Filme de alunos do curso de cinema, “Solos” é selecionado para competição da La Cinef, mostra do festival de Cannes


DATA


COMPARTILHE



COMPARTILHE

COMPARTILHE

Filme é o único latino na competição da mostra que é voltada para filmes universitários

Solos, curta-metragem produzido como trabalho de conclusão do curso de Cinema do Centro Universitário FAAP, terá sua estreia mundial na mostra “La Cinef”, parte do Festival de Cannes, que ocorre de 16 a 27 de maio em Cannes, França. 

A produção foi o filme de conclusão de curso, de 2022, dos alunos Pedro Vargas, Raffella Rosset, Paula Soares e Miguel Monori, tendo como chefes de equipe os alunos e ex-alunos Nathalya Macchia, Marina Kosa, Igor Yamawaki e Giulia Zanini e conta a história de Leonardo, interpretado por Jorge Neto, um jovem pedreiro que passa a escutar um estranho som vindo do chão na obra em que está trabalhando. O filme passa por temas como a expansão desenfreada do mercado imobiliário e a ligação desse fato com o apagamento das nossas memórias ancestrais e originárias. 

A La Cinef é uma seção do Festival de Cannes voltada para filmes universitários, criada para inspirar e apoiar a próxima geração de cineastas. Para a 26ª edição da La Cinef, 16 filmes foram selecionados, entre os dois mil inscritos por escolas e universidades de cinema do mundo todo. A lista conta com 14 ficções e 2 animações, de 13 países. Solos é o único filme latino na competição da mostra deste ano. 

Escrito e dirigido por Pedro Vargas, foi produzido durante a pandemia e contou com muitos cuidados e precauções durante as filmagens. A temporalidade da obra ficou registrada nas máscaras usadas pelos personagens, mas sem transformar a Covid-19 no tema principal do filme. 

Pedro conta que a FAAP foi parceira no processo de produção do curta-metragem, com um grupo de professores comprometidos e uma equipe técnica que os apoiou durante toda as etapas da filmagem, fornecendo equipamentos como a câmera 16mm utilizada na obra. 

“Também gostaria de registrar a inspiração que foram os professores Eliseu de Souza e Máximo Barro em toda minha formação. Máximo por ter idealizado o curso, e ser um dos maiores nomes do cinema nacional. E Eliseu, que foi meu orientador na monitoria de animação no primeiro ano de faculdade, e com quem pude aprender muito sobre como fazer cinema com paixão”, finaliza Pedro. 

Clique aqui para assistir ao trailer. 


DATA


Graduação em Cinema na FAAP

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Cinema

Professor da FAAP ministra oficina na Expocine 2024 

A FAAP marcará presença na Expocine 2024 com a oficina ‘Uma Viagem pelo Universo da Trilha Sonora – Um breve traçado evolutivo’ que será ministrada pelo Maestro Prof. Dr. Rafael Righini. A 11ª edição do maior evento da América Latina voltada à indústria cinematográfica acontece entre os dias 8 e 11 de outubro em dois espaços no já tradicional Cine Marquise e no Renaissance Hotel.   A oficina conduzida por Rafael Righini acontecerá no dia 11, na sala Ancine do Cine Marquise, das 10h às 12h, e tem como objetivo principal realizar uma apreciação sobre a evolução da trilha sonora desde seus primórdios aos dias atuais, abordando os desafios do período chamado “cinema mudo”, a transformação com a sonorização e sincronização do “cinema sonoro”, as origens estruturais da trilha.  “É com imensa alegria que recebo o convite para apresentar na Expocine a palestra sobre ‘A Trilha Sonora no Universo Cinematográfico’, onde irei falar sobre as principais estruturas, fundamentos e principais técnicas de criação, produção e sincronização da trilha musical e a imagem”, afirma Rafael. O espaço é limitado a até 90 pessoas e tem acesso exclusivo às credenciais FÓRUM, PREMIUM e convidados.  “Aproveito para agradecer essa honrosa oportunidade à Expocine e à FAAP. É um verdadeiro privilégio e enorme prazer poder dissertar e interagir com a plateia numa sala de cinema sobre o tema que é a base de minhas disciplinas na FAAP (nos cursos de cinema, animação e produção audiovisual), além de ser o meu campo de atuação como compositor, diretor musical e produtor musical no mercado cinematográfico, e, sem dúvida nenhuma, uma das maiores paixões da minha vida!”, relata


Na FAAP

FAAPCAST recebe Caroline Fioratti, ex-aluna FAAP e sucesso na indústria cinematográfica

A diretora e roteirista Caroline Fioratti, ex-aluna de Cinema da FAAP, acaba de estrear seu novo filme, “Meu Casulo de Drywall” e veio ao FAAPCAST contar sobre sua trajetória. Caroline decidiu seguir carreira no cinema aos 12 anos de idade e lembra de fazer curtas-metragens em VHS durante a infância. “Fazer FAAP sempre foi um sonho e eu tive muita ajuda para conseguir isso”, conta Caroline, que guarda com carinho a memória dos professores que hoje são colegas de profissão, incluindo Humberto Neiva, atual coordenador do curso de Cinema, que foi seu orientador de TCC na época. Durante sua formação na FAAP, Caroline aprendeu diversas técnicas fundamentais para sua carreira, como a arte do pitching. “O primeiro pitching que fiz foi aqui na FAAP, consegui ganhar a realização e logo na sequência eu fiz no Prêmio Estímulo que a gente também ganhou”, conta ela, enfatizando a importância da orientação dos professores nesse processo, que lhe abriu portas no mercado de trabalho. A diretora também fala sobre a importância de explorar diferentes áreas do cinema durante a faculdade, como sua experiência com teatro, que lhe deu a base para trabalhar com atores no set. Além de “Meu Casulo de Drywall”, Caroline fala sobre outras produções, como o sucesso “Meus 15 anos” e outros filmes premiados, explicando seu interesse em trabalhar com temas relacionados à adolescência. Caroline dá dicas para lidar com a dificuldade de administrar diversos projetos ao mesmo tempo, ressaltando a importância de uma boa gestão do tempo. Ela também compartilha dicas valiosas para os alunos que desejam se tornar diretores independentes, destacando a importância da prática durante os estudos, como fez em seu estágio na produtora Gullane (formada por ex-alunos da FAAP), que foi crucial para sua formação. A diretora também fala sobre sua indicação ao Emmy com a série “A Grande Viagem”, e sua atuação atual como jurada da premiação, além de mencionar os desafios enfrentados em produções com poucos recursos. Em relação ao cenário contemporâneo, ela comenta sobre a greve de Hollywood e o crescimento do mercado cinematográfico brasileiro, destacando a relevância dos festivais internacionais de cinema. Por fim, Caroline reforça a importância de frequentar o cinema e experimentar a dimensão da tela grande, convidando o público a assistir seu novo filme em cartaz. Assista à entrevista completa em:


Cinema e Animação

‘América, do Sul’, curta-metragem da formanda Maria Clara recebe prêmio de ‘Melhor Filme’  

A formanda em cinema pela FAAP, Maria Clara Bastos dirigiu e roteirizou o curta-metragem “América, do Sul”, o qual foi premiado por voto popular como “Melhor Filme” da Mostra Primeiros Quadros Nacional. A mostra integra o Festival Curta Cinema que é realizado há 33 anos atuando na exibição e promoção de obras audiovisuais em curta-metragem, um dos mais importantes festivais do gênero na América Latina.   O curta, de 20 minutos, é um projeto de TCC e conta a história de América. Cansada de uma vida de batalhas perdidas, América (Zenaide) cai estrada afora quando escuta um rumor sobre um macaco mágico que realiza desejos no centro-oeste brasileiro. Determinada e destemida, América passa a viver em movimento, de galho em galho, ainda que dependa de caronas, escambo, favores, e de um pouco de sorte e da boa vontade de estranhos. No entanto, tudo muda quando ela é súbita e violentamente abandonada no meio do nada por seu namorado, Raimundo. América, então, é confrontada com a questão: continuar sua vida no banco do passageiro ou finalmente assumir a direção de sua vida?  A FAAP parabeniza Maria Clara Bastos e toda a equipe envolvida na produção do curta ‘América, do Sul’. Ficha Técnica (Cast and Crew)  Direção (Director)  Maria Clara Bastos  Roteiro (Screenplay)  Maria Clara Bastos e Pedro Linguitte  Assistente de Direção (Assistant Director)  Pedro Linguitte  Produção (Producer)  Clarice Duo  Direção de Fotografia (Cinematography)  Pedro Moreno  Som (Sound)  Miguel Monori  Trilha Sonora (Music)  Rafael Monteiro  Direção de Arte (Production Design)  Cami Crua  Montagem (Editing)  Pedro Linguitte  Mixagem de Som (Sound Design)  Raphael Lupo  Elenco (Cast)  Zenaide, Deusa, Juliana


