Ontem, dia 31, ocorreu o primeiro contato da equipe de Internacionalização com os novos alunos estrangeiros da FAAP. Batizado de “Orientation Day”, essa recepção ocorre como forma de acolher e informar os estudantes sobre os assuntos inerentes à vida acadêmica e sociocultural, que eles terão na FAAP, e pontos importantes sobre sua estadia no Brasil.
“A FAAP recebe em todos os semestres alunos estrangeiros de diversas nacionalidades, de Instituições parceiras ou mesmo independentes, nessa modalidade que chamamos de ‘Study Abroad’. Este ano aguardamos 50 estudantes”, explica Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da FAAP.
Cerca de 30 intercambistas de diversos países, tais como Bélgica, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Espanha, Filipinas, França, Itália, Holanda e Rússia se reuniram no Auditório 2 para esse momento de interação entre os alunos e os orientadores da Instituição. Lourdes Zilberberg deu início a dinâmica de apresentação da equipe e dos alunos, a qual também foi conduzida pela Professora do Curso de Português como Segunda Língua, Silvia Burim.
Após todos se apresentarem, os Assessores de Intercâmbio, Augusto Freitas e Lucas Rocha, passaram inúmeras informações de suma importância sobre a história e a infraestrutura da FAAP, as opções de cursos, aulas e atividades oferecidas, as datas e os horários, assim como dicas de segurança e orientações sobre vistos.
“Eu espero aprender um pouco de português, e é claro, eu quero explorar São Paulo, conhecer pessoas locais para aprender com elas. Eu acho que vai ser legal, criar boas memórias, aprender em um novo ambiente com uma cultura diferente, e adaptar meu modo de pensar para ter diferentes visões de mundo”, nos conta o estudante Alejandro Abad, da Espanha.
Dando sequência a atividade, Silvia Burim explicou como funciona o Curso de Português como Segunda Língua, o qual inclui em sua programação atividades socioculturais para estimular a participação dos alunos. Para o próximo mês de agosto, por exemplo, estão previstas vivências com a culinária brasileira, capoeira, samba e um passeio pela vizinhança da FAAP. E, para finalizar, Guilherme Kayama, representante do FAAP Social, convidou os estudantes a participarem das ações beneficentes organizadas pelo seu setor.