MAB FAAP apresenta exposição de ex-aluna Renata Haar no projeto Mezanino Aberto

TEXTO

Comunicação FAAP



DATA


COMPARTILHE


24_02_23_Inefavel_Ultrafino_SITE NOTICIA

COMPARTILHE

COMPARTILHE

 

O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) inaugura, no dia 8 de março, sexta-feira, a partir de 10h, a exposição “Inefável-Ultrafino”, da artista brasileira Renata Haar. A mostra integra o projeto Mezanino Aberto, que traz exposições de jovens artistas formados pela FAAP ou professores que fizeram parte da instituição. A artista apresenta, pela primeira vez em São Paulo, cerca de 30 obras, entre vídeos, gravuras, desenhos em papel e objetos tridimensionais.

Ao entrar na faculdade de Artes Plásticas na FAAP, Renata pôde desenvolver suas habilidades e descobrir sua vocação. “A FAAP traz uma formação muito interessante porque aprendemos todas as mídias como desenho, pintura, gravura, cerâmica. Para mim foi muito transformador desenvolver essa subjetividade”, conta a artista. No curso, ela conseguiu extrapolar os formatos e linguagens. “Ali pude experimentar, e foi ficando muito claro que não tinha o desejo de me especializar em uma mídia”, conta.

No 3º ano, Haar descobriu que haveria a possibilidade de fazer um intercâmbio com bolsa em Paris. Seguiu para a capital francesa para estudar na Escola de Belas Artes. Lá ela estudou com artistas, como os escultores Jean Luc Vilmouth e Vicent Barré, e com um dos mais proeminentes artistas contemporâneos, o francês Christian Boltanski, com quem desenvolveu também o mestrado. “Ele foi muito importante para mim. Não apenas no fazer artístico, mas no aprendizado da responsabilidade com o trabalho, na ética, no comportamento, e em pensar que tipo de imagem você vai colocar no mundo, em como vai afetar as pessoas”, conta a artista.

O “ultrafino” na obra da artista

Segundo o curador Luis Sandes, “o ultrafino pode, num certo sentido, ser entendido como algo da ordem do inefável ou também do transcendental. A exposição concentra obras em diversos suportes de Renata Haar que evidenciam sua relação com as pequenas percepções, o inefável e o transcendental. A artista abre espaço ou coloca em foco ações, gestos e seres que, antes, passavam despercebidos de nossos sentidos”, afirma.

A sutileza dos traços, a maioria feitos em papel, são características da artista. “Eu gosto de brincar com limites e definições”, conta. “O material onipresente na minha obra é o papel. Eu coleciono papéis e gosto de intervir neles. Esse contato permite também um atrito, e é uma linguagem muito diferente da pintura”. Há também questões sobre temporalidade e desaparecimento ao usar o papel como principal material em suas obras.

Destaques da exposição

Um dos trabalhos de destaque é a série “Leis da Eternidade”, com desenhos inacabados amassados em gesso que se transformam em esculturas. “Esses objetos são feitos a partir de desenhos falhados ou que, noutras palavras, “deram errado” e não assumem o status de obra para a artista. Ela amassa esses desenhos em papel e adiciona a eles gesso, criando espécies de pedras”, conta o curador.

Há também litografias sobre papel, como é o caso de “Espiral 2” e “Ruído branco sobre grama”, ambas criadas em 2022. As obras presentes na exposição foram feitas entre 2020 até os dias atuais. Entre os desenhos, estão “Dentro de algum lugar” (2021), “Noite” (2021), “Em algum lugar da queda de Ícaro II” (2022), “Equilíbrio” (2023), “Algumas coisas” (2022), “Poça azul” (2022), “Sonar pela de maçã”, (2023), “Em algum momento da queda de Ícaro 3” (2023).

Trabalho inédito em parceria com Caio Haar

Um dos trabalhos inéditos apresentados na exposição é o vídeo “Aqui-lá”, feito em colaboração com o irmão da artista, Caio Haar, que funciona como eixo central da exposição, além de criar um diálogo com o portal de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que ocupa o mezanino do MAB.