Cine FAAP

‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ inaugura o novo Cine FAAP 

A partir de 14 de agosto o público terá acesso ao mais novo cinema da cidade com o “Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema”.   Confira a matéria que foi publicada hoje na Folha de S. Paulo.  A mostra, realizada em parceria com a Folha de S. Paulo, se estende até 30 de outubro e apresenta em sua programação 12 filmes que retratam o jornalismo em suas diversas facetas e épocas, intercalando obras clássicas com contemporâneas.   Todas as sessões serão seguidas de bate-papo com jornalistas, críticos, professores e cineastas. A proposta é que o público possa ter um panorama cinematográfico não cronológico com filmes que retratem o jornalismo e reflitam sobre questões éticas, sociais e políticas ligadas à profissão. As exibições terão entrada gratuita, sempre às quartas-feiras, às 19h, sendo necessário retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro FAAP.   A mostra é uma homenagem a Otavio Frias Filho, que dirigiu a Redação da Folha por mais de três décadas e morreu há seis anos, em 21 de agosto de 2018. Uma lista de grandes filmes sobre jornalismo feita por Frias Filho serviu como base para a seleção do Ciclo Folha FAAP.   “A FAAP cada vez mais se consolida como uma opção cultural relevante em São Paulo. Agora, além do Museu de Arte Brasileira, do Jardim das Esculturas e do Teatro, temos o Cine FAAP, que tem tudo para se tornar uma das salas mais charmosas da cidade. Com muita honra para nós, o ‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’ inaugura ao público o novo espaço com uma programação repleta de clássicos de sucesso”, diz a Sra. Pilar Guillon Liotti, membro do conselho do MAB FAAP. Acesse o novo site do Cine FAAP.   Primeiras exibições do ‘Ciclo Folha FAAP: Jornalismo no Cinema’  A primeira obra a ser exibida é o clássico “Cidadão Kane” (1941), dirigido por Orson Welles, no dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h. Após a projeção, haverá um bate-papo sobre o filme com o crítico de cinema da Folha, Inácio Araujo e com a professora e coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão, e mediação da jornalista Flavia Lima.   No dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h, acontece a exibição do filme “The Post – A Guerra Secreta” (2017), dirigido por Steven Spielberg. Protagonizado por Meryl Streep e Tom Hanks, o longa apresenta a história do escândalo dos Pentagon Papers, deflagrados nos anos 1970 pela publisher e pelo editor-executivo do Washington Post. Os documentos descobertos por eles expõem mentiras do governo americano sobre a Guerra do Vietnã, evidenciando também as enormes pressões legais e políticas enfrentadas pela dupla.  Com direção de Billy Wilder, o filme “A Montanha de Sete Abutres” (1951) é exibido dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h. Conta a história de um repórter decadente, protagonizado por Kirk Douglas, que, depois de ser demitido de diversas redações, vê a chance de reerguer sua carreira ao se deparar com um homem preso a uma caverna no Novo México. Ele manipula a situação, prolongando o resgate para conseguir mais destaque à cobertura da imprensa, levando à reflexão sobre os limites éticos das suas condutas jornalísticas.  Novo Cine FAAP  Com uma sala totalmente reformada, com som e imagem em altíssima definição e tecnologia de ponta, o Cine FAAP será a única sala digital do Brasil localizada numa instituição de ensino superior. O cinema conta com imagem e som de última geração, com projeção 2K com sistema DCP, um projetor Christie Laser e som Dolby digital 5.1.  Localizado no Prédio 1 da fundação e com capacidade para 87 pessoas, o cinema terá uma programação gratuita de mostras, ciclos e debates abertos ao público. Também servirá aos alunos dos cursos de Cinema, Produção Audiovisual e Jornalismo. Além do cinema, o novo complexo audiovisual da faculdade conta com dois superestúdios, totalizando 247 metros quadrados de espaço dedicados a filmagens, cenografias e afins.   Os estudantes da FAAP têm à disposição Câmeras Blackmagic 4K, Sony PMW – F55 4K, mesa Pro Tools e Avid, salas de edição com isolamento acústico, ilha de edição 3D, computadores, pacote Adobe e todos os acessórios necessários para as produções mais complexas do cinema, entretenimento, jornalismo e audiovisual no geral. Acaba de ser inaugurado também um estúdio de vidro para gravações de podcasts, além de quatro estúdios multiuso, estúdio de fotografia com laboratório de revelação analógica, sala de rádio, entre outras.    Filmoteca FAAP  Na entrada do cinema há uma exposição permanente de 45 cartazes originais, parte do acervo da Filmoteca da FAAP – uma das três maiores do país, junto com a Cinemateca Brasileira e MAM. A Filmoteca da FAAP tem uma coleção que inclui mais de 10 mil títulos, oito mil cartazes de filmes, 12 mil fotos, além de curtas e séries exibidos em salas de cinema de todo o país.  Confira abaixo a programação (sujeita a alterações):  AGOSTO  Dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h “Cidadão Kane” (1941), direção de Orson Welles  Dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h  “The Post – A Guerra Secreta” (2017), direção de Steven Spielberg  Dia 28 de agosto, quarta-feira, às 19h  “A Montanha dos Sete Abutres” (1951), direção de Billy Wilder  SETEMBRO  Dia 4 de setembro, quarta-feira, às 19h  “Frost / Nixon” (2008), direção de Ron Howard  Dia 11 de setembro, quarta-feira, às 19h  “A Primeira Página” (1974), direção de Billy Wilder  Dia 18 de setembro, quarta-feira, às 19h  “Crítico” (2008), de Kleber Mendonça Filho   Dia 25 de setembro, quarta-feira, às 19h  “Todos os Homens do Presidente” (1976), direção de Alan J. Pakula  OUTUBRO  Dia 2 de outubro, quarta-feira, 19h  “Spotlight – Segredos Revelados” (2015), direção de Tom McCarthy  Dia 9 de outubro, quarta-feira, 19h  “Nos Bastidores da Notícia” (1987), direção de James L. Brooks  Dia 16 de outubro, quarta-feira, 19h  “O Informante” (1999), direção de Michael Mann  Dia 23 de outubro, quarta-feira, 19h  “Um Grito de Liberdade” (1987), direção de Richard Attenborough  Dia 30 de outubro, quarta-feira, 19h  “Ausência de Malícia” (1981), de Sidney Pollack


Cinema

Diretor M. Night Shyamalan visita a FAAP e ministra uma masterclass exclusiva para alunos e ex-alunos 

Hoje, dia 19 de julho, a FAAP recebeu o famoso diretor M. Night Shyamalan, que conduziu uma masterclass exclusiva para os alunos. O evento faz parte do tour de divulgação do novo filme “Armadilha”, promovido pela Warner Bros., que estreia nos cinemas no dia 8 de agosto.  A masterclass, que contou com tradução simultânea, proporcionou uma experiência única para os alunos da FAAP. Durante o evento, Shyamalan sorteou cinco estudantes que tiveram a oportunidade de subir ao palco, ganhar pôsteres autografados e tirar fotos com o diretor.  O diretor indiano-norte-americano é conhecido pelos filmes “Olhos Abertos” (1998), “O Sexto Sentido” (1999), “Sinais” (2002), “Fragmentado” (2016), entre muitos outros títulos de sucesso. Além de ser muito reconhecido internacionalmente, o diretor possui muitos seguidores brasileiros nas redes sociais, e por isso o Brasil foi a primeira parada oficial da turnê global do filme. Após o Brasil, o tour seguirá para o Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Estados Unidos.  Conversa com o diretor  Shyamalan compartilhou com os alunos a relevância da formação acadêmica em sua trajetória. Afirmou que a faculdade permitiu que ele se concentrasse totalmente no cinema, desconsiderando outras distrações da vida. Ele aconselhou os alunos da FAAP a valorizarem as oportunidades acadêmicas e a se dedicarem ao aprendizado, mais do que ao diploma ou às festas. “Eu fiz o que vocês estão fazendo, eu fui para uma faculdade e isso me permitiu deixar o resto da vida de lado e focar inteiramente no cinema e tratá-lo com respeito”.  Durante a masterclass, ele discutiu seu processo de produção de filmes de suspense, como ele se concentra nos sentimentos dos personagens ao invés de seguir uma receita clichê de filmes do gênero. Ele também contou um pouco do que podemos esperar de seu novo filme “Armadilha” e os desafios de produzir um filme que se passa durante um show, exigindo coordenação entre duas produções complexas.  O diretor também compartilhou momentos inspiradores e emocionantes de sua trajetória, como o impacto de um comentário encorajador de uma assistente em um momento de dúvida no início da carreira e a influência de sua filha em seu último trabalho. Duas figuras jovens que o fizeram lembrar da importância de manter a humildade e a conexão com todos os aspectos da produção cinematográfica, independentemente dos recursos disponíveis, para que o sucesso não afaste do que realmente importa durante a produção.  Shyamalan encerrou com um conselho inspirador: “Enquanto vocês estiverem tentando ser aceitos [falando sobre trabalhos] ou conquistar algo, vocês precisam de um propósito. O pagamento, dinheiro e outras coisas virão se você fizer as coisas corretamente. Então lembrem-se do objetivo final de vocês”. Ele também enfatizou a importância de não buscar aprovação externa, mas de serem honestos e fiéis a si e ao trabalho.  Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema, comentou após a palestra: “Isso para os alunos é incrível, porque eles vão entender um pouco do processo da produção, um pouco das agruras que um diretor passa, como escreve um roteiro. Então profissionalmente isso não tem preço, você traz in loco um diretor de tamanha expressão como ele, que traz toda sua experiência para os alunos e ex-alunos ouvirem, sentirem e aprender um pouco sobre essa loucura que é fazer cinema”.     Durante a aula, o diretor respondeu perguntas de alunos e professores, proporcionando uma oportunidade única de interação com um dos diretores mais influentes de Hollywood. Esta foi mais uma experiência enriquecedora proporcionada pela FAAP, promovendo um aprendizado inspirador para seus

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter