Diretora dos Museus Dalí conversa com alunos da FAAP sobre o multiartista espanhol  

FOTOS

Rafayane Carvalho/ FAAP



DATA


COMPARTILHE


FAAP

Montse Aguer, Diretora dos Museus Dalí, na FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP teve a honra de receber no campus, hoje, Montse Aguer, Diretora dos Museus Dalí, patrona vitalícia da Fundação Gala-Dalí e diretora do Centro de Estudos Dalinianos, para uma palestra que teve como plateia alunos de diferentes cursos, todos interessados na obra do mestre do surrealismo. Como a única pessoa, hoje viva, a ter convivido e trabalhado com Dalí, ela deu uma verdadeira aula, muito rica em aspectos menos conhecidos do multiartista espanhol. Foi uma viagem no tempo, onde pudemos, com ela, percorrer por desde a infância do “menino mimado”, até o seu ápice e dias finais.  

Nascida em Figueres, vila catalã que também é sede do Museu Salvador Dalí, Montse explicou que, ainda muito jovem, por intermédio de um conhecido, conseguiu um emprego de verão, como assistente de Dalí, para poder custear a faculdade, mas por lá acabou ficando a vida toda. É a pessoa que mais conhece a obra dele e suas idiossincrasias.  

Ela contou que Dalí, desde pequeno, foi a assombrado pela ideia de morte – que veio a influenciar fortemente seu trabalho – por causa da morte de um irmão, que também chamava Salvador, noves meses antes de ele nascer.  
“Ironicamente, Dalí brincava que ele era a versão ‘estragada’ do irmão”, o outro Salvador, contou a espanhola. 

Sobre seus dons artísticos, Montse ressaltou o talento de Dalí para a literatura: “Ele era um pintor literário. Os títulos de suas obras claramente já traduziam seu conteúdo”. Mas não foi só. Dalí se enveredou também pelo mundo do cinema, da publicidade, da arquitetura, do design e até da política.  

Quando se trata da vida pessoal, Montse brinca que Dalí, assim como suas obras, vivia um “relacionamento surreal” com a mulher Gala, a sua musa inspiradora e a quem se credita muita influência em seu trabalho.  

“Os dois se conheceram em 1929, em Paris, na época que Dalí fazia sua primeira individual. Gala era uma das poucas mulheres aceitas no famoso Grupo dos Surrealistas. Ela era bastante respeitada, não só como mulher, mas como artista também”, nos explicou a historiadora. 

Certa vez, Dalí disse: “As duas coisas mais felizes que podem acontecer a um pintor contemporâneo são, primeiro, ser espanhol e, segundo chamar-se Dalí. Ambas me aconteceram”. Morreu em 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos.  

Montse Aguer está no Brasil para acompanhar o sucesso da exposição Desafio Salvador Dalí | Uma exposição Surreal na FAAP, que foi justamente licenciada pelo Fundação da qual é patrona. Ela foi recebida na FAAP pela Sra. Pilar Guillon Liotti, membro do Conselho do Museu de Arte Brasileira da FAAP, e pelos organizadores da exposição Roberto Souza Leão e Paulo Bonfá.  


FOTOS

Rafayane Carvalho/ FAAP


DATA


banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

Alunos da FAAP participam de visita à CCXP

Nos dias 4 e 5 de dezembro a FAAP realizou a Imersão na CCXP, levando alunos dos programas BIA e BCM, além dos cursos de Animação, Cinema e Produção Audiovisual para o maior evento de cultura pop do mundo, a CCXP, que acontece anualmente na cidade de São Paulo. O grupo contou com 23 estudantes, acompanhados dos professores Thiago Costa e Victor Grinberg, que os levaram para visitas monitoradas aos estandes, assistir a palestras e apresentações, e também encontros com artistas e executivos, que dedicaram tempo e atenção exclusiva aos alunos da FAAP. “Tivemos conversas que mostraram, na prática, toda força da indústria do entretenimento aos nossos estudantes”, empolga-se o Prof. Thiago Costa, que complementa explicando que existem possibilidades para todas as áreas nesse segmento, o que explica a pluralidade de cursos envolvidos nessa missão. Durante a CCXP houve encontros dos alunos com Ivan Costa, um dos sócios do evento e ex-aluno FAAP, e também conversas com Igor Marto Reis, diretor de marketing da área de Consumer Products da Warner Bros., e Ana Miranda, head de patrocínios da Visa. Na parte artística, desenhistas e roteiristas explicaram seus processos criativos e de distribuição, entre eles Hugo Canuto, Germana Viana, Alex Mir e o professor da FAAP, Ricardo Troula. “Foi uma missão extremamente produtiva. Os alunos puderam tirar dúvidas práticas, desde como acontece a criação de um evento como esse, até os resultados desejados e obtidos, seja por grandes marcas ou artistas independentes”, finaliza o Prof. Thiago


Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter