FAAP promove programa de formação para educadores da exposição “Andy Warhol: Pop Art!”

FOTOS

Marcos Anjos/FAAP



DATA


COMPARTILHE


_MCS1933

Thiago Honório, Prof. e artista visual


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Já começou o Programa de Formação dos educadores que irão compor a equipe da exposição Andy Warhol: Pop Art!, no MAB FAAP. A iniciativa reúne professores dos cursos de Artes Visuais, Moda e outras áreas relacionadas às temáticas da exposição, além de curadores e especialistas convidados, visando oferecer uma base sólida de referências para os profissionais que atuarão diretamente com o público.

Desta forma, o processo de formação promove uma articulação entre o Centro Universitário Armando Alvares Penteado e o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, integrando o corpo do educativo ao Museu e estudantes que também desenvolverão atividades em suas disciplinas de práticas extensionistas, ampliando as ações junto à comunidade.

A primeira etapa do programa acontece antes da abertura da mostra e apresenta um panorama introdutório dos principais temas abordados na exposição. Em vez de esgotar os assuntos, a proposta é estimular a reflexão crítica e indicar caminhos para aprofundamentos individuais, oferecendo suporte teórico e metodológico.

Entre os conteúdos discutidos estão o contexto histórico, social e político das décadas de 1950 a 1970; os desdobramentos culturais da época; e os movimentos artísticos relacionados, como o pop inglês, o neo-dada, o nouveau réalisme e o pop norte-americano. Também integra a programação uma oficina prática de serigrafia, com foco na produção gráfica e nos meios de reprodução, fundamentais na obra de Warhol, e que será realizada no conjunto de ateliês de gravura do Centro Universitário.

A formação inclui ainda módulos dedicados às práticas educativas, com ênfase em acessibilidade e estratégias de mediação com diferentes públicos — incluindo faixas etárias diversas, Libras e necessidades especiais.

Em um segundo momento, o programa seguirá com encontros de formação continuada, essa fase visa ampliar o repertório dos educadores, aprofundar tópicos discutidos anteriormente e enriquecer a atuação dos profissionais por meio da troca de experiências e olhares multidisciplinares. A proposta é construir, de forma colaborativa, abordagens mais sensíveis, inclusivas e atualizadas, que dialoguem com a diversidade do público e a complexidade da obra de Andy Warhol.


FOTOS

Marcos Anjos/FAAP


DATA


banners-site-faap_mob2

MAB FAAP

Conheça
banners-site-faap_mob1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Artes Visuais

Residência Artística FAAP – São Paulo realiza último Open Studio do semestre

A Residência Artística FAAP – São Paulo abriu suas portas no sábado, 7 de junho, para o último Open Studio do semestre. Alunos e visitantes puderam circular pelos ateliês, conhecer os artistas residentes e acompanhar de perto seus processos criativos e pesquisas em andamento. Na ocasião, também aconteceu o encerramento da exposição Estudos para Ontem, que reuniu trabalhos de recém-formados em Artes Visuais pela FAAP em 2024.  Localizada na Praça do Patriarca, no centro histórico de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo é voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos autorais, recebendo artistas do Brasil e do exterior. O Open Studio é uma das ações que conectam o público à produção contemporânea, oferecendo uma rara oportunidade de diálogo direto com os artistas e seus processos.  Artistas Participantes Estúdio 31 – Lucas Matoso (Minas Gerais – Brasil*) Estúdio 32 – Henry Palacio (Bogotá – Colômbia*) Estúdio 41 – João Massano (Benavente – Portugal*) Estúdio 42 – Carlos Monaretta (Goiás – Brasil*) Estúdio 52 – Gabz 404 (Rio Grande do Sul – Brasil*) Estúdio 61 – Marina Cespe (Rio de Janeiro – Brasil*) Estúdio 62 – Agustina Jarpa (Santiago – Chile*) Estúdio 71 – Aileen Gavonel (Lima – Peru*) Estúdio 72 – Diana Barquero Pérez (Cidade do México – México*) *Local de procedência e não necessariamente de


MAB FAAP

Veja como foi a noite de abertura da maior exposição sobre Andy Warhol realizada no Brasil, no MAB FAAP

Aconteceu, nesta segunda-feira, a noite de vernissage para convidados da exposição Andy Warhol: Pop Art! no MAB FAAP. Mais de 600 pessoas entre autoridades, empresários, artistas e celebridades foram recebidas pela família mantenedora da Fundação Armando Alvares Penteado, representada pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP e Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.   “A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista. Celebramos mais uma grande exposição que vai movimentar o mundo das artes”, alega Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.  A partir do dia 1º de maio, o público poderá conhecer mais sobre um dos artistas mais relevantes do século XX. Andy Warhol: Pop Art! é a maior exposição já realizada no Brasil e conta com mais de 600 obras, vindas diretamente do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA). A mostra é organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo Bonfá e Roberto Souza Leão, e acontece no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), parceira institucional do projeto.  Com 2 mil metros quadrados, a exibição apresenta em São Paulo peças inéditas e icônicas do acervo de Andy Warhol. Pinturas de todas as fases da carreira, serigrafias inesquecíveis, esculturas raras, fotografias surpreendentes, instalações de grande porte e filmes experimentais do artista. Entre as principais obras estão Campbell’s Soup, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé. Além de ver estes trabalhos originais, o público também saberá mais sobre a trajetória de Warhol nos universos da moda, cinema e música.   Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, complementa: “as inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações. O MAB FAAP cumpre novamente seu papel ao receber essa exposição e engradecer as artes e o pensamento crítico de nossos visitantes”.  Andy Warhol é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Sua produção rompeu as barreiras entre a vida cotidiana e a arte, de maneira irônica e criativa, numa explosão de linguagem visual que conquistou o mundo e reverbera até hoje. O seu legado inconfundível deu origem ao maior museu dedicado a um único artista nos

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter