Cobertura LabJor – especial 54 Anual de Arte

TEXTO

Isadora Laviola - aluna de Jornalismo, em colaboração com o site da FAAP


FOTOS

Renan Félix



DATA


COMPARTILHE


7Q4A5879

Convidados prestigiando a abertura da exposição


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Isadora Laviola – aluna de Jornalismo, em colaboração com o site da FAAP  

Na noite da última segunda (25) a FAAP inaugurou a 54 Anual de Arte, uma mostra que reúne trabalhos de destaque de alunos do Centro Universitário a fim de inovar a arte contemporânea e o conceito de criatividade pela revelação de novos artistas.

Marcos Moraes, que é coordenador do curso de Artes Visuais e o novo diretor do Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP), conta que essa mostra também marca os 60 anos de existência da Anual, que foi realizada pela primeira vez em 1964. “Poucas coisas nesse país duram 60 anos. Se a gente for pensar bem, a exposição que tem essa longevidade aqui é a Bienal de São Paulo, que acontece desde os anos 1950”, Moraes afirma que, sendo uma “senhora de 60 mais”, a Anual deve ser tratada com cuidado e respeito.

Os primeiros a visitar a exposição foram o Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP, a Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP e a Sra. Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP. Para ele, a Anual mostra ao mercado de arte brasileiro a potencialidade dos alunos que conquistaram seu espaço no museu. E para a Sra. Celita, a longevidade da exposição se dá por estar sempre aberta a novos criadores. “Muitos alunos saem daqui e se tornam grandes artistas e criadores, inclusive de sonhos”, conta a Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.

Nesta edição, 22 alunos expuseram suas criações. Dentre eles, alguns foram selecionados para receber bolsas e também participar da Residência Artística FAAP em Paris. A Irmã Claudete de Lima Benitez foi uma das premiadas, os afrescos que apresentou nasceram do modo como lida com sentimentos de espiritualidade: “‘Assunção’ surgiu de uma reação corpórea em relação ao divino e de me colocar como uma pessoa rígida”.

Marina Faria Rodrilla e Guilherme Kherlakian também foram premiados. Rodrilla apresentou “Pensamentos sobre nascer pela língua”, um grafite sobre papel, e vê a Anual como uma oportunidade de vivenciar um ambiente profissional antes de sua formação. E Kherlakian apresentou ampliações fotográficas sobre papel, intituladas “Antítese do paterno”. “É legal poder compartilhar a história que eu estou tentando contar com quem entende e também com quem não entende”, afirmou o aluno.

A 54 Anual de Arte continua aberta para visitação no MAB FAAP até 2 de março do próximo ano.


TEXTO

Isadora Laviola - aluna de Jornalismo, em colaboração com o site da FAAP


FOTOS

Renan Félix


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Relações Internacionais

Estudantes de RI da FAAP visitam Representação do Itamaraty em São Paulo 

Na quinta-feira, 21, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP foi recebido pelo Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).   Durante o encontro, o Embaixador Tabajara, Chefe da unidade, apresentou as atribuições do ERESP, falou sobre o pilar educacional fomentado pelo MONUEM – do qual a FAAP é parceira desde a primeira edição – e explicou as possibilidades de estágio em São Paulo. Ele também compartilhou experiências de sua trajetória em Embaixadas, Órgãos Multilaterais e em Brasília, respondendo dúvidas dos alunos. A visita faz parte da proposta da FAAP de aproximar seus estudantes do mercado de trabalho, especialmente aqueles interessados na carreira diplomática.  Acompanhado pela Primeira-Secretária Mariana Lobato e pela estagiária Julia Targino, o diplomata destacou os desafios e a relevância de uma carreira voltada à diplomacia, reforçando a importância de internacionalistas em formação investirem nesse caminho.  O professor Victor Grinberg, responsável por acompanhar o grupo, ressaltou a relevância da atividade:  “O ERESP é um parceiro de longa data e uma forma dos calouros conhecerem de perto algo que ouvem tanto, que é o CACD e a carreira diplomática. Foi uma ótima conversa e as alunas ficaram animadas em poder participar do MONUEM e se engajarem no futuro.”   A iniciativa integra a agenda do Programa BIA, que oferece aos estudantes experiências práticas ao longo do semestre. Além da visita ao ERESP, estão previstas atividades em instituições como o Centro de Distribuição da Amazon, a Riot Games, o Espace 60’, entre

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter