Alunos de Cinema da FAAP são selecionados para a Mostra Tiradentes


DATA


COMPARTILHE


De pé, da esquerda para a direita: Eduardo Aliberti (Captador de Som), Gustavo Nabhan (Gaffer), Daniel Parente (Captador de Som), Fernando Sverner (Primeiro Assistente de câmera), Marco Bueno (Produtor), Lucas Ribeiro (Diretor, Roteirista, Montador), Vinícius Neri (Ator), Giovana Abadessa (Segunda Assistente de Direção), André Rupp (Assistente de Elétrica), Gabriela Piserni (Diretora de Fotografia, Montadora), Mariana Ruiz (Diretora de Arte), Vitória Künzel (Assistente de Arte), Lucas Rios (Contrarregra), Catarina Walter (Logger, Fotografia Still) Agachados, da esquerda para a direita: Sofia Gullane (Produtora), Isabel Amarante (Primeira Assistente de Direção), Ana Sem Sobrenome (Continuista), Marcela Fornazari (Diretora de Arte), Erica Duarte (Diretora de Fotografia)

Equipe de “KM 100”, curta-metragem de conclusão de curso de Lucas Ribeiro, um dos alunos selecionados


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Três projetos realizados por alunos da FAAP ganham destaque na programação da Mostra Tiradentes, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. O documentário “Fulano de Tal”, produzido por estudantes do quinto semestre do curso de Cinema, o curta-metragem de conclusão de curso “KM 100”, de Lucas Ribeiro, e o curta-metragem extracurricular “Coisas que eu lembro sobre vc” de Lucca Baraldi, serão exibidos em sessões especiais durante o evento. “Fulano de Tal” será apresentado ao ar livre, na programação da Praça, enquanto “KM 100” terá sua exibição no Cine-Teatro do Centro Cultural Yves Alves e o curta-metragem “Coisas que eu lembro sobre vc” será exibido no Cine-Tenda.  

Sobre os filmes  

Fulano de Tal  

A produção revisita a obra do cineasta e jornalista Otoniel Santos Pereira, figura central do cinema da Boca do Lixo, que trabalhou ao lado de grandes nomes como Andrea Tonacci e Rogério Sganzerla. Autor de médias-metragens, Otoniel é conhecido pelo filme “O Pedestre” (1966), um dos marcos iniciais do cinema marginal brasileiro.  

No curta de 2024, os estudantes da FAAP construíram uma narrativa que conecta o legado cinematográfico de Otoniel com imagens atuais captadas em Super-8. Entre cenas filmadas no apartamento do diretor em São Paulo e registros da cidade atual, “Fulano de Tal” reimagina o universo ficcional do artista, destacando sua importância para o cinema brasileiro e dando uma nova perspectiva à sua história.   

Ficha técnica   

Produção – Lune Pilipczuk  

Direção – André P. Barata; Reinê Pires Muzzi; Vanessa Ferreira  

Assistência em Direção – Lune Pilipczuk  

Roteiro – Reinê Pires Muzzi; André P. Barata; Vane Ferreira; Lune Pilipczuk  

Arte: Marvin Oliveira e Reinê Pires Muzzi  

Foto: Reinê Pires Muzzi  

Som: Uli Castex  

Montagem: Marvin Oliveira  

KM 100  

Dirigido por Lucas Ribeiro, “KM 100” acompanha Miguel, um homem em busca de suas origens no Brasil do apagamento da memória negra, e em sua jornada encontra ecos de pertencimento em um povoado sem nome  

“‘KM 100’ é uma exploração de sentimentos ligados à identidade, origem e ancestralidade, para brasileiros descendentes da diáspora africana, em um país caracterizado pelo apagamento da memória negra”, afirma o diretor Lucas Ribeiro.  

Ficha técnica  

Elenco – Vinícius Neri, Teka Romualdo, Davi Lima, Nádia Bittencourt e Valdo Boaventura  

Roteiro e Direção – Lucas Ribeiro  

Produção – Gabriela Saragosa, Marco Bueno e Sofia Gullane  

Produção Executiva – Ricardo Monastero  

Primeira Assistente de Direção – Isabel Amarante  

Direção de Fotografia – Erica Duarte e Gabriela Piserni  

Direção de Arte – Marcela Fornazari e Mariana Ruiz  

Direção de Som – Luís Miguel Marquina  

Montagem – Gabriela Piserni e Lucas Ribeiro  

Trilha Original – Lucas Ribeiro e Talita Collado  

Edição de Som e Mixagem – Igor Yamawaki  

Coisas que eu lembro sobre vc 

Toda a produção, incluindo roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e som, foi realizada por Lucca Baraldi.   

A FAAP parabeniza seus alunos por esta importante conquista, que celebra tanto a preservação da memória do cinema nacional quanto o debate de questões contemporâneas. A seleção dos filmes para a Mostra Tiradentes reflete o compromisso do curso de Cinema da FAAP em formar profissionais que unem inovação e relevância cultural, projetando o futuro do audiovisual no Brasil. 


DATA


banners-site-faap_cine1

Graduação em Cinema na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_cine2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Alunos de Publicidade da FAAP ganham prêmio de melhor TCC pela APP Brasil 

Um grupo de formandos do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP teve seu TCC selecionado entre os três melhores do Brasil, no Concurso Universitário de Trabalho de Conclusão de Curso “Ricardo Ramos”, promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil), o qual avaliou 33 trabalhos de 21 instituições de ensino de todo o país.   “Chegar tão longe com nosso TCC foi uma experiência incrível, especialmente por termos vivido isso em grupo. Juntos, nos comprometemos não apenas com a entrega do projeto, mas com o que realmente importa: a compreensão do impacto que nossos trabalhos tem nos outros”, afirma a aluna Luana Guedes, uma das integrantes do grupo vencedor.   Na última quarta-feira, 11, os seis estudantes – Arthur Rodrigues Rua, Frederico da Costa Hornhardt, Gabriela de Carvalho Araujo Sêga, Gisele Kostka Muller de Oliveira Gomes, Luana Guedes Assaf e Victoria Amaral Santos – apresentaram o TCC no escritório da Rede Globo, para um júri de profissionais do mercado publicitário que selecionou o projeto em 2º lugar na categoria “Campanha Publicitária”.  Luana ainda pontua que “na cerimônia de premiação, levamos para casa muito mais do que um troféu. Conectamos com pessoas incríveis do mercado, recebemos feedbacks valiosos e vimos o impacto do nosso trabalho ao perceber que alguns se emocionaram com os projetos apresentados. Isso me mostrou que premiações como essa vão além do reconhecimento profissional — elas têm o poder de transformar e agregar valor às vidas das pessoas de forma significativa”.


Business Communication and Media

FAAP Talks apresenta o novo programa ‘Business Communication and Media’ 

Seguindo o tema “A Comunicação é o Futuro: o valor de um profissional global e multidisciplinar”, a FAAP reuniu professores e expoentes profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas para compor o painel do FAAP Talks, em um evento de divulgação do novo programa BCM (Business Communication and Media), reservado apenas para os candidatos do Vestibular 2025 e transmitido ao vivo via Youtube.   Luis Sobral, CEO da FAAP, e Rogério Massaro, Diretor Acadêmico da FAAP, abriram o FAAP Talks destacando a história do Centro Universitário e dando as boas-vindas para os futuros estudantes, pais e familiares presentes. “A FAAP, como sempre, pioneira em tudo o que oferece, uma Instituição que se atualiza todos os dias, há 77 anos. Visando as profissões do futuro, visando contribuir com as melhores práticas e com os melhores profissionais, em um futuro, ainda que seja incerto, mas que a gente tem obrigação de desenhá-lo para que a gente contribua com a sociedade brasileira”, celebra Sobral.   Esse formato inovador de graduação possibilita que o aluno conquiste tripla titulação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, em até 6 anos. Com o objetivo de formar profissionais versáteis e multidisciplinares, capacitados a atuar num mercado global e a enfrentar desafios contemporâneos em tempos de I.A., revolução digital e bigtechs, o programa oferta uma estrutura curricular única no Brasil.  Para apresentar os diferenciais do BCM e destacar a importância de ter acesso a um programa de graduação alinhado as atuais demandas do mercado da comunicação, Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo, e Eric Messa, Coordenador dos cursos de Publicidade e Relações Públicas, realizaram a composição e mediação do painel de convidados, entre os quais estiveram presentes: Regina Augusto (Diretora-Executiva do CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, e professora da FAAP); Eduardo Brandini (Head de TV, Filmes, Esportes, Notícias e Ecossistema Cívico do YouTube e professor da FAAP); Iuri Pitta (Comentarista político da CNN e professor da FAAP) e Marcia Esteves (CEO da agência Lew’Lara/TBWA e Presidente da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade).   Todos os convidados contaram sobre a sua trajetória profissional no mercado da comunicação e as mudanças que foram acontecendo no setor ao decorrer dos anos, principalmente com a ascensão da tecnologia e a expansão do seu uso em nosso dia a dia. Um coquetel marcou o final do evento, onde também foi aberto um momento para realização de matrícula e entrega de vouchers para troca de ingressos do Teatro FAAP.


Produção Audiovisual

Conheça as Agências Experimentais da FAAP

Um projeto inovador e de caráter beneficente vem ganhando destaque dentro da FAAP. Trata-se das Agências Experimentais, que nada mais são do que mini produtoras de conteúdo, formadas por alunos de Produção Audiovisual, que atendem exclusivamente Organizações da Sociedade Civil (OSC) ou ONGs. O foco é produzir para essas instituições campanhas de marketing e comunicação sem custo. Tudo é desenvolvido pelos alunos, a partir de uma reunião de briefing com as ONGs: conceito, roteiro, identidade visual, até fotos ou filmes publicitários.    Desde o início da pandemia, em 2020, a iniciativa evoluiu de aulas a distância para o formato presencial. Até o momento, foram criadas mais de 17 Agências Experimentais de Comunicação e Produção Audiovisual, beneficiando 18 movimentos sociais e organizações da sociedade civil, comprometidas em promover as 17 ODS da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), reunindo cidadania, empreendedorismo, pesquisa e o estudo da comunicação publicitária na prática.   O professor Valdir Cimino, coordenador das práticas extensionistas da FAAP, destaca a importância dessas ações: “A FAAP possibilita aos seus alunos um olhar humanizado e construtivo para a melhoria das relações pessoais entre os seres que produzem educação, cultura e arte, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento do terceiro setor, área que carece muito de apoio. Esta é uma forma de fomentar o empreendedorismo social entre os estudantes”.  Projetos anteriores desenvolvidos pelos alunos da FAAP têm recebido amplo reconhecimento da sociedade. Vídeos no formato de 30 segundos foram veiculados pela SKY Brasil e em diversos meios de comunicação, destacando iniciativas como: Projeto Vagalume; Proa; Flip e Flipinha 20 anos.   A veiculação dos spots de 30 segundos pela Sky em abril 2023 a novembro de 2024, em treze canais, representou um retorno para a OSC de R$43.000.000,00 de Mídia Pro Bono (uma média de 8,6 milhões por ONG). Além disso, o projeto Fluxo Sem Tabu, uma OSC beneficiada, foi premiada no Festival de Audiovisual do Rio de Janeiro, evidenciando a qualidade e o impacto das produções realizadas pelos estudantes.  Neste semestre estão sendo veiculadas pela SKY duas campanhas para a Escola Rural Sathya Sai (Ribeirão Preto) e GAMT – Jovem Aprendiz, as quais totalizaram R$46 mil em Mídia Pro Bono. Em paralelo, há outras campanhas sendo produzidas para os parceiros: Instituto Velho Amigo; APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e para a Escola Noitikos.   “A nossa agência chama Sensorem Productions, a nossa ONG parceira é o Instituto Velho Amigo, que ajuda idosos em situação de vulnerabilidade, dando apoio tanto com coisas lúdicas como artesanato e yoga, quanto também oferece alguns mutirões envolvendo questões de saúde, como por exemplo, semana retrasada, eles fizeram um mutirão de oftalmologia para entregar uns óculos para os idosos da ONG”, conta Gustavo Watanabe, estudante do 3º semestre do curso de Produção Audiovisual.   A fundadora e presidente do Instituto Velho Amigo, Regina Moraes, ex-aluna da FAAP, compartilhou o que está achando dessa troca com os alunos: “é muito legal ver esses jovens assim, empenhados, eu acredito que não seja só um projeto de faculdade. Eu vi a animação deles lá em Heliópolis, então eu acho que tem todo um envolvimento e é muito gostoso trazer os alunos para essa causa que é minha do coração há tantos anos”.   Gustavo explica mais detalhes sobre o projeto “Vamos produzir um comercial de 26 segundos e um Institucional de um minuto e meio para veicular, possivelmente, na Sky, e também nas redes sociais do Velho Amigo. O intuito é ajudar principalmente com a captação de recursos. É importante que eles consigam ter essa divulgação para poder alcançar mais doadores”.  Regina conclui “para mim é uma delícia entrar em estúdio de novo. Eu sou publicitária de formação, mas eu digo que eu sou empreendedora social de coração. Então é uma delícia voltar aqui, voltar no estúdio e tentar ajudar um pouquinho, inspirando os jovens alunos a ter uma causa que fale no coração”.   Confira a campanha feita para a Escola Sathya Sai que está sendo veiculada pela Sky! Uma produção dos alunos: Bárbara Mikie Paiva Rocha, João Pedro Pagels Pilli, Luca Kieling Abrami Tancredi, Miguel Daniel da Silva neto, Theo Ferreira Queiroz de Moura e Vinícius Piovezan Aniceto de

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter