Alunos de Cinema da FAAP são selecionados para a Mostra Tiradentes


DATA


COMPARTILHE


De pé, da esquerda para a direita: Eduardo Aliberti (Captador de Som), Gustavo Nabhan (Gaffer), Daniel Parente (Captador de Som), Fernando Sverner (Primeiro Assistente de câmera), Marco Bueno (Produtor), Lucas Ribeiro (Diretor, Roteirista, Montador), Vinícius Neri (Ator), Giovana Abadessa (Segunda Assistente de Direção), André Rupp (Assistente de Elétrica), Gabriela Piserni (Diretora de Fotografia, Montadora), Mariana Ruiz (Diretora de Arte), Vitória Künzel (Assistente de Arte), Lucas Rios (Contrarregra), Catarina Walter (Logger, Fotografia Still) Agachados, da esquerda para a direita: Sofia Gullane (Produtora), Isabel Amarante (Primeira Assistente de Direção), Ana Sem Sobrenome (Continuista), Marcela Fornazari (Diretora de Arte), Erica Duarte (Diretora de Fotografia)

Equipe de “KM 100”, curta-metragem de conclusão de curso de Lucas Ribeiro, um dos alunos selecionados


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Três projetos realizados por alunos da FAAP ganham destaque na programação da Mostra Tiradentes, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. O documentário “Fulano de Tal”, produzido por estudantes do quinto semestre do curso de Cinema, o curta-metragem de conclusão de curso “KM 100”, de Lucas Ribeiro, e o curta-metragem extracurricular “Coisas que eu lembro sobre vc” de Lucca Baraldi, serão exibidos em sessões especiais durante o evento. “Fulano de Tal” será apresentado ao ar livre, na programação da Praça, enquanto “KM 100” terá sua exibição no Cine-Teatro do Centro Cultural Yves Alves e o curta-metragem “Coisas que eu lembro sobre vc” será exibido no Cine-Tenda.  

Sobre os filmes  

Fulano de Tal  

A produção revisita a obra do cineasta e jornalista Otoniel Santos Pereira, figura central do cinema da Boca do Lixo, que trabalhou ao lado de grandes nomes como Andrea Tonacci e Rogério Sganzerla. Autor de médias-metragens, Otoniel é conhecido pelo filme “O Pedestre” (1966), um dos marcos iniciais do cinema marginal brasileiro.  

No curta de 2024, os estudantes da FAAP construíram uma narrativa que conecta o legado cinematográfico de Otoniel com imagens atuais captadas em Super-8. Entre cenas filmadas no apartamento do diretor em São Paulo e registros da cidade atual, “Fulano de Tal” reimagina o universo ficcional do artista, destacando sua importância para o cinema brasileiro e dando uma nova perspectiva à sua história.   

Ficha técnica   

Produção – Lune Pilipczuk  

Direção – André P. Barata; Reinê Pires Muzzi; Vanessa Ferreira  

Assistência em Direção – Lune Pilipczuk  

Roteiro – Reinê Pires Muzzi; André P. Barata; Vane Ferreira; Lune Pilipczuk  

Arte: Marvin Oliveira e Reinê Pires Muzzi  

Foto: Reinê Pires Muzzi  

Som: Uli Castex  

Montagem: Marvin Oliveira  

KM 100  

Dirigido por Lucas Ribeiro, “KM 100” acompanha Miguel, um homem em busca de suas origens no Brasil do apagamento da memória negra, e em sua jornada encontra ecos de pertencimento em um povoado sem nome  

“‘KM 100’ é uma exploração de sentimentos ligados à identidade, origem e ancestralidade, para brasileiros descendentes da diáspora africana, em um país caracterizado pelo apagamento da memória negra”, afirma o diretor Lucas Ribeiro.  

Ficha técnica  

Elenco – Vinícius Neri, Teka Romualdo, Davi Lima, Nádia Bittencourt e Valdo Boaventura  

Roteiro e Direção – Lucas Ribeiro  

Produção – Gabriela Saragosa, Marco Bueno e Sofia Gullane  

Produção Executiva – Ricardo Monastero  

Primeira Assistente de Direção – Isabel Amarante  

Direção de Fotografia – Erica Duarte e Gabriela Piserni  

Direção de Arte – Marcela Fornazari e Mariana Ruiz  

Direção de Som – Luís Miguel Marquina  

Montagem – Gabriela Piserni e Lucas Ribeiro  

Trilha Original – Lucas Ribeiro e Talita Collado  

Edição de Som e Mixagem – Igor Yamawaki  

Coisas que eu lembro sobre vc 

Toda a produção, incluindo roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e som, foi realizada por Lucca Baraldi.   

A FAAP parabeniza seus alunos por esta importante conquista, que celebra tanto a preservação da memória do cinema nacional quanto o debate de questões contemporâneas. A seleção dos filmes para a Mostra Tiradentes reflete o compromisso do curso de Cinema da FAAP em formar profissionais que unem inovação e relevância cultural, projetando o futuro do audiovisual no Brasil. 


