FAAPCAST traz entrevista dupla com Rafael Possik e Eduardo Sassi, ex-alunos e importantes empresários do agronegócio

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP



DATA


COMPARTILHE


_MCS5779

Rafael Possik e Eduardo Sassi


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O FAAPCAST recebeu Rafael Possik e Eduardo Sassi para compartilharem suas experiências na FAAP e os impactos do que aprenderam aqui em suas carreiras. 

Rafael Possik, formado em Administração pela FAAP, é presidente da Associação de Antigos Alunos (AAAFAAP) da instituição e professor no curso de Administração. Rafael destacou sua participação ativa na comunidade acadêmica como presidente do Diretório Acadêmico e um dos responsáveis pela fundação da Associação de Antigos Alunos. Com duas pós-graduações pela FAAP, ele atua no agronegócio desde 2004, e é professor da disciplina de Agronegócio no curso de Administração. 

Durante a entrevista, Possik comentou sobre como aplicou seus conhecimentos adquiridos na FAAP ao gerir uma fazenda de pecuária no Mato Grosso, mostrando a integração entre administração e o setor agropecuário. Ele também destacou o papel da tecnologia na gestão agrícola e a importância da rede de contatos que construiu durante sua formação. Ainda mencionou os cursos livres oferecidos pela Associação de Antigos Alunos, voltados para temas variados como sucessão empresarial no agronegócio e inovação. 

Eduardo Sassi começou sua história com a FAAP no Colégio e continuou na graduação, onde cursou Direito e foi presidente da Atlética de Direito. Com uma família de tradição na instituição, ele destacou o diferencial da FAAP na formação de advogados, mencionando a excelência do corpo docente e o ambiente de turmas menores, que proporcionam uma formação mais próxima e personalizada.  

Após se formar, Sassi decidiu abrir seu próprio escritório, aproveitando a experiência de sua família com propriedades rurais. Ele deu dicas valiosas para os alunos que desejam seguir o caminho do empreendedorismo jurídico, sugerindo a inclusão de disciplinas de Administração na formação, como um diferencial importante para gerenciar um escritório com sucesso. 

Eventos e perspectivas futuras 

Ambos os convidados ressaltaram a importância dos eventos promovidos pela FAAP e pela Associação de Antigos Alunos, que têm contribuído para o networking e o desenvolvimento profissional de alunos e ex-alunos. Eduardo lembrou da vinda de Tarcísio de Freitas à FAAP, em 2022, quando ainda era ministro, para falar sobre infraestrutura, e destacou a realização de eventos com o BTG em 2023 e do primeiro Encontro Agro FAAP, com participantes do Ministério da Agricultura. 

Para o segundo semestre deste ano, a agenda da Associação inclui eventos sobre agenciamento de atletas (11 de setembro), sucessão em empresas familiares (25 de setembro), e um encontro sobre inovações, promovendo o debate e o aprendizado em diversas áreas de atuação que acontecerá no fim do semestre. Eduardo também sugeriu aos ouvintes seguirem o perfil da Associação de Antigos Alunos no Instagram para ficarem por dentro das próximas atividades: @antigosalunosfaap  

O episódio completo do FAAPCAST com Rafael Possik e Eduardo Sassi já está disponível no nosso canal do YouTube e Spotify. Não perca! https://www.youtube.com/watch?v=A4q3Th5W99c


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA


faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAPCast recebe Carlos Monaretta, participante da Residência Artística FAAP – São Paulo

O artista Carlos Monaretta é um dos participantes da atual edição da Residência Artística FAAP – São Paulo. Ele escolheu o programa pela possibilidade de permanecer por mais tempo na capital paulista, o que contribui diretamente para o desenvolvimento de sua pesquisa, voltada às relações com o espaço público. Antes de chegar à FAAP, Carlos participou de outra residência artística, onde conheceu um artista argentino que o indicou o programa. A troca entre artistas é uma das principais características da Residência Artística FAAP, que recebe criadores do mundo todo. Ele conta que já conviveu com artistas da França, Portugal, Porto Rico, Chile, entre outros, e essa diversidade gera conexões e amplia seu olhar como artista. Seu percurso como artista é atravessado pela história migratória de sua família e pela vivência com o skate, elementos que despertaram seu interesse pelas dinâmicas da rua e do espaço urbano – temas centrais em sua produção. Carlos conta que estar no centro de São Paulo tem sido fundamental para seu trabalho, que lida diretamente com os usos e disputas do espaço público. Além de artista, atua como produtor e educador. Segundo ele, a residência tem sido um espaço valioso para se dedicar com mais profundidade à sua prática artística, por ser um tempo que permite foco, experimentação e amadurecimento de ideias. Na conversa, ele também compartilhou dicas importantes para quem deseja se inscrever em programas de residência artística, incentivando artistas a apostarem em propostas genuínas, que dialoguem com seus percursos pessoais e com os contextos em que desejam atuar. Confira o episódio completo em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter