Em comemoração ao bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, o Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão, a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, promovem, com o apoio da FAAP, o seminário “Encontros: 200 anos de amizade Brasil-Estados Unidos”, a ser realizado nesta terça-feira, 28, no auditório Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Os mais de 30 alunos de Relações Internacionais da FAAP já estão na Capital Federal para atender ao evento. Uma experiência única para os discentes de participarem de eventos e visitas tão importantes no universo diplomático.
A colaboração entre a Câmara Americana de Comércio (Amcham), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Funag e a FAAP evidencia o compromisso conjunto de promover um intercâmbio construtivo e enriquecedor entre as comunidades acadêmicas, empresariais e diplomáticas de ambas as nações.
A presença e o apoio da FAAP neste seminário reforçam o seu comprometimento em fomentar o diálogo intercultural e a compreensão mútua, pilares essenciais para o fortalecimento das relações internacionais.
Este evento importante não apenas celebra um marco histórico, mas também sinaliza um compromisso renovado com a cooperação e o entendimento entre o Brasil e os Estados Unidos.
Na ocasião, também será lançado o livro “Uma Parceria Bicentenária: presente, passado e futuro das relações Brasil-Estados Unidos”, organizado pela Professora de Relações Internacionais e Coordenadora do BIA, Fernanda Magnotta, que também fará parte do Seminário.
Ainda como parte das atividades de comemoração, a FAAP organiza a exposição “Encontros: 200 anos de Amizade Brasil – EUA”. A mostra oferece uma extensa cronologia detalhando a rica história das interações entre Brasil e Estados Unidos.
São mais de 100 reproduções de fotografias, documentos e obras de arte, além de objetos organizados em dez núcleos temáticos. Entre os itens expostos estão presentes presidenciais emprestados do acervo do Palácio do Planalto e vídeos documentais. Grande parte das imagens foi cedida por arquivos e acervos de instituições públicas brasileiras e norte-americanas. Destaque para as reproduções de duas obras do Museu de Arte Brasileira da FAAP, assinadas por Candido Portinari e Anita Malfatti, artistas que tiveram vivências marcantes nos Estados Unidos.
A exposição será inaugurada amanhã – em evento restrito a convidados – e abre para o público no dia 29 no Palácio do Itamaraty, e segue aberta até o dia 30 de junho de 2024, com entrada gratuita.
Seminário Encontros: 200 anos de amizade Brasil-Estados Unidos” | Transmissão On-line
Terça-feira, 28 de maio | 9h00 (horário de Brasília)
Relações Governamentais | Gratuito