DATA


banners-site-faap_cine1

Graduação em Cinema na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_cine2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Cinema

Ex-aluna de Cinema da FAAP apresenta documentário em Cannes

O documentário Carcereiras, dirigido pela ex-aluna Julia Hannud, foi um dos destaques da participação brasileira no Cannes Docs 2025, vitrine dedicada ao documentário dentro do Marché du Film, no Festival de Cannes. Em uma edição histórica, que teve o Brasil como País de Honra, o filme integrou a seleção oficial de quatro documentários nacionais apresentados no showcase do dia 16 de maio.  A exibição marca um momento importante na trajetória de Julia Hannud. A pesquisa que deu origem ao filme começou ainda em seu Trabalho de Conclusão de Curso na FAAP e resultou em seu primeiro longa, Saudade Mundão (2020), disponível em plataformas digitais. Agora, com Carcereiras, a diretora aprofunda sua investigação sobre o sistema prisional brasileiro, conquistando sua estreia internacional e reafirmando o potencial transformador de projetos desenvolvidos no ambiente acadêmico.  O documentário mergulha no universo do sistema prisional brasileiro a partir de uma perspectiva rara: o olhar das mulheres que trabalham dentro das unidades prisionais em São Paulo. Entre tensões e rotinas duras, o filme revela também gestos de cuidado e humanidade em um espaço historicamente marcado pela opressão.  A presença de Carcereiras no Cannes Docs contribui para ampliar a visibilidade do documentário brasileiro no cenário internacional e destaca a importância de narrativas comprometidas com a escuta, a justiça social e o protagonismo feminino no


Business Communication and Media

Alunos do BCM visitam a CNN  

Os estudantes do programa de tripla titulação, Business Communication and Media (BCM) da FAAP, estão vivenciando, ao longo deste semestre, uma imersão prática no mercado por meio de visitas a grandes empresas e instituições de comunicação. Eles já foram visitar uma agência de comunicação global, a Weber Shandwick, uma empresa de tecnologia, a Oracle, e, nesta última quarta-feira, 28, a imersão aconteceu em uma das maiores emissoras do Brasil e do mundo, a CNN.   Os estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, acompanhados pela Profa. Nathalie Hornhardt, foram recepcionados por Bruno Maranhão, coordenador de comunicação interna da CNN. Bruno guiou os jovens ao longo de um tour pela emissora, onde eles puderam conhecer os estúdios de gravação e ilhas de edição. Durante a ocasião, os alunos assistiram de perto o Iuri Pitta, professor da FAAP e âncora da CNN, gravando ao vivo para o telejornal CNN 360º.   “Conhecer a CNN Brasil foi minha primeira experiência de visita junto à FAAP, foi muito interessante ter a oportunidade de conhecer a estrutura da emissora no seu dia a dia, fizemos um tour detalhado, das ilhas de edição aos estúdios onde estavam sendo gravados conteúdos em tempo real, pudemos tirar dúvidas e entender a dinâmica do que acontece por trás dos bastidores durante as 24 horas de notícias produzidas pela CNN”, afirma a aluna Gabriella Marcelo.  Para quem está iniciando a graduação, essa experiência é essencial para compreender de perto as dinâmicas da profissão, conhecer as exigências do setor e expandir sua rede de contatos desde cedo. Além das visitas, os alunos também participam de masterclasses com profissionais renomados, conectando a academia ao mercado de forma direta e estratégica.    Entre os convidados deste semestre, já passaram pela FAAP: Mario Casanova, ex-aluno e Gerente Executivo de Marketing & Growth da Swift/JBS; Eduardo Chvaicer, CSO e COO da The Media Trade, que falou sobre a plataforma Canal do Mídia com os alunos do 5º semestre; Caroline Gayo, Diretora de Mídia da Lew’Lara\TBWA e Luis Felipe Sobral, Ex-Diretor de UX do Grupo Boticário. O BCM é um programa inovador que integra as áreas de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, formando profissionais versáteis e preparados para os desafios da comunicação contemporânea. É uma oportunidade para conectar conhecimentos diferentes e potencializar a criatividade e a inovação nos


Produção Audiovisual

FAAP lança Projeto TRANSFORM(AÇÃO) com foco em responsabilidade social

Iniciativa criada por alunos do curso de Produção Audiovisual integra práticas extensionistas e apoia organizações do terceiro setor  O curso de Produção Audiovisual da FAAP anuncia o lançamento do Transform(Ação), projeto inovador desenvolvido por seus alunos como parte do programa de práticas extensionistas da instituição. Com caráter social e educativo, a iniciativa busca fortalecer o papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) por meio da produção de conteúdos audiovisuais.  O projeto convida os estudantes a criarem suas próprias produtoras de conteúdo a cada semestre, com o objetivo de conectar o conhecimento acadêmico às demandas reais da sociedade. As ações abrangem a criação de vídeos institucionais de até três minutos, além de versões reduzidas de 30 segundos, voltados para a divulgação de iniciativas ligadas a ESG, sustentabilidade e responsabilidade social.  Transform(Ação) integra diversas áreas da FAAP, como FAAP Social, FAAP B-Hub, Carreiras FAAP, o departamento de RTV e Internet, além do apoio de professores e profissionais renomados das áreas de publicidade, marketing e relações públicas.  Além da produção dos vídeos, os alunos também desenvolvem e gravam videocasts exclusivos para cada cliente atendido, culminando na transmissão ao vivo do programa Transform(Ação), que será realizado no dia 11 de junho, às 20h, pelo canal do YouTube da FAAP. O evento contará com a participação de convidados que debaterão o desenvolvimento do terceiro setor no Brasil.  Segundo o professor Valdir Cimino, coordenador das práticas extensionistas, “a integração do ensino, pesquisa e extensão está no planejamento do curso, proporcionando uma formação alinhada com as necessidades da sociedade”. Já o professor Edson Gardin, coordenador dos cursos envolvidos no projeto, reforça: “Estas ações despertam a paixão pela pesquisa na construção do conhecimento, utilizando a comunicação e o audiovisual para dar voz e visibilidade às causas sociais”.  Projetos anteriores desenvolvidos pelos alunos da FAAP já conquistaram reconhecimento público. Vídeos produzidos como parte das ações foram veiculados pela SKY Brasil, ampliando a visibilidade de diversas iniciativas do terceiro setor.  A parceria com a SKY Brasil já contemplou a veiculação de 5 spots produzido por alunos do Curso de Audiovisual: Escola SathyaSai – rural em Ribeirão Preto (https://escolasairp.org.br/); Instituto Proa (https://www.proa.org.br/); Educação e Cidadania (https://www.gamt.org.br/); Leitura na Amazonia Legal (https://www.vagalume.org.br/) e Festa Literária Internacional de Paraty  (https://www.flip.org.br/). Estas produções receberam cada uma mais de 2.800 inserções nos mais de 10 canais da SKY e isto representou em mídia pro bono mais de R$ 45 milhões.   Os parceiros do projeto Transform(Ação) deste semestre são:  IDG/CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura: Dedica-se ao desenvolvimento de profissionais da cultura, oferecendo formação e oportunidades de aperfeiçoamento com foco em práticas inovadoras e sustentáveis (Secretaria do Estado da Cultura de SP). Para saber mais acesse: https://www.cultsppro.org.br/  Ritmos do Coração: Promove inclusão, bem-estar e trocas solidárias. Para saber mais acesse: https://ritmosdocoracao.org.br/.   Aventura de Construir: Fortalece o empreendedorismo nas periferias do Brasil, apoiando microempreendedores. Para saber mais acesse: https://www.aventuradeconstruir.org.br/.  Colabore com Futuro: Primeiro negócio social dedicado ao advocacy em saúde na América Latina. Para saber mais acesse: https://www.colaborecomofuturo.com/.  Grupo de Escotismo São Francisco de Assis – GESFA: Forma líderes do futuro baseada em valores de responsabilidade e respeito. Para saber mais acesse: https://gesfa.com.br/.   Fundación Norma y Leo Werthein/Sky Brasil: Compromete-se com educação e inclusão social. Para saber mais acesse: https://www.fundacionleowerthein.com/.  O projeto Transform(Ação) reafirma o compromisso da FAAP com a formação cidadã, a inovação e o impacto social por meio do


Business Communication and Media

FAAP e CONAR lançam Laboratório de Ética Publicitária

Em um evento marcante, a FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) uniram forças para lançar o Laboratório de Ética Publicitária CONAR+FAAP, uma iniciativa pioneira que visa capacitar estudantes a enfrentar os desafios éticos e de responsabilidade no crescente mercado de influenciadores digitais.  O evento, que abriu oficialmente a Semana Acadêmica da FAAP, contou com a presença de figuras importantes do cenário publicitário, como a Dra. Juliana Albuquerque, vice-presidente executiva do CONAR, e Carlos Scappini, sócio cofundador da Mynd — a maior agência de marketing de influência da América Latina — e conselheiro da ABAP (Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário), além de ex-aluno da FAAP.  “O tema do nosso evento interessa não só a profissionais e estudantes da publicidade e do direito, mas também a diversos outros setores que atuam direta ou indiretamente com influenciadores digitais”, destacou Eric Messa, coordenador na FAAP do programa Business Communication and Media. “Vamos discutir o amadurecimento do marketing de influência, o papel do CONAR nesse processo e os debates em andamento sobre esse tema tão atual”.  O Laboratório de Ética Publicitária CONAR+FAAP, que será liderado pela professora Mayara Longuini do curso de Direito, é uma atividade extensionista que permitirá aos alunos das graduações da FAAP, a partir do 2º semestre, compreender as problemáticas reais do setor e colaborar ativamente na criação de soluções práticas. Os estudantes terão a oportunidade de analisar casos reais, desenvolver material educativo para influenciadores digitais e auxiliar na disseminação de boas práticas publicitárias.  A parceria entre a FAAP e o CONAR representa um marco importante para a formação de profissionais mais conscientes e preparados para lidar com os desafios éticos e legais do marketing de influência. A iniciativa reforça o compromisso da FAAP em oferecer uma educação de excelência, conectada com as demandas do mercado e alinhada com as melhores práticas de responsabilidade

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter