Sob o apoio e colaboração da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), um conjunto de eventos marcantes teve lugar no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para celebrar os 200 anos de vínculos diplomáticos entre o Brasil e os Estados Unidos.
Uma parceria colaborativa entre o Ministério das Relações Exteriores, a FAAP e a Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), mostrou ao público presente sobre as relações de longa data e de relevância estratégica em diversas esferas temáticas.
Foram 30 alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP que tiveram a oportunidade de explorar pontos de interesse significativos na capital brasileira, incluindo o Memorial JK, o Memorial dos Povos Indígenas, o Palácio do Planalto, entre outros. Além das visitas culturais, os alunos também participaram dos eventos comemorativos do bicentenário, enriquecendo ainda mais sua experiência acadêmica e cultural.
Iniciando as comemorações, houve um seminário no qual foram discutidas várias perspectivas das relações bilaterais entre os dois países. Com painéis que incluíram figuras ilustres como o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, o embaixador Rubens Ricupero, a embaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Bagley, a ministra da cultura, Margareth Menezes, entre outros.
Seguindo pelo lançamento do livro “Reflexões sobre os 200 Anos de Relações Brasil-Estados Unidos”, que foi organizado pela coordenadora do curso de Business and International Affairs da FAAP, Professora Fernanda Magnotta, e que conta com a contribuição de renomados acadêmicos, diplomatas e personalidades brasileiras. Este trabalho de significância ímpar foi lançado em dois idiomas, português e inglês, ampliando seu alcance e impacto.
Encerrando este dia memorável, a FAAP promoveu uma exposição especial, intitulada “Encontros: 200 Anos de Amizade Brasil-Estados Unidos”, que resgatou a rica história desta relação duradoura e abrangente. Com mais de 100 fotografias, artefatos históricos, recortes de jornais e outros elementos dispostos cronologicamente, a exposição proporcionou uma jornada visual e informativa sobre os laços entre as duas nações.
“Celebramos uma parceria duradoura que promove o desenvolvimento mútuo e o entendimento intercultural” disse Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, na abertura da exposição que celebra este marco tão significativo para os dois países.
Estas iniciativas refletem o compromisso contínuo da FAAP com a excelência acadêmica e o intercâmbio de conhecimento, reafirmando seu papel como pioneira nos círculos que promovem a compreensão mútua e o fortalecimento dos laços culturais e diplomáticos.