Abertura da exposição de Nicolas Vlavianos no MAB FAAP contou com a presença de personalidades do mundo das artes


DATA


COMPARTILHE


2023922172148

COMPARTILHE

COMPARTILHE

A abertura da exposição e o lançamento do livro “Vlavianos – A conquista do espaço” aconteceram ontem (21/09) no Museu de Arte Brasileira da FAAP. O evento contou com a presença de personalidades do mundo das artes, como os colecionadores Nilo e Heloísa Cecco, Adriana Banfi e Eduardo Passarelli, a galerista Graça Bueno e os curadores Sergio Pizoli e Adriana Rede. Também estiveram presentes a produtora cultural Luciana Colombo, a artista plástica Georgia Kyriakakis, a apresentadora Luciana Gimenez e o diretor-presidente da FAAP, Antônio Bias Bueno Guillon.

Nicolas Vlavianos foi um dos principais nomes da escultura no Brasil. Nasceu em Atenas, na Grécia, em 1929. Começou a carreira dedicando-se à pintura nos anos 1950 e se mudou para Paris, onde estudou na Académie de la Grande Chaumière, ao lado do escultor russo Ossip Zadkine, e na Académie du Feu, com o pintor húngaro László Szabó.

A exposição, que fica em cartaz até 05 de novembro no mezanino do Museu, apresenta um panorama da trajetória do artista com foco na produção escultórica dos últimos vinte anos (2001-2021). Com curadoria da professora dos cursos de artes da FAAP, Veronica Stigger, a exposição reúne aproximadamente 50 obras e estabelece relações entre peças deste período e fases mais antigas de sua longa trajetória. São esculturas e maquetes – a maioria feita em aço inox e latão – além de desenhos.

“A exposição adquire um sentido ainda maior diante do recente falecimento de Vlavianos, tornam-se uma homenagem a quem há 60 anos adotou este país e cuja trajetória tanto contribuiu para a escultura brasileira e internacional. Trajetória que, vale destacar, foi tema de três importantes retrospectivas nestas últimas duas décadas”, explica Myrine Vlavianos, filha do artista e organizadora da exposição e do livro, que tem fotografia de Romulo Fialdini e texto de Veronica Stigger.

O escultor e desenhista Nicolas Vlavianos foi também professor de Expressão Tridimensional e Escultura na FAAP de 1969 a 2017, no curso de Artes Plásticas e tem em seu currículo exposições individuais nos principais museus do país: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAMRJ), Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O artista tem obras monumentais em espaços públicos, especialmente na cidade de São Paulo, como a escultura Progresso no Largo do Arouche, Nuvens sobre a Cidade na Praça da Sé, Anavasis na Avenida das Nações Unidas e Homem-Pássaro no Parque da Luz. Além de esculturas no prédio da FAAP como Árvore, Brazilian Nature e Grande Mandala.

Sua obra é marcada por planos geométricos justapostos, assimétricos e irregulares e com frequência discute as relações entre ser humano e máquina. No conjunto de sua produção permanece a tensão entre forma orgânica e abstração.  


DATA


banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Cinema

1º Festival Waiff Brasil, de filmes com IA, acontece na FAAP em 2026

O World Artificial Intelligence Film Festival (WAIFF) chega ao Brasil para abrir um novo capítulo do cinema aliado à inteligência artificial. Realizado na FAAP, em fevereiro de 2026, o festival lança luz sobre a presença crescente da IA no audiovisual e incentiva o debate sobre autoria, ética, inovação e o futuro da criação artística. Carlos “Cebola” Guedes, produtor executivo da Ultravioleta, e Tadeu Jungle, diretor, roteirista, poeta visual e videoartista, são os nomes por trás do grande evento.A FAAP, reconhecida por sua excelência acadêmica e infraestrutura excepcional, é o palco ideal para o WAIFF Brasil (World AI Film Festival). A instituição, que já formou gerações de artistas, cineastas e profissionais da indústria criativa, continua a liderar a inovação educacional com suas instalações de última geração. A instituição conta com uma nova ala de audiovisual, totalmente reformada e equipada com tecnologia de ponta, incluindo câmeras 4K, softwares de edição avançados e estúdios de cinema e gravação com acústica de alta qualidade. Este espaço não só reflete o compromisso da FAAP em oferecer o que há de mais moderno no mercado brasileiro, mas também promove uma experiência de aprendizado prática e imersiva.“A FAAP se atualiza todos os dias há 78 anos, e inovação faz parte do nosso DNA. Por isso, é com grande satisfação que recebemos a primeira edição do WAIFF Brasil. O festival representa uma conexão natural entre nossa tradição em formar profissionais de excelência e as transformações tecnológicas que estão moldando o futuro do audiovisual. A iniciativa também dialoga diretamente com nossos esforços e investimentos contínuos em trazer conteúdos e eventos inéditos para nossos alunos e para o público”, explica o CEO da FAAP, Luis Sobral. Waiff TalksTadeu Jungle conduz, junto à FAAP, um videocast, já em produção, que servirá como preparação ao festival. Serão oito episódios, que devem ir ao ar a partir de outubro, até dezembro.Em cada episódio, Jungle conversa com um especialista em IA e um professor da FAAP. Na estreia, os convidados foram Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema da instituição, Janaina Augustin, consultora na área de audiovisual e inovação, especializada em IA aplicada à produção criativa.Vamos nessa? Inscreva-se a partir de 29 de

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter