Diretora dos Museus Dalí conversa com alunos da FAAP sobre o multiartista espanhol  

FOTOS

Rafayane Carvalho/ FAAP



DATA


COMPARTILHE


FAAP

Montse Aguer, Diretora dos Museus Dalí, na FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP teve a honra de receber no campus, hoje, Montse Aguer, Diretora dos Museus Dalí, patrona vitalícia da Fundação Gala-Dalí e diretora do Centro de Estudos Dalinianos, para uma palestra que teve como plateia alunos de diferentes cursos, todos interessados na obra do mestre do surrealismo. Como a única pessoa, hoje viva, a ter convivido e trabalhado com Dalí, ela deu uma verdadeira aula, muito rica em aspectos menos conhecidos do multiartista espanhol. Foi uma viagem no tempo, onde pudemos, com ela, percorrer por desde a infância do “menino mimado”, até o seu ápice e dias finais.  

Nascida em Figueres, vila catalã que também é sede do Museu Salvador Dalí, Montse explicou que, ainda muito jovem, por intermédio de um conhecido, conseguiu um emprego de verão, como assistente de Dalí, para poder custear a faculdade, mas por lá acabou ficando a vida toda. É a pessoa que mais conhece a obra dele e suas idiossincrasias.  

Ela contou que Dalí, desde pequeno, foi a assombrado pela ideia de morte – que veio a influenciar fortemente seu trabalho – por causa da morte de um irmão, que também chamava Salvador, noves meses antes de ele nascer.  
“Ironicamente, Dalí brincava que ele era a versão ‘estragada’ do irmão”, o outro Salvador, contou a espanhola. 

Sobre seus dons artísticos, Montse ressaltou o talento de Dalí para a literatura: “Ele era um pintor literário. Os títulos de suas obras claramente já traduziam seu conteúdo”. Mas não foi só. Dalí se enveredou também pelo mundo do cinema, da publicidade, da arquitetura, do design e até da política.  

Quando se trata da vida pessoal, Montse brinca que Dalí, assim como suas obras, vivia um “relacionamento surreal” com a mulher Gala, a sua musa inspiradora e a quem se credita muita influência em seu trabalho.  

“Os dois se conheceram em 1929, em Paris, na época que Dalí fazia sua primeira individual. Gala era uma das poucas mulheres aceitas no famoso Grupo dos Surrealistas. Ela era bastante respeitada, não só como mulher, mas como artista também”, nos explicou a historiadora. 

Certa vez, Dalí disse: “As duas coisas mais felizes que podem acontecer a um pintor contemporâneo são, primeiro, ser espanhol e, segundo chamar-se Dalí. Ambas me aconteceram”. Morreu em 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos.  

Montse Aguer está no Brasil para acompanhar o sucesso da exposição Desafio Salvador Dalí | Uma exposição Surreal na FAAP, que foi justamente licenciada pelo Fundação da qual é patrona. Ela foi recebida na FAAP pela Sra. Pilar Guillon Liotti, membro do Conselho do Museu de Arte Brasileira da FAAP, e pelos organizadores da exposição Roberto Souza Leão e Paulo Bonfá.  


FOTOS

Rafayane Carvalho/ FAAP


DATA


banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e FAAP Finance promovem o 1º Painel de Carreiras

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Liga Estudantil FAAP Finance, realiza no dia 30 de outubro de 2025 o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance, evento que reunirá nomes de destaque do mercado financeiro para compartilhar experiências, trajetórias profissionais e aprendizados com o público acadêmico.  Com o objetivo de aproximar estudantes do universo corporativo, o encontro no Centro de Convenções da FAAP será dividido em três painéis temáticos, cada um com foco em diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento de carreira e os desafios do setor financeiro.  1º painel  9h30 – 10h50  Palestrantes: Álvaro de Sá Freire (Versal Finance), Jair Ribeiro da Silva (co-fundador e ex-CEO do banco Patrimônio), José Guimarães Monforte (economista) e Marcelo Forbes (Brasilpar)  2º painel  11h20 – 12h10 Palestrantes: Marco Saravalle (sócio e CIO da XInvest), Robert Indech (XP Inc.) Piero Minardi (sócio-fundador e Executive Chairman da Lazuli Partners)  3º painel 12h10 – 13h00 Palestrantes: Marcelo Santucci (BTG Pactual) e Mariana Xavier Correa (BTG Pactual)  O evento é voltado especialmente para estudantes e jovens profissionais interessados em seguir carreira no setor financeiro. Além de oferecer uma visão prática sobre as diversas possibilidades de atuação no mercado, o painel também busca incentivar o networking entre os participantes e os profissionais convidados.  Com a presença de executivos renomados e especialistas do setor, o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance se consolida como uma oportunidade única de aprendizado, troca de experiências e conexão com quem está à frente das transformações no mercado financeiro


Na FAAP

FAAP e ULisboa Promovem Conferência Online para Práticas Extensionistas e 18º. ODS  

O Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP) e a Universidade de Lisboa (ULisboa), através da Faculdade de Direito (FDUL), anunciam a realização da conferência online “Rumo à Concretização dos ODS: Responsabilidade Social e Práticas Extensionistas no Ensino Universitário dos Dois Lados do Oceano”. O evento, com foco na colaboração lusófona para o impacto social, ocorrerá no dia 29 de outubro de 2025, com transmissão ao vivo e gratuita pelo YouTube da FAAP.  A conferência terá início às 10h00 (horário de Brasília) e 13h00 (horário de Lisboa), com a Sessão de Abertura que contará com a presença de líderes de ambas as instituições, incluindo representantes da FAAP (como o CEO Luiz Sobral e Prof. Mestre Rógerio Massaro Suriani, Diretor Acadêmico) e da ULisboa (Prof. Doutor João Peixoto, Vice-Reitor, e Prof. Doutor Eduardo Vera-Cruz, Diretor da FDUL). Os mediadores deste encontro terão os professores e responsáveis pelas práticas extensionistas de ambas instituições: Rute Saraiva, Joana Soares e  Valdir Cimino  A programação está dividida em três blocos que exploram a cooperação transatlântica:  BLOCO 1: NAVEGANDO SABERES: Focado na criação de estruturas e avaliação da Responsabilidade Social Extensionista, com destaque para o projeto “Voz e Visibilidade” da FAAP e o ORSIES Lisboa.  BLOCO 2: CONEXÕES TRANSATLÂNTICAS: Apresentação de práticas inspiradoras, como o projeto “Missão Amazônia” da FAAP, que levou cursos como Moda e Direito a povos originários, e o “Acesso M23” da ULisboa.  BLOCO 3: FORÇA LUSÓFONA: Discute o impacto de projetos sociais como o “Tempo Rei de Histórias” e “Literatura que Liberta” da FAAP (que promovem escuta qualificada e remição de pena por leitura), além dos estudos em Direitos Animais (NEDA) e Luso-Brasileiro (NELB) da ULisboa.  O encontro visa fortalecer parcerias estratégicas, promover o intercâmbio de saberes e práticas extensionistas de alta relevância social, alinhando a educação e a pesquisa dos países lusófonos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter