Começou o III Simpósio de Arquitetura e Urbanismo da FAAP

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Hoje começa o III Simpósio de Arquitetura e Urbanismo da FAAP que vai discutir o livro “Nova York delirante: um manifesto retroativo para Manhattan (1978)” de Rem Koolhaas.

O evento presencial e aberto ao público abordará temas referentes à publicação, com histórias marcantes da formação de Nova York desde a chegada dos holandeses, o culto da tecnologia e do artificial, a invenção do elevador, a expansão para o alto e a construção de ícones como o Central Park, o Empire State e o Rockefeller Center.

Os alunos apresentarão pesquisas que envolvem a cartografia da Cidade de Nova York e a discussão de seus conceitos em ferramentas de inteligência artificial como o Chat GPT e Midjourney.

Não deixem de visitar também, de 02 de outubro a 14 de novembro, a exposição com seis painéis feitos por alunos do curso sobre o tema do livro, no saguão ímpar do Teatro FAAP.

Os alunos receberão certificado de participação como atividade complementar.


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Arquitetura e Urbanismo

FAAP recebe arquiteto austríaco, Bernardo Bader, para aula magna

Nesta quarta-feira, dia 07 de agosto, a FAAP recebeu o arquiteto austríaco Bernardo Bader para uma inspiradora aula magna sobre sua trajetória e projetos.   Durante o evento, Bader compartilhou com os alunos alguns de seus projetos mais emblemáticos e elucidou os valores que norteiam sua prática arquitetônica, proporcionando um olhar aprofundado sobre materiais e processos de projeto.  Nascido em 1974, Bernardo Bader pertence a uma geração mais recente de arquitetos. Ele contou sobre sua formação, explicando que trabalhou em grandes escritórios, mas sempre quis ter um projeto mais autoral. Hoje, ele tem seu próprio escritório e conta com uma equipe de 15 colaboradores. Apesar de sua projeção internacional, Bader mantém um forte vínculo com sua cidade natal, uma característica ressaltada pelo professor Marcelo Aflalo, mediador da conversa. Marcelo recordou que, ao conhecer Bader, o arquiteto manifestava o desejo de ser “o melhor arquiteto da sua vila”, destacando a profunda conexão emocional e sensorial que Bader mantém com seu espaço de trabalho.  O professor explicou com empolgação porque foi tão especial para os alunos ouvirem a trajetória de Bernardo: “Não há diferença [para Bader] entre uma obra pequena e uma grande, o ânimo dele, a injeção dele, o prazer dele em produzir é o mesmo em qualquer escala. Ele nunca quis ser um arquiteto famoso, mas ele é, aos 48 anos de idade, um arquiteto internacional, atuando em uma área muito pequena na Áustria. Ou seja, a gente precisa pensar em como fazer bem arquitetura, como se empenhar, como ter desejo e vontade. Ele começou em uma vila que são basicamente 600 pessoas, não saiu da região dele, e veio crescendo e fazendo uma arquitetura excepcional reconhecida no mundo inteiro, sem precisar de mídias sociais e esse tipo de coisa, porque a natureza dele é essa”.  Durante sua apresentação, Bader enfatizou não haver atalhos no trabalho arquitetônico. Segundo ele, é essencial estar próximo do processo e incorporar aspectos sentimentais e sensoriais ao projeto. Ele argumentou que design e conceito devem estar intrinsecamente ligados a esses sentidos.  Para ilustrar seus pontos, Bader apresentou diversos projetos, como a refação de uma pequena capela em sua vila. Ele destacou que a escala do projeto é irrelevante em comparação à qualidade do trabalho realizado, encorajando os alunos a não se limitarem por projetos pequenos. Bader explicou a escolha da madeira como material principal nesse projeto, enfatizando que a seleção de materiais deve ocorrer em conjunto com o desenvolvimento conceitual e o design.  Um dos projetos destacados foi a própria casa de Bader, construída com madeira proveniente da floresta local, demonstrando uma integração harmoniosa entre a arquitetura e a paisagem. O arquiteto também mostrou um centro esportivo que utilizou diversos materiais para criar ambientes confortáveis e sustentáveis em relação ao clima.  Outro projeto significativo apresentado foi o de um cemitério islâmico, o segundo da Áustria. Bader explicou que seu objetivo era preservar e respeitar a cultura islâmica, resultando em um cemitério que remete a um jardim, orientado para Meca e comprometido com aspectos culturais fundamentais.  Durante a sessão de perguntas, Bader abordou a questão da inteligência artificial na arquitetura, afirmando que pode ser uma ferramenta útil, mas não deve substituir o processo criativo. Ele também aconselhou os estudantes sobre como lidar com bloqueios criativos, recomendando afastar-se dos celulares e adotar abordagens analógicas, entendendo profundamente os processos e as maquetes.  A aula magna de Bernardo Bader foi uma oportunidade única para os alunos da FAAP se inspirarem e aprenderem com a experiência de um arquiteto que alia técnica e sensibilidade em seu trabalho, reforçando a importância da conexão emocional e sensorial na prática


Arquitetura e Urbanismo

Alunos da FAAP participam de ‘Expedição Fotográfica’ em pontos urbanos de São Paulo 

Como parte integrante da disciplina ‘A Fotografia e as Cidades’ do PDCP (Programa de Desenvolvimento de Competências Profissionais), alunos de diversos cursos da FAAP, sob a supervisão da Coordenação de Arquitetura e Urbanismo e do bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, realizaram ‘Expedição Fotográfica’ em diferentes pontos da cidade de São Paulo.    Nos dias 03 e 04 de abril os estudantes visitaram a Ocupação 9 de julho, localizada na região central da cidade. Já durante os dias 08 e 15 de junho, os alunos foram até o bairro Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, e lá conheceram a sede do coletivo ALI: Leste (Arte Livre Itinerante), a Ocupação Texas e o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo teatral Instituto Pombas Urbanas.   O resultado são registros documentais, em fotografias, posteriormente impressas e expostas em sala de aula. Veja algumas fotos na galeria abaixo.    A cada bimestre as atividades em campo são alternadas entre locais centrais e periféricos, “visando fotografar os espaços como exercício de percepção da cidade e, além disso, entender a função e a aplicação da fotografia no estudo dos espaços urbanos”, nos conta Celina Yamauchi, professora de fotografia da FAAP.    Ao todo foram realizadas quatro aulas externas, as quais reuniram cerca de 30 estudantes. A ‘Expedição Fotográfica’ do PDCP surgiu em 2022, quando Celina lecionava a disciplina ‘Jornalismo Visual II’ e, desde então, a proposta segue com a intenção de ampliar o território de investigação fotográfica, assim como considerar a ênfase ao caráter documental da


Arquitetura e Urbanismo

Alunos de Arquitetura visitam obras da Linha Verde do Metrô

Ontem, dia 05/06, os alunos do curso de Arquitetura do 4º e 8º semestres da FAAP participaram de uma visita às obras de expansão da linha 2-Verde do Metrô, no Complexo Rapadura, localizado na Zona Leste da capital. A atividade em campo proporcionou uma experiência prática para os futuros arquitetos compreenderem melhor o funcionamento de uma grande obra metropolitana. Acompanhados pelos professores Nuno Fonseca, Sérgio Sandler e Marcos Costa, do curso de Arquitetura e Urbanismo, os alunos foram recebidos pela equipe do Consórcio da Linha 2, responsável pela execução do projeto. Durante a visita, os alunos assistiram a uma palestra sobre a história do Metrô de São Paulo e os detalhes da obra em andamento. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer a maior tuneladora da América do Sul, popularmente conhecida como “tatuzão”, com capacidade de escavar 16,5 metros de túnel, por dia, utilizando ferramentas cortantes e pressão. Após cada pequeno trecho escavado, a máquina para e são instalados segmentos de concreto que revestem o túnel. A expansão da malha metroviária traz diversos benefícios sociais de locomoção para a população, além de um retorno ecológico e a redução do trânsito. Dessa forma, a visita técnica contribuiu para os estudantes adquirirem um entendimento mais abrangente de uma grande obra, alinhando-se ao propósito do curso de Arquitetura da FAAP, que visa proporcionar uma formação completa e global para os futuros

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