A Missão Estudantil dos alunos do Curso de Direito da FAAP esteve em Brasília durante esta semana. Os estudantes tiveram a rara oportunidade de visitar algumas das instituições mais importantes da República e foram recebidos em encontros exclusivos por autoridades dos Três Poderes.
O roteiro começou pelo Congresso Nacional. Lá, os alunos foram recebidos pelo deputado Ricardo Silva, de São Paulo, na sala da liderança do seu partido, o PSD. Como parte das atividades acadêmicas desenvolvidas previamente em sala de aula, os estudantes debateram com o deputado o pré-projeto de lei de sua autoria sobre Reduflação.
A missão também visitou o plenário Ulysses Guimarães e foi recebida na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), uma das mais importantes do Congresso, onde puderam acompanhar os trabalhos legislativos do dia e conversar com a presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni (PL-SC).
No Poder Executivo, os alunos visitaram o Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça, onde conversaram com a diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli. Eles debateram sobre formulação de políticas públicas para enfrentar os desafios da segurança nas grandes cidades.
No âmbito do Judiciário, a programação foi intensa. Os estudantes da FAAP tiveram a oportunidade de conhecer algumas das principais Cortes do país, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Superior Tribunal Militar (STM) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ponto alto da Missão foi a visita à sede do Supremo Tribunal Federal (STF), onde os alunos acompanharam uma sessão plenária e, posteriormente, foram recebidos juntamente com a Diretoria Mantenedora da FAAP pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, e pelos ministros Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin e Luiz Fux.
Na ocasião, ocorreu o lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2024, uma publicação de referência no mundo jurídico. O anuário, editado pelo Conjur, está em sua 18ª edição e conta com o apoio e promoção da FAAP desde a sua 1ª publicação.
“O apoio da Fundação Armando Alvares Penteado à publicação do Anuário representa a bem-sucedida comunhão do Judiciário com a Academia. Da advocacia e do Ministério Público e com a Magistratura. Do setor público com o setor privado”, disse a presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Sra. Celita Procopio de Carvalho