Diretor M. Night Shyamalan visita a FAAP e ministra uma masterclass exclusiva para alunos e ex-alunos 

FOTOS

Marcos Anjos/FAAP



DATA


COMPARTILHE


_MCS9436 (1)

Diretor M. Night Shyamalan com os alunos da FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Hoje, dia 19 de julho, a FAAP recebeu o famoso diretor M. Night Shyamalan, que conduziu uma masterclass exclusiva para os alunos. O evento faz parte do tour de divulgação do novo filme “Armadilha”, promovido pela Warner Bros., que estreia nos cinemas no dia 8 de agosto. 

A masterclass, que contou com tradução simultânea, proporcionou uma experiência única para os alunos da FAAP. Durante o evento, Shyamalan sorteou cinco estudantes que tiveram a oportunidade de subir ao palco, ganhar pôsteres autografados e tirar fotos com o diretor. 

O diretor indiano-norte-americano é conhecido pelos filmes “Olhos Abertos” (1998), “O Sexto Sentido” (1999), “Sinais” (2002), “Fragmentado” (2016), entre muitos outros títulos de sucesso. Além de ser muito reconhecido internacionalmente, o diretor possui muitos seguidores brasileiros nas redes sociais, e por isso o Brasil foi a primeira parada oficial da turnê global do filme. Após o Brasil, o tour seguirá para o Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Estados Unidos. 

Conversa com o diretor 

Shyamalan compartilhou com os alunos a relevância da formação acadêmica em sua trajetória. Afirmou que a faculdade permitiu que ele se concentrasse totalmente no cinema, desconsiderando outras distrações da vida. Ele aconselhou os alunos da FAAP a valorizarem as oportunidades acadêmicas e a se dedicarem ao aprendizado, mais do que ao diploma ou às festas. “Eu fiz o que vocês estão fazendo, eu fui para uma faculdade e isso me permitiu deixar o resto da vida de lado e focar inteiramente no cinema e tratá-lo com respeito”. 

Durante a masterclass, ele discutiu seu processo de produção de filmes de suspense, como ele se concentra nos sentimentos dos personagens ao invés de seguir uma receita clichê de filmes do gênero. Ele também contou um pouco do que podemos esperar de seu novo filme “Armadilha” e os desafios de produzir um filme que se passa durante um show, exigindo coordenação entre duas produções complexas. 

O diretor também compartilhou momentos inspiradores e emocionantes de sua trajetória, como o impacto de um comentário encorajador de uma assistente em um momento de dúvida no início da carreira e a influência de sua filha em seu último trabalho. Duas figuras jovens que o fizeram lembrar da importância de manter a humildade e a conexão com todos os aspectos da produção cinematográfica, independentemente dos recursos disponíveis, para que o sucesso não afaste do que realmente importa durante a produção. 

Shyamalan encerrou com um conselho inspirador: “Enquanto vocês estiverem tentando ser aceitos [falando sobre trabalhos] ou conquistar algo, vocês precisam de um propósito. O pagamento, dinheiro e outras coisas virão se você fizer as coisas corretamente. Então lembrem-se do objetivo final de vocês”. Ele também enfatizou a importância de não buscar aprovação externa, mas de serem honestos e fiéis a si e ao trabalho. 

Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema, comentou após a palestra: “Isso para os alunos é incrível, porque eles vão entender um pouco do processo da produção, um pouco das agruras que um diretor passa, como escreve um roteiro. Então profissionalmente isso não tem preço, você traz in loco um diretor de tamanha expressão como ele, que traz toda sua experiência para os alunos e ex-alunos ouvirem, sentirem e aprender um pouco sobre essa loucura que é fazer cinema”.    

Durante a aula, o diretor respondeu perguntas de alunos e professores, proporcionando uma oportunidade única de interação com um dos diretores mais influentes de Hollywood. Esta foi mais uma experiência enriquecedora proporcionada pela FAAP, promovendo um aprendizado inspirador para seus alunos. 

banners-site-faap_cine1

Graduação em Cinema na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_cine2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Produção Audiovisual

FAAP lança Projeto TRANSFORM(AÇÃO) com foco em responsabilidade social

Iniciativa criada por alunos do curso de Produção Audiovisual integra práticas extensionistas e apoia organizações do terceiro setor  O curso de Produção Audiovisual da FAAP anuncia o lançamento do Transform(Ação), projeto inovador desenvolvido por seus alunos como parte do programa de práticas extensionistas da instituição. Com caráter social e educativo, a iniciativa busca fortalecer o papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) por meio da produção de conteúdos audiovisuais.  O projeto convida os estudantes a criarem suas próprias produtoras de conteúdo a cada semestre, com o objetivo de conectar o conhecimento acadêmico às demandas reais da sociedade. As ações abrangem a criação de vídeos institucionais de até três minutos, além de versões reduzidas de 30 segundos, voltados para a divulgação de iniciativas ligadas a ESG, sustentabilidade e responsabilidade social.  Transform(Ação) integra diversas áreas da FAAP, como FAAP Social, FAAP B-Hub, Carreiras FAAP, o departamento de RTV e Internet, além do apoio de professores e profissionais renomados das áreas de publicidade, marketing e relações públicas.  Além da produção dos vídeos, os alunos também desenvolvem e gravam videocasts exclusivos para cada cliente atendido, culminando na transmissão ao vivo do programa Transform(Ação), que será realizado no dia 11 de junho, às 20h, pelo canal do YouTube da FAAP. O evento contará com a participação de convidados que debaterão o desenvolvimento do terceiro setor no Brasil.  Segundo o professor Valdir Cimino, coordenador das práticas extensionistas, “a integração do ensino, pesquisa e extensão está no planejamento do curso, proporcionando uma formação alinhada com as necessidades da sociedade”. Já o professor Edson Gardin, coordenador dos cursos envolvidos no projeto, reforça: “Estas ações despertam a paixão pela pesquisa na construção do conhecimento, utilizando a comunicação e o audiovisual para dar voz e visibilidade às causas sociais”.  Projetos anteriores desenvolvidos pelos alunos da FAAP já conquistaram reconhecimento público. Vídeos produzidos como parte das ações foram veiculados pela SKY Brasil, ampliando a visibilidade de diversas iniciativas do terceiro setor.  A parceria com a SKY Brasil já contemplou a veiculação de 5 spots produzido por alunos do Curso de Audiovisual: Escola SathyaSai – rural em Ribeirão Preto (https://escolasairp.org.br/); Instituto Proa (https://www.proa.org.br/); Educação e Cidadania (https://www.gamt.org.br/); Leitura na Amazonia Legal (https://www.vagalume.org.br/) e Festa Literária Internacional de Paraty  (https://www.flip.org.br/). Estas produções receberam cada uma mais de 2.800 inserções nos mais de 10 canais da SKY e isto representou em mídia pro bono mais de R$ 45 milhões.   Os parceiros do projeto Transform(Ação) deste semestre são:  IDG/CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura: Dedica-se ao desenvolvimento de profissionais da cultura, oferecendo formação e oportunidades de aperfeiçoamento com foco em práticas inovadoras e sustentáveis (Secretaria do Estado da Cultura de SP). Para saber mais acesse: https://www.cultsppro.org.br/  Ritmos do Coração: Promove inclusão, bem-estar e trocas solidárias. Para saber mais acesse: https://ritmosdocoracao.org.br/.   Aventura de Construir: Fortalece o empreendedorismo nas periferias do Brasil, apoiando microempreendedores. Para saber mais acesse: https://www.aventuradeconstruir.org.br/.  Colabore com Futuro: Primeiro negócio social dedicado ao advocacy em saúde na América Latina. Para saber mais acesse: https://www.colaborecomofuturo.com/.  Grupo de Escotismo São Francisco de Assis – GESFA: Forma líderes do futuro baseada em valores de responsabilidade e respeito. Para saber mais acesse: https://gesfa.com.br/.   Fundación Norma y Leo Werthein/Sky Brasil: Compromete-se com educação e inclusão social. Para saber mais acesse: https://www.fundacionleowerthein.com/.  O projeto Transform(Ação) reafirma o compromisso da FAAP com a formação cidadã, a inovação e o impacto social por meio do


Internacional

FAAP torna-se posto aplicador do Celpe-Bras

A FAAP acaba de ser credenciada como posto aplicador do Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), o exame oficial do governo brasileiro que certifica o domínio da língua portuguesa por falantes não nativos. Com esse novo credenciamento, a FAAP fortalece sua missão de excelência acadêmica e amplia sua contribuição na formação de cidadãos globais, oferecendo uma importante certificação para estrangeiros que desejam estudar, trabalhar ou residir no Brasil. Coordenado pelo Inep, com apoio do MEC e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Celpe-Bras é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior, em instituições de ensino superior, embaixadas, consulados e centros culturais credenciados. O exame é composto por duas partes: uma prova escrita, que avalia a compreensão oral e escrita e a produção textual; e uma parte oral, em formato de entrevista. A avaliação considera situações reais de comunicação, com ênfase no uso prático da língua em diferentes contextos. A partir de outubro de 2025, a FAAP passa a oferecer o exame em suas instalações, ampliando sua atuação no campo da educação internacional e na promoção da língua portuguesa como instrumento de integração e mobilidade acadêmica e profissional. Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora pedagógica do Departamento de Internacionalização e Idiomas, Profa. Silvia Burim (srburim@faap.br), responsável pela aplicação do Celpe-Bras na FAAP. Provas anteriores do Celpe-Bras estão disponíveis em:


Business Communication and Media

FAAP e CONAR lançam Laboratório de Ética Publicitária

Em um evento marcante, a FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) uniram forças para lançar o Laboratório de Ética Publicitária CONAR+FAAP, uma iniciativa pioneira que visa capacitar estudantes a enfrentar os desafios éticos e de responsabilidade no crescente mercado de influenciadores digitais.  O evento, que abriu oficialmente a Semana Acadêmica da FAAP, contou com a presença de figuras importantes do cenário publicitário, como a Dra. Juliana Albuquerque, vice-presidente executiva do CONAR, e Carlos Scappini, sócio cofundador da Mynd — a maior agência de marketing de influência da América Latina — e conselheiro da ABAP (Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário), além de ex-aluno da FAAP.  “O tema do nosso evento interessa não só a profissionais e estudantes da publicidade e do direito, mas também a diversos outros setores que atuam direta ou indiretamente com influenciadores digitais”, destacou Eric Messa, coordenador na FAAP do programa Business Communication and Media. “Vamos discutir o amadurecimento do marketing de influência, o papel do CONAR nesse processo e os debates em andamento sobre esse tema tão atual”.  O Laboratório de Ética Publicitária CONAR+FAAP, que será liderado pela professora Mayara Longuini do curso de Direito, é uma atividade extensionista que permitirá aos alunos das graduações da FAAP, a partir do 2º semestre, compreender as problemáticas reais do setor e colaborar ativamente na criação de soluções práticas. Os estudantes terão a oportunidade de analisar casos reais, desenvolver material educativo para influenciadores digitais e auxiliar na disseminação de boas práticas publicitárias.  A parceria entre a FAAP e o CONAR representa um marco importante para a formação de profissionais mais conscientes e preparados para lidar com os desafios éticos e legais do marketing de influência. A iniciativa reforça o compromisso da FAAP em oferecer uma educação de excelência, conectada com as demandas do mercado e alinhada com as melhores práticas de responsabilidade

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter