No dia 12 de novembro, acontecerá a palestra “Contágio e participação: ensino artístico universitário e a escola das artes” com a participação de Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, sediada na cidade do Porto.
Durante o evento aberto aos alunos da FAAP, o palestrante irá apresentar as propostas de ensino de artes na universidade e no contexto local de Portugal e da Europa.
Nuno Crespo é doutor em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, investigador do CITAR, coordenando um grupo de investigação em pesquisa artística e curatorial, e, atualmente, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde ensina Estética e Teoria da Arte.
Como curador, foi responsável, entre outras, pelas exposições “Fantasmas”, de Nuno Cera no CCB (Lisboa), “Corpo Impossível” com Adriana Molder, Noé Sendas, Rui Chafes e Vasco Araujo, no Palácio de Queluz, “Encontro Marcado”, de Adriana Molder, no Museu de Belas-Artes de Oviedo (Espanha), “Antes e Depois”, de Miguel Ângelo Rocha, no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian. Prepara, neste momento, a exposição “Companhia”, dedicada ao cineasta português Pedro Costa (Museu de Serralves, Porto) e Haus Wittgenstein.
Fez parte do coletivo de comissários do Prémio EDP – Novos Artistas (2006-2011) e BESPhoto (2007-2009).
É crítico de arte e membro do conselho editorial do Ípsilon (suplemento cultural do jornal Público) e sua atividade de investigação tem sido, principalmente, o cruzamento entre arte e filosofia, as questões da crítica e curadoria de arte e a autores como Kant, Wittgenstein, Walter Benjamin, Peter Zumthor e Adolf Loos. Foi o responsável pelos ciclos de conferências “Spacetalk: Arte e Arquitectura” e “Criticism and Value Creation”.
Das suas publicações, destacam-se trabalhos sobre Adriana Molder, Aires Mateus, Axel Hütte, Bernd e Hilla Becher, Candida Höffer, Carrilho da Graça, Daniel Blaufuks, Fassbinder, entre outros, e os livros “Wittgenstein e a Estética” (Assírio & Alvim), “Julião Sarmento. Olhar Animal” (Cooperativa Árvore), “Arte, Crítica, Política” (Tinta-da-China), entre outros.
Data: 12 de novembro
Horário: 11h15
Local: Auditório 2 da FAAP – Prédio 3