 

Mezanino Aberto

Mezanino Aberto é um programa do MAB FAAP que busca prestigiar artistas formados pela FAAP, professores ou pessoas que fizeram parte da história da instituição, como os ex-professores, dando a oportunidade de mostrar suas obras ao público. Além do espaço para exposição, o artista selecionado tem uma verba para produção, equipe para montagem, identidade visual, orientador de público, entre outros apoios. O primeiro a ser contemplado pelo programa foi o artista Paulo Almeida, que apresentou em 2021 a instalação “Da Coleção: 1961 – 2021”. Já em 2022, o artista Laerte Ramos foi selecionado com o projeto “Sobre Rodas”. A artista Isis Gasparini apresentou “Desenredo” em 2023, e a exposição “Inefável-Ultrafino”, de Renata Haar, foi o projeto vencedor de 2024.

Sobre Renata Haar

Nascida em São Paulo, em 1981, Renata Haar estudou Artes Plásticas na FAAP, entre 2003 e 2005. Integrou um programa de intercâmbio da universidade e se mudou para a França para estudar na Escola de Belas Artes (École des Beaux-Arts de Paris), onde concluiu sua graduação. Na mesma instituição, finalizou o mestrado tendo como orientador o mestre francês Christian Boltanski (1944-2021). Logo após a temporada na França, morou em Berlim por sete anos, desenvolvendo projetos de coletivos artísticos e ajudando na formação da residência Affect, entre outras atividades. Já expôs individualmente na França e Rio de Janeiro, e em mostras coletivas em São Paulo, Bahia, Bulgária, Berlim e Paris.

Seu trabalho foi indicado para o Prix Keskar (2011) e o Prêmio Cifo (2018/19). Suas obras fazem parte de coleções privadas e públicas como o Instituto Figueiredo Ferraz (Brasil) e Collete Tornier (Residence Saint-Ange). Renata também integrou o coletivo de arte Agora (2011-2019) quando morava em Berlim, com quem se apresentou no Museu Alimentarium, Vevey, Suíça (2018), Instituto Cervantes, Berlim, Alemanha (2014) e Kunsthalle Osnabrücke, Alemanha (2017), entre outros.

Sobre Luis Sandes (curador)

Pesquisador, curador e historiador da arte. Doutorando em História da Arte pela USP, com pesquisa que relaciona a arte contemporânea brasileira ao concretismo paulista. Mestre em Sociologia da Arte pela PUC-SP, com pesquisa sobre o concretismo paulista. Escreveu em publicações brasileiras e estrangeiras. Curou exposições, no Brasil e no exterior. Escreve para enciclopédias inglesa e brasileira.

Abertura da exposição Inefável-Ultrafino, de Renata Haar

Dia 8 de março, 10h (abertura para público)
Curadoria: Luis Sandes

Período expositivo: 08 de março a 28 de abril de 2024

MAB FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Horário de funcionamento: todos os dias, exceto às terças-feiras, das 10h às 18h, com última entrada às 17h30

Entrada gratuita


TEXTO

Comunicação FAAP


DATA


banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

Inscrições abertas para o Vestibular FAAP 2026 – 2º Semestre e Prova Antecipada 2027 

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular FAAP 2026 – 2º Semestre, com a possibilidade de realizar também a prova antecipada para ingresso em 2027. A aplicação será no dia 21 de junho, domingo, e as inscrições acontecem on-line, de forma simples e rápida, pelo site oficial da FAAP.     O candidato poderá optar entre duas modalidades: prova presencial, aplicada no campus, ou on-line, com monitoramento remoto.     Na FAAP, você encontrará um ambiente de aprendizado inovador, com professores altamente qualificados e uma infraestrutura de ponta. Esta é a sua chance de dar um passo decisivo na sua carreira profissional e se juntar a uma das instituições de ensino mais renomadas do Brasil, nota 5 no MEC.  Para participar deste Processo Seletivo, basta escolher um ou mais meios de ingresso abaixo:    • Vestibular Presencial ou On-line    • Processo Seletivo Internacional (ABITUR/ACT/BAC/IB/SAT)    • Processo Seletivo Transferência Externa    • Processo Seletivo 2ª Graduação (portador de diploma)    • Processo Seletivo ENEM    • Processo Seletivo Ensino Médio FAAP    • PROUNI    Para ter acesso a todas as informações, consulte o edital, e em caso de dúvidas entre em contato com o setor de Relacionamento FAAP através do WhatsApp: 11 3662-7208 ou via e-mail vestibular@faap.br.     Confira abaixo os nossos cursos e no site oficial da FAAP todas as informações sobre cada um:  Programas de Tripla Titulação  • Business and International Affairs (BIA)  • Business Communication and Media (BCM)   Cursos de Graduação Resultado das Provas e Processos Seletivos     A divulgação do resultado acontece em até 72h após a realização da prova e os aprovados serão informados, mediante telefone, e-mail e WhatsApp cadastrados pelo aluno na inscrição. É de exclusiva responsabilidade do candidato manter-se ciente e atualizado acerca do calendário de matrícula e convocações. Para mais informações, confira o


Na FAAP

SPIW: Comunidade FAAP tem entrada gratuita, confira as orientações

Entre os dias 13 e 15 de maio de 2026, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) assume o protagonismo ao sediar palcos e instalações do São Paulo Innovation Week (SPIW), um dos maiores festivais globais de tecnologia e inovação do mundo. Mais do que receber parte da programação, a instituição consolida seu papel como território onde ciência, arte e inovação se encontram – conectando tradição acadêmica, pensamento crítico e mercado.  O SPIW também ocupará a Mercado Livre Arena Pacaembu, recentemente modernizada, ampliando o alcance urbano do festival. A integração entre os dois espaços reforça a vocação da região como novo eixo de economia criativa, convivência e produção de conhecimento qualificado.   Com arquitetura icônica, histórico de formação de lideranças e forte presença cultural, a FAAP deixa de ser apenas uma instituição de ensino para se afirmar como hub de discussão sobre o futuro. Ao receber o SPIW, a instituição fortalece sua ponte com a sociedade e amplia o diálogo entre universidade, setor criativo, investidores e empresas de tecnologia.  Para Pilar Guillon Liotti, membro do Conselho Curador da FAAP e do MAB FAAP, “a SPIW tem tudo a ver conosco: além de reforçar nosso compromisso com a formação, promove o diálogo entre arte, cultura e tecnologia e fortalece a ponte entre academia, setor criativo e mercado de inovação”.  “A FAAP está na vanguarda dos investimentos em tecnologia neste exato momento. Temos mais de 120 disciplinas – do curso de artes visuais ao de direito – que incorporam temas sobre Inteligência Artificial e novas tecnologias, garantindo que nossos cursos se adaptem à nova realidade”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP.   A comunidade FAAP – estudantes, professores e funcionários – terá trânsito livre pelo SPIW durante os três dias do festival, que ocorrerá concomitantemente à Semana Acadêmica da Instituição. A decisão reforça o caráter integrado da iniciativa, promovendo uma troca direta entre programação acadêmica e debates globais sobre tecnologia, economia criativa e transformação digital.  O festival reunirá conferências, curadores científicos, palestrantes internacionais, startups, investidores e agentes culturais, trazendo a ciência para o centro do debate público e conectando conhecimento acadêmico a aplicações práticas de mercado.  A participação no SPIW integra a estratégia da FAAP de consolidar iniciativas que ampliem sua interação com a sociedade. Nos últimos anos, a instituição tem investido em laboratórios, programas de extensão e pesquisa aplicada, além de lançar uma graduação em Inteligência Artificial – movimento que reforça seu compromisso com a formação alinhada às demandas contemporâneas.  Ao sediar o SPIW, a FAAP assume o protagonismo na construção de uma nova geografia da inovação em São Paulo, posicionando-se como epicentro de ideias que conectam tradição, tecnologia e futuro.  Confira abaixo as condições especiais para a Comunidade FAAP e instruções para garantir seu ingresso no SPIW.   Lembre-se que, para todos os casos, é obrigatória a pré-inscrição no site oficial do evento e retirada antecipada da credencial/ingresso.   Alunos da Graduação (100%GRATUITO):  1) Entre no site oficial do evento: São Paulo Innovation Week 2026 – O maior festival global de tecnologia e inovação  2) No canto direito superior, clicar no botão Ingressos  3) Selecionar a opção Comunidade FAAP  4) Inserir o seu e-mail cadastrado na FAAP   5) Selecionar no lado direito a opção Cortesia FAAP e finalizar a compra  Professores e Funcionários (100%GRATUITO):  1) Entre no site oficial do evento: São Paulo Innovation Week 2026 – O maior festival global de tecnologia e inovação  2) No canto direito superior, clicar no botão Ingressos  3) Selecionar a opção Comunidade FAAP  4) Inserir o seu e-mail cadastrado na FAAP   5) Selecionar no lado direito a opção Cortesia FAAP e finalizar a compra  Alunos do Colégio (100% GRATUITO):  1) Entre no site oficial do evento: São Paulo Innovation Week 2026 – O maior festival global de tecnologia e inovação  2) No canto direito superior, clicar no botão Ingressos  3) Selecionar a opção Comunidade FAAP  4) Inserir o seu e-mail cadastrado na FAAP   5) Selecionar no lado direito a opção Cortesia FAAP e finalizar a compra   Obs.: a participação do aluno do Colégio é restrita ao campus FAAP.  Convidados dos alunos (50%OFF):  Cada aluno de graduação poderá convidar até cinco pessoas, que terão 50% de desconto no valor do ingresso.  1) Entre no site oficial do evento: São Paulo Innovation Week 2026 – O maior festival global de tecnologia e inovação  2) No canto direito superior, clicar no botão Ingressos  3) Selecionar a opção Convidado FAAP  4) Inserir o seu e-mail cadastrado na FAAP   5) Selecionar no lado direito a quantidade de ingressos (até 5 com 50% OFF) e finalizar a compra.   Alunos da Pós-graduação (50%OFF):  1) Entre no site oficial do evento: São Paulo Innovation Week 2026 – O maior festival global de tecnologia e inovação  2) No canto direito superior, clicar no botão Ingressos  3) Selecionar a opção Convidado FAAP  4) Inserir o seu e-mail cadastrado na FAAP   5) Selecionar no lado direito a opção 50% OFF FAAP e finalizar a compra   São Paulo Innovation Week – SPIW   De 13 a 15 de maio de 2026 – FAAP e Mercado Livre Arena Pacaembu  Inscreva-se clicando


Relações Internacionais

Construindo o futuro, um aluno de cada vez: a magia do Fórum FAAP 

Por Victor Grinberg  Existe uma crença popular, fundada em um suposto inconsciente coletivo, de que a relação professor-aluno-escola está cada vez mais complexa devido às transformações geracionais, digitais e contextuais do momento em que vivemos. De alguma forma, essa ideia manifesta-se na máxima, muito difundida, de que os estudantes não querem “nada com nada” e de que é difícil fazê-los vivenciar a vida fora das telas dos celulares. Anualmente, essa percepção é colocada à prova quando abrimos nossas portas para 600 estudantes – do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio – que preenchem nossas salas e corredores como diplomatas, juízes, dirigentes esportivos, jornalistas e congêneres. Eles dão vida a uma das maiores e mais tradicionais simulações multilaterais (também conhecidas como Modelos ONU): o Fórum FAAP. Embora muito se fale e se veja, em fotos e vídeos, sobre o quão valorosa é a vivência dessa metodologia de role-play com nuances de problem-based learning para os nossos delegados, pouco se fala sobre os organizadores. Tive o privilégio de ver o Fórum se transformar da sua 6ª edição, na qual entrei como delegado, até a 22ª, quando marco dez anos como coordenador do evento. Justamente por isso, sou um entusiasta da ideia de que o propósito constrói o resultado. Com isso, quero dizer que, do lado da organização, tivemos 300 estudantes de todos os cursos de graduação da FAAP envolvidos diretamente na sustentação dessa atividade (e não uso a palavra “sustentação” de forma leviana). Para além do formato, o que faz a diferença é o zelo de cada um: do staff de primeira viagem que acolhe, com um sorriso e um ombro amigo, o adolescente ansioso; do diretor acadêmico que avalia com pulso firme e responsabilidade, lançando uma “crise” para depois celebrar os resultados com os jovens; e até do secretariado e das equipes de estrutura que, nos bastidores, preparam cada kit com cuidado e carinho, garantindo a fluidez para que nada esteja fora do lugar. O mais incrível é que, perante essas expectativas de zelo, o resultado se torna ainda mais magnífico quando as particularidades de cada um nos ajudam a ir além. Nos treinamentos pré-evento, sempre menciono o “Jeito Disney” de encantar e busco despertar neles essa aspiração. A cada ano, surpreendo-me com a forma como alcançamos esse objetivo. Seja a aluna de Moda que costura a calça rasgada de um delegado, o aluno de Design e Animação que preenche o espaço com origamis de dinossauro (arrancando risadas genuínas de colegas e espectadores), ou aquele aluno de Economia que descobre que a parte mais gratificante é ser monitor da “luta de cotonete”, transmitindo garra para os delegados superarem seus embates. A vivacidade dos discentes não está perdida; ela apenas fica dormente à espera de um propósito em um mundo de ações vazias e corriqueiras. Quando confrontados com significados e expectativas, eles nunca decepcionam. Nunca me decepcionaram. Pelo contrário, cativam-me e tornam-me fã de cada um. Viva o Fórum FAAP, mas, acima de tudo, viva quem o faz


Na FAAP

Programa SEED 2026: parceria FAAP–Gorom leva alunos para imersão acadêmica no Japão 

A FAAP dará continuidade, em 2026, à participação no Programa SEED – Social Entrepreneurship Empowerment Development, iniciativa internacional de Empreendedorismo Social que reúne estudantes de universidades do Japão, Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.  O SEED tem como objetivo desenvolver habilidades profissionais, acadêmicas e empresariais em um ambiente intercultural, a partir de desafios reais de pequenos empreendedores japoneses — como produtores de vinho, saquê, joias, negócios de turismo sustentável e souvenirs — que buscam expandir suas operações internacionalmente.  Ao longo do programa, os estudantes trabalham em equipes multinacionais para:  Esta edição contará com seis vagas para alunos FAAP, e as informações para realizar o processo seletivo podem ser acessadas via o edital. Os selecionados participam, a partir de julho, de uma etapa on-line com encontros quinzenais, pesquisas em grupo e atividades preparatórias. A fase presencial acontecerá no Japão, em Yamanashi e Tóquio, com início em 30 de novembro e duração de duas semanas, incluindo uma agenda intensa de visitas técnicas e vivências culturais, além de contato direto com produtores e líderes comunitários.  Além do impacto acadêmico e da experiência internacional, o programa fortalece parcerias estratégicas da FAAP com importantes instituições japonesas, como a Meiji University e a University of Tsukuba, em colaboração com a Gorom Association, liderada pelo Professor Goro Mutsuura. Essa cooperação amplia o intercâmbio acadêmico e cultural entre o Japão e a América Latina e oferece aos alunos FAAP oportunidades concretas de networking e desenvolvimento profissional em um contexto


Na FAAP

FAAP abre inscrições para programa que forma novos professores a partir de ex-alunos

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Núcleo Interdisciplinar de Professores (NIP), iniciativa voltada à formação e contratação de novos docentes a partir de ex-alunos da instituição. O programa tem como objetivo identificar e desenvolver talentos interessados em seguir a carreira acadêmica, oferecendo uma formação completa que envolve ensino, pesquisa e participação em projetos interdisciplinares. Os selecionados passam a integrar o corpo docente da FAAP em regime integral, com atuação em diferentes frentes da vida universitária. Mais do que uma oportunidade profissional, o NIP representa a continuidade de uma trajetória construída dentro da própria instituição. É o caso de professores que hoje atuam na FAAP e iniciaram esse caminho como estudantes, encontrando no programa a porta de entrada para a docência. Além das atividades em sala de aula, os integrantes do Núcleo participam de projetos de pesquisa, eventos acadêmicos e ações interdisciplinares, ampliando sua formação e contribuindo diretamente para o desenvolvimento dos alunos de graduação. Podem se candidatar ex-alunos da FAAP formados em qualquer curso de graduação, que tenham interesse em atuar como docentes em regime de tempo integral e disponibilidade para atividades de ensino, pesquisa e extensão. O processo seletivo é composto por etapas como triagem de currículos, entrevista e análise de compatibilidade com o perfil do programa. As inscrições devem ser realizadas presencialmente no Departamento de Recursos Humanos da FAAP, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O período de inscrição vai de 13 a 30 de abril. Os interessados devem consultar o edital completo para mais informações sobre requisitos, documentação e etapas do processo. Boa

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter