Dia 30 de agosto aconteceu a pré-estreia do filme “Tire 5 Cartas”, seguido de um bate-papo com o diretor Diego Freitas, a produtora Elisa Tolomelli, o roteirista e produtor Joaquim Haickel e o montador Alexandre Boechat.
Os alunos tiveram a oportunidade exclusiva de assistir ao filme antes de seu lançamento oficial, previsto para 14 de setembro. “Tire 5 Cartas” tem como protagonista Lilia Cabral, sua personagem é uma taróloga que enrola seus clientes com a ajuda de seu marido, Lindoval (Stepan Nercessian). Sua sorte muda quando um valioso anel roubado cruza o seu caminho. Decidida a ficar com o anel, foge dos bandidos e vai para sua terra natal, São Luís do Maranhão, embarcando numa aventura para lá de engraçada e emocionante.
Diego proporcionou aos estudantes um mergulho nos bastidores da obra, compartilhando detalhes sobre a inspiração por trás da história, os desafios enfrentados durante a produção e algumas dicas para quem pretende seguir carreira na área. “A dica que eu dou para quem quer atuar com direção no cinema é começar tendo algum portfólio e investindo em produções autorais. Aproveitem que a tecnologia hoje permite fazer um filme pelo celular”.
O evento não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre a indústria cinematográfica, mas também os inspirou a explorar suas próprias capacidades criativas. O roteirista Joaquim Haickel explicou que o roteiro para ele, é uma massa de modelar, como se fosse argila. “Você tem que fazer com ele vá tomando forma, às vezes uma ideia inicial nem sempre será a ideia final que vai para o papel. O roteiro é uma peça viva, o diretor faz improvisos na hora de gravar, o ator coloca cacos, você tem que estar preparado para que o seu roteiro possa ser adaptado conforme a necessidade”.
Já no dia 31 de agosto, na aula magna do curso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória da produtora executiva de filmes como Central do Brasil, Cidade de Deus e Lavoura Arcaica e fundadora da EH! Filmes, uma das principais produtoras do Brasil, Elisa Tolomelli.
A convidada falou sobre as complexidades da gestão de um projeto cinematográfico desde sua concepção até chegar às telas. “O maior desafio na carreira dos produtores de cinema é encontrar uma boa história. Os próximos passos são encontrar um financiamento e formar um time de equipe técnica, com diretor, fotógrafo e diretor de arte que comunguem da mesma ideia que você, e um grupo de atores que deem química para os personagens e que faça o público criar uma empatia com essa história. Essa é a receita de um filme de sucesso”.
Durante o evento, foram abordados diversos tópicos desde as etapas iniciais de desenvolvimento de projetos cinematográficos até as estratégias para distribuição e marketing. Oferecendo aos alunos uma visão abrangente das tendências atuais e futuras do mercado, bem como conselhos práticos para quem busca ingressar nesse campo.