Infraestrutura

Exercícios práticos desde o 1º ano em equipamentos de última geração

Conteúdo

Olhar contemporâneo: cinema de mulheres, latino e decolonial

Corpo docente

Professores atuantes no mercado audiovisual

graduação

graduação

Cinema

Aqui você aprende sobre as linguagens cinematográficas, roteiros, técnicas e ferramentas de captação até a distribuição final do conteúdo no cinema e streaming.

Infraestrutura

Exercícios práticos desde o 1º ano em equipamentos de última geração

Conteúdo

Olhar contemporâneo: cinema de mulheres, latino e decolonial

Corpo docente

Professores atuantes no mercado audiovisual


Infraestrutura

Exercícios práticos desde o 1º ano em equipamentos de última geração

Conteúdo

Olhar contemporâneo: cinema de mulheres, latino e decolonial

Corpo docente

Professores atuantes no mercado audiovisual

graduação

Cinema

Aqui você aprende sobre as linguagens cinematográficas, roteiros, técnicas e ferramentas de captação até a distribuição final do conteúdo no cinema e streaming.

Cinema na FAAP

Como é o curso de Cinema na FAAP?

Intensa prática de técnicas e linguagens no formato curta-metragem

Cinema profissional de última geração e uma das maiores Filmotecas do Brasil

Parceria com mercado audiovisual para exibir sua produção

O curso de Cinema da FAAP é um bacharelado com duração de 4 anos, dividido em oito semestres no turno da manhã ou da noite.

Durante o curso, você vai desenvolver projetos audiovisuais a partir de disciplinas teóricas e práticas, integrando diferentes áreas do universo da produção audiovisual, tais como roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, direção de som, trilha sonora, história do cinema brasileiro, linguagem contemporânea, documentário, preparação de elenco, distribuição, exibição e legislação.

Na faculdade de Cinema da FAAP, estudantes aprendem habilidades e conhecimentos fundamentais para a produção audiovisual (cinema, séries, internet, novas mídias), em todas as suas etapas e áreas técnicas: roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, direção de som, trilha sonora, história do cinema brasileiro, linguagem contemporânea, documentário, preparação de elenco, distribuição, exibição e legislação.

São realizados filmes desde o 1º semestre, aumentando progressivamente a duração e complexidade dos projetos, sempre em diálogo com diferentes disciplinas práticas e teóricas, e estimulando quem cursar Cinema a estudar e ao mesmo tempo praticar.
As turmas possuem limite de 35 alunos. Disciplinas práticas são divididas em grupos reduzidos para melhor aprendizagem.
A mensalidade do curso de Cinema na FAAP é R$6.190,00 (ano letivo 2025).
Quem se candidata terá classificação por ordem decrescente das notas finais obtidas no Vestibular da FAAP, conforme a quantidade de vagas disponíveis no curso de Cinema.

Nos processos de Vestibular Tradicional ou Vestibular Antecipado, a pessoa candidata será desclassificada se obtiver nota inferior a 4 (quatro) pontos dos 10 (dez) pontos da redação, ou obtiver nota inferior a 12 (doze) pontos dos 36 (trinta e seis) pontos da prova.

No processo de entrada com a prova do ENEM, quem obtiver nota inferior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos ou nota zero na redação será desclassificado. O curso de Cinema da FAAP aceita notas do ENEM de provas realizadas a partir de 2017.

Disciplinas e Programação

O curso de Cinema na FAAP forma você para todas as suas escolhas de vida com currículo completo

No primeiro ano do curso de Cinema da FAAP, estudantes são introduzidos ao campo cinematográfico, a partir do domínio de aspectos gerais da linguagem cinematográfica, desde as primeiras experiências estéticas da História do cinema aos principais marcadores do cinema moderno, passando por uma introdução ao roteiro, à fotografia, à produção, e às especificidades do formato curta-metragem. Quem cursa Cinema aqui aprende a trabalhar em equipe, compreendendo a hierarquia e as diferentes funções de cada profissional no mercado audiovisual. Além disso, adquirem fundamentação teórica sobre processos criativos, aprendendo a desenvolver ideias orientadas pela imagem e som, e desenvolvendo exercícios audiovisuais curtos, de 1 a 5 minutos.

Principais módulos:
• História do Cinema e Linguagem Audiovisual
• Fotografia, Produção e Assistência de Direção
• Criatividade, Elaboração de Argumentos e Roteiros

No segundo ano do curso de Cinema da FAAP, estudantes aprofundam sua compreensão das etapas de roteiro, direção, fotografia, produção e direção de arte para a realização de curtas-metragens em locação (filme de 7 minutos) e em estúdio (filme de 9 minutos), experimentando na prática a construção de um cenário e todas as etapas envolvidas na direção de arte. Aprendem também, em tais exercícios, técnicas de gravação de som direto no set de filmagem e de preparação de elenco. Além disso, entram em contato com a experiência cinematográfica latino-americana, e aprofundam os estudos sobre Cinema Brasileiro, do Cinema Novo ao Cinema da Retomada nos anos 1990. Apresenta-se também a linguagem da produção contemporânea, ficcional e documental, instrumentalizando cada estudante para o entendimento crítico dos conceitos referentes à prática e teoria de cinema.

Principais módulos:
• Filme de Ficção de 7 minutos e Filme de Ficção de 9 minutos
• Direção, Preparação de Elenco, Direção de Som e Cenografia
• Introdução à Linguagem do Cinema Contemporâneo e às Teorias do Cinema

No terceiro ano do curso de Cinema da FAAP, estudantes desenvolvem dois projetos avançados: um documentário (12 minutos) e o roteiro dos projetos de TCC. Experimentam as diferentes estratégias de abordagem e ética documentais, em diálogo com as experiências contemporâneas e decoloniais, do novíssimo cinema brasileiro e do cinema de fluxo, aprofundando durante o projeto os aprendizados de captação de som direto e edição/montagem de filmes. No desenvolvimento dos projetos de TCC, aprendem a desenvolver ideias e estruturar os roteiros para apresentar na banca de TCC, e em seguida, planejar o processo de produção, elaborar orçamentos e coordenar uma equipe completa em sua etapa de planejamento criativo e financeiro.

Principais módulos:
• Filme Documental de 12 minutos, Edição de Imagens e Montagem
• Cinema Decolonial, Novíssimo Cinema Brasileiro e Cinema de Fluxo
• Pitching de TCCs e Desenvolvimento dos Projetos

No quarto ano do curso de Cinema da FAAP, estudantes aprendem a executar um filme de curta-metragem, com até 15 minutos, planejado coletivamente no semestre anterior. Desde a escolha das locações, do elenco, decupagem, desenvolvimento da proposta estética, passando pela gravação em locação ou estúdio (12 dias de filmagem), pela finalização de som e imagem, até o planejamento da distribuição e aspectos jurídicos.

Principais módulos:
• Pré-produção do curta-metragem (roteiro, direção, produção, som, foto e arte)
• Gravação do curta metragem (15 minutos de duração)
• Finalização e lançamento do curta-metragem

Baixar matriz curricular completa

Conheça nossos professores que levarão você ainda mais longe

Humberto Neiva

Coordenador do curso e Mestre em Ciências da Comunicação — ECA/USP.

Ver currículo

Luciana Rodrigues

Coordenadora de Pós-Graduação. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais — USP.

Ver currículo

Moira Toledo

Diretor de Audiovisual com Pós-Doutorado em Educação — UFRJ

Ver currículo

Humberto Neiva

Coordenador do curso e Mestre em Ciências da Comunicação — ECA/USP.

Ver currículo

Luciana Rodrigues

Coordenadora de Pós-Graduação. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais — USP.

