. Eles devem ser colocados ao lado da carteira.   Materiais permitidos na carteira: lápis, borracha e caneta esferográfica preta ou azul. A caneta esferográfica deve ser transparente e de tinta preta, conforme exigência do Inep. Leve pelo menos duas canetas.   Todos os objetos, como celulares, smartwatches e outros equipamentos eletrônicos, devem ser desligados e serão colocados dentro de sacolinhas fornecidas pelo fiscal antes da prova.   O que eu não posso levar:  Artigos de chapelaria: bonés, chapéus, boinas, viseiras e similares não são permitidos e devem ser evitados. Na sala, serão colocados nos sacos plásticos.   Equipamentos eletrônicos: celulares, smartwatches, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas, pen drives, alarmes, chaves com alarme, fones de ouvido ou qualquer outro componente eletrônico são proibidos.   Óculos escuros e relógios: não é permitido usar óculos escuros ou qualquer tipo de relógio.   Materiais de escrita não permitidos: Canetas que não sejam transparentes, lapiseiras, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos e anotações não serão permitidos.   Lembre-se de seguir essas orientações para evitar imprevistos e garantir que tudo corra bem no dia da prova. Boa prova!   VESTIBULAR FAAP – 15 de junho de 2025   Para os candidatos   8h – Abertura dos Portões   10h – Início da Prova    11h45 – Os candidatos que tiverem terminado a prova podem ser liberados   12h – Término do exame   12-12h30 – Candidatos com necessidade educacional especial poderão solicitar até 30 minutos a mais de prova, mediante laudo médico   13h – Encerramento geral   Para os Pais e Responsáveis   8h – Abertura dos portões, acesso ao campus   10h – Palestra com o Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, no Teatro FAAP   11h – Reunião com os coordenadores do curso escolhido    13h – Encerramento Geral   FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado   Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP,

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter