Alunos, professores e colaboradores da FAAP tiveram a oportunidade de ouvir o Prefeito Ricardo Nunes, em palestra que abordou os desafios da administração na cidade de São Paulo. O evento lotou o Teatro para discutir a gestão da maior cidade do Brasil.
O Prefeito, acompanhado dos secretários municipais de Comunicação, Marcello D’Angelo, e da Fazenda, Luís Felipe Vidal Arellano, iniciou a conversa destacando os desafios enfrentados no início da sua administração em 2021, com a perda do então prefeito Bruno Covas, e em meio à pandemia de Covid-19. “Bruno era mais que um amigo, era um irmão para mim. Além dessa grande perda, ficamos praticamente dois anos focados na pandemia, e só agora em 2023 estamos conseguindo voltar a discutir a saúde financeira da cidade”, disse o prefeito.
Durante a apresentação Nunes abordou tópicos importantes como o crescimento da verba para investimentos e melhorias na cidade, que saltou de 8,5 bilhões em 2022, para 11,5 bilhões neste ano, de acordo com ele, fruto de algumas ações conjuntas como a reforma da Previdência na cidade, que tinha um déficit atuarial de 171 bilhões, renegociação da dívida com o Governo Federal e proporcionando segurança jurídica para atrair mais empresas para São Paulo. “Focamos em trabalhar a desburocratização e o tempo necessário para abrir uma empresa e reduzimos o ISS (Imposto Sobre Serviços) para atividades como audiovisual, franquias e serviços por aplicativo. De 2021 até o mês passado, 43 mil empresas que estavam sediadas em outros estados e municípios se transferiram para São Paulo e outras 341 mil novas empresas foram abertas, aumentando a arrecadação e a geração de empregos”, explicou o prefeito.
Falou sobre as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) abertas em sua gestão, ações de zeladoria e infraestrutura com recuperação de pontes e viadutos, a fila para vagas em creches que foi zerada e respondeu perguntas sobre a metodologia para execução do plano de metas e segurança pública.
“A segurança, constitucionalmente, é responsabilidade do Estado, mas a prefeitura não vai deixar de fazer a sua parte. Aumentamos o contingente da Guarda Civil Metropolitana, em 1.500 postos, trocamos a frota de veículos, melhoramos os equipamentos e investimos em treinamento. Assim como em tecnologia, com a implantação de 20 mil câmeras na cidade, 14 mil com sistema de inteligência artificial e estamos trabalhando em uma nova Central de Monitoramento”.
Ao final do evento, o Prefeito expressou sua gratidão pela oportunidade de dialogar com a comunidade acadêmica e enfatizou como a educação e o engajamento cívico desempenham um papel crucial na construção de um futuro melhor para São Paulo.
“Tenho muito orgulho da gestão que estamos fazendo, São Paulo tem hoje a capacidade de gerenciar seus recursos de forma saudável e manter o equilíbrio das contas. Todos os recursos no caixa da Prefeitura tem direcionamento para habitação, saúde e infraestrutura, o dinheiro não está parado. O que temos hoje é uma gestão que acertou a questão das finanças fazendo com que a economia da cidade gire”, finalizou Nunes.