Ver currículo

Moira Toledo

Diretor de Audiovisual com Pós-Doutorado em Educação — UFRJ

Ver currículo

Conteúdos, notícias e eventos sobre Cinema na FAAP

KM100

Prêmio ABC 2025: obras dos alunos de Cinema da FAAP são finalistas 

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) divulgou a lista dos trabalhos finalistas ao Prêmio ABC 2025. Entre as obras concorrentes na categoria Melhor Direção de Fotografia Filme Estudantil, estão dois filmes produzidos por alunos do curso de Cinema da FAAP: o KM100 e o O Tempo Corre para Trás. Neste ano, a cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de maio na Cinemateca Brasileira, com apresentação da atriz Leandra Leal, e irá encerrar a programação da Semana ABC.  Dividida em 14 categorias, a premiação prestigia os profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira no ano anterior. Os trabalhos vencedores são escolhidos por meio de votação dos sócios e sócias da ABC, o que transforma o Prêmio ABC em uma das principais premiações brasileiras, em que o reconhecimento vem dos próprios pares, neste caso, profissionais da área.  “Estou muito orgulhoso com a nomeação ao Prêmio ABC. Por si só, esta é uma validação enorme de nosso trabalho. Além disso, vejo uma grande vitória em ocupar um espaço de tamanho prestígio com uma história sobre negritude e Brasil. Nossas fotógrafas realizaram um trabalho incrível e extremamente sensível ao retratar nossos temas e nosso país. Meus parabéns a elas!”, afirma Lucas Ribeiro, roteirista e diretor do KM 100.  O KM 100 é um curta-metragem que narra uma viagem pelo Brasil profundo, feita por um homem negro em busca de suas origens. Num país marcado pelo apagamento da história e da identidade negra, o filme serve como uma proposta de repactuação identitária e retrato do cotidiano e encanto de nosso povo.    “Nos sentimos muito gratas e honradas por essa indicação numa premiação tão importante quanto o Prêmio ABC. Enxergamos esse feito como a validação de um trabalho fruto de muito estudo, dedicação e carinho por essa história que escolhemos ajudar a contar por meio da fotografia” elucidam Erica Duarte e Gabriela Piserni, diretoras de fotografia do KM 100.  Em O Tempo Corre para Trás, o personagem Henrique está à deriva em um lapso de memória, flutuando entre fragmentos de sua esposa, revivendo momentos passados e desejando que o tempo corra para trás.“O Tempo Corre para Trás é um filme sobre luz, e o seu controle dentro da fotografia foi um processo de muito estudo, fizemos diversos testes de como retratar a dor e o luto através dessa lâmpada que tanto causa nostalgia no personagem”, descreve Julia Yoko, diretora de fotografia, sobre o processo de criação do filme.  Antônio Amorim, nos conta que “ser indicado ao Prêmio ABC de Cinematografia na categoria Filme Estudantil é uma honra imensa. Como diretor e roteirista, ver nosso curta ganhar esse reconhecimento me enche de orgulho, especialmente pelo incrível trabalho da direção de fotografia”.  A diretora de fotografia, Julia Yoko, relata que “o curta estudantil é o momento que temos para experimentar todos os nossos maiores sonhos e esse TCC foi a melhor experiência que poderíamos ter. Ser finalista nessa categoria da ABC é uma realização imensa para todos os assistentes e diretores que toparam se jogar comigo nessa história.”  “A forma como a luz e a composição das imagens foram construídas, foi essencial para contar a história da maneira que idealizávamos. Estar entre os selecionados já é uma grande conquista, e só tenho a agradecer a toda a equipe que tornou esse filme possível”, conclui Amorim.   Confira aqui a ficha técnica dos filmes finalistas: KM100 e O Tempo Corre para Trás.  SOBRE A SEMANA ABC DE CINEMATOGRAFIA  Desde 2002, a Semana ABC de Cinematografia promove conferências, painéis e debates, que reúnem personalidades de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outros profissionais do audiovisual, estudantes de cinema e demais pessoas interessadas em discutir as novidades do setor e abordar as novas tendências de trabalho.   Um dos grandes momentos da Semana ABC é justamente a entrega do Prêmio ABC de Cinematografia, a qual encerra o evento. Neste ano a cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com apresentação da atriz Leandra Leal. Após o encerramento, toda a programação de filmes é disponibilizada no canal do YouTube da

KM100

Se você pensa à frente, estude em um centro universitário que segue junto com você

Um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios

Infraestrutura que une teoria e prática

O campus do Centro Universitário FAAP é um ícone. Famoso por seu prédio principal cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da Instituição. O prédio é a única obra realizada por Perret na América Latina.

A grandiosidade de sua estrutura se expande para as instalações específicas de cada curso de graduação. Oficinas, ateliês, laboratórios e equipamentos de ponta que aliados aos professores renomados pelo mercado, aperfeiçoam a formação acadêmica e profissional de estudantes que por ali passam. Conheça um pouco de tudo o que a FAAP oferece aqui.

Museu, Teatro e Residência Artística

Laboratórios, Oficinas e Ateliês

Business Hub e Biblioteca

Esporte, Saúde e Bem-Estar

5

Centro Universitário
nota máxima no MEC

+90mil

Alunos já formados pela FAAP

Chegou a hora de dar voz a sua vocação

Inscreva-se em Cinema na FAAP

Bacharelado

Presencial

4 anos / 8 semestres

Diurno de segunda a sexta, das 7h40 às 13h00

Noturno de segunda a sexta, das 19h às 22h30

R$
6.190,00*
/mês

*preços válidos para o 1º semestre de 2025

Newsletter