MAB FAAP estende horário de funcionamento no mês de outubro


DATA


COMPARTILHE


vitrais-faap

Vitrais da FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O museu ficará aberto às sextas e aos sábados, das 10 às 20h 

Pensando em quem acompanha a programação cultural na cidade de São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP ampliou seu horário de funcionamento neste mês de outubro, ficando aberto às sextas-feiras e aos sábados, das 10 às 20h.

A FAAP é a única instituição de ensino em São Paulo a reunir, em um mesmo campus, um teatro e um museu. O MAB FAAP apresenta exposições de grande relevância no circuito das artes, além de abrigar em seu acervo mais de 3.500 obras de conceituados artistas brasileiros e estrangeiros radicados no país. O Teatro FAAP, por sua vez, disponibiliza espetáculos de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia brasileira.

Este horário de funcionamento permite que os visitantes conheçam dois importantes redutos da cultura paulista em uma única visita.

Além das exposições, os visitantes do MAB poderão conhecer seus famosos vitrais, que são destaques na arquitetura do prédio. O primeiro reúne 59 projetos assinados por artistas brasileiros como Candido Portinari, Fúlvio Pennacchi, Lasar Segall e Tarsila do Amaral. A claraboia de vitral do hall tem autoria da artista Claudia Andujar, e ambos representam parte da história das artes plásticas e também da arte dos vitrais no Brasil.

O Jardim das Esculturas, parte do acervo permanente, conta com treze esculturas de grande porte expostas ao ar livre, com trabalhos realizados, nas décadas de 1970 e 1980, pelos escultores mais importantes do país como Caciporé Torres, Yutaka Toyota, Nicolas Vlavianos, Amilcar de Castro, Bruno Giorgi e Franz Weissmann.

No Saguão do Museu estão réplicas em gesso de obras originais do Barroco Brasileiro, cedidas à instituição pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para a exposição de inauguração “Barroco no Brasil”. Entre elas se encontram 10 reproduções de um conjunto de esculturas em pedra sabão feitas entre 1800 a 1805 por Aleijadinho, localizadas no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas, Minas Gerais.

O Teatro FAAP além de sempre trazer ao palco peças aclamadas pela crítica e sucesso de público, também oferece o Curso de Teatro para Executivos, que já formou mais de 3.000 alunos desde 2008, com temas como ocupação do espaço, jogos em grupo, improvisação e articulação da fala para ajudar na comunicação de profissionais corporativos.

 

PROGRAMAÇÃO MAB FAAP 

 

A Poética do Fazer: Moda e arte no MAB 

A exposição apresenta ao visitante 120 peças do acervo do museu, entre criações de estilistas brasileiros e artistas visuais, com o objetivo de fazê-lo refletir sobre a relação entre a arte, a moda e o seu fazer poético.

Período de visitação: 5 de abril a 3 de dezembro 2023

 

Vlavianos – A conquista do espaço 

A mostra apresenta um panorama da trajetória de Nicolas Vlavianos, um dos principais nomes da escultura no Brasil, com foco na produção escultórica dos últimos vinte anos (2001-2021). A exposição reúne aproximadamente 50 obras e estabelece relações entre peças deste período e fases mais antigas de sua longa trajetória. São esculturas e maquetes, a maioria feita em aço inox e latão e desenhos.

Período de visitação: 21 de setembro a 05 de novembro de 2023

 

Conversas no MAB 

Série de encontros com os estilistas que têm obras na exposição “A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB”.Os eventos possibilitam que os visitantes conheçam a exposição na companhia dos estilistas.

18/10 – Fause Haten – das 14h30 às 16h00

28/10 – Lorenzo Merlino – das 11h às 12h30

08/11 – João Braga – das 15h às 16h30

02/12 – Liana Bloisi – das 11h às 12h30

 

PROGRAMAÇÃO TEATRO FAAP 

 

DUETOS, A Comédia de Peter Quilter 

Sucesso de público e aclamado pela crítica, já encantou plateias em mais de 20 países e foi traduzido para mais de 10 idiomas. “DUETOS”, peça do premiado dramaturgo Peter Quilter, tornou-se um verdadeiro fenômeno teatral contemporâneo, vista por mais de 60 mil pessoas em todo o Brasil. Estrelada por Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, sob a direção de Ernesto Piccolo, o espetáculo examina e retrata de forma cômica o mundo caótico dos relacionamentos modernos, através de quatro histórias de uma mulher e um homem – não necessariamente casais – às voltas com seus próprios desejos e traumas em busca do amor, e enfrentando a solidão.

Temporada: até dia 29 de outubro

Sextas – 20h / Sábados – 17h e 20h / Domingos – 18h

 

O NOME DO BEBÊ

Com direção de Elias Andreato e com Bianca Bin no elenco, o espetáculo é uma adaptação para a realidade brasileira da bem-sucedida peça de Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière. Em tempos cada vez mais violentos e agressivos, a comédia discute a dificuldade de escuta nas nossas relações mais íntimas.

Temporada: 12 de janeiro a 3 de março

Sextas – 20h / Sábados – 20h / Domingos – 18h

 

MAB FAAP 

Horário: de domingo a quinta-feira, das 10h às 18h, exceto às terças-feiras (fechado, mesmo aos feriados), sextas e sábados, das 10 às 20h

Informações: (11) 3662-7198

Entrada: gratuita @mabfaap

 

TEATRO FAAP

Informações: (11) 97185-9332

Televendas: (11) 3662-7233 / 3662-7234

Cursos: (11) 3662-7232 / 3662-7235


DATA


banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Residência Artística FAAP

Open Studio da Residência Artística FAAP – São Paulo acontece neste sábado com duas exposições 

A Residência Artística FAAP – São Paulo abre suas portas neste sábado, 29 de novembro, para o último Open Studio do semestre. Alunos e visitantes poderão circular pelos ateliês do histórico edifício Lutetia, conhecer os artistas residentes e acompanhar de perto seus processos criativos e pesquisas em desenvolvimento.  Além das visitas aos ateliês, o público também poderá conhecer duas exposições em cartaz no Lutetia. A primeira é “É manhã, já foi noite”, que reúne trabalhos de formados e formadas dos cursos de Artes Visuais da FAAP, uma oportunidade de conhecer a produção recente de jovens artistas da instituição.  A segunda exposição é “LANCE”, que apresenta os processos criativos de nove artistas residentes. O título faz referência aos deslocamentos cotidianos que estimulam trocas, convivência e cruzamentos entre os artistas durante o período de residência. As obras revelam diferentes abordagens e experimentações com materiais, em diálogo com a cidade e com o entorno do edifício. Ao final da mostra, as peças serão incorporadas ao acervo do MAB FAAP.  Localizada na Praça do Patriarca, no centro histórico de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo é dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos autorais, recebendo artistas do Brasil e do exterior. O Open Studio integra as ações que aproximam o público da produção contemporânea, oferecendo uma oportunidade única de contato direto com os artistas e seus processos.  Open Studio 29/11 das 12h às 17hSão Paulo / Edifício Lutetia LANCE Abertura dia 29.11, Sábado, das 12h às 18h  Entrada


Concurso FAAP Moda

Sofia Duarte é a grande vencedora da 20ª edição do Concurso FAAP MODA  

Sofia Duarte, estudante do curso de Moda da FAAP, foi a grande vencedora da noite que celebrou os 20 anos do Concurso FAAP MODA. Sua coleção, intitulada Topomorpho, conquistou o júri estrelado desta edição, consolidando-se como o destaque do evento.  Desde sua criação em 2004, o Concurso FAAP MODA – idealizado pela Fundação Armando Alvares Penteado em parceria com as ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton – tem como missão revelar novos talentos ao mercado da moda, promovendo a criatividade e a inovação entre jovens estilistas.  “Estou em êxtase! É uma felicidade imensa. Entrei na FAAP com esse objetivo – participar do Concurso FAAP MODA. Era essa a imagem que eu tinha há quatro anos. E, ao ver o que aconteceu nas edições anteriores, consigo imaginar um futuro na moda. Isso me impulsiona a sonhar ainda mais com essa carreira!”, declarou Sofia, emocionada.  Inspirada na topologia – ramo da matemática que estuda as transformações das formas sem perda de suas propriedades essenciais – a coleção Topomorpho propõe uma reflexão sobre o corpo em constante mutação. A proposta se apresenta como uma metáfora visual e conceitual de um corpo topológico: moldado pelas experiências, mas que preserva sua essência.  O segundo lugar ficou com a aluna Duda Alves, autora da coleção De Tanto Pensar, Senti. Em terceiro, foi premiada a coleção The Old Lie, desenvolvida em parceria por Gabriel Pascolato e Daniel Haddad. Já o prêmio de voto popular foi conquistado por Alana Segatto, com a coleção Dos Rabiscos Às Garatujas.  Apresentado por Carol Ribeiro e Lilian Pacce, o evento lotou o Teatro FAAP e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o alcance da celebração. O júri foi composto por grandes nomes da moda brasileira, entre estilistas, empresários, jornalistas e diretores criativos, como Ana Luisa Fernandes, Andrea Bogosian, André Lima, Carlos Esser, Eduardo Toldi, Gloria Coelho, Gloria Kalil, João Pimenta, Leandro Porto, Marcelo Sommer, Rafaella Caniello, Reinaldo Lourenço, Renata e Lily Sarti, e Samuel Cirnansck.  A Fundação foi representada na cerimônia pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; pela Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP; e pelo Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da instituição.  Confira na galeria de fotos os momentos mais marcantes da noite ou assista ao evento completo aqui.   Assista, também, ao documentário comemorativo de 20 anos de FAAP Moda – com direção da ex-aluna FAAP, Renata